Economia Numa Única Lição

Economia Numa Única Lição Henry Hazlitt

Resenhas - Economia Numa Única Lição

Matheus.Araujo 21/06/2020

O bom economista é aquele que vê adiante.
Henry Hazlitt, como jornalista que era, sempre dedicou sua vida à educação do público leigo americano. Certamente esse foi o objetivo do autor ao escrever este livro e mais uma vez o cumpriu como nunca antes visto na história do debate econômico. Leitura que deveria ser feita em todas as escolas, Hazlitt desconstrói diversas falácias econômicas tão bestas, mas que mesmo assim ocupam grande parte do pensamento comum sobre economia. Ensina que, em quaisquer atitudes econômicas, deve-se atentar também aos efeitos a longo prazo dessa medida e às consequências em todos os grupos da sociedade e não somente o do público-alvo do programa.

Phelip 07/06/2020

"O que é prudência na conduta de toda família particular” —
disse o decidido bom senso de Adam Smith em resposta aos sofistas de seu tempo— “dificilmente pode ser loucura na de um grande reino.”

O livro é uma introdução a economia, ao contrário de modelos matemáticos e estatísticos, ou uma apresentação da evolução do pensamento econômico o livro parte do princípio liberal. Apresenta de forma simples os conceitos fundamentais como investimento, poupança, inflação além de refutar a principal falácia econômica, o intervencionismo.

Leitura essencial não só para os que tem interesse na área, mas a todos os que pretendem ter um verdadeiro senso crítico das políticas governamentais.

Julio 02/09/2019

Obra básica
Lido. Excelente pra quem está, assim como eu, iniciando seus estudos em Economia. O autor busca elucidar sua única lição: de que qualquer ação deve visar o todo e o longo prazo. Assim, elucida diversas falácias que levam a intervenções governamentais na economia. Recomendado como uma das obras básicas na ciência. Recomendo!

Ted 02/03/2018

Um bom livro liberal sobre os males das intervenções estatais na economia
O livro Economia Numa Única Lição é um bom livro, de tendência liberal, aos leigos no assunto.

A publicação começa em assuntos mais simples, como a Teoria da Janela Quebrada e, com o passar dos capítulos, cita e disserta sobre os assuntos mais complexos, como as consequências negativas das políticas inflacionistas e do controle de preços, cujos assuntos são familiares a nós, brasileiros.

Algumas vezes, o autor simplifica demais a realidade, Por exemplo, para ele, os soldados serão reabsorvidos, aos poucos no mercado de trabalho. Porém, não considera os traumas que sofreram durante a guerra, o que pode comprometer a ressocialização dos mesmos na sociedade e, consequentemente, na concorrência das vagas de emprego.

No mais, o livro cumpre o seu objetivo, ao ensinar o bê-a-bá do economês.

val silva 31/08/2016

Baixe o Livro Grátis... Economia numa única lição
Baixe o Livro Grátis... Economia numa única lição

site: http://livrosgratisbibliotecaonline.com/2016/08/31/livros-online-economia-numa-unica-licao-henry-hazlitt/

darwinpons 01/08/2016

Didático e revelador
A tese central do livro baseia-se no princípio por trás de todo o estudo da ciência econômica: o princípio da escassez. O jornalista econômico Henry Hazlitt, neste livro, defende de forma extremamente objetiva e sem espaço para contestações que a riqueza da sociedade somente pode aumentar à medida que a propriedade privada de seus membros é plenamente respeitada. Hazlitt demonstra que muitas ações do governo que aparentam estimular o crescimento econômico, como investimentos em infraestrutura, na realidade não podem acrescer riqueza à nação, pois os recursos necessários para tais investimentos invariavelmente foram forçosamente retirado de pessoas que tinham ideias distintas de como investir o próprio capital (caso contrário, teriam elas mesmas realizado tais investimentos específicos). Hazlitt aprofunda sua análise defendendo que, ainda que tais investimentos tragam lucros contabilísticos, é necessário dar luz a toda riqueza que deixou de ser criada no momento em que o governo retirou capital das pessoas, empobrecendo-as e, portanto, tornando inviáveis projetos que as trariam, subjetivamente, muito mais riqueza e qualidade de vida. Ler este livro sem mudar completamente a visão sobre o que são políticas boas e ruins, sobre a geração de riqueza e sobre o desserviço que o governo faz para o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade é praticamente impossível.