Fahrenheit 451

Fahrenheit 451 Ray Bradbury

Resenhas - Fahrenheit 451

Anavatte 27/01/2023

Meu primeiro livro de ficção cientifica!! Demorei um pouco para terminá-lo, talvez por causa da narrativa que não estou acostumada, mas de toda forma gostei de ter feito a leitura. Nas entre linhas têm muita coisa que pode-se tirar para refletir sobre o mundo tão moderno, tecnológico e sistemátizado o qual nós vivemos.
Tenan 27/01/2023minha estante
Meu favorito da vida. Parabens !

Corinne 27/01/2023minha estante
Eu não gostei desse livro. Esperava mais.

Babi 27/01/2023minha estante
Estou lendo esse livro, e estou amando!

Flavia_Lo 01/02/2024

Um sincero, ainda bem que acabou.
Demorou, mas essa resenha veio aí.

Já tinha ouvido falar desse livro e o quanto ele divide opiniões: uns amam, outros toleram.

Eu adorei a premissa, bombeiros que causam incêndios e não apagam, uma sociedade em que pensar ou ler não é permitido, a clássica base de uma distopia.

A mensagem e a reflexão gerada, é muito boa e realmente provoca o leitor.

Mas, infelizmente, eu não gostei, o início é interessante, só que os acontecimentos principais são muito rápidos e o protagonista acaba focando mais nos próprios pensamentos, em vez das interações com os outros personagens.

Depois de 30% da leitura os acontecimentos mudam de forma brusca e muitos deles não me agradaram, não me causaram emoção e muito menos comoção.

Tiveram trechos que eu só entendi porque pesquisei sobre, por exemplo, as atitudes e personalidade da Clarisse, porque a que a mulher do Montag ficava toda hora na frente da TV.

Nenhum personagem é aproveitado, só chato do protagonista tem espaço pra aparecer, parece muito que autor só jogou um monte de nome e não se comprometeu e muito menos se importou em dar uma explicação ou um final.

O livro é composto por poucas páginas, mas a última metade parece ter 500 páginas de tanto que é lento

A nota final do autor me fez ter certeza que esse livro não é pra mim, que eu não quero mais pensar nessa narrativa e muito menos no Ray Bradbury.

Enfim, que preguiça, linda ideia, execução nem tanto. Não sai dessa leitura com vontade de conquistar o mundo e de derrubar a estrutura social, que são esses sentimentos que eu espero depois de ler uma distopia.
Fabio 01/02/2024minha estante
Amei a resenhar, Flavinha, minha querida!???
Resenha muito completa e sintetizada!!
Impecável!!!??????
Bem, aquilo que estávamos falando, de amar ou odiar e que divide opiniões!!!

Flavia_Lo 01/02/2024minha estante
Obrigada, Fa ?
Pois é, depois que terminei de ler fiquei muito na dúvida se gostei ou não, cheguei a conclusão que se eu tinha dúvida, boa leitura não havia sido KKKKKKKKKK enfim, mas valeu a leitura, não foi nada horrível

Gustavo616 01/02/2024minha estante
Ótima resenha!

Estou há quatro anos enrolando para ler esse livro, e pelo jeito vou enrolar por mais quatro hahaha

Flavia_Lo 02/02/2024minha estante
Aí Gus, pois somos dois,esse livro ficou parado na minha estante por dois anos e só agora resolvi dar uma chance ?

Isa 15/08/2021

Leitura emocionante, a história te prende, senti como se fosse o protagonista, me desesperei com ele em vários momentos, vibrei com suas descobertas, com certeza o autor atingiu seu objetivo com o livro!
lisa 15/08/2021minha estante
quando fui chegando no final não queria parar de ler pra saber oq ia acontecer, mt bom

luizafhorta 15/08/2021minha estante
hitou

Gabriel 15/08/2021minha estante
Uiui conheci antes da fama ?? na vdd não conheci não

Rafa 25/07/2020

O Despertar da alienação e apatia
Fahrenheit 451 é extremamente atual, nem tanto pela supressão de liberdade (incineração de livros), mas sim no que concerne a desídia provocada pelo excesso de informações provindas das redes sociais.

Pam 08/01/2022

Todo mundo já sabe: incrível.
Eu tenho vontade de ler esse livro há uns 10 anos, comecei a lê-lo ano passado e desisti, mas esse ano finalmente tive coragem e consegui, ai que arrependimento de não ter lido antes! Fahrenheit 451 é agonizante e é uma honraria a todos os leitores do mundo.

O começo do livro me causou uma estranheza porque todas as dinâmicas dos personagens são estranhas, até dentro de uma família. Até que de repente tudo faz sentido, eu comecei a ver que é devido a opressão da sociedade que eles vivem, a ambientação me lembrou muito 1984, em que a gente sente o medo e cautela presente o tempo todo nos personagens que vivem sob opressão e vigilância constantes de seu governo. Apesar de desconfortável, adoro ler livros assim, você se sente lá porque a sensação é muito forte.

Ver os bombeiros queimando livros causa uma dor em qualquer leitor, mas vai além disso: como eles humilham os donos dos livros, destroem a pessoa e desprezam o conhecimento genuíno. Pra gente que anda vivendo numa época de negacionismo e anti ciência, essa história se torna tudo muito próxima, dá pra ver que o livro não é nada absurdo, e sim assustadoramente realista.

O tempo todo acompanhamos os personagens leitores fortes em suas convicções e lutando pelo conhecimento, eu achei que isso além de estimular a leitura, é praticamente uma homenagem a todo leitor: pra nos mantermos firmes e que o hábito de ler seja cada vez mais apreciado e espalhado.

Por fim, fica aqui um trecho que eu amei: "A magia está apenas no que os livros dizem, no modo como confeccionavam para nós um traje a partir de retalhos do universo."

Milleny 07/10/2021

Atemporal
Qualquer semelhança com a nossa realidade atual não é mera coincidência e isso nos choca quando percebemos que Fahrenheit 451 foi escrito em 1953 mas é totalmente relacionável com 2021.

Escrita leve, fluida e reflexão necessária!
Favoritado! Obrigada, Bradbury
Matheus656 07/10/2021minha estante
Mt bom esse livro

Luci 07/10/2021minha estante
Perfeito, né?! Foi o melhor livro que eu li esse ano

Anny 07/10/2021minha estante
Esse livro é tão maravilhoso ?

Dori 07/10/2021minha estante
Eu tô pensando em compra-lo, ainda não achei.

Luci 07/10/2021minha estante
Tem na Amazon, Dori!

Dori 07/10/2021minha estante
Não queria pedir pro meu pai, quando eu for com minha mãe ao shopping vou procurar. Mas obrigada por me dizer. ??

Tata 20/06/2010

A idéia é fantástica; Fahrenheit 451 tem uma trama que daria pra encher páginas e páginas de boa leitura facilmente.

O problema é que o livro é condensado demais, Ray Bradbury passa por cima de coisas que eu acho que acrescentariam qualidade ao livro se fossem melhor exploradas. Fahrenheit 451 é um daqueles livros que passam uma sensação de obra inacabada - faltou tato e sobrou desleixo na hora de discutir o assunto-chave.

Pra quem já leu, minha crítica pode soar absurda e irônica, principalmente levando em conta o epílogo do autor, mas não acho que é possível ficar satisfeito só com isso.
Bell_016 18/01/2010minha estante
Compreendo sua crítica, eu também achei q a história poderia render muito mais, porém atribuir isso à desleixo do autor e não a uma escolha dele (mesmo q errada) já é apostar um pouco alto, ele mesmo disse depois q acrescentaria pouca coisa ao livro.

atrafca 05/09/2010minha estante
Não sei se concordo com os motivos que você dá para essa sensação de obra inacabada, mas além de sentir o mesmo, confesso que conforme o livro avançava e as páginas não lidas iam diminuindo, fui ficando um pouco decepcionado. O tema é realmente interessante demais paraa forma que foi tratado.

Iury BAS 19/12/2011minha estante
Lendo seu comentário, começo a sentir o mesmo. Acho que o livro poderia ter um pouco mais de páginas e ter explorado mais um tema tão bom e atual.

Realmente, ao terminar de ler, você sente que faltou algo, que esta faltando coisas.

De qualquer forma, é um livro fantastico.

Leonardo Zanon 18/12/2012minha estante
O livro poderia ser muito maior, é um tema que prende todos apaixonados por livros. Pena ser tão condensado.

Lane @juntodoslivros 19/10/2013minha estante
Tata eu já acho o contrário. A simplicidade da leitura e a rapidez me conquistou. Enquanto "1984" que já bem explorado não me envolve. Ainda estou me arrastando na leitura a muito tempo.
Acho que se F451 tivesse especificações demais eu o acharia massante.
Mas ao mesmo tempo compreendo seu ponto de vista. Poderia ter um pequeno acréscimo de informações. ^^

Pedro 11/06/2014minha estante
Acho que você talvez não tenha entendido direito a ideia do autor. O livro ao terminar de ser lido nos dá a sensação sim de querer mais, de saber o que vai acontecer, e esse é o objetivo dele, querer que busquemos mais, que leiamos mais. O objetivo em si não é um livro com um final surpreendente e mastigado como muitos, mas sim o final em aberto para nos fazer pensar.

Fabio 30/07/2014minha estante
Adorei o livro e as reflexões propostas em suas paginas, porem concordo contigo. Poderia ter um pouco mais de desenvolvimento.

Fiquei curioso quanto aquele mundo criado, aqueles personagens, aqueles "marginais"...

Pena que foi apenas um lampejo.

Catharina42 23/11/2014minha estante
Concordo, eu esperava um livro muto mais extenso e que o tema fosse melhor desenvolvido... inclusive teria sido bom se o Ray Bradbury incluísse no livro as partes "extras" inclusas na versão pra peça de teatro, no geral, gostei sim, mas esperava mais....

Sabrina 08/12/2014minha estante
Vi tantos comentários elogiosos à obra e ao autor (inclusive por parte de pessoas que admiro e que julgo possuir um senso crítico aguçado), que cheguei a me sentir um pouco estranha pela forma como detestei esse livro.
A proposta dele é de fato excelente (o que pode, aliás, ter contribuído para toda essa áurea que gira em torno dele), mas não tenho o menor medo de dizer que ele foi mal trabalhado.
Não vou discorrer aqui sobre minhas opiniões porque é impossível fazê-lo sem dar um spoiler sequer. No mais, fico feliz por não ser a única a compartilhar dessa conclusão.
Abs.

RaphaKiske 10/09/2015minha estante
Li que o autor meio que correu contra o tempo ao escrever este livro... talvez seja por isso que você teve esse sentimento sobre obra inacabada. =)

Leticia.Domenichini 21/01/2017minha estante
Olha, não li o livro ainda, mas está na minha lista, porém, se o livro fez isso de não ter explorado e se aprofundado tanto assim nos temas quanto os leitores queriam, imagino eu que o autor tenha feito isso de maneira proposital, pois ao dizerem q o autor não aprofundou o tema, automaticamente vcs estão pensando sobre o assunto tratado e refletindo sobre ele, da mesma maneira que (imagino eu) a Clarisse faz com o bombeiro. Ou seja, o autor pode ter tido essa intenção de fazer a obra de maneira "incompleta" para que os próprios leitores a completem pensando. Pelo menos, é o que eu imagino.

Peregrina 01/05/2019minha estante
Concordo, mesma sensação que eu tive.

cadenthrones 09/04/2020minha estante
Pior que, pela minha experiência de leitura, não acho nada irônica sua crítica! Senti a mesma coisa, e foi super frustrante quando cheguei no final, que é ainda mais broxante que o resto da narrativa.

Júlia 13/12/2021

esse livro é muito doido, tive dificuldade em conseguir imaginar as coisas em alguns momentos, mas a leitura fluiu bem. é realmente um livro para pensarmos. na concepção dessa sociedade, a leitura incentiva as pessoas a questionarem, o que, teoricamente, faria com que elas se preocupassem à toa e se sentissem infelizes por isso. em razão disso, a sociedade é completamente alienada e aqueles que ousam desafiar tal alienação são tidos como criminosos e mortos ou marginalizados. muito interessante a realidade que foi criada e o quanto se aproxima do que vivemos hoje.
Gabriela1262 13/12/2021minha estante
Que resenha maravilhosa, depois dessa eu preciso ler esse livro imediatamente

Claudianny 15/11/2022

Fahrenheit 451 é uma obra atemporal e necessária.
Em um mundo distópico em que bombeiros incendeiam livros em vez de apagar incêndios, Fahrenheit 451 nos faz refletir sobre o individualismo, a violência e a alienação de sociedades autoritárias. Num mundo em que as pessoas são dependentes de uma tela e a literatura é transgressão, livros são objetos proibidos e quem os porta é criminoso. A obra, lançada em 1953, não nos deixa esquecer de um tempo em que nazistas usavam a queima pública de livros como espetáculo para o povo.

RECOMENDADÍSIMO ?????+?
Tenan 18/11/2022minha estante
Meu favorito ! ?

Debs 05/04/2021

Fahrenheit 451
Fahrenheit 451 ambienta-se num mundo distópico cujo protagonista, Guy Montag, trabalha como bombeiro. Porém, seu serviço é bem diferente do que estamos habituados: ele busca vestígios de livros para queimá-los.
Sempre quis ler esta obra clássica da literatura contemporânea, mas adiava por não ter muito interesse em ficção científica — agora estou repensando esse gosto. Li as 216 páginas em praticamente um dia por puro fascínio com a narrativa.
A trama por si só já é instigante, mas a forma como Ray Bradbury a comanda é incrível. Você consegue se apegar ao protagonista nas primeiras páginas. Durante toda sua jornada, é possível compartilhar de suas emoções
a cada descoberta e se envolver com seu grande conflito ético e pessoal: a curiosidade de saber o que tem nos livros.
Um dos sentimentos mais fortes que me pegou foi o paradoxal fato de estar LENDO um livro que narra a proibição de LER. É tão bizarra a sensação de estar usufruindo de um poder que o personagem pelo qual se torce não pode. É uma mistura de privilégio com transgressão.
O momento de catarse e a epifania de Montag são indescritíveis. Além disso, a crítica social é atemporal. Impossível terminar Fahrenheit 451 e não questionar a possibilidade de um dia o extremismo apresentado nos ocorrer.
Ps. Pesquise a quantos graus um livro precisa estar para ser queimado e entenda a genialidade do título.

site: https://www.instagram.com/p/CLSSN_PL5m2/?igshid=12tarpu2nk91y
yqsmim 05/04/2021minha estante
Eu assisti o filme e gostei bastante, agora falta o livro

Debs 05/04/2021minha estante
Vale muito a pena a leitura. Ainda não vi o filme.

Queria Estar Lendo 21/05/2021

Resenha: Fahrenheit 451
Mais um clássico da lista dos 12 que eu pretendia ler esse ano, Fahrenheit 451 foi revolucionário e é, ainda hoje. A história de Ray Bradbury se passa num futuro (presente, talvez?) onde os livros são proibidos, e portá-los pode te condenar.

Guy Montag é um bombeiro - eles são responsáveis por queimar casas em que livros são encontrados. Os portadores são criminosos, porque os livros se tornaram proibidos. Tê-los, lê-los, amá-los; tudo isso é contra a lei. O mundo apagou sua história em meio às cinzas, e revirá-las pode ser uma sentença de morte.

E é justamente isso que Montag faz.

Fahrenheit 451 é um livro curto - menos de 200 páginas, juntando prefácio e posfácio - e um impacto por si só. Assim como foi com 1984, eu me senti transportada para as páginas daquele futuro horrendo e opressor, onde páginas e histórias e a História foram apagadas pelas chamas do governo. Onde ler e recitar versos de um livro pode te condenar à prisão ou à morte.

Montag é o responsável por causar incêndios. Por apagar a história junto às chamas. E, de repente, não quer mais fazer parte disso; lentamente, ele começa a se questionar e a pensar fora daquela realidade cinza e vazia. Começa a se lembrar e questionar. E, quando essa faísca se acende, a gente sabe o tipo de incêndio que uma ideia revolucionária pode trazer.

Esse livro não tem essas vibes de "vamos mudar o mundo", mas de "vou mudar a pessoa que eu sou e isso pode ser o suficiente agora". E eu gostei muito por isso.

O autor traz trechos bastante impactantes sobre o vazio que é essa realidade onde eles vivem; um mundo cinzento como as casas e as bibliotecas e os livros depois que os bombeiros passam por elas.

Montag é um bom protagonista justamente por trazer a sensação de perdição e de confusão e de revolta, tudo ao mesmo tempo. Ele entende e então ele odeia tudo que vive; ele teme; ele pensa e se pergunta sobre as coisas ao seu redor. Pequenos detalhes, imensos detalhes. Ao abrir os olhos para o mundo, ele repara em tudo.

Outro personagem interessante foi o chefe dos bombeiros, Beatty. Ele é a voz daquela realidade. Conhecedor do passado, usa isso para confundir; usa trechos de livros para perturbar; quer mostrar que o que eles fazem é certo ao mexer com as ideias de quem está questionando. Um opressor silencioso ou uma peça perturbada pela perturbação que causa? O livro traz alguns trechos ambíguos, para te deixar no questionamento também.

A narrativa do Bradbury não é difícil. Tem alguns trechos com aparatos e invenções desse "futuro" que os personagens vivem que podem ser bizarros, mas se encaixam conforme a história avança. No mais, é o tipo de história que dá terror de pensar em viver.

Um livro sobre como os livros se tornaram perigosos pura e simplesmente por existirem, em sua infinidade de histórias e ideias.

Fahrenheit 451 é uma ficção científica com climas distópicos muito bem-vindo nos tempos atuais. Fala sobre intolerância e sobre opressão e fala, principalmente, sobre o poder de ideias. O quanto são revolucionárias, e o quanto tentar calá-las só vai inflamá-las mais.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/05/resenha-fahrenheit-451-ray-bradbury.html

Sl@ck 04/11/2021

Fico imaginando se esses autores viajaram no tempo porque a forma como eles imaginaram esse tipo de história é surreal, as pessoasa alienadas, onde é mais importante a interação com a mídia, retrata muito os dias de hoje e Milldred e o retrato disso. Não consigo imaginar um futuro onde os livros sejam proibidos, mas o mais tenso foi saber a forma como esse regime que é sim totalitário chegou ao poder. Uma leitura tão boa quanto 1984 e vale muito a pena principalmente quem veio dela .
Carolina.Gomes 16/11/2021minha estante
Tb gosto muito desse livro.

Sl@ck 17/11/2021minha estante
Gostei da leitura também..

Wennedy 08/12/2020

Tudo queima! Alguém vai ter que parar!
Essa resenha foi divida em duas partes. A primeira, é um relato sobre como era a cidade e o contexto onde se passa a história do livro.

A segunda parte, se trata da resenha propriamente dita. Se quiser só ler a segunda parte, já dá pra ter uma noção, mas recomendo ler as duas parte, vão te preparar (em nivel de consciência) pro livro.

PRIMEIRA PARTE:

Era um mundo "pós-apocalíptico".

Tirou-se o véu e eis ali, a alta tecnologia, a velocidade, a facilidade, tudo o que o ser humano precisa pra ser feliz.

E, claro. Eis ali o homem, sorridente, alegre com tudo o que sempre quis. Distante das duvidas e da melancolia. Depressão? Ali, não se via! Diversão? Claro que existia! Depois do trabalho era só prazer! Prazer, não lazer. Não confunda! Nem confunda lazer com dia de folga!

Era uma cidade veloz, os carros eram tão rapidos que...

Haviam super-parques, televisores gigantes e interativos, entreterimento de sobra. Nas escolas se insentivava os esporte. Legal né? Muito esporte. Esporte, esporte, esporte.

Tudo menos livros! Livros, não! Pra quê livros, se os livros já viraram filmes ou resumos, que viraram frases, ou palavras no dicionário. Livros são só palavras!

E o povo percebeu isso! Percebeu que aquilo não serve pra nada.

Livros só servem pra confundir. Essas filosofias só servem pra nos deixar pensativos e tristes. O mundo se encheu de minorias, imagina, agora, um querendo ser mais esperto que o outro, varias pessoas querendo colocar seus pensamentos e opniões no papel e espalhar por ai. Não! Assim fica dificil de controlar o povo.

Ainda bem que o povo deixou os livros. E os bombeiros (heróis do povo), por demanda, assim que as casas se tornaram aprova de fogo, assumiram a função de ajudar o povo, queimando os livros.

Eles tem entretetimento facil, e a toda hora, sem ter que pensar em nada, todos são iguais e felizes. Não é isso que todo mundo quer, ser feliz?

SEGUNDA PARTE:

O livro Fahrenheit 451, escrito por Ray BradBury, publicado em 1953, trata-se de um romance de ficção cientifica, que se passa num futuro distopico, numa cidade regida por um governo totalitarista.

Os livros, ali, são proibidos. Opinião própria e pensamento critico, suprimidos.
O autor já falou em alguns lugares que, o ponto central do livro era falar de como a TV mata o Hábito da leitura.

Mas olhando pro todo do livro, e ainda, trazendo pra nossa realidade, o livro tem muito mais significado.

As tvs, agora, se espandem pra telas (telas dos celulares, dos tablets, dos computadores, etc..)

E os livros se espandem para as 'coisas simples da vida'( tudo o que nos leva alem de nós mesmos, tudo o que nos faz pensar, amar, 'SENTIR')

O livro vai falar sobre isso! Sobre como as telas, e ainda, as tecnologias e as facilidades do mundo moderno, nos afastam dos livros, e ainda, da comunhão familiar, da apreciação da natureza, e tantas outras coisas primordias na vida, que agora foram sobrepostas pela nossa nova realidade veloz, tecnológica, que tanto nos orgulha.

Nós passamos mais tempo com o celular do que com a nossa família. Será que eles são a nossa nova família?

O livro também vai tratar de outros temas.

E cara, apesar desse dado não valer tanto, levando em consideração a pouca quantidade de livros que já li, até então, esse é o melhor livro que já li, o único favoritado.

O livro transmite sentimento mesmo sem utilizar de frases forçadas, é tudo tão natural, tudo tão profundo!

Volte algumas paginas se precisar (eu fiz isso algumas vezes), se você conseguir entender e se conectar minimamente, não tem como não amar esse livro.

Ele além de ser necessário, tem qualidade! Você só precisa de lazer, pra digeri-lo.

Alguém ai já leu o livro? Fala ai, pra quem tiver em dúvida se é bom! Ou se quiser conversar sobre, manda msg no chat.
DominicSReynaldo 09/12/2020minha estante
Eu li esse livro por empréstimo de um amigo e fiquei apaixonada! Tem tanto pra se discutir, do que se falar.
Não apenas sobre o tema do livro, mas aplicá-lo em outros momentos. Quantas vezes já não fomos Montag e vivemos uma década em uma noite? Abrimos nossos olhos, saímos da caverna, demos um segundo olhar?
Fahrenheit 451 é um dos poucos livros que me marcou de forma tão ferina.

Wennedy 10/12/2020minha estante
Sim, o livro é muito intenso e riquíssimo em sentimento e significado, me deixou em êxtase.

Marcello.Henrique 31/03/2021minha estante
Muito boa análise!!