Diário de Uma Paixão

Diário de Uma Paixão Nicholas Sparks

Resenhas - Diário de Uma Paixão

Nat 08/12/2020

"As nossas almas estão ligadas..."
"Talvez, sempre tenham sido assim e para sempre serão."
Uma história contada por alguém que já viveu muito, e que o tempo vivido está marcado em seu corpo e ossos. A história de Allie e Noah, separados após um verão cheio de sentimentos e memórias. Após quatorze anos, um reencontro entre um homem marcado por perdas, e que retorna à Nova Berna para cumprir um sonho que tinha desde adolescente, mas sempre assolado pelo fantasma da jovem que um dia ele amou, e uma mulher, agora noiva, marcada por aquele verão, e que a três semanas do casamento percebe que é indispensável ter esse reencontro.
O amor vivido na adolescência, a história de ambos escritas por cartas como uma forma de preservar a história de um amor vivido por ambos e julgado como algo tão raro até mesmo por aqueles que os conheciam.
E esse amor, que ligou essas almas para sempre, encontra no tempo e no corpo uma barreira. Tão forte como é, permanece lutando e se mostrando, mesmo que a situação diga o contrário.

É uma leitura rápida, mas talvez não sem algumas lágrimas e uma inquietação de como o amor pode mover as pessoas.

Bya 09/09/2020

p e r f e i t o !
Sou suspeita a dizer, já que sou apaixonada por romances, mas esse livro é pft cara. Um livro delicioso de ler, e q me fez refletir, me fez chorar, me emocionar. E me relembra que temos que aproveitar cada momento da vida, prestar atenção nos detalhes e se deliciar com o mundo, Deus criou tudo tão perfeito que eu não tenho nem palavras.

Anabi0 03/01/2023

letter to the book
Mesmo agora, eu nunca entendi por quê você seria triste....acredito que apesar de tudo vocês encontraram um no outro um amor verdadeiro que valesse à pena, e isso é mais do que a maioria das pessoas consegue achar. Eu gostei de ler você....de verdade.

Natasha.Nogy 19/01/2022

Que romance...
Não tem um livro do Nicholas Sparks que eu tenha lido e que eu não tenha me emocionado.
É uma leitura fácil, rápida e muito tocante. Parecia que eu estava ali, observando a Allie e Noah vivendo aquela história de amor. Simplesmente maravilhosa!!!
Maria 19/01/2022minha estante
Ainda n li o livro,mas amei o filme é maravilhoso!

Natasha.Nogy 19/01/2022minha estante
Não assisti o filme, mas o livro é magnífico!!!

Danielli 03/05/2020

Seria possível um amor assim?
Juro que achei que ia acabar em morte mas, acabou da maneira mais doce e bonita possível. Nos faz chorar ainda mais tio Nick.
Fico me perguntando se é possível um amor tão puro e verdadeiro existir assim...
Keila.Freire 03/05/2020minha estante
Tenho vontade de ler esse livro pois amei o filme.

Danielli 03/05/2020minha estante
Leia! Tem algumas diferenças mas, leia! :)

Aulas Linguagens 04/05/2020minha estante
Eu li Dois a Dois; é um livro que fala de um relacionamento em família, que é agitado por transformações.Mas " dois a dois", as coisas vão se resolvendo.

Ju Silva | Leitora Cacheada 20/09/2020

Não dava nada e me surpreendeu
No início não achei que fosse encontrar nada muito grandioso, é um livro curto, com um início que não me pegou de cara e algumas decisões dos protagonistas me fizeram duvidar que eu fosse gostar no final de tudo.
Mas foi um leigo engano quando cheguei mais um pouco da metade pro final, quando voltamos a narrativa do primeiro capítulo, tudo o que o Noah nos conta, tudo o que ele sente pela Allie, toda a história de amor que eles tiveram juntos e o desfecho que os dois têm me fizeram derramar muitas lágrimas.
Sinceramente, fechei o livro completamente surpresa e pasma como fiquei após a conclusão da leitura, eu não assisti ao filme e não sabia de nada sobre o que trava Diário de uma Paixão.
O Nicholas tem uma escrita extremamente cuidadosa, e descritiva nesse livro (digo, pois não li mais outros dele pra saber se é um padrão) e não de forma maçante, o que faz o leitor ficar encantado com todos os detalhes e sentimentos que ele traz sobre cada personagem, enfim, uma boa história, o final foi o que mais me emocionou e também foi o motivo de eu ter aumentado a nota.
Recomendo a leitura a quem aprecia um bom romance.

Blue 15/07/2021

O filme é melhor. Porém o livro é bom
Eles literalmente tiraram as melhores cenas, porém é interessante ver a evolução da doença dela que não é descrita no filme.
Continuo preferindo ver ao filme.

sof 09/05/2021

diário de uma paixão
MEU DEUS, sem palavras, que livro incrível, cada palavra bate no coração com força. me emocionei de verdade!

Nathan Soares 13/02/2021

O Diário de uma Paixão, assim como outras obras de Nicholas Sparks, nos apresenta amores que, embora muitas vezes não tenham finais de conto de fadas, são extremamente fidedignos à vida real. Allie e Noah vivem o seu amor apesar dos percalços e inconstâncias da vida e juntos criam um dos romances mais belos e apaixonantes de Nicholas. Recomendo muito a leitura.

Lu 23/06/2021

Rapidinho e maravilhoso!
Amei esse livro, a história é ótima além de ser um clássico, fiquei feliz com o rumo da história, triste em como as coisas ficaram mas, feliz com o final.
Todos deveriam ler, linda história.

suzanathalia 12/01/2023

diário de uma paixão.
"Os românticos chamariam isso de história de amor; os cínicos, de tragédia."

diário de uma paixão é um dos meus filmes de romance favorito, eu amo a história e sempre me emociono quando assisto, mas não funcionou com o livro, por mais que tenha uma história linda e incrível, além de ter uma escrita muito fácil de ler que lhe prende do começo ao fim, não me comoveu tanto como no filme. Mas não posso deixar de dizer que o amor de Noah e Allie é algo tão lindo, complexo e real, eu amo isso.

Mari.Vasconcelos 05/01/2023

Fofo, triste, comovente
Aquele romance que nos dar um cruch literário.
Aquele amor que transcende o tempo, que de tão arrebatador nos faz questionar se realmente é possível ...

Talvez eu seja a única pessoa que ainda não tenha visto o filme, smp zapeava por ele e pensava com desdém: Dhããão rs
Agora eu quero ver ??
Daniela476 05/01/2023minha estante
O filme é muuito bom também!!

Mari.Vasconcelos 05/01/2023minha estante
Vou ver, Dani

@hobbiesdacindy 13/10/2022

Gostei, mas a Allie me decepcionou um pouco, ela precisou ver uma foto no jornal pra voltar a querer o Noah, enquanto ele nunca deixou de pensar nela.
Sinto que o Noah a amou muito mais do que ela a ele.

Agora falando de livro vs filme, eu sempre amei muito o filme, e fiquei incomodada com algumas mudanças, sei que ocorrem para prender a atenção de quem está assistindo, mas isso sempre me decepciona :(

A leitura é bem fluída, e as páginas passam que você nem vê.

Ronaldo.Ruiz 25/05/2020

Diário de um amor verdadeiro
Eu não sei se concordo com o título em português “Diário de Uma Paixão” para o livro “The notebook”, do escritor americano Nicholas Sparks. Paixão é uma coisa efêmera e muitas vezes só idealizada. O amor, por outro lado, é duradouro e sólido, como o que Noah, protagonista do romance, sente por Allie. O sentimento dele é capaz de sobreviver a distância e ao tempo, que destrói tudo o que vê pela frente.

A história dos dois começa quando Allie vai passar as férias de verão em Nova Berna, cidade onde Noah mora. Eles se conhecem em uma festa típica de cidades do interior e acabam se apaixonando. Os dois vivem um romance intenso. Porém, Allie retorna para sua cidade ao final da estação.

Noah envia várias cartas para moça, mas nenhuma delas é respondida. Para tentar esquecê-la e fugir da Grande Depressão, que tem início após o crack da bolsa de Nova York em 1929, ele vai para o norte do país, onde consegue um emprego em um ferro velho. Ele se torna um funcionário muito dedicado e querido pelo patrão.

No entanto, ele acaba tendo que ir para a guerra na Europa. Quando retorna aos EUA, Noah fica sabendo da morte de seu ex-patrão, que deixou uma quantia em dinheiro para ele.

Noah usa esse dinheiro para restaurar uma casa antiga em Nova Berna que tem um importante papel simbólico na história. Durante aquelas inesquecíveis férias de verão, Noah mostra a casa para Allie e diz que um dia irá comprá-la. É nela que os dois perdem a virgindade.

Quando lê uma reportagem no jornal sobre a restauração que Noah está fazendo na casa, Allie decide retornar a Nova Berna, após mais de uma década, para resolver o que ficou pendente. Entretanto, Allie está prestes a se casar com Lon.

Enquanto Noah vive uma vida simples, acompanhando o ritmo da natureza e lendo poemas de Walt Whitman, Lon é um advogado bem-sucedido e dedica a maior parte de seu tempo ao trabalho, muitas vezes se esquecendo de dar a atenção devida à sua noiva.

Allie e Noah, enfim, se reencontram. Aos poucos, eles sentem o amor renascer em seus corações. Allie, então, vai ter que decidir com qual dos dois vai ficar.

[AVISO: a partir daqui pode haver alguns spoilers]

O que contei até aqui nesta resenha faz parte da história passada do casal. O autor usa uma técnica narrativa chamada “in medias res”, ou seja, ele começa o romance pelo meio.

O primeiro capítulo mostra Noah e Allie já idosos em uma casa de repouso. Eles se mudam para lá após Allie piorar do Alzheimer. Todos os dias Noah lê o seu diário para ela, na tentativa de fazer a esposa se lembrar da história deles.

Antes da doença evoluir, Allie diz para o marido que vai se recordar sempre que ele fizer isso. Existem dias que ele consegue restaurar a memória de Allie, outros não.

Ao longo da narrativa, ficamos sabendo que os dois tiveram um casamento feliz e que Noah foi um bom marido.

[Os possíveis spoilers terminam aqui]

O romance é muito fácil de se ler, pois Nicholas Sparks é um narrador muito hábil. É possível terminar o livro em poucos dias ou até mesmo em um único dia. Sparks nos prova que um romance romântico pode ter muita qualidade literária. respeitando o leitor, e abordar questões importantes.

A grande lição que “Diário de Uma Paixão” nos deixa é a devoção e a fidelidade de Noah por Allie, que cumpre a todas aquelas promessas de amor feitas no altar.

site: https://marcenarialiteraria.art.blog/2020/05/25/resenha-4-diario-de-uma-paixao-de-nicholas-sparks/