Meditações - Marco Aurélio

Meditações - Marco Aurélio Marco Aurélio

Resenhas - Meditações

Agneli 15/04/2024

Conteúdo valioso
O livro não é simples de ler, por ter sido escrito há cerca de 2 mil anos, a linguagem é um pouco complicada e muitas vezes não consegui assimilar a ideia por conta disso. Mas por outro lado, a leitura é bem fluida pois a maioria dos textos são curtos e diretos. Enfim, o livro é excelente e trás ensinamentos preciosos que podemos usar em nosso dia-a-dia para viver com mais tranquilidade, felicidade e plenitude.

Jess 12/04/2024

Leitura difícil
Apesar de ser uma leitura bem rebuscada (levando em consideração o livro ser considerado o "diário" de Marco Aurelio) eu gostei de muitas passagens.

Sarah 09/04/2024

?A nossa vida é aquilo que os nossos pensamentos fazem dela?
Uma leitura que eu julgo ser necessária pra cada ser terrestre.
Deveria muito ter uma edição de leitura mais fácil para que fosse mais acessível para todos.
Agradeço o curioso que mexeu nas coisas do Marco Aurélio e postou o livro sem ele querer, poucos conseguem passar uma mensagem que de fato se leva pra vida. E esse com certeza é um que eu vou morrer lembrando o que ele passa.
Achei o estoicismo uma filosofia de vida ótima, mas muito feliz pro meu gosto kkkk, mas uma ideia ou outra é ótima de se seguir, para um ser ansioso então, ajuda muito.
O fato de trabalhar como grande parte dos acontecimentos da vida não estão em nossas mãos então não tem o pq se preocupar com coisas fora de nosso controle, tendo pouco tempo de vida e gastar ela sofrendo é inútil, principalmente a parte da singularidade onde você não ganha nada ligando pra vida dos outros, o que fazem ou não é insignificante pra sua vida, assim como a morte sendo algo natural que acontece querendo ou não.
Perfeito pra uma vida mais leve, mas ainda possuem uns pontos no quais eu não conseguiria seguir, mas ótimo!

Coringuinha3 07/04/2024

Um Labirinto de Sabedoria
"Meditações" de Marco Aurélio é uma obra clássica da filosofia estoica, oferecendo insights profundos sobre a natureza humana e a busca pela sabedoria.
No entanto, devo admitir que minha experiência com o livro foi desafiadora. Enquanto aprecio sua profundidade e significado, achei a linguagem e o estilo de escrita um tanto difíceis de engajar completamente.
Confesso que não consegui entender o texto por completo, o que prejudicou minha apreciação da obra.
No entanto, reconheço seu valor para aqueles que desejam estudar filosofia, especialmente a filosofia estoica.
Portanto, mesmo que minha experiência pessoal não tenha sido totalmente satisfatória, ainda recomendaria "Meditações" de Marco Aurélio para aqueles interessados em mergulhar na filosofia antiga. Minha nota para o livro seria de 2 estrelas, considerando-o razoável.

Enricocpb 06/04/2024

Meditações é maravilhoso para entender o pensamento de um praticante do estoicismo, e nele nós é mostrado as bases e práticas para entrarmos em harmonia conosco e a natureza, além de ensinar sobre relações interpessoais e nos mantermos no caminho do homem íntegro.

Laurinha do Balacobaco 02/04/2024

Maravilhoso!!! Esse livro ajudou-me muito a melhorar o meu convívio com as pessoas. Além de ter-me introduzido ao estoicismo.

Léo 02/04/2024

O pequeno livro do imperador filósofo, escrito por ele e para ele mesmo, nos dá dicas relativamente práticas para lidar, com serenidade, com as vicissitudes da vida.

Adepto da filosofia estoica, Marco Aurélio vai falar sobre a brevidade da vida, o tempo, a dificuldade de lidar com as outras pessoas, a preocupação com o futuro etc..

Apesar da organização da obra em 12 livros, por vezes tive a impressão de pensamentos fragmentados, o que, confesso, tornou a leitura maçante em alguns momentos.

De toda forma, é um clássico e, portanto, deve ser lido por todos que gostem dos assuntos discutidos.
Lari ... 03/04/2024minha estante
Leo, eu li uma matéria na internet esses dias, sobre o estoicismo e achei interessante, nunca tinha ouvido antes...gostei da sua resenha, fiquei curiosa. Vai para minha lista de leitura!

Léo 03/04/2024minha estante
Oi, Lari! Eu não conheço tanto quanto gostaria, mas o estoicismo é uma escola de pensamento muito interessante. Esse livrinho é bem legal, principalmente por ser mais prático do que teórico. Acho que você vai adorar. ?

Lari ... 03/04/2024minha estante
Boa noite, Léo! Eu achei bem interessante, vou deixar anotado pra ler assim que possível! Você já leu outros livros com esse tema?

Léo 03/04/2024minha estante
De estoicismo, infelizmente não. Estudei um pouco na faculdade, em História da Filosofia, mas foi bem superficial. Tenho vontade de ler Sêneca e Epiteto, que dizem ser muito bons.

Bruna.Pereira 28/03/2024

Se trata de várias reflexões, convém acompanhar com algum podcast a fim de entender o contexto da época.

Caco 28/03/2024

No coach lendo um coaching
Um ensaio fantástico. Um aprendizado para a vida toda. A maturidade em prosa. O tiramisú da filosofia romana. Marco Aurélio foi um verdadeiro Coaching. Não há boçalidade de um Pablo Marçal. Nem precisa ser gigante que nem o Tony Robbins.
Com este compêndio você aprende realmente a viver e o que é a vida acima de tudo.

Recomendo para todos aqueles que amam ler e acima de tudo aprender. Confia em mim e todos vão ganhar 10,5.

Nota: 10,37 (Nota 0 a 10,5)

Germana14 27/03/2024

Meditações de Março Aurélio
O imperador Marco Aurélio mostra como manter o controle emocional e enfrentar as adversidades da vida.
Mesmo não sendo habituada a uma linguagem filosófica, a leitura é bem prazeirosa.

Karynne.Santana 21/03/2024

"As pessoas nos ensinam, quer por suas virtudes, quer pela ausência delas"
Um livro extraordinário, com bastantes aprendizados para quem está disposto a aprender. Adorei e levarei os ensinamentos dele para a vida, trouxe-me muitas reflexões importantes.

guzin999 20/03/2024

ESTOICISMO por Zenão de Cítio
Ao longos dos 12 livros, Marco Aurelio tocou bastante nessa tecla de aceitar a brevidade da vida e viver um dia como se fosse uma vida inteira.
?Memento mori?. Não podemos dar tanto valor àquelas coisas que nos entristecem. Afinal, não sabemos quando será o nosso último suspiro.

Tenha gratidão pela vida que você possui, todo santo dia.
Não se dedique aos afazeres inúteis.
Só se satisfazer com o estudo cuidadoso e absolutamente detalhado.
A não ser impaciente ao dar explicações.
Não se deixar levar por impulsos passageiros.
Manter-se bem disposto nas dificuldades e nas doenças.
Gentileza. Coragem. Verdade. Lealdade. Simplicidade.

?Recorda que meramente vives o presente, que é um momento brevíssimo. Todo o resto é passado ou incerto. Pouco é o que cada um vive.?

paulovf 20/03/2024

Estoicismo - a arte de viver consigo mesmo
O livro aborda filosofia de uma forma abrangente, principalmente sobre estoicismo, a arte de viver a vida de forma inabalável. sabendo que você não tem controle do mundo afora, apenas do próprio 'eu', que te cerca através da alma. Tudo está predestinado/programado a acontecer pela natureza universal das coisas, AMOR FATI: amor pelo destino, o que quer que aconteça, esteja pronto para lidar com as situações, e além de todas isso, lembre-se da morte, ela é a única certeza que temos como seres aqui nessa terra, a vida é passageira.
peedroferreiraa_ 23/03/2024minha estante
Nossa q escritor

Wemerson25 20/03/2024

Super valorizado
Penso que o livro traz alguns conceitos interessantes e aplicáveis, porém não espere muito pois o mesmo tem uma linguagem um pouco descolada da atual, como já é de se esperar.
O livro é um pouco denso em certas parte e bem simples em outras.
Os rodapés ajudam um pouco para quem não é habituado aquele período da história.
Esse definitivamente não é um livro que lerei novamente nos próximos anos.

Gleidson37 20/03/2024

Um manual para enfrentar os desafios da mente
A filosofia estoica de Marco Aurélio nós faz querer viver de uma forma a construir um caráter e espírito forte