Fedro

Platão

Resenhas - Fedro

annacsfraccaro 06/05/2023

Interessante
Mais um livro de um autor clássico, e eu achei interessante, essas literaturas clássicas são sempre um pouco mais complexas, mas vale a pena a leitura.

Filipe378 16/12/2021

Sobre a importância da filosofia
Esse dialogo trata de muitos temas, como por exemplo: o amor, a retórica e a escrita. Porém, apesar de seus temas serem variados, ele nos apresenta como pano de fundo a exortação à filosofia.
Sócrates mostra como o amor, se guiado pela virtude, nos leva a filosofia, que é o modo como conseguimos buscar o belo, o justo, a verdade e o bem. Também mostra que a arte da retórica nada consegue de bom se não estiver a serviço da verdade, que é obtida através da filosofia. E, por último, mostra como a escrita é apenas algo com fins de diversão e informação, mas que o verdadeiro conhecimento só é adquirido a partir do diálogo, ou dialética, entre duas pessoas. E a dialética é o método que Sócrates usa para filosofar.

Wilson 21/08/2023

Talvez a tradução não tenha ajudado
Li naquelas edições de bolso da Martin Claret, cujas traduções são de qualidade duvidosa. O livro é curtinho, pouco mais de 100 páginas. Trata-se de um diálogo entre Platão e o jovem Fedro sobre o amor, a alma, retórica e dialética. Talvez um dia eu leia em outra tradução, e a leitura venha a ser mais prazerosa e inteligível.

Caroline.Sandin 28/05/2021

Não foi uma leitura fácil, ainda engatinhando em filosofia ...
mas o mais incrível é como tudo realmente já foi explicado , previsto ... a resposta está sempre nos livros

Carol 07/05/2023

O diálogo aborda temas como a natureza do amor, da retórica e da alma. Se passa em Atenas, e começa com um encontro entre Sócrates e Fedro, um jovem estudante de retórica.

Fedro mostra a Sócrates um discurso que ele havia recebido de Lísias, um conhecido retórico, e os dois começam a discutir a arte da retórica. Sócrates argumenta que a retórica não é uma arte verdadeira, pois seu objetivo não é buscar a verdade, mas sim persuadir os outros a acreditar em algo, independentemente da veracidade do que está sendo dito.

Em seguida, Sócrates e Fedro iniciam uma discussão sobre a natureza do amor, em que Platão apresenta a ideia de que o amor é um impulso divino que leva o indivíduo a buscar a beleza e a perfeição. Sócrates afirma que o amor pode ser um meio de elevação da alma, desde que seja direcionado para o bem e a virtude.

Ao longo do diálogo, Platão apresenta sua concepção da alma usando a metáfora de uma biga puxada por dois cavalos, um bom (razão) e um ruim (desejo), onde o "cocheiro" seria o espírito (parte irascível). Essas partes estão hierarquicamente organizadas, sendo que a razão deve governar as outras duas partes para que a alma possa atingir a virtude e a felicidade.

O diálogo em vários momentos é engraçado, pois Sócrates fala em diversos momentos com ironia.

Vinícius 09/05/2021

Platão e Fedro
Fedro dialoga com Plantão sobre seu diálogo com Lísias onde discutiram o amor principalmente eros (amor sensual) e a retórica em meio a um passeio em um senário inspirador repleto de ninfas e paisagens exuberantes que os inspiram.

Dumbo2.0 03/09/2023

Filosófico
Como sempre filosofia antiga é bem confusa, com uma linguagem rebuscada, que deixa a obra dez vezes mais difícil de se entender, li e fui ver vídeos sobre pra compreender melhor.
No final é um livro muito rico, que fala sobre mais do que amor, mas fala sobre alma, sobre fazer o certo, sobre ser puro e não burro.
Ainda assim, esses livros, não são meu tipo de leitura, só leio pela escola.
VictAria.Rossetto 24/10/2023minha estante
Habla lenda

Steph.Mostav 24/05/2021

Poderia ser mais curto
Fedro é um dos diálogos de Platão sobre o amor e a retórica entre Fedro, um jovem ingênuo, e Sócrates, o filósofo que basicamente o educa na arte de ser enganado por belas palavras e nenhuma substância. Contrário ao discurso de Lísias, que acredita serem os apaixonados pessoas pouco confiáveis e entregues às paixões nocivas, Sócrates defende que o amor inspira ações sublimes como o culto aos deuses, as artes e a filosofia. Para ele, o que move a cultura é o amor e, após explicar o que para ele são as almas de acordo com a metáfora de um carro alado guiado por dois cavalos, um bom e um ruim, também explica a diferença entre os discursos que enganam e os que influenciam positivamente quem os escuta, para que Fedro possa aprender a diferenciá-los. É um texto bem simples, sem grandes atrativos e que poderia facilmente ser resumido em um diálogo mais curto.

Marcia 04/02/2024

Minhas impressões sobre o livro
Platão, Sócrates... Grandes filosofos gregos que sempre ouvi falar mas nunca me aventurei por seus livros. Até agora kkk Viveram antes de Cristo e esse livro foi escrito por Platão por volta de 385-370 a.C.
Resolvi conhecer um pouco e me aventurar por esse mundo tão vasto e enriquecedor.
Quem já se aventurou pelo mundo da filosofia?
Nesse grau de filosofia, eu só tinha lido uma introdução através do livro "O mundo de Sofia" e confesso que preciso reler.
Mas voltando aos filósofos gregos, nesse mês me aventurei nesse livro.
Nessa história, encontramos um diálogo entre Sócrates e Fedro.
Eles começam a conversar sobre um discurso feito por Lísias. Socrates discorda de Lísias e expõe a Fedro sua visão sobre o assunto: o amor, a paixão, o viver com quem ama ou não.
O livro nos traz uma análise , uma investigação sobre a retórica e o amor. Vão dialogar sobre o desejo, sobre a alma, a loucura, arte, o universo, divindades e a importância da transformação pessoal que a filosofia provoca na alma humana.
O livro é curto porém muito complexo e precisei retornar alguns trechos algumas vezes.
Para mim, a leitura foi mais clara quando a fiz em voz alta. Fica a dica para quem se aventurar. A linguagem é mais rebuscada e nos desperta mais a atenção.
Na minha visão, visão de uma leiga, concordo com Platão em algumas partes, em outras não e discordo de Lísias.
No geral, gostei do livro, mas para mim foi uma leitura difícil, um tanto complexa e farei releitura.
Valeu!
Regis 08/02/2024minha estante
Estou doida para ler esse livro, e adorei sua resenha, Márcia. ? ?
Te indico O Banquete de Platão, acho que vai gostar.?

Marcia 08/02/2024minha estante
Obrigada! Irei ler, ja anotei pra ler nesse semestre.

Suelli.coelho 10/02/2024

Nao entendi nada no começo e no final estava igual ao começo
Agora é esperar o video pra ver se consigo entender alguma coisa

Arthur.Sousa 16/03/2022

Da alma
Particularmente um dos diálogos mais complexos ao entendimento, partindo da arazoamento dos discursos, das características da alma e por fim sua manutenção, encerrando por definir a arte dialética...
Será necessário revisitar, eu ao menos...

Gustavo.Henrique 03/09/2020

Fedro contem sem dúvida alguma um dos diálogos mais lindos da filosofia sobre o éros, o trecho sobre a natureza da imortalidade da alma transborda de genialidade e o poder sem igual que a filosofia socrática tem de melhor, assim como Sócrates faz com Fedro, ao terminar de ler o texto também me senti inclinado em pensar que a filosofia é a maior beleza divina que podemos fazer exercer. Um livro obrigatório para todos que amam a arte de pensar.
caio.lobo. 07/04/2021minha estante
Gosto muito da alegoria da carruagem desta obra, que aliás descobri uma alegoria idêntica lá da Índia em um Upanishad do mesmo período. Mesma percepção de mundo, na mesma época, mas em lugares distintos, culturas diferentes e sem contato uma com a outra.

andreagueiro 31/12/2020

Uma reflexão sobre a retórica
Estudei Fedro na aula de Clássicos na facul e me apaixonei demais, o livro é muito bom e pra quem estuda os pensamentos de Platão/Sócrates deve ser realmente grandioso e perfeito. Pra mim, ficou com 3,5 pois achei um pouco tedioso, já que tem uma parte inteira do Sócrates ensinando retórica pro Fedro, e fiquei bastante tempo nessa parte. Tirando isso, as ideias expostas nele e toda a história as redor (Sócrates-Lísias-Fedro) foram maravilhosas, gostei muito!

Marion 01/01/2023

Passeio com Sócrates
Em um passeio com Sócrates , Fedro discute o amor a exaustão. Porém para melhor entender o amor, Platão foi muito mais claro em O Banquete.

Lucio 14/08/2015

Chame Sócrates para falar sobre amor e passearás pela filosofia...
Esse é mais um belo diálogo de Platão, demonstrando toda a sua competência estilística. Basicamente Sócrates se encontra com Fedro que estava encantado com um discurso de Lísias sobre o amor. Lísias defendia que deve-se prestar favores aos que não amam, e não aos amantes. Basicamente, defende que esse amor é uma loucura e é carregado de insensatez. Sócrates começa fazendo um discurso coadunando. Mas então, de súbito, muda de ideia, movido de temor pelos deuses a quem poderia ter blasfemado, e tece loas belíssimas ao amor. Ele observa que a premissa de que a loucura esteja envolvida torna-o mau é falsa, pois há espécies de loucuras boas, como a poética e a religiosa (inspiração). Daí observa um tipo de amor nobre e o distingue do amor mal. O discurso vincula constantemente conceitos mitológicos e filosóficos a tal distinção, e nota que o bem amado é a válvula que desperta a lembrança do verdadeiro Belo. Fala de tipos de amados conforme a personalidade dos amantes e hierarquiza tipos alma. O assunto da reminiscência vem à tona, bem como, naturalmente, sobre a natureza da alma. O Mênon e o Banquete são ótimos paralelos para complementar esses ensinos.
Depois de tudo isso, resolvem discursar sobre retórica, posto que Sócrates acusa o discurso de Lísias de mera retórica vazia. Há críticas aos sofistas e conclusões semelhantes às encontradas no diálogo Górgias. Basicamente se conclui que o bom discurso preza a verdade, e investiga-a com rigor, distinguindo as essências bem como as influências exercidas e sofridas pelo objeto de investigação. Além disso, o bom orador discerne os vários tipos de almas e os discursos apropriados para persuadi-las e comunicar-lhes virtude e sabedoria. É um caminho penoso e tortuoso o da verdadeira retórica, só seguido por quem tem alguma devoção.
Por fim, Sócrates fala sobre textos escritos e falados, e diz que os textos escritos são mortos, não podendo exercer a função da dialética, fertilizando a alma dos seus leitores. Os textos não podem nem mesmo prestar esclarecimentos ou defender suas doutrinas. É preciso um contato com o mestre. O bom texto só tem valor para relembrar o que foi aprendido pessoalmente com um mestre.

Com isso, percebemos que o texto trata sobre ética no assunto do amor; mas também trata de psicologia e antropologia filosófica; bem como retórica, lógica e filosofia da linguagem e da educação.