Curso de Iniciação Logosófica

Curso de Iniciação Logosófica González Pecotche

Resenhas - Curso de Iniciação Logosófica

Márcia Andréa 20/04/2010

Realmente é uma introdução à Logosofia. Vale ser lido, embora em alguns momentos frise que sua teoria é a melhor das correntes a seguir. Eu a vi como mais uma além da Psicologia, Filosofia e até mesmo religiões. Caso você esteja precisando, ajuda a abrir a mente, ter uma visão diferente da estabelecida pelos padrões do dia a dia da sociedade capitalista em que vivemos atualmente, refletir sobre o que você anda fazendo com sua individualidade e outras coisas mais.

zé buchão! 18/02/2012

nunca
conheci um logosófico!

Ana Prazeres 16/01/2013

Deveria mudar o nome
Deveria mudar o nome para Curso de Iniciação para Leitura. Levei mais ou menos um ano para ler esse livro de tão chato que achei.
O autor dá várias dicas de como ler e como começar um estudo QUALQUER. De Logosofia ele não fala nada. Tanto que não me interessei mais pelo assunto.
Não gostei realmente.
Bruno Oliveira 21/02/2014minha estante
Não sei se foi a tradução, mas esse livro é muito mal escrito. Muitas voltas para falar coisa bem banais.

welrbraga 08/11/2013

Leitura cansativa
Texto pesado que parece ter sido escrito usando o "Grande Gerador de Lero-lero". Talvez o conceito sobre a Logosofia seja até muito interessante mas este livro é entediante demais para despertar interesse no assunto.

Lara1869 29/12/2022

Seus grandes objetivos são: a evolução consciente do homem, o conhecimento de si mesmo, a integração do espírito, o conhecimento das leis universais, o conhecimento do mundo mental, transcendente ou metafísico, a edificação de uma nova vida e de um destino melhor e o desenvolvimento e o domínio profundo das funções de estudar, de aprender, de ensinar, de pensar e de realizar.

Maysa 23/10/2012

???
Não sei se o problema sou eu, mas não entendi nada! Ainda bem que foi de graça, aliás me enviaram três desses pelo correio... doei os outros dois e ninguém entendeu também!
BABI 02/01/2017minha estante
undefined

Carla.Parreira 08/10/2023

Curso de iniciação Logosófica
A logosofia propõe a prática de um rigoroso exame dos pensamentos que tem maior influencia sobre o Eu particular, analisando a conseqüência de cada pensamento que governa nossa mente e conseqüentemente a nossa vida. De tal forma os pensamentos podem ser classificados pela origem (própria ou alheia) e valor (positivo e negativo). Através disso é possível eliminar os pensamentos inúteis, nocivos e que possuem composição mental incompatível com a evolução consciente, a qual requer uma vigilância constante das alternativas desse processo mental. Para viver em plenitude consciente, é necessário que a consciência se manifeste com permanente atenção; que vigie e intervenha em tudo o que pensemos e façamos. A vida se transforma, certamente para melhor, com a simples troca dos pensamentos que a sustentam moral, psicológica e espiritualmente. Diz ainda o livro que a palavra crê deve ser substituída pela palavra saber, porque é sabendo que o homem consegue ser verdadeiramente consciente do governo de sua vida, ou seja, daquilo que pensa e faz. A única concessão possível ao ato de crer é a que surge espontaneamente como antecipação do saber, durando o tempo mínimo requerido para sua verificação através da própria razão e sensibilidade. Nessa situação, fica claro que um saneamento de preconceitos é, pois, indispensável para todo ser humano que queira encarar com êxito o processo de evolução consciente.
Algo que achei interessante é a distinção feita entre personalidade e individualidade. A personalidade é definida como o ser físico, sua figura estética, sua educação e cultura condicionadas com refinamento ao externo, buscando sempre a exaltação de seu conceito pessoal ante seus semelhantes. Individualidade é o contrário: a conseqüência da evolução, do cultivo constante das qualidades morais e psicológicas latentes no ser.
O livro ressalta que a personalidade ganhou império ao avançarem as civilizações em seus refinamentos culturais, provocando o eclipse da individualidade, a qual foi suplantada pela figuração, isto é, pelo conceito exaltado da própria pessoa. Daí a definição de ser a logosofia exatamente a especialidade cientifica e metodológica que se ocupa da reativação consciente do individuo. Quando o homem aprende a conhecer seus próprios pensamentos, os localiza em sua mente e os seleciona para servir-se dos melhores; e quando sabe que pode criar pensamentos próprios em vez de usar os alheios, e exercita sua faculdade de pensar, já está em posse de uma chave para dominar seu campo mental e estabelecer suas defesas mentais. Mas ainda deverá conhecer a fundo suas deficiências psicológicas e lutar contra elas, a fim de vencê-las e eliminá-las, para não oferecer pontos vulneráveis em sua pessoa física, moral e espiritual. Assim, os resultados da realização logosófica pode ser obtido em aspecto físico, psicológico, moral e espiritual. Tem efeito sobre pessoas de temperamento nervoso, tímido, amargurado e céticos. E para finalizar uma frase das paginas finais: ?...Deus dotou cada criatura humana para que a liberdade, o dever, o direito e a responsabilidade se consubstanciem nela como essência viva e inalienável de sua existência...?

Felipe Sampaio 15/07/2012

Resenha: Curso de Iniciação Logosófica, Carlos Bernardo Gonzáles Pecotche
O livro fala sobre como praticar a vida consciente. Uma espécie de evolução humana assistida em busca da felicidade, na qual o praticante tem por obrigação manter vigilância sobre as suas experiências a fim de tirar proveito delas ao máximo e assim alcançar a evolução, sem que a mesma seja inconsciente ou estabelecida por inverdades alheias.

Bruno Oliveira 01/09/2012

Lembro de ter lido há uns anos e não me chamou muito a atenção a não ser a pretensão do autor em ser original. E não era.

Trata-se de uma religião (ou doutrina se você quiser um eufemismo mais chique) que tenta ensinar a pessoa a encontrar seu lugar diante de um mundo tremendamente imperativo, que te bombardeia com mil coisas ao mesmo tempo. Acho isso bem interessante por princípio, porém, o desenvolvimento do livro é muito superficial e simples, apesar de estar embalado num texto mal escrito - truncado, redundante - e numa linguagem desnecessária que tenta o tempo todo camuflar isso. Fiquei impressionado como o autor fazia voltas e mais voltas para dizer simplesmente: "somos influenciados por fatores externos, muitas vezes, sem que nos apercebamos disso", como se a ideia fosse nova ou coisa assim.

O que eu acho engraçado em algumas dessas religiões novas é que elas tentam a todo o custo encontrar uma alternativa ao cristianismo, mas, ao mesmo tempo, seguem seus preceitos básicos de um modo vulgarizado, como se o cristianismo já não tivesse ideias bobas o suficiente.

A quem está em dúvida entre ler ou não. Caso você acredite que deus é uma força do bem, mas que é diferente do que as religiões pensam, ou qualquer coisa assim, talvez vá gostar desse livro ou de qualquer outro também religioso. Contudo, se quiser para ler algo mais substancial, esqueça essa bobagem e vá ler filosofia, sociologia ou qualquer conhecimento que não queira te revelar nada, mas te dar elementos para que você construa o que quiser.

Aldimir.Santos 24/04/2013

Tipo um guia...
as vezes a logosofia romantiza, as vezes ele persuade. Mais em todas as folhas que eu li do livro ela amostra e ensina um jeito novo de pensar e de agir "logosoficamente" só lendo o livro mesmo para experimentar a logosofia, mais sinceramente eu nunca vi um logosófico

aninhastt 02/05/2023

Gostei muito do livro, ele da uma visão geral da logosofia, só tirei uma estrela por algumas vezes ficar um pouco repetitivo