A história secreta de Roma

A história secreta de Roma Sérgio Pereira Couto

Resenhas - A história secreta de Roma

Ymir 20/07/2010

O nome engana. "A História Secreta de Roma" faz você pensar que vai conhecer mistérios recém desvelados pelos historiadores ou. pelo menos, curiosidades que não aprendemos nos livros de História.

Mas o livro é na verdade um guia com informações bem básicas para quem assistiu à série "Roma", produzida pela HBO, e quer entender um pouco do contexto histórico em que seu enredo se passa.

A proposta do autor é apresentar os principais acontecimentos e personagens citados na série e comparar ficção e História.
Apesar do nome ilusório e de querer se aproveitar do sucesso da série para se vender, o livro tem resumos interessantes sobre a vida de personagens como Marco Antônio, Brutus, Pompeu Magno, Cleópatra e Júlio César.

Porém, este livro não é recomendado para quem deseja se aprofundar na história de Roma e nem para quem quer saber o básico de sua história. Não dá para saber quais informações são relevantes ou não, pois o autor não apresenta nem referências bibliográficas de onde possa ter tirado as que ele apresenta.

É realmente um livro para quem viu a série, gostou e quis saber um pouco mais. Só um pouco mais, de uma fonte não muito confiável.

Inlectus 18/06/2009

Bom.
Boa leitura, para se ter um conhecimento básico. Vale ler.

Wilton 07/05/2013

O título do livro não corresponde ao texto. Não há novidade e é muito simplório. Não existe concatenação entre os fatos e personagens ficcionais são tratados como se houvessem existido. Não passa de um mero roteiro para a série Roma veiculada pela HBO.