A Extraordinária História da China

A Extraordinária História da China Sérgio Pereira Couto

Resenhas - A Extraordinária História da China

Gisele Gusmão 02/08/2020

A Extraordinária História da China, Sérgio Pereira Couto
O livro aborda pontos interessantes sobre a história, cultura e religião da China e seu povo. Considerando que a China é um país de mais de 5 mil anos de história e culturalmente muito diferente dos países do ocidente era de se esperar que o livro não se aprofundaria em nenhum dos tópicos mas não esperava tanta superficialidade
na abordagem.
O autor não consegue fazer análise interessante de nenhum dos aspectos abordados e em alguns momentos parece não entender as diferenças culturais entre os povos orientais e ocidentais.
Faltou uma revisão cuidadosa da versão do ebook pois contém erros gramaticais, repetição de trechos e separação de palavras.
Decepcionante!

nessyborges 31/05/2022

Superficial
Achei interessante alguns assuntos que foram abordados, mas não recomendo.
Não é um livro que prende e até os assuntos que instigam são cansativos de ler pela forma como é escrito. O autor aborda vários assuntos de forma superficial, além de generalizar a visão de ocidentais sobre orientais. Muitos fatos misturados com sua opinião pessoal, além de muitas informações jogadas e por vezes repetitivas.

Flaubert.Echnaton 04/11/2019

Superficial!
Achei muito superficial a abordagem do livro, trás alguns assuntos interessantes, mas esperava mais da obra.

bhets 12/01/2022

O ebook tá com alguns erros de digitação e a leitura não se aprofunda.
Instiga um pouco mais a conhecer a história desse país grandioso

Argemiro.Nascimento 09/12/2022

Um resumo do império milenar chamado China
Este livro é um dos melhores sobre a china depois do classico "A china de Deng Xiaoping".
Aborda de forma resumida aspectos culturais, geográficos, econômicos e curiosidades desse país que se tornou uma fábrica de recordes em varios segmentos do mundo.
Conhecer a China e suas nuances é item obrigatório de empresários a mochileiros viajantes.

Leitura muito útil.

Leo Vieira 26/01/2023

História Extraordinária Mesmo
Este livro estava na minha lista de leitura há tempo e me faltava também motivação para cair dentro da leitura, tomando as notas e construindo as informações para tecer a resenha.
É um povo muito triste e infeliz por domínios e consequências políticas e domínios ditatoriais. Com o tempo eles foram desenvolvendo hábitos na agricultura, no estoque e administração da colheita. Foram desenvolvendo as dinastias, expansão sanguinária, megalomania e entre opressões e conquistas foram se desenvolvendo e sobrevivendo como uma gigantesca família. Foram desenvolvendo ferramentas, armas e a cultura foi também muito manchada com o governo de Mao Tse Tung. Os chineses possuem uma caligrafia complexa, pintura, arte evoluída, tudo como forma de expressamento de emoções e cultura. Uma linguagem passada para gerações aos passar dos séculos.
Na culinária, a comida também é um elo de linguagem como um equilíbrio da força da mente, do corpo e do espírito. Os sabores representam campo de energia, como o amargo (fogo), o azedo (madeira), o picante (metal), o doce (terra) e o salgado (água). De acordo com a preferência no cardápio, está a identificação da energia que ele precisa também, além da alimentação. O mesmo se aplica à medicina chinesa, que é de acordo com o estado de saúde do paciente e nessa referência que ele se identifica com a enfermidade. Se o paciente tiver preferência por uma comida azeda, ele está identificando que está com problema no fígado.
O país é multirreligioso, com cristianismo, taoísmo, budismo e islamismo. Também sustentam lendas e folclore, que são úteis na formação do caráter da população. Há mitos da criação e teorias da grande inteligência misteriosa dando origem a tudo o que temos hoje e para cada religião, é conhecida como seu respectivo Deus. Também há culto à fênix e dragões, simbolismos e teorias.
Na economia, está evoluíndo. O desenvolvimento da agricultura para entrar em acordo com um país populoso, demonstra grande necessidade, tanto na oferta de mão de obra, como para compras numerosas para atender à demanda. Eles oferecem grandes indústrias, importações e exportações e com o tempo deixou de ser um dragão adormecido.
Sobre o comunismo chinês, o livro fala pouco e também não entra em detalhes sobre o desastroso sistema governamental de Mao Tse Tung que resultou na morte de 43 milhões de pessoas de fome. Depois houve a revolução cultural e a fundação do Partido Comunista Chinês. Eles seguem o futuro, mas sem esquecer o passado. A estrutura social teve força com o controle de natalidades, etnias, famílias e foi dando certo para que nada saísse do controle. As etnias se identificam também pelo tipo de alimentação. Há uma linguagem imensa na forma que eles cultivam e apreciam os alimentos. O livro fala sobre etiqueta, na forma de abordar e se comunicar com o povo chinês, onde eles são muito reservados e prezam pela educação e formalidade. Eles também têm grande controle de gastos pessoais e são muito focados no aprendizado. O livro aborda sobre tecnologia, das antigas e rudimentares até as atuais. Muita coisa teve início através dos chineses, como a bússola, a pólvora, o início da prensa, o papel, a ripa de madeira, correia, combustíveis, correntes, calendário, seda, creme dental, papel higiênico, carrinho de mão, câmera obscura (dando início à câmera fotográfica), porcelana, guarda chuva retrátil, relógio dágua, pipa, macarrão, o menu dos restaurantes, para quedas, chá e o sistema de correio.
A tecnologia de hoje está com o avanço da nanotecnologia, tecnologia agrícola, os estudos do espaço sideral, com os lançamentos de satélites.
Na língua chinesa, que é uma macrolíngua com 13 sublínguas onde todas se identificam, se fala do mandarim, wu, min, cantonês e xiang e seguindo por outras línguas e dialetos. Mas o sistema de comunicação vai muito além das pronúncias e escritas, como falado no início do livro, que encerra com algumas palavras sobre abordagem e comunicação. Leitura importantíssima deixando impressão que um povo tão antigo e misterioso herdaram momentos ruins ao longo da história e hoje se comportam como grandes colaboradores do futuro comercial do mundo.