Notas Sobre Gaza

Notas Sobre Gaza Joe Sacco

Resenhas - Notas Sobre Gaza

@thereader2408 13/03/2024

Notas que não podem ser ignoradas
Joe Sacco cada vez mais se destaca no cenário das reportagens em quadrinhos sobre regiões em conflito. Em 2016 a obra Reportagens, uma coletânea de trabalhos para diferentes publicações foi publicada no Brasil pela @cia das letras. A HQ reúne histórias como a vida dos refugiados africanos em Malta e o drama de vítimas de criminosos de guerra.

No romance gráfico "Notas sobre Gaza" Sacco oferece um relato meticulosamente pesquisado do Massacre de Rafah em 1956 que ocorreu em 12 de novembro de 1956, durante a ocupação israelense da Península do Sinai e do Protetorado de Gaza após a Crise de Suez. A HQ lança luz sobre um capítulo esquecido da história palestina através de sua distinta mistura de jornalismo e ilustração, Sacco dá vida às histórias de sobreviventes e testemunhas, retratando vividamente os horrores que eles suportaram.

Uma das forças do livro reside no comprometimento de Sacco com o detalhe e seu compromisso em retratar a complexidade do conflito. Suas ilustrações capturam a angústia e a resiliência do povo palestino com notável clareza, convidando os leitores a simpatizarem com seu sofrimento. Além disso, seu trabalho investigativo minucioso é louvável, à medida que ele desenterra testemunhos e registros históricos para reconstruir os eventos do massacre com precisão.

Embora sua abordagem meticulosa seja indiscutivelmente valiosa algumas coisas me incomodaram, como o excesso de informação que em algumas poucas passagens atrapalhou o fluxo geral da história e a representação de certos personagens que parecia reforçar estereótipos de grupos e conflitos que são altamente dinâmicos e complexos, ainda assim não acredito que a mensagem final do livro foi prejudicada.

"Notas sobre Gaza" é uma obra significativa e instigante que contribui para nossa compreensão do conflito israelense-palestino. A mistura única de arte e jornalismo de Sacco oferece aos leitores um vislumbre poderoso e íntimo das vidas daqueles afetados pela violência e injustiça, desafiando-nos a confrontar as realidades da guerra e da ocupação. "Notas sobre Gaza" é um testemunho cativante da importância de testemunhar e dar voz aos sem voz em tempos de conflito.

@thereader2408

Rafael 24/12/2023

Ótima leitura
Em meio a um novo conflito entre Israel e Palestina, a leitura da obra de Joe Sacco é um dos muitos livros que podem nos esclarecer mais sobre o conflito. Na obra em questão, Sacco aborda sobre um massacre ocorrido em 1956, durante a primeira ocupação de Israel em Gaza. Alem disso, o autor aborda sobre a demolição das casas de palestinos localizadas na fronteira, aonde supostamente haveriam túneis utilizados por contrabandistas e tambem como posto de ataque militar (segundo Israel). No mais, a obra é bem escrita, os desenhos são ótimos e o autor da voz aos dois lados da disputa, passando pela versão "oficial" do estado israelense e tambem as outras versões, incluindo vasta gama de depoimentos de pessoas que estavam presentes nos fatos e familiares de pessoas presentes no fato. Recomendo muito a obra!

Tathy 08/11/2023

Tirou meu sono
Essa HQ tirou meu sono, né colocou pra pensar, chorar, rezar e tentar me colocar no lugar daquelas pessoas que só buscam o direito de existir, de ter seu próprio país, em segurança, com cidadania, com seus direitos civis respeitados. Tudo lhes é negado. Essa história doeu na alma.

Dude 04/09/2023

HQ sobre gaza
Interessante narrativa contando muitas histórias sobre a guerra em gaza. Livro traz relatos das pessoas que viveram esse momento.

Tuyl 21/07/2023

Uma história que é triste e sempre contada com nosso viés ocidental, a HQ consegue trazer um ângulo novo e muito interessante.

Leandro 14/11/2022

Gaza
Em novembro de 1956, na cidades de Khan younis e Rafah centenas de civis foram mortos pelo exército israelense em uma incursão militar que tinha tudo para ser uma operação rotineira de captura de guerrilheiros palestinos.
Quadrinhos de leitura forte e um belo traço do autor Joe sacco.

GeMartt 14/10/2022

Impressionante, chocante e revoltante...
"Do meu ponto de vista, assassinatos conduzidos de forma burocrática seguindo listas previamente preparadas e sem o amparo de um julgamento são tão cruéis quanto os assassinatos cometidos por soldados descontrolados que atiram contra civis inocentes. Não são menos cruéis: são de uma crueldade de outra espécie."

O livro escrito por Joe Sacco traz consigo relatos de dois acontecimentos terríveis e marcantes no território da Faixa de Gaza. Durante todo o decorrer do livro, nós somos apresentados à histórias chocantes frutos do antigo conflito entre o povo palestino e os israelenses, que dura até os dias atuais, sendo uma questão complexa e delicada.
Todos esses conflitos e discórdia entre ambos os lados nos traz um misto de sentimentos. O livro foca principalmente no ponto de vista dos palestinos, sendo que durante a narrativa, nos é mostrado diversas atrocidades cometidas contra os palestinos partindo dos israelenses. Diversos acontecimentos são contados pelos sobreviventes e testemunhas dos ocorridos, talvez até por conta disso ( como o próprio autor pontua aliás ) tais relatos não possam ser tomados totalmente como verdade já que a mente humana pode alterar as lembranças, especialmente as mais antigas, o que nos faz pensar em quem devemos acreditar e o quanto devemos acreditar. Cada lado conta sua própria versão da verdade de acordo com o que mais os favorece.
Em suma, o livro é excelente para se conhecer os ocorridos em Rafah e Khan Yunis, sendo uma leitura muito boa para quem busca saber mais sobre a situação na Faixa de Gaza, tanto antigamente quanto na atualidade, sendo uma trabalho execelente de Joe Sacco, que viajou até a Faixa de Gaza para realizar sua pesquisa e concluir seu trabalho. Certamente recendo a leitura, até mesmo para trazer um pouco mais de conhecimento sobre esse assunto que ganha tão pouco espaço entre as milhares de questões de conflitos que são discutidos atualmente no mundo todo.

Guilherme 24/04/2022

Notas Sobre Gaza
"Notas Sobre Gaza" é o perfeito exemplo de como as possibilidades dos quadrinhos são infinitas. O autor Joe Sacco usa a mídia como embalagem para uma profunda e reveladora matéria jornalística investigativa. Esqueça dramatizações ou alegorias, "Notas Sobre Gaza" é um relato real, de pessoas reais sobre um conflito que dura décadas e aparentemente não tem data para acabar. A rusga entre Palestinos X Israelenses é uma emaranhado de interesses geopolíticos e facções que deixa sobre fogo cruzado uma sociedade que se acostumou com a barbárie. E é nesse ambiente hostil e desolador que "Notas Sobre Gaza" se desenrola.

Aqui o autor, que retrata todo o seu processo de investigação como jornalista in loco, busca relatos de testemunhas de dois episódios acontecidos nos anos 50 (a história se passa nos anos 2000) nas cidades palestinas de Khan Younis e Rafah. É impossível não se emocionar com o teor violento e trágico de "Notas Sobre Gaza", esse é um verdadeiro tratado de como o ódio e a injustiça serve de combustível para a carnificina de um povo.

Essa é uma leitura dolorosa ao mesmo tempo que é necessária e fantástica. Todo o relato é ilustrado de maneira brilhante com uma arte caricatural sem descambar para o lado humorístico assim como não priva seus personagens de terem uma feição. Quero ler tudo de Joe Sacco.

David 23/01/2022

A História é antiga e sem fim...
Essa luta entre os palestinos e israelenses é muito antiga e infelizmente sem prazo para acabar. Joe Sacco nos mostra com seus quadrinhos, os horrores dessa guerra triste, o ódio de um povo contra o outro, as cicatrizes que ficam nos dois povos por anos e anos.
Livro interessante para conhecer um pouco mais sobre esse desentendimento presente na região da Palestina e Israel.

Gabriel Farias Martins 16/01/2022

Here we go again
Mais uma vez mergulhando em terras árabes, em suas dunas de conflitos.
Nessa reportagen Joe Sacco abordou diversos temas, mas em especial uma busca por um relato de um dia fatídico, 12 de novembro de 1956. Em uma área chamada Rafah.
Muitas vezes as informações sofrem pequenas contusões devido a memória de seus oradores, mas de fato, algo aconteceu e precisa ser lembrado.

No geral todo aquele que possuí poder, tem altas chances de tornar-se cruel, conhecendo um pouco a visão das vítimas, percebemos que os judeus foram vítimas até o fim da segunda guerra mundial, posteriormente, fica difícil sentir tanta empatia, levando em conta as constantes atrocidades que cometem no Oriente.
Aqueles que um dia foram presos em campos, hoje, dirigem os seus próprios.

Gabriel.Galdino 21/08/2021

Joe Sacco - Notas sobre Gaza
Em notas sobre Gaza, o jornalista e quadrinista Joe Sacco pretende recuperar, por meio de pesquisas jornalísticas na área da faixa de Gaza, dois massacres que ocorreram na Palestina na década de 1950, ao mesmo tempo em que a tragédia se aproximava do oriente médio, como consequência dos ataques em 11 de setembro.

É impressionante o apuro e o trabalho jornalístico de Sacco, que transita entre várias cidades, enfrenta diversos perigos e conversa com diversas pessoas para conseguir a historia que quer, com uma ética e precisão jornalística ímpar, como por exemplo, toda a lógica para filtrar as histórias contadas pelos moradores, já velhos, de duas situações ocorridas há mais de cinquenta anos, além de toda a rede de amigos do jornalista que o ajuda a conseguir esses relatos de pessoas que normalmente não falam com estrangeiros.

Os relatos dos aldeões, aliais, são extremamente chocantes, apavorantes e tristes, o que infelizmente não contrasta tanto com o que o próprio jornalista via em sua passagem por Gaza. É muito difícil que o leitor passe incólume pelas situações descritas nesse quadrinho.

Na arte, Sacco bebe muito da fonte do quadrinho underground. As suas influências são perceptíveis, principalmente de um dos maiores expoentes do quadrinho Underground: Robert Crumb. Consequentemente, a arte complementa e muito os fatos que o jornalista quer passar, principalmente nos rostos das pessoas que relataram as situações para eles, ou toda a arquitetura da cidade, que trazem alguns das páginas mais bonitas de Sacco na Obra.

Ao final ainda temos apêndices com os documentos usados como referência para a pesquisa de Sacco. Uma ótima obra de jornalismo em quadrinhos, que agradaram tanto os fãs da nona arte quanto os curiosos e pesquisadores da relação Israel-palestina.

setantarpgs 22/09/2019

Essa é a melhor forma de compreender a questão Palestina
Incrível! O nível de detalhamento no desenho e na narrativa é fantástico!

Na Literatura Selvagem 19/12/2017

relato impressionante de dois episódios sombrios na faixa de Gaza
Devo ter um instinto masoquista dentro de mim que não desiste de leituras densas de fatos reais causados pelos conflitos de guerra. Acredito que seja minha porção historiadora que sempre se recusa a ignorar nossa situação política a nível global... E apesar de trazer as impressões acerca de uma obra que aborda acontecimentos de décadas atrás, é inegável que tais acontecimentos se refletem até a atualidade nas áreas descritas na história.

Notas sobre Gaza me chegou em mãos graças a parceria com a Editora Companhia das Letras, pelo selo Quadrinhos na Cia, e trata-se de uma verdadeira pesquisa realizada pelo jornalista maltês Joe Sacco, que possui outros quadrinhos do gênero, cobrindo matérias em várias partes do Globo, mostrando um lado que geralmente é ocultado pela mídia ocidental.

É uma história que narra acontecimentos ocorridos no ano de 1956 na região de Gaza, através de depoimentos de pessoas que vivenciaram o horror dos massacres contra os árabes por parte dos soldados israelenses. Na verdade, dois acontecimentos históricos são abordados em Notas sobre Gaza: o primeiro deles nas cidades de Khan Younis e Rafah, onde centenas de civis foram assassinados durante uma incursão militar que seria divulgada apenas como uma operação para capturar guerrilheiros palestinos, como de costume. Segundo os dados recolhidos nos relatórios da ONU, a situação saiu de controle porque os soldados se depararam com uma multidão que tentava fugir. A versão do primeiro-ministro israelense é que houve um confronto com rebeldes armados e por isso se deu o embate. Curioso ressaltar que do lado israelense não houve uma baixa sequer...

leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2017/11/hq-notas-sobre-gaza-de-joe-sacco.html

Bruno.Bortoloto 16/01/2016

Denso!
Se você espera uma leitura leve e agradável só por conta de ser um quadrinho, engana-se. Joe Sacco se utiliza das imagens para dar um elemento a mais de densidade à história magnificamente pesquisada por ele.

Sou historiador e trabalho no meu dia-a-dia com História Oral, Memória e conceitos relacionados. Essa talvez seria mais uma camada de informação que o leitor pode ter lendo o texto, pois seu respeito aos entrevistados, ao método e à pesquisa são impecáveis!