Ausência na Primavera

Ausência na Primavera Agatha Christie

Resenhas - Ausência na Primavera

Luciana 28/03/2024

Sempre me surpreendo com os romances de não suspense de Agatha Christie. De todos os que eu li com o pseudônimo, considero este o melhor e mais verdadeiro no sentido que existiram (existem) pessoas vivendo (sobrevivendo) do mesmo modo que a protagonista. Boa parte do livro é um fluxo de consciência de Joan Scudamore, refletindo sobre sua vida aparentemente perfeita. Fiquei na dúvida se não tem um tostão de autobiográfico. Nunca se sabe com a rainha do mistério! Recomendo mesmo para quem não se interessa pelos livros de Agatha Christie, é uma leitura rápida e que nos faz pensar sobre nossas certezas e de como os outros nos veem.

Mônica 04/02/2024

Ausência de um fechamento
Joan Scudamore está voltando para casa quando fica presa alguns dias em uma estação de trem sem nada para fazer ou alguém para conversar até que o próximo trem consiga chegar.

No começo ela consegue passar fácil pelo tempo ocioso, mas conforme vão acabando os entretenimentos à disposição, Joan começa a repensar sua vida aparentemente perfeita. Seu casamento com Rodney é realmente feliz? Ele é feliz ao seu lado? É realizado como advogado que sustenta a família?

Seus filhos, já casados e encaminhados na vida, possuem casamentos felizes? Ela os conhece bem a ponto de reconhecer a tristeza e a felicidade deles? Seus filhos a amam como amam ao pai?

São essas e algumas outras dúvidas que começam a pipocar na cabeça de Joan e que ela vai ter que lidar com as possíveis respostas. E mais, o que ela vai fazer em relação às respostas?
Ausência na primavera não é sobre suspense, mistério ou algo que se esperaria da autora, mas sim sobre a vida, especialmente de Joan.

Achei o livro interessante, mas senti que algumas pontas são deixadas soltas propositalmente e o leitor tem quase todas as respostas. Algumas realmente ficam sob nossa responsabilidade descobrir por conta própria e fazer o juízo que nos couber.
Particularmente senti falta de mais respostas e reações, mas não tira todo o mérito do livro.

Lay 31/12/2023

Esse livro não é para todos.....
Ágatha Christie no romance não agradou no passado e pode não agradar hoje, mas é muito bom, principalmente para quem quer deixar as raízes dos questionamentos brotar na sua cabeça. É incrível como mesmo dando uma certeza para o leitor a autora consegue deixar a intriga na mente de "Por quê?" e "E se...". Além disso esse livro causa um incômodo, que muitos não gostam, mas particularmente para quem gosta de questionar a si mesmo, é motor de mudanças.
Mas definitivamente não é um livro que está na linha de compreensão de todos.

Naislan 08/12/2023

Ausência na primavera
Ausência na primavera foi o primeiro romance que li da Agatha Christie e foi sofrido de ler.
Digo sofrido não no sentido do livro ser ruim, mas pelo enredo.
Eu gostei bastante.

hiliandra.faggion 11/11/2023

Foi interessante a Joan se descobrindo enquanto estava presa em uma viagem?
Mas não gostei do livro, não gostei do final.
Prefiro os livros de mistério da Agatha.

Taise.Arruda 10/11/2023

Joan é uma mulher típica da sua época: esposa e mãe dedicada 100% do tempo a fazer sua família feliz.
Ela viaja para visitar uma de suas filhas e se vê presa a um hotel devido ao mau tempo e impossibilidade de prosseguir viagem de volta pra casa
Ao longo desses alguns dias que fica isolada...Joan faz uma experiência de balanço da sua vida... relembrando momentos e passagens da sua vida... que lhe trouxeram alegrias, também tristezas e momentos que a fizeram se questionar sobre sua postura como esposa e como mãe.
Levanta a suspeita de ter sido traída e de que sua filha está doente... mas retornando pra casa... é convencida de que tudo não passou de divagações da sua mente.
Mas o epílogo prepara uma surpresa...

Canteli Marcio 09/11/2023

Um mergulho na subjetividade
Como é importante ter momentos de "deserto" para refletir sobre si mesmo.
"Ela conseguiu observar-se a si mesma".
Esse é o grande propósito desse livro.

A correria do dia a dia no impede de perceber certos "sinais" que a vida nos dá.
Somente quando paramos podemos reavaliar o rumo que estamos seguindo.

Consegui fazer um paralelo interessante com a minha própria história, pois também passei por um radical processo de mudança de vida.
Sendo assim esse livro tem um significado especial pra mim se tornando um dos meus preferidos.

10/10

Mireille 02/11/2023

Um livro da Agatha, mas que ao mesmo tempo diverge do seu estilo literário que fez sucesso mundial, não sendo um livro policial/mistério e sim romance.
Esse livro traz uma nova perspectiva da vida da personagem, e que acabamos pensando o quão importante parar, refletir e pensar na própria vida e nos caminhos que ela toma

* p i e t r a* 12/10/2023

Diferente...
Uma proposta diferente da maioria das obras da Agatha Christie, mas valeu a pena a leitura (apesar de ser meio arrastada em algumas partes).

Flor.Fortunata 05/09/2023

Antes de ler este livro pensava que ia ser um clássico da agatha chistie, com homicídio e etc... mas surpreendi-me! este livro fala sobre um assunto que nos faz ter que pensão e que pode mudar a forma como pensamos coisas sobre nós próprios!
só não gostei muito do último capítulo
eu gostei do livro mas não entra para os meus favoritos

Renata.Mieko 01/07/2022

Uma análise sobre a natureza humana.
Você se conhece mesmo e se positivo, tem a coragem de mudar? Se ser uma pessoa que deseja?!

AJ ou Panetone 14/02/2022

A protagonista mais detestável que já conheci
O livro é bem escrito e é bem profundo, mas a protagonista é horrível!
Ela é egoísta, mimada e superficial num nível que me irrita profundamente. Burra e cega!
Bem que dizem que quando não queremos vê algo não vemos.
E olha que no final eu tive esperança, mas foi complertamente destroçada.
Considero um final bom, mas a protagonista me decepcionou, mas muito provavelmente a história não seria tão boa sem uma protagonista tão desprezível e detestável quando ela.