O Misterioso Caso de Styles / O Caso do Hotel Bertram

O Misterioso Caso de Styles / O Caso do Hotel Bertram Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Misterioso Caso de Styles / O Caso do Hotel Bertram

Hadja2 09/03/2024

Não me surpreendeu tanto quanto eu esperava.
É difícil dar uma nota porque foram dois livros e um conto. Primeiramente li ?O misterioso caso de Styles? e odiei. Não achei a leitura nada fluída e provavelmente coloquei expectativas demais por se tratar de um livro com o Hercule Poirot. Enrolei muito pra terminar pois o livro não me prendeu em momento algum.

Quanto ao livro ?O caso do hotel Bertram? achei a história mais interessante, os capítulos são longos (eu não gosto) mas amei a maneira como o caso se desenvolve durante o livro. Final bom com um plot twist um tanto quanto chocante.

O conto ?Enquanto houver luz? é lindo, são apenas 10 páginas mas vale muito a pena ler, é bem rapidinho e achei bem gostosa a leitura.
?Qual seria o lucro de um homem, se ele conquista o mundo todo e perde sua própria alma??.

Dei um 3,5 porque só odiei um dos livros :)

Ratinha de Biblioteca 05/03/2024

O Misterioso Caso de Styles foi o primeiro romance de Agatha Christie, escrito em 1920. Há algumas incongruências no enredo, mas a história de suspense te prende muito!
O Caso do Hotel Bertram se localiza no final da carreira da autora, um dos seus últimos livros, 1965. Com a simpática senhorinha, srta. Marple, auxiliando um policial da Scotland Yard a desvendar um mistério: o que aconteceu com o cônego Pennyfather?!
E há um conto, Enquanto Houver Luz, curtinho e romântico, mais ao estilo Mary Westmacot, pseudônimo que Agatha Christie usava para escrever romances românticos.

Guilherme 09/02/2024

Esse ai
As histórias sao muito o boas gostei bastante, ainda mais pelo conto extra que achei incrível e fiquei querendo mais, mas o formato do livro só me veio confirmar que odeio livro vira vira, mds, os capítulos eram bagunçados na mesma página que termina um capítulo inicia o outro e a capa também é muito fina amassa com facilidade no fim da primeira leitura o livro todo aberto e amassado mesmo eu tomando todo cuidado para não amassar enfim, é isso
Hadja2 09/03/2024minha estante
Achei um tédio O caso de Styles, fiquei doidinha pra terminar

Marina516 22/12/2023

Bom demais
Dois livros e mais um conto em um só não tem pra ninguém, né? Impossível não falar sempre sobre como essa mulher escreve incrivelmente bem, cara, não tenho nem palavras. O que mexeu muito com o meu psicológico mesmo foi esse conto, cara? que vontade de chorar que fiquei, agora lembrando fico mais ainda. Sem palavras. Nota mil pra Agatha Christie. Mesmo sem saber de toda sua fama anos depois de sua morte, ela merece o reconhecimento que estamos dando a ela e deve estar feliz esteja aonde estiver.

@julia_inbookland 27/10/2023

O misterioso caso de styles/ caso do hotel bertram
Eu gostei bastante do primeiro caso(de styles), considerando que foi a primeira história publicado do Poirot, foi bem legal.

Eu não curti muito o caso do hotel bertram pois não tivemos tanto envolvimento assim da miss marple.

Num geral, achei o volume bem 3 estrelas, não sei se leria esses livros novamente

Claudia164 02/04/2023

Achei interessante, enrredo bem Agatha Christie...?padrão...

O caso do hotel Bertran teve suas surpresas no final e coisas previsíveis também.

O misterioso caso de styles eu achei bem previsível, mas ainda bem Legal de ler...?

Kath 19/03/2023

O Misterioso Caso de Styles
Styles é a primeira aparição de Poirot nos livros da Agatha e, geralmente, em todo livro de apresentação de personagem (nos casos das séries, claro) não é nada extraordinário, apenas o protagonista no meio de uma situação que evidencie quem ele é, do que é capaz e o que procura, apesar de nem todos esses aspectos ficarem claros no caso de Poirot. Alguns estudiosos da literatura de Agatha defendem que ela não construiu um background muito sólido para o seu detetive e, por isso, tantas informações a respeito dele ficam subtendidas ou deduzidas pelo leitor ao longo dos seus livros. E, após ler vários de seus casos, sou obrigada a concordar com eles.

Quando uma velha matrona é envenenada em sua mansão, Hastings, que era hóspede na casa por intermédio do enteado desta que era seu amigo de longa data, acaba encontrando Poirot como um refugiado belga na Inglaterra graças ao apoio financeiro da matrona morta. O pequeno detetive imediatamente aceita o caso e começa sua investigação, apesar de todas as pistas apontarem para o marido da mulher, Poirot não quer que ele seja preso, mas não explica o motivo e começa a juntar as peças que montam o quebra-cabeça dos últimos dias da mulher consciente de que todos na casa podem ser autores do crime.

Mesmo que fique claro desde o começo que Hastings e Poirot se conheciam anteriormente — apesar de não ser explicado como — e por já ter lido vários outros livros com o detetive, inclusive na companhia desta sua versão de Watson, aqui é bem clara a "iniciação" de Hastings como investigador. Em outros casos como Os 4 Grandes, por exemplo, que foi o primeiro livro dela que li, ele está bem mais afiado, fazendo algumas boas observações. Contudo, aqui em Styles ele é ingênuo, não se dá muito ao trabalho de juntar as peças e sempre espera que o detetive esmiúce tudo para ele.

Para um renomado detetive tão exaustivamente louvado nesse livro, Poirot mostra nesse primeiro romance alguns sinais de humildade que não se veem em outros livros, não apenas ao admitir a complexidade das informações que coleta, mas ao se mostrar frustrado com o rumo dos acontecimentos. Contudo, nada disso diminui o brilhantismo de sua investigação que é gloriosamente aprimorado nos demais romances. Para uma primeira aparição, é um bom livro, não o melhor da autora com ele, sem dúvida, mas uma boa introdução ao personagem.

O Caso do Hotel Bertram
É um fato que eu não sou muito chegada nos romances de Miss Marple, acho-os tão enfadonhos! Não me lembrava de já haver lido esse livro dela, tenho esse vira-vira há anos! Como consumo mais as histórias de Poirot, não tenho muito critério para avaliar se é um dos piores casos dela, mas certamente dos que já li foi o que me deu mais sono. Nunca foi tão difícil terminar 198 páginas.

Como presente de uma sobrinha, Miss Marple ganha uma viagem de duas semanas para Londres onde se hospeda, a seu próprio pedido, no Hotel Bertram que frequentou com os pais e uma tia quando criança. De início, o ambiente do hotel é como uma viagem no tempo, mas a velha senhora acaba sentindo uma atmosfera estranha no lugar que não é mais como suas saudosas memórias se lembravam.

Quando, em uma noite, ela é acordada por um barulho, vê no corredor o velho cônego Pennyfather descendo as escadas, mas não acha isso estranho até a polícia ir ao hotel investigar o desaparecimento do clérigo. Conforme a investigação avança, Miss Marple continua seu passeio normalmente escutando coisas aqui e ali (como ela normalmente faz em todo livro), e vai tirando suas conclusões aparentemente sem ligar uma coisa a outra.

O detetive responsável pelo caso está investigando, na verdade, um grande esquema de roubo e acredita que o hotel é o centro de operações, contando com a ajuda da velhinha e suas informações ocasionais, ele vai chegar ao cérebro por trás dos assaltos e desvendar o assassinato do porteiro.

Acho que só não abandonei esse livro porque ele era muito pequeno, mas o sono que me dava enquanto lia quase me fez largar de mão. O protagonismo da história vai mais para o detetive que para a personagem que devia ser a principal. Além do mais, o caso é chato. Apenas. E achei a conclusão ultrajante com aquela fedelha falsa impune.

Lavínia 12/03/2023

Ruim
Muito ruim. A história não de desenvolve e só enrola até o final. Nas últimas 20 páginas do livro o detetive começa a resolver o caso - dizendo coisas e cenas que nunca apareceram no livro, de investigações que ele faz pra chegar ao culpado. Acho que escolhi mal por onde começar a ler Agatha Christie

Lorena.Arantes 19/01/2023

A rainha do Crime
Agatha Christie é uma rainha, isso é inquestionável. Suas histórias são bem encaixadas e os crimes um mais mirabolante que o outro. Nesse livro são dois, um de Hercule Poirot e outro da Miss Marple. São personagens memoráveis, mas a de Miss Marple é de longe a melhor.

Leticia Aio 06/01/2023

O misterioso caso de Styles
Este foi o segundo livro da Agatha que eu li. Por ser o primeiro livro de mistério que ela publicou, achei que seria algo mais simples, com menos personagens e que seria mais fácil descobrir o culpado. Estava enganada.

Desde cedo a Rainha do Crime demonstra sua genialidade. Através do olhar de Hastings conhecemos os moradores de Styles Court, cada um com sua peculiaridade. A dona da propriedade, Sra. Emily Inglethorp morreu em um ataque que foi presenciado por todos os funcionários e moradores do local. Um deles, o Dr. Bauerstein afirma não se tratar de uma morte natural, mas sim de envenenamento por estricnina. Hastings então se recorda de ter encontrado seu amigo, o detetive belga Hercule Poirot que estava na aldeia, e, com a permissão de um dos filhos da falecida, chama-o para investigar o caso.

Todos que moram em Styles são suspeitos: Sr. Inglethorp, esposo da vítima; John e Lawrence Cavendish, enteados da vítima; Mary Cavendish, esposa de John; Dr. Bauerstein, médico da família; Sr. Hastings, amigo de John e narrador; Srta. Cynthia Murdoch, protegida da vítima; a Sra. Evelyn Howard, amiga da falecida, além de todos os empregados da casa.

Poirot é brilhante, metódico, quase com TOC. A cada investigação nos dá motivos para desconfiar e, ao mesmo tempo, eliminar um a um como suspeitos, até que, após dois inquéritos e um julgamento, nos brinda com o desfecho do caso, no tradicional formato de juntar todos os suspeitos na sala de estar e explicar cada passo dado pelo assassino.

Muito mais que um simples mistério "whodunit", conseguimos nos sentir na atmosfera inglesa, quase dentro de um jogo de Detetive/Clue. A narrativa é feita de forma crescente, onde a cada virar de páginas nos envolvemos mais e ficamos curiosos para encontrar pistas nas falas de cada personagem. Investigamos junto com Poirot e nos deliciamos com cada palavra.

Recomendo a leitura e mal posso esperar para encontrar novamente o detetive Poirot.

site: https://www.instagram.com/prateleiradale/

Luiz.Felipe 25/07/2022

O começo da rainha do crime
O misterioso caso de Styles nos mostra que Agatha Christie já começou sua carreira em alto nível. Uma excelente história com todos os elementos que viriam a se tornar marcas registradas da autora: detetives sagazes, reviravoltas mirabolantes e um desfecho sempre coerente e com poucos ou nenhum furo. Excelente livro!

Suzy 18/06/2022

Maravilhoso!!!
O Misterioso caso de Styles, achei o começo meio chato mas depois de meses resolvi dar uma chance e o terminei em pouco tempo. Como sempre tem a sua reviravolta no final, mas como o caso é narrado ainda mais pelo Hasting a gente so vê o ponto de vista dele nos casos importantes, então no resultado a gente ficava de fora, ainda mais que o Poirot acha que o Hastings é um puta de um gênio, só conta logo tudo pra ele!!!!

O caso do hotel Bertram, ele é muito bom porque tem vários personagens e eles tem os seus devidos focos, mostra o ponto de vista de cada um deles, e a Miss Jane Marple esta mais ali pra dar fofocas pro Davy kkkkkk ainda mais que ele que esta sendo um detetive nesse livro, e o final é muito bom onde tudo esta sendo revelado e o livro te deu indícios, é a boa jogada que a Agatha sempre consegue fazer, a gente que tem que pegar a ideia. No final terminou em aberto, estou com ódio disso.