Full Dark, No Stars

Full Dark, No Stars Stephen King

Resenhas - Full Dark, No Stars

leituraadois 24/01/2021

Extremamente perturbador
Tentarei ser sucinto, mas o mais completo possível, ao falar sobre cada um dos 4 contos que compõem este livrasso!

⚫️ 1922
Neste conto, que tem adaptação na Netflix, conhecemos Wilfred, um agricultor que está determinado a impedir que sua esposa venda as terras da família para ir viver na cidade. Diante da convicção da mulher, ele convence o filho do casal a ajudá-lo a assassinar a esposa. Mas as consequências desse ato os assombrarão para sempre.

⚫️ Gigante do volante
Este foi o conto que mais me perturbou. Aqui, conhecemos a história de uma escritora que, ao voltar de um evento, é atacada no meio da estrada, estuprada e quase morta por um homem de tamanho descomunal. Traumatizada, a mulher descobre dentro de si um lado vingativo que ainda não havia sido despertado.

⚫️ Extensão justa
Aqui, conhecemos Dave, um homem com câncer terminal que está apenas esperando a hora de sua morte. Porém, ele conhece um estranho vendedor que lhe faz a seguinte proposta: a extensão de sua vida, desde que sua doença seja transferida para outra pessoa. O escolhido é um "amigo" que sempre teve tudo o que Dave sonhou ter. Esta história escancara a ruína a que chegamos quando nos deixamos levar pela inveja.

⚫️ Um bom casamento
Este conto nos apresenta a história de uma mulher que, após 20 anos de um bom casamento, descobre não conhecer seu marido tanto quanto imaginava. Ao descobrir uma caixa na garagem de casa, ela se depara com segredos de um homem totalmente diferente daquele que ela conhece como seu esposo. Realmente conhecemos as pessoas mais próximas a nós? Esse é o grande questionamento que fica ao fazermos esta leitura.

OPINIÃO
Sempre tive curiosidade de ler livros do Stephen King, mas como muitos de seus livros são calhamaços, tinha receio de iniciar com um livro difícil de concluir. Quando conheci este livro, não tive dúvidas de que era com ele que eu deveria começar a ler King. Foi a melhor escolha! É extremamente perturbador ficar frente a frente com a essência humana.

Lido pelo Erick.

site: https://www.instagram.com/leitura.a2/

Camila 23/01/2021

Nossa que esse livro me matou por dentro de tantas formas. O pior de tudo é saber que os seres humanos realmente são cruéis assim.

Jenn 21/01/2021

Não sou muito fã de contos, (ou não era ), sempre achei que faltava algo, nunca me apegava nas histórias ou nos personagens , mas S.K me mostrou ser possível adorar um livro de contos. Em escuridão total sem estrelas, vemos pessoas comuns presas em situações incomuns.
O que um de nós faríamos se algo incomum acontecesse?
Pode ser que esse livro responda por você. Talvez não.
Para mim esse livro respondeu algumas perguntas que eu me fazia há algum tempo " você realmente conhece alguem 100%?"; "Existe alguem totalmente bom?" ; "Um livro de contos pode te despertar emoções intensas (nem todas boas)?"
As respostas para essas perguntas, para mim, foram respectivamente, Não, Não e Sim.
E posso dizer que saio de escuridão total sem estrelas muito mais empolgada para ler outras obras do mestre King. Pra quem tem duvidas sobre esse livro... mergulhe sem medo na escuridão que ele é, quando acabar você com certeza vai encontrar mais clareza.

Beatriz 21/01/2021

Não foi fácil! Nenhum livro dele é fácil, mas esse em particular mexeu bastante comigo, foram histórias pesadas e reais, a ponto de você se colocar no lugar das protagonistas e pensar se você conseguiria passar por metade de tudo que elas passaram.
Não é um livro que agrade a muitos, eu mesma fiquei pensando se conseguiria terminar, é foi uma jornada breve mas significativa.
Te faz repensar a vida, e as consequências de cada passo que você escolhe ou que outras pessoas escolhem para você dar.
Foi arrasador, memorável e um pouco traumático talvez, mas é um grande livro!

Pedro Peliciari 21/01/2021

Esse foi um dos livros do King que mais mexeu comigo. Acredito que ele foi muito bem-sucedido em mostrar o que queria - como o pior do ser humano reside nos detalhes. Cada um dos quatro contos nos apresenta uma faceta diferente do ser humano, e cada uma delas me impactou de forma diferente. Escrita impecável, encadeamento narrativo espetacular... não consegui parar de ler até terminar. Sem dúvidas, esse se tornou um dos meus livros favoritos do King e, a quem se interessar, desejo que aproveite o que o autor tem de melhor em toda sua grandeza.

Alê 20/01/2021

Alguns comentários
1922 - Li em inglês e, como esperado, Stephen utilizou o vocabulário da época pra uma maior imersão. Me peguei parando muitas vezes para traduzir frases inteiras e por isso a leitura não foi fluida. O conto poderia ter sido ainda menor, pois metade dele é enrolação. 3/5
Big driver - 4,5/5 fluiu como uma pena e esse é o Stephen que eu amo
Fair extension - 3,5/5 é um conto curto e não há muito o que tirar, mas bastante cruel
The good marriage - 4,5/5 porque esperava mais do clímax final

Big driver e the good marriage leituras perfeitas que indico a todo mundo.

O que me fez cair a nota do livro foi o conto extra ?under the weather? que foi muito triste e ao mesmo tempo não me comoveu o suficiente.

Hanna.Figueredo 15/01/2021

sofrido mas enriquecedor
4 contos que demonstram o pior dos seres humanos. Esse livro nos leva ao fundo do poço, a um lugar de escuridão total, tal como o titulo do compilado de contos diz. O melhor conto do livro é o Gigante no Volante que conta a historia de uma escritora que foi brutalmente estuprada, acompanhamos seu sofrimento e o desenrolar da narrativa, me surpreende que um homem ( o King) tenha conseguido descrever um estupro com tanto êxito e sensibilidade. O 1922 outro conto muito bem escrito nesse livro também me encantou, a linha ténue entre a culpa e a loucura aparece nele e nos assusta. Extensão justa é o conto mais fraco na minha opinião, porem parte de uma premissa incrível que poderia ser melhor desenvolvido, com uma quantidade maior de paginas. Um Bom Casamento é tão bom quanto 1922, apesar de ser muito pequeno, este que é o ultimo conto traz a reflexão de que monstros são pessoas normais e podem estar dormindo na nossa cama ao nosso lado. Recomendo para todo mundo, principalmente para quem quer iniciar nas obras do Stephen King.

Ester 13/01/2021

Eu amei somente dois contos e um não conclui a leitura, mas com esse livro eu curti, chorei e o mais importante aprendi com os contos, tanto as histórias quanto as adaptações são ótimas

Letícia Mello 11/01/2021

Acho que essas duas citações escritas por Stephen e presentes nos pósfacio do livro, expõem tudo que vi e senti com essa leitura.

"Tentei dar o meu melhor em Escuridão total sem estrelas para mostrar o que as pessoas poderiam fazer, e como poderiam se comportar, sob certas circunstâncias terríveis. Não falta esperança às pessoas destas histórias, mas elas reconhecem que mesmo as nossas esperanças mais caras (e nosso desejos mais fervorosos em relação às pessoas à nossa volta e à sociedade em que vivemos) às vezes podem ser em vão. Com frequência até. Mas acho que estas histórias também dizem que a nobreza não reside principalmente no sucesso, mas na tentativa de fazer a coisa certa... e que é quando falhamos, ou nos afastamos deliberadamente do desafio, que o inferno se faz."

"Também escrevi para explorar a ideia de que é impossível conhecer alguém completamente, até mesmo aqueles que mais amamos."

Agora alguns trechos do livro:
"Acredito que exista outro homem dentro de cada homem, um estranho, um Homem Conivente."

"...mas segue em frente, percebe que está em um inferno que você mesmo criou, mas segue em frente mesmo assim. Porque não há outra opção."

"No fim somos todos pegos por nossas próprias armadilhas. Eu acredito nisso. No fim somos todos pegos."

"Lá para 2030, apenas os ratos estarão felizes."

"Porque, vamos encarar, algumas pessoas podem achar engraçado ver uma mulher destruída."

"As vezes é melhor não deixar que certas coisas façam parte de nossa vida. Como homens de gênio ruim."

"Quantos eus desconhecidos uma pessoa poderia ter, escondidos lá no fundo?"

"...porque parece errado fazer algum ruim sem ao menos tentar compensar isso de alguma maneira."

"Quando uma pessoa faz uma coisa ruim e outra pessoa sabe e não impede, elas são igualmente culpadas."

"Nós nunca deixamos de querer aquilo que queremos, não importa se nos fará bem ou não."

"A insanidade dele era como um mar subterrâneo: havia uma camada de rocha sobre ela, e uma cada de terra sobre a rocha; e flores cresciam ali. Você poderia passear por aquele lugar sem nunca saber que as águas insanas estavam ali... mas estavam. Sempre estiveram."

"Ele era uma concha. E não havia nada lá dentro a não ser um imenso vazio."

1001 Páginas 10/01/2021

Um ótimo livro e com um grande toque da crueldade humana.
Foi o meu primeiro contato com a escrita do King, que por sinal amei, todos os 4 contos muito brutais e cruéis... e que infelizmente transmite muito alguns crimes já ocorridos em nossa atualidade.

Matheus 09/01/2021

Muito Bom
Ótima escolha de contos, todos agoniantes mas fascinantes! Encantado

Brenda 03/01/2021

Escuridão?!?!!
O título realmente fez sentido.
As narrativas apresentadas nele, mostram o que pode um sorriso ou gentileza podem esconder.

Os três últimos contos foram os que chamaram mais atenção e confesso que fiquei feliz com os desfechos, pois foram bem construídos, o que vai contra as críticas de que King não é bom com finais.
Recomendo fortemente a leitura.
Artthur 04/01/2021minha estante
Quando li gostei mais do primeiro
Mas são todos ótimos

Vanessa.Perin 27/12/2020

Fantástico!!!
Como não amar o King!!! Adorei os 4 contos, são realmente como o melhor do King, pessoas comuns em situação incomuns. Várias vezes me peguei pensando, o que eu faria se isso acontecesse comigo? E bruto e duro, mas mostra um lado q existe em nossa realidade, a maldade que pode atingir qualquer pessoa. Adorei!

Jessica 23/12/2020

Escuridão total sem estrelas
1922:
"Dizem que o amor é cego, mas este é um axioma tolo. Às vezes, quem ama vê até demais."

Gigante do volante:
"Quantos "eus" desconhecidos uma pessoa poderia ter, escondidos lá no fundo? Tess começava a achar que o número podia ser infinito"

"Quando uma pessoa faz uma coisa ruim e a outra pessoa sabe e não impede, elas são igualmente culpadas."

Um bom casamento:
"E ela acreditava (firmemente) que os pequenos detalhes do dia a dia eram o que validavam uma relação."

"E existe quem conheça outra pessoa de verdade?"

brunaruys 23/12/2020

Sem nenhum defeito
Preciso admitir que antes eu tinha um certo preconceito com livros de contos. Ficava pensando que ia ser uma leitura estranha. Mas então eu comecei a ler esse livro, e meu deus do céu. Meu deus do céu, que livro INCRÍVEL.
Eu amo o King, mas depois desse livro aqui eu amo ainda mais.
Se você nunca leu nada do King e quer começar, começa com Escuridão Total Sem Estrelas. Esse livro é genial. O King é genial.
1922, O gigante do volante, Extensão justa e Um bom casamento são contos que mostram o quão podre o ser humano pode ser. A escuridão da mente humana é total, sem estrelas. Dois desses contos contém elementos mais ?fantasiosos? e os outros dois são contos realistas. Inclusive, se você é fã de It, a coisa, vai se deliciar com um deles.
Simplesmente perfeito. Contos que quando acabam você fica pensando ?mas já??.