Fahrenheit 451

Fahrenheit 451 Ray Bradbury

Resenhas - Fahrenheit 451

Mariana.VarajAo 22/04/2024

Pfv não seja uma previsão do futuro!
Esses dias viralizou o vídeo de um prefeita jogando livros, que não tinham bons valores (?), no lixo! E eu me lembrei desse livro que li em 2019 e só consigo torcer para que a vida não imite a arte!!

Roberto514 22/04/2024

Bom, mas esperava mais.
Gostei do livro, mas esperava mais. Aos poucos vamos passando a entender o protagonista, suas dúvidas, seus sentimentos e também de outros personagens. Mas quando finalmente passamos a compreendê-lo, chegamos ao desfecho do livro. Fiquei com a impressão que faltou algo.

Julia 22/04/2024

Vale a pena viver sem pensar em nada?
Uma leitura da tríade das distopias e que não entregou menos do que o esperado.

O livro é realmente muito mais rápido e fácil de ser lido do que obras como 1984, porém sua tratativa não é menos importante.

Para um título publicado a tanto tempo, é incrível ver como se encaixa com a realidade atual. Não digo ao pé da letra, afinal, não estão queimando livros por ai. O ponto é: quanto tempo falta para o pensar ser proibido e a alienação virar beleza?

É instigante acompanhar Mortag no seu dia a dia onde tudo precisa ser extremamente rápido, as pessoas não tem sobre o que conversar exceto programas de tv e até os sentimentos são escassos onde tudo tem um propósito esquisito em prol de um governo.

Leitura extremamente recomendada e a dica é: durante a leitura, associe a história com o que acontece atualmente e entenda o por que não se pode deixar chegar a um ponto tão crítico como o exposto nesse enredo.

Gabriel Farias Martins 22/04/2024

Distopia até quando?
"Tá pago" finalmente li esse clássico.
Devia ser sci-fi, mas pareceu terror, é impossível não notar vários traços cada vez mais comuns na nossa sociedade, a tentativa de resumir tudo, tornar a informação mais líquida e ser contra a crítica e racionalidade.
Vivemos em uma época gasosa, Bauman pensou no líquido, mas isso já faz tempo.

Luuaraa 21/04/2024

Que livro meus amigos, que livro!
Ler um clássico é sem comparação, 71 anos depois e este livro tem tanto a nos dizer que chega ser assustador. Leitura muito necessária.

Será que seria bom viver sem pensar em nada?
Será que seria bom viver o tempo todo em frente a telas?
Será que seria bom n precisar se preocupar?
Viver apenas com prazeres fúteis.

O que mais me assusta é ver o quando do q lemos neste livro ser verdade nos dias atuais, não apenas com tvs, mas pior ainda com os celulares sempre em mãos e até com óculos de realidades virtuais, as pessoas (me incluo em grande parte nisso tudo tbm) já n andam olhando ao redor, nem sequer percebem as pessoas ao redor, isso da medo. Para onde a humanidade está caminhando?

vinizambianco 21/04/2024

Durante a história, conhecemos Guy Montag, bombeiro que depois de passar por uma experiência acaba por repensar suas ações e do mundo do qual faz parte.

Os personagens são poucos e a história é bastante curta (pouco menos de 200 páginas), então muitas das storylines são desenvolvidas de forma bastante sucinta e rápida, porém em muitos momentos a narrativa é truncada, especialmente pelos temas com o qual o autor trabalha, é muita ?filosofia?, muitos pensamentos abstratos, e na minha concepção os personagens apesar de bem construídos não são tão interessantes pelo curto tempo.

A critica ditatorial é muito bem empregada, eu adorei o pano de fundo e imaginar um mundo em que os livros sejam proibidos é doloroso só nas fantasias, e se colocarmos numa ótima real, não é de hoje que vemos livros sendo ?proibidos? e taxados como ilegais, é algo muito perto da realidade, e suas nuances mesmo tendo sigo escrito há mais de sessenta anos atras refletem os dias de ontem e os dias de hoje.

Com uma narrativa critica e muito a frente do seu tempo, Ray Bradbury nos leva a pensar sobre um mundo de cordas e focinheiras, e consegue nos levar pra uma realidade não muito longe da nossa, uma realidade dolorida, critica, silenciosa, e principalmente muito quente, um mundo em que queimar é absolutamente maravilhoso, mas que apenas com o fogo, a terra fica boa o bastante para florescer novamente

Maria1691 21/04/2024

É uma leitura rápida e ?fácil?, comparada a outras distopias.
Gostei da maneira como abordou e criticou o autoritarismo, a sociedade opressiva e o totalitarismo.
A importância que deu a leitura, e como os livros são uma grande forma de conhecimento.
Mas confesso que espera mais desse livro.

anagfc 21/04/2024

Melhor obra de universo distópico que existe
Esse livro eu não li, eu assisti. E não, não me refiro ao filme do Michael B. Jordan - que por sinal é uma ofensa sem tamanho a essa obra-prima (por favor, não assistam. Principalmente se você ama esse livro).

A escrita de Ray Bradbury é tão envolvente que é impossível não enxergar as cenas à medida em que são narradas. Além disso, o universo criado é fascinante e quando você percebe, já está com o coração acelerado, nervoso, suando frio, apreensivo e tentando bolar uma forma de ajudar o Montag.

A mensagem e as reflexões desse livro são magníficas. O melhor livro de universo distópico que já li na minha vida.

Beca1701 21/04/2024

Um livro magnífico, personagens complexos toda a reflexão sobre a criticidade, subjetivade humana, sentimentos, SE IMPORTAR POR ALGO

Sérgio 20/04/2024

Espetacular!
Adorei o livro! Simplesmente espetacular! No início, achei as descrições muito longas, mas isso não atrapalhou a leitura! E, no final, foi justamente isso que tornou o desfecho da história tão incrível! Jamais teria coragem de soltar o mínimo spoiler aqui, pois o livro merece ser descoberto pelo leitor! Sério! Um final surpreendentemente bom! Vale cada segundo de leitura! ?

alguem7 19/04/2024

É bem bom caras. A proposta é bem interessante e foi bem executada tbm. Confesso que teve muitas partes que eu li 2 ou 3 vezes pra conseguir entender (por exemplo a cena que o Montag chega em casa pela primeira vez no livro e acontece os lances da Mildred), mas talvez seja por falta de atenção minha. Gostei muito da forma como o autor cria as atmosferas, consegui visualizar bem as cenas na minha cabeça
É isso, recomendo a leitura, faz refletir sobre umas coisas e pá?

Camis 19/04/2024

Fahrenheit 451
A narrativa é muito lenta e cansativa, não consegui focar e gostar do livro e personagens.

Não tenho muito a comentar.

Amanda 18/04/2024

Uma das melhores propostas distópicas que já criaram
Escolhi ler esse livro porque, ao contrário de muitos livros distópicos que focam numa sociedade ditatorial em que as pessoas eram obrigadas a não expressar o que pensavam, aqui o autor fez uma proposta parcialmente diferente, já que as pessoas foram quase que "reeducadas" ao ponto de nem sentirem que viviam de maneira abusiva. Essa reeducação se deu por meio da recusa a qualquer tipo de livro, extinguindo o pensamento humano quase que por completo, com os bombeiros queimando livros em vez de apagar o fogo.
A premissa do enredo (um bombeiro gradualmente se sentindo insatisfeito sobre o modo como vivia) é ótima, e eu acho todo o desenrolar da história muito bom.
Em contrapartida, não engatei tanto na leitura quanto gostaria e demorei 3 meses para terminá-la, pois ela não é muito dinâmica e seu clímax só chega lá pra depois de 80% do livro, quando as cenas de ação são tantas que o leitor até perde o fôlego.
As reflexões propostas aqui são maravilhosamente bem construídas, realmente o autor construiu um mundo distópico diferente do que estamos acostumados a encontrar.

"Talvez os livros possam nos tirar um pouco dessas trevas! Ao menos poderiam nos impedir de cometer os mesmos malditos erros malucos!"

sophia 18/04/2024

é impressionante o que uma leitura "antiga" pode dizer supostamente de uma sociedade atual, mesmo sendo "ultrapassada" demais.
este é o primeiro livro que li com minha sala, e creio que estará no meu coração, pois, em debates abriu minha mente de milhares de formas diferentes, e pretendo futuramente o reler, para que suas lições atemporais apenas me toquem ainda mais, quando mais amadurecida.