De Corpo e Alma

De Corpo e Alma Willian Nascimento

Resenhas - De Corpo e Alma

Aleska Lemos 28/05/2012

De corpo e Alma
De ontem para hoje li o livro de Willian Nascimento. O Livro chama-se "De corpo e Alma".
Trata-se de uma história de sobrenatural. Um amor impossível entre uma humana e um demônio. O legal é discussão que o autor retoma sobre a natureza humana: somos pré-dispostos ao mal ou o escolhemos devido nossas trajetórias de vida? Outro aspecto interessante é como ele retrata bem a alma feminina através das personagens Vanessa e Victória, e nos apresenta um modelo de masculino sensível, educado que muitas vezes foge da nossa expectativa. Não achei isso ruim, a idéia de que o homem precisa ser auto-contido já está há séculos ultrapassada. Não posso também deixar de compará-lo ao próprio autor que é um rapaz muito inteligente e acho, sensível. Melhor ouvido que ele não há, e confesso já ter abusado um pouquinho disso XD.
Bom mas voltando ao livro, como disse no facebook, a história é uma cachaça. Willian me emprestou ontem as 3 da tarde e eu acabei de lê-lo as 4 da manhã. Tive medo pela burrice da personagem, torci por ela e me identifiquei muito com a Victória. Em alguns pontos parecia que Will falava de mim, a não ser pelo fato de que não me apaixonei por um demônio.
O autor fala de problemas familiares, como mães controladoras, auto-superação e uma parte que gosto muito é que não há guias para a felicidade e as personagens acabam construindo isso para si mesmas. A questão religiosa sobre céu e purgatório também é debatida, e willian dá sua interpretação muito pessoal e intrigante.
Acho que uma boa história é aquela que consegue te fazer aceitar qualquer final que o autor queira dar, é muito ruim quando o autor força uma final porque acha que o público vai gostar mais,e o fim, que pra mim foi feliz, não foi típico. Originalidade é o que mais admiro. Eu gostaria de saber o que acontece com os personagens depois do fim, e isso também é marca de uma boa história.

Ariadne 10/04/2011

De Corpo e Alma
Mesmo depois de tanto tempo pensando no que escrever, ainda não me sinto preparada para enfatizar o impacto que "De Corpo e Alma" me causou.Já nas primeiras páginas, Willian Nascimento, de maneira clara e detalhista nos apresenta Victória, uma típica mulher do século XXI que aos poucos terá sua vida totalmente transtornada. Com a narração em primeira pessoa de forma introspectiva, os medos e anseios da personagem são inteiramente acompanhados pelo leitor. Victória, que sempre fora calma e equilibrada se descobre terrivelmente ansiosa, nervosa e má. Na ânsia de descobrir a causa de tais comportamentos, ela acidentalmente encontra a exótica Cassandra, que desvendará seus problemas ao apresentá-la a um mundo místico até então desconhecido. Victória terá de aprender a lidar com a entidade que habita seu corpo, mas para isso precisa conhecê-la melhor. E é essa sua gradativa atração pelo desconhecido que a colocará em perigo e êxtase. A descrição de cada visita á cabana(que é ao mesmo tempo seu subconsciente)sem dúvida são as partes mais apaixonantes do livro. O aperfeiçoamento da música ao piano e a apresentação de Pierre a cada dia, me fez torcer para que o incenso durasse mais um pouco. O final é bastante tocante, por isso não o citarei aqui. Direi apenas que foi muito constrangedor tentar disfarçar duas ou três lágrimas insistentes...

Luz 13/02/2011

Muito além da imaginação
.... O autor Willian Nascimento em seu livro de estréia, resolveu bater de frente com autores que já discorreram e escreveram sobre esse assunto, tais como Anne Rice, Stephen King, Frank de Fellita, Joe Hill, Peter Straub e se aventurou por um assunto que dá margem a muitas especulações, indagações, questionamentos, apreensões, atribulações e pouquíssima ou quase, nenhuma resposta que possa ser condizente e que é a possessão espiritual. De modo brilhante, enfático, conciso, o autor nos leva a conhecer e a ter-se idéia do que é ser-se pertubado por um espírito, ou que é ser-se perseguido por alguma entidade, e o que é sofrer pela pertubação de alguma coisa indizível que não está viva e nem realmente, totalmente morta e consequências dessa pertubação ostensiva e hostil, até mesmo na gravação de filmes que se tornaram célebres e famosos como A Profecia, O Exorcista, Poltergeist, Os Mensageiros, onde de aparentemente nada e repentinamente, atores sofreram sérias contusões e sets incendiaram-se de forma inexplicável, podemos então concluir que esse assunto complexo é por demais instigante e polivalente.
Entretanto, o autor conseguiu de modo brilhante, escrever e discorrer a estória e nos ofertou a possibilidade de sermos espectadores diante de uma turbulência indizível e a qual vive a protagonista principal.
Como estréia e estréia essa diante de uma narrativa que possibilita muitas controvérsias e bastante curiosidade, o escritor nos prima com uma narrativa de fácil compreensão e assimilação e que acaba fascinando o leitor e instigando-o a acompanhar os fatos cada vêz mais ansiosamente e sem se deter com nada que possa impedí-lo e tolhê-lo, até que possa ter lido todo o enredo e ter descoberto o que significa de fato estar ali, como possessão e possuído, com todo corpo e toda alma.
George Facundo 18/02/2011minha estante
Olá, cara adoro essas narrativas sobre essa estreita relação do real com aquilo que se chama sobrenatural. Apesar de ser metido a racional, faço um exercício diário de não deixar de ver a vida com essa fascinante possibilidade do mistério!
Muito bom sua resenha! O livro parece ser bem interessante!

Léo 29/01/2011

Só Will para me fazer parar dois livros super maneiros para ler DE CORPO E ALMA
De Corpo e Alma superou minhas expectativas. Fui ao lançamento, recebi uma super dedicatória e fui surpreendido pelo autor quando vi que o livro tinha foco no romance. Pensei: "Bem, nunca julgue um livro pela capa", que aliás, não era tão elaborada, e resolvi começar lá mesmo. Não gosto de romance, mas decidi continuar. Estava lendo A Pirâmide Vermelha e Brisingr, mas dei prioridade para William Nascimento por saber que ele é um exímio escritor, pois já li O Véu e um pedaço do Véu 2, e me fascinei.

A história de Victória com decepções amorosas, o constante incentivo de Vanessa para arrumar um namorado e as críticas de sua mãe comparando-a com sua irmã inicia o livro para o que parece um chick-lit, ou um romance daqueles... Mas comprovei minha tese de que Will não consegue focar no romance. É óbvio que tinha um ou dois errinhos, afinal,nada é perfeito, não é???
Errado! Eu, Leonardo Vieira, provo que está frase está errada. Toda vez que Will coloca a mão no teclado ele faz um mundo fantástico que, uma vez dentro, é impossível sair. É simplesmente perfeito!!!

Toda vez que este lançar alguma coisa eu vou no lançamento, vou ler tudo que ele escrever!Adorei!A leitura, como sempre, é leve, com curtas descrições, e flui como vento num furacão. Sabe aquele livro que quando você chega a ultima página você fala: "Nossa!Eu não acredito que isso é Made in Brazil!"?. Pois é, isso se aplica a ele. Eu sei que nesse nosso Brasil temos muitos autores impressionantes, histórias fantásticas, mas Will remodela tudo em que cada leitor pensa sobre nossa litetarura, mesmo que este seja o mais preconceituoso possível.

Quando chegou a ação, eu fiquei lá, sem parar nem para ir ao banheiro, beber água ou comer, tentando saber o que ia acontecer a seguir. Tenho que admitir que ele fez um trabalho e tanto. Conseguiu aprofundar no ponto certo a história, explicar todas as pontas soltas, e o melhor ainda: Apareceram personagens de O Véu, como Cassandra e Esmeralda.

Mesmo que o autor tenha pretendido focar no romance, é impossível não perceber que tudo ali tem um pouco de magia, fantasia, e até mesmo realidade. Por a história se passar no cotidiano fica ainda melhor. E quando ele apresentou Pierre, fiquei de boca a berta. Um demônio educado e apaixonado... Ainda mais quando conta sua história!!!Incrível!

Não posso falar que virou um de meus livros preferidos, pois ainda gosto mais do Véu, mas tá recomendado. Nota quatro!
Tenho certeza de que todos vão gostar!

Os personagens são bem descritos, a personalidade de cada um tem seu momento para ser explicada, e como disse o próprio autor, foi um desafio escrever um livro em primeira pessoa, narrado por uma mulher!

OBS: Fiz questão de ler o livro rápido para ser a primeira pessoa a lê-lo depois do autor... haha Chamem-me de bobo!
Ariadne 19/09/2013minha estante
Gostei. Do livro e da sua resenha! :)

W Nascimento 30/12/2010

Uma história de amor
Mais uma vez, pretendo fazer uma resenha cujo objetivo não é criar um juízo de valor, mas sim apresentar panoramas gerais sobre a obra, a fim de esclarecer o possível leitor de detalhes que não possam ter sido contemplados na sinopse. Afinal, sendo o eu o autor do livro, não sou o testemunho mais confiável quanto a sua qualidade. (risos)
De Corpo e Alma é um romance criado no mesmo mundo mágico de O Véu, possuindo até mesmo personagens em comum. Contudo, sua história é independente. Aquele que se aventurar a ler toda a minha obra encontrará os pontos de contato que os diferentes livros estabelecem, contudo, aquele que quiser ler apenas um dos lados da história terá ainda assim entendimento completo do enredo, não sendo necessária a leitura de um para a compreensão do outro.
Algumas mudanças de estilo se notam neste novo trabalho. Em primeiro lugar, a narrativa é feita em primeira pessoa, tornando a história centrada em sua personagem principal, Victória. Nesse sentido, temos uma visão muito mais introspectiva da personagem quando ao que acontece a sua volta, e não a narrativa “imparcial” em terceira pessoa característica do “Véu”.
O enredo também se modifica um pouco. A magia e a ação ainda fazem parte, mas o espaço dado ao romance é mais acentuado. Para aqueles que gostam de história de amor, tem grandes chances de curtir “De Corpo e Alma”, cujo enredo é inspirado em trabalhos próprios do Romantismo.
A história gira em torno de Victória, como já foi anunciado, uma mulher que representa grande parte do feminino do Séc. XXI: moderna, independente, vivendo em um mundo em que tem que ser homem e mulher ao mesmo tempo. Sua vida se mostra bastante estabilizada, até que algo completamente inusitado abala suas estruturas.
Acontece que Victória se descobre refém de um inimigo íntimo. Ela foi possuída por Pierre, que passa a coabitar seu corpo e a representar uma ameaça para sua vida e sanidade. Na tentativa de expulsá-lo, ela tem que conhecer mais sobre seu indesejável hóspede, permitindo-se se aproximar dele e se expor a seu mundo caótico e conturbado.
Entretanto, essa experiência deixará suas marcas, gerando um conflito interno e avassalador entre amor e ódio, entre medo e curiosidade, e entre o desejo de se entregar e a necessidade de sobreviver.
Mariana 31/12/2010minha estante
Ainda preciso dizer que estou louca pra ler "De Corpo e Alma"? E então Will, quando poderei entrar em uma livraria e adquirir meu exemplar?

Izabelle Costa 03/01/2011minha estante
Aguardando o lançamento

Lisse 16/01/2011minha estante
Willian me diz que resenha é essa!! Caramba, meu deus, faz tempo que não fico tão empolgada assim com uma resenha. Geralmente todas tem deixado muito a desejar.

Fiquei maravilhada com o enredo, com os personagens, com a capa que é linda. Espero de coração, que o lançamento ultrapasse suas expectativas e seja incrível.

Vou aguardar a oportunidade de adquirir meu exemplar, ou dar de cara com seu livro numa livraria.

XOXO, da Lisse

Léo 25/01/2011minha estante
Realmente, o lançamento foi demais!Tive o prazer de comparecer logo que começou, inclusive devo ter sido um dos primeiros de tanta ansiedade. Will é um dos escritores mais simpáticos e extrovertidos que já conheci! A capa é realmente linda.

Zegur 06/02/2011minha estante
Bacana, gostei muito do lançamento, eu estava lá (escritores unidos) e foi muito bom pegar no livro aindaquentinho, recem saído do forno. Dei umalida lá mesmo nos 3 primeiros capítulos e - inclusive até falei com Willian lámesmo - achei muito bacana a forma como ele narrou tudo isso. A narrativa feita em primeira pessoa realmente torna a história mais centrada na personagem principal. Que sendo mulher me despertou maior interesse no sentido que o autor é homem, o que para mim foi bem interessante lê-lo quanto "mulher". Acho essa capacidade do autor de se transformar em qualquer coisa, magnífica e Willian se fez mulher para desmembrar a escencia de uma de forma magistral. Gostei muito mesmo, é bom ver que tem uma galera novaai fazendo arte e fazendo de boa qualidade! Em breve vou escrever minha resenha também sobre meu livro e com certeza vou querer a opinião de bons escritores como o Willian. É isso ai, show de bola!