Dr. House: Um guia para a vida

Dr. House: Um guia para a vida Toni de la Torre

Resenhas - Dr. House - Um guia para a vida

Luan Sperandio 31/12/2010

Autoajuda às avessas
Em Dr. House: Um Guia Para a Vida - Como Triunfar com Humor e Ironia demonstra-se que no passado um indivíduo politicamente correto com suas gentilezas e a socialização das pessoas era admirada e dita como exemplo. Contudo, esse comportamento não é um padrão para a sociedade pós-moderna.
O livro mostra que uma pessoa infeliz e que não realiza o que se espera delas pode conquistar a admiração das pessoas, usando como modelo o polêmico -e genial- protagonista de uma série que leva seu nome, o amargurado Dr. House.
Toni de La Torre escreve um verdadeiro tutorial de como pensar e agir para ser infeliz, com o propósito paradoxal de conquistando esse objetivo, encontrar a felicidade.
Parece um tanto confuso, porém é realizada inicialmente uma reflexão sobre o que é felicidade; segundo La Torre, ter uma vida estável é tediosa e que "encher um ser humano de felicidade é o caminho mais rápido para aborrecê-lo [...] e deixá-lo depressivo", concluindo que 'sem dificuldades não podemos ser felizes".
Faz-se várias referências ao seriado no decorrer dessas explicações, tornando a leitura engraçada, leve e objetiva.
O mais interessante, sem dúvidas, fica a cargo da ultima página em que o autor lista seus agradecimentos e fica evidente que embora tenha feito um livro com conselhos e dicas para viver uma vida amargurada e solitária, ele possui uma "vida comum e feliz" com sua familia, sua mulher, seu trabalho e seus amigos.
Portanto, quem não deseja seguir uma vida amargurada -a maioria das pessoas- ao ler o livro percebe que realiza muito que é preciso para isso, como não confiar nas pessoas ou não ouvir outras opiniões, fazendo da obra um autoajuda às avessas; quer dizer, faça exatamente o contrário de tudo que foi descrito nesse 'guia para a vida".
Luan Sperandio 24/05/2013minha estante
Mas é exatamente isso que ele é.

Renata 20/12/2013minha estante
OMG! Preciso ler esse livro... >_

Juh 14/03/2011

Confesso que me decepcionei com esse livro. Eu achava que a idéia seria mais criativa, mais inteligente, mas é muito radical, e é o tipo de coisa que você nunca aplicaria na sua vida. A não ser que você queira ser tão radical quanto o Dr. House e, particularmente, eu não creio que o personagem seja tão intenso e desumano que nem o livro descreve.
Karol 26/06/2011minha estante
Concordo! do jeito que o autor coloca, parece que o House pensa milimetricamente em cada uma de suas ações para maltratar e humilhar as pessoas. Pra mim, ele é daquele jeito por conta de sua história de vida... Sei que House é um personagem, mas na vida real as nossas experiências de vida nos definem.

Mari 29/10/2013

Um aviso antes de falar alguma coisa sobre este livro: não leve tudo o que ler tão a sério! Quem assiste o seriado House já sabe que a personalidade do personagem principal não é lá muito agradável ou admirável, mas o livro traz justamente isso: reúne as características de House e ensina o leitor a ser como ele. O exemplar que li foi da editora Lua de papel e tem 150 páginas.

E, para quem assiste ou já assistiu House pelo menos uma vez na vida, já percebeu que suas características principais são a ironia, o sarcasmo e o egocentrismo. O autor deste livro, Toni de la Torre, traz uma narrativa bem dinâmica e inclusive, escreve algumas falas e cenas do seriado (o que é bem divertido!) que traz um humor e ao mesmo tempo uma ilustração da personalidade de House.

Confesso que ao longo da minha leitura esperei o autor dizer que tudo isso não passava de uma brincadeira ou até mesmo dizer que não era para nos comportarmos tão radicalmente assim. Mas não. Ele foi bem a fundo na ideia de transformar o leitor em um House da vida, que comecei a achar isso um ponto de humor no livro! E de fato é!

Então o segredo é não levar a leitura, muito menos as regras de como ser um verdadeiro House, tão a sério. A narrativa é muito boa de acompanhar e a leitura é bem rápida, pois o livro é fininho! Recomendado pra quem gosta, conhece ou quer saber mais sobre a personalidade do médico gênio fictício do diagnóstico: Gregory House!

Para mais resenhas e textos:

site: http://msfigueiredo.com

Allife 13/11/2020

Para quem gosta da série é muito interessante a leitura, para quem a leitura é válida tbm.

Nedina 22/06/2011

Dr House
Em uma palavra: inacreditável

Essa é a melhor definição para esse estranho personagem. Gregory House é um médico
inteligente e mal-humorado, mas não se deixe intimidar, ele é muito carismático.

Bem, esse é um livro de auto-ajuda às avessas. Digo isso, porque os livros de auto-ajuda
normalmente te dizem como ficar alegre, de bem com a vida e fazer todos ao seu redor se
sentirem amados. Nesse livro você é capaz de achar qualquer coisa, menos esses elementos.
Com ele você vai aprender que ser solitário é o melhor modo de não sofrer, criar e viver com
problemas é o que vai te fazer feliz, humilhar e desmoralizar todos ao seu redor ah! Isso sim é
um bom modo de levar a vida. Sim, eu estou falando sério!

Toni de La Torre (também conhecido como autor do livro) nos mostra o extremo da cara
de pau de se esconder atrás de altos muros de concreto para não voltar a se machucar.
Vemos, de uma maneira bem ampliada, pequenos atos, impulsos que praticamos todos os
dias e nos levam a ferir pessoas de quem gostamos, a não viver com total prazer nosso dia-
a-dia alegando que tudo é chato e monótono. De uma forma muito bem humorada ele joga
na nossa cara que só é infeliz quem quer. E vai além! Esse é um manual para a infelicidade,
solidão, uma vida regada de mau-humor e toda sorte de problemas e desilusões. Ele
realmente te ensina como não aprender com seus erros e como não deixar ninguém perceber
como você é infeliz. Boa sorte a quem deseja seguir os caminhos do Dr House, saiba que não é
assim tão fácil.

Marcos Antonio 19/10/2011

Não gostei
O livro é mesmo um guia para a vida, mas é um guia daquilo que não se deve fazer com as pessoas. É um manual de condutas negativas...
Não gostei e me arrependi bastante de ter comprado e de ter lido. Mais no fim é um livro que se não te auto-ajuda, também não te auto-atrapalha

giovanna 19/10/2011minha estante
infelizmente concordo com tudo que voce disse, e também me arrependo muito de ter comprado e lido ):

Alvaro0105 09/02/2012

Exelente!
Se vc quer ser feliz, leia esse livro e faça tudo ao contrário do que ele diz! infalível!

Edvania 10/08/2013

-_-
Fazia tempo que eu pegava um livro tão ruim pra ler.

igoortc 27/01/2011

Resenha do livro Dr. House - Um guia para a vida

Dr. House - Um guia para a vida é um livro de auto-ajuda. Mas é bem diferente e mil vezes melhor que qualquer outro. Toni de la Torre - um "Housemaníaco" praticamente assumido - conseguiu reunir todas as dicas e observações que encontramos no seriado House M. D. em um livro pequeno e bem legal.
O médico mal-humorado, infeliz e fechado Gregory House tem um modo de vida diferente de qualquer outra pessoa e consegue se dar super bem na vida desse jeito; e é por isso que muitos homens querem ser igual a ele e muitas mulheres o desejam.

[+] termine de ler: http://www.somoscriativos.com/2011/01/resenha-do-livro-dr-house-um-guia-para.html

Gabe 31/01/2012

Bastante específico
O livro é bastante útil pra se tornar alguém com a arrogância do House, os fãs provavelmente vão gostar, mas quem não está muito ligado no personagem não vai gostar tanto, eu acho.
Dantas 16/01/2016minha estante
Cara, sinceramente?
Me considero um fã do Dr. House, mas achei o livro bem decepcionante. Eu achei bem perceptível diferenças entre o House da série para o House montado no livro. Acho que no livro a opinião pessoal do autor sobre o House sobrecarregou no que se refere a vários aspectos do Gregory! Como humor, pessimismo, infelicidade e etc. Talvez o excesso de definição negativa tenha tirado um pouco da intrigante/interessante "dúvida" que o House nos traz em cada episódio das 8 temporadas da série. Mas claro que não deixa de ter algumas informações úteis no livro...
Em fim, esperei mais do livro.