Um Sopro de Neve e Cinzas

Um Sopro de Neve e Cinzas Diana Gabaldon

Resenhas - Um Sopro de Neve e Cinzas - 1ª Parte

Carina172 23/07/2021

O melhor da série!
Eita atrás de eita. Esse foi o volume das revelações bombásticas, adorei, mais de 1100 páginas de puro amor! Ja irei iniciar o próximo.
Super recomendado. Leiam!

@medusarm 05/06/2021

Confesso que achei o 5° livro um tanto monótono, por conta da rotina do casal na Cordilheira. Este, felizmente, tem mais emoção em suas reviravoltas.
Acho difícil explicar sem spoilers, mas garanto que vale a pena continuar a ler esta saga!
Os fatos históricos interligados aos casos e as relações passado/presente, como em todos os livros dessa sequência, continuam a me fascinar.

Juliana 03/10/2020

Outlander
Sou suspeita demais para falar, porque amo demais essa série. Mas esse livro foi até agora o melhor da série, apesar de ser o maior... cada detalhe narrado era necessário para a história!!! Favorito

Nina @vicioseliteratura 31/01/2023

Ah, os Frasers!
Genteeee o que foi esse livro. Foram mais de mil páginas de sofrimento (rindo de nervoso) essa família não tem um segundo de descanso! O que é isso. Diana Gabaldon estava inspirada em fazer todo mundo sofrer! Eu adoro a narrativa, como ela fala de fatos cotidianos e que mesmo nos fatos mais simplistas depois você consegue fazer a conexão com aquilo em outro capítulo mais a frente. Poderia ter a história sido contada em menos páginas? Óbvio que sim. Mas mesmo assim não se perde o encanto pelo mundo de Outlander. Esse foi o maior livro que já li (o anterior também era da mesma série, inclusive) e eu adorei. Não me canso dos Frasers. Pensando seriamente em engatar a leitura do próximo título.

Livia.Pascolato 14/01/2024

Um sopro de neve e cinzas
PARTE I - Rumores de guerra
- Ian está na floresta com Rollo quando escuta vários homens se aproximando, eles o acertam na cabeça e Rollo foge.
- Março de 1773. Kenny Lindsay chama a família Fraser para irem ver um pequeno chalé que foi incendiado, chegando ao local encontram toda a família morta, (possibilidades: um delesorteu com facada, os outros queimados ou porque comeram os cogumelos venenosos?). Enterram eles e fazem uma pequena reza.
- Ao retornarem na manhã seguinte, encontram o major Donald MacDonald a sua espera. Enquanto Claire conversa com ele esperando Jaime, Rollo aparece desesperado e Claire o segue, com Jamie em seu encalço. Acham Ian e o levam para dentro, e este conta o que viu.
- MacDonald quer propor a Jaime que ele crie um comitê e aceite novos escoceses vindos das Terras Altas, que falam apenas gaélico e são fazendeiros.
- Enquanto Jaime e Claire ficam jantando com MacDonald, Brianna e Roger vão buscar Jem que estava com Lizzie. Chegando na casa do lá McGillivray, descobrem que Lizzie finalmente escolheu seu noivo, Manfred McGillivray.
- Jaime recebe a proposta de ser agente indígena, responsável por levar presentes para os povos indígenas e fazer com que fiquei ao lado da Coroa.

PARTE II - As sombras se adensam.
Abril de 1773
- os Frasers recebem uma visita dos Browns, não muito boa, visto que eles decidiram criar o Comitê de Segurança, e queriam convocar Jaime e seus arrendatários para tal. Jaime negou.
- Lizzie tem outro episódio de malária e os irmãos Beardsleys vão até o povo cheeroke com Jamie para que esse converse com eles, visto que aceitou ser agente indígena.
- Enquanto isso Jaime pede que Roger, juntamente com Arch Bug e Tom Christie irem até Cross Creek buscarem os novos arrendatários.
- Jaime conversa com as diversas tribos que vai visitar e eles pedem apenas uma coisa: armas.
- Roger ainda em River Run, tem uma conversa com Phaedre (escrava de Jocasta), ela foi até Cross Crek com Jem, e um homem mexeu com ele, Bonnet, ela contou a Roger para avisa-lo.

PARTE III - Cada coisa tem a sua estação.
Agosto de 1773
- Jaime e Roger voltam para casa, enquanto isso, Claire precisou atear fogo a um campo de cevada que estava com uma infestação de gafanhotos.
- Jaime pede a John Grey que continue de olho em Bonnet, visto que Roger contou a ele o ocorrido em Cross Creek.
- Brianna está tentando arrumar um jeito de levar água para casa e fazendo experimentos com fósforo.
- Após a primeira visita, Bobby Higgins, que trabalha para lorde John Grey, volta com outros presentes e correspondências de seu chefe. Claire e Jaime percebem o interesse de Bobby por Lizzie, mas ela já está noiva.
- Os novos arrendatários são extremamente fervorosos e presbiterianos, odeiam papistas e luteranos. Especialmente Hiram Crombie.
- MacDonald faz outra visita aos Frasers agradecendo Jaime por ter aceito o cargo, conta sobre mais duas cabanas que foram queimadas e também quer pedir para que ele faça nova viagem as aldeias dos juncos.
- Na volta de sua viagem, alguns índios vem acompanhando Jaime, para que Claire possa cuidar dos dentes da srta Camindongo.
- Um desses índios, Sequoia, traz consigo ossos, de um morador de outra cabana que ele achou queimada.
- Com os novos envios de John Grey, Claire consegue produzir éter para poder operar com o paciente adormecido.
- Tom Christie vai ao consultório para Claire ver um corte em sua mão e ela vê que a mão direita em piorando o seu quadro clínico.
- Malva vai ao consultório buscar o unguento para passar na mão de seu pai e se interessa pela profissão de Claire.
- Claire retira os pontos de Tom e o convence a realizar a cirurgia em sua mão para ela voltar a funcionar, com apenas a retirada de uma aponeurose.
- Tom Christie vai para a operação, mas não aceita ser sedado, então Jaime o ajuda recitando a Bíblia e servindo uísque.
- Jaime e Roger saem para ir nas aldeias cheerokes, mas no meio do caminho encontram um casal enforcado e uma casa queimada, uma das filhas quase morta e as outras duas crianças desaparecidas. Enquanto enterravam os corpos, Richard Brown aparece com seus homens e questionam se foram eles que fizeram isso. Jaime logo entende que também não foram eles, mas que eles sabiam de algo a mais.

PARTE IV - Rapto
Outubro de 1773
- Quando Jaime e Roger voltam, Brianna conta a Roger que acha que Marsali e Fergus estão com dificuldades no casamento. Brianna também conta a Claire.
- Claire vai até o barracão de maltagem para conversar com Marsali. Após descansarem e conversarem, Claire entra para terminar o serviço de Marsali, mas aparecem visitantes inesperados. Cerca de 20 ou 30 homens, querendo roubar o uísque de Jaime, comandados por Hodgepile, um desertor, visto que virou ladrão. Claire também desconfia que foram eles quem queimaram a casa que Jaime e Roger encontraram.
- Em uma pequena luta, os homens pegam Claire e a raptam, levando consigo para que ela entregue o local onde Jaime guarda o uísque envelhecido. Claire reconhece Lionel Brown. E em uma de suas falhas tentativas de fuga, derruba-o, fazendo que ele fique bem machucado.
- Quando atravessam o rio, resolvem acampar e então o pesadelo de Claire começa, ela é espancada e estuprada por diversos homens.
- Um deles vai conversar com ela, chama-se Donner, um dos amigos de Robert (Dente de lontra), porém apesar de passarem pelas pedras no mesmo ano, Donner foi mandado para 6 anos antes de Robert.
- No meio da noite, Jaime e os homens chegam, resgatam Claire e matam todos os homens.
- Levaram Lionel Brown para interrogatório e descobriram que o seu envolvimento com Hodgepile se devia ao fato de que, a gangue de Hodge começou a fazer comércio ilegal na antiga cabana de Aaron Beardsleys que é propriedade dos Browns pois eles adotaram a pequena Alícia. Após uma conversa, Hodge manteria-se longe dos protegidos de Brown e eles teriam o produto dos assaltos, como os prisioneiros, vendidos a piratas ou índios.
- De alguma maneira, Lionel se desvencilha de sua cama e vai até o consultório de Claire, implorando por ajuda. Claire o ajuda, mas ainda está muito sensível com toda a situação vivida, e sai do consultório para tomar um ar.
- Quando volta, encontra a Sra Bug matando Lionel Brown com um travesseiro, tenta reanima-lo mas não consegue.
- Claire, Jaime, Ian e alguns índios vão até Bronwsville levar o corpo e explicam a situação.

PARTE V - Grandes desesperanças.
- Claire resolve ir ver Marsali e chegando em sua casa, percebe que há algo errado com o neném, levando Marsali para a casa grande.
- Claire diz que o bebê precisa nascer, Fergus ajuda Marsali, mas fica frustado quando vê que seu filho Henri-Christian é um anão.
- Fergus fica dias sem aparecer em casa e Claire o encontra junto das cabras, conversa com ele, mas ele acha que seu filho será tão inútil quanto ele.
- Roger vai até a casa do McCallum e promete ajudá-los uma vez que assim que mudaram, o Sr McCallum faleceu.
Novembro de 1993
- Hiram Crombie chama Roger para fazer o funeral de sua sogra, após a família Fraser chegar lá e escutar a pregação, a Sr Wilson acorda, e Claire percebe um aneurisma de aorta, e que ela irá morrer em poucos minutos. O que realmente acontece.

PARTE VI - Na montanha
Março de 1774.
- MacDonald aparece na cordilheira e diz a Jaime que ele deve dar 30 mosquetões aos índios, e paga-los por sua conta, pois a coroa irá lhe pagar futuramente. Além disso, deve fazer outra viagem as tribos.
- Bobby trás notícias de John Grey e fica uns dias na cordilheira, à espera do retorno de Jaime.
- Jamie vai até as aldeias com Ian, encontram 2 tuscaroras e os ajuda a recuperarem a esposa de um deles, que foi capturada pelos cheerokes.
- Claire testa o éter em Lizzie e Bobby, e da tudo certo.
Junho de 1774
- Claire está procurando abelhas quando vê Tom batendo em sua filha Malva, então decide falar com Jaime.
- Jaime encontra Malva, e a leva até um local que tem muitos cogumelos que ela estava procurando, enquanto isso tenta tirar alguma informação sobre seu pai.
Julho de 1774
- Jaime encontra Brianna e a ajuda a cavar, depois enquanto nada com Jem e Germain eles encontram ossos, e Jaime acha que é um feitiço das Terras Altas.
- Brianna vai até a sra. Bug e ela explica sobre o feitiço de amor. Brianna começa a desconfiar de Amy McCallum, mulher que Roger está ajudando.
- Roger decide que não irá mais ajudá-la porque a cordilheira está começando a dizer que ele está tendo um caso, chegando lá, Aidan McCallum está com muita dor, então ele o leva para Claire, e sai em busca de Malva para ajudá-la.
- Quando Claire termina a cirurgia, Tom Christie chega, Malva foge e Allan Christie começa a brigar com Roger enquanto diz que ele está sendo infiel.
- Claire conversa com Tom e pede para que ele não bata em Malva.
- Quando tudo acaba, Brianna discute com Roger porque ele passa mais tempo cuidando e ajudando os outros do que sua própria mulher.
- Roger conversa com Jaime e Brianna sobre sua vontade de ser pastor e ajudar as pessoas.

PARTE VII - Morro abaixo
- Jaime manda uma carta para John Grey pedindo ajuda com as armas, mesmo que por meios ilícitos.
- John Ashe, antigo colega da revolução de Jaime, manda uma carta sobre Congresso Continental com representantes da colônia.
Agosto de 1774
- Em River Run ocorre um churrasco para Flora MacDonald (mulher que vestiu o Charles Stuart com as roupas de sua empregada para ajudá-lo a fugir) em homenagem pelo salvamento de Stuart na guerra da revolução.
- Jocasta tem problemas com seus olhos, Claire sempre desconfiou de glaucoma, então foi necessário tirar a pressão de seu olho.
- Após o procedimento, Jocasta conta a Claire e Jaime que reconheceu o homem que a atacou novamente minutos antes de achar Jaime, em busca do ouro.
- Donner reaparece em River Run, conversa com Brianna e Claire sobre como foi a sua passagem, mas é levado para prisão por roubo.
- Claire vai até Cross Creek, conversa com o Dr Fentiman, em seguida vai até a loja do Boticário Ralston Bogues (ele e a família se mudarão para Inglaterra), nesse tempo encontra com a primeira esposa de Isaiah Morton, Jezebel, que o está procurando. Então Ralston diz que Jaime está contendo as pessoas de pegarem o impressor Simms (que é um legalista assim como Borgues) que iria vender a casa de impressão para Fergus.
- Simms consegue fugir, eles não acham Manfred porém descobrem que ele estava tentando pegar uma embarcação. Claire consegue aplicar penicilina no bordel da Sra. Sylvie.
Setembro de 1774
- Roger volta para casa após dar início aos estudos de pastor e já realiza seu primeiro batismo oficialmente.

PARTE VIII - O chamado
- Bobby tenta pedir a mão de Lizzie para seu pai, mas ele não está favorável uma vez que Bobby foi tido como traidor e marcado a ferro.
- Claire vai até a casa dos MacNeill e encontra todos em um estado grave de saúde.
- Claire também fica doente, durante 1 semana e acorda com seus cabelos todos cortados por Malva e pela Sra Bug.
- Jaime leva então os mosquetões aos índios
- Jaime renuncia ao seu cargo de agente indígena enviando uma carta a John Stuart.

PARTE IX - Os ossos do tempo
- Major MacDonald acha uma oficina de impressão a venda em New Bern, fala a Jaime.
- Fergus, Marsali e as crianças se mudam então para New Bern.
Outubro de 1774
- Ian pede que Brianna saia com ele, então quando ela menos espera ele diz que é uma viagem de três dias
- Ian conta sua história, Emily engravidou várias vezes mas perdeu todos, sua cunhada e o filho foram raptados por outra tribo e seu cunhado sempre olhava para sua amada. Até que um dia, a avó como era chamada a anciã da aldeia, o chamou e o mandou embora, e ele foi.
- Ian chega ao local, e então mostra um esqueleto de mamute a Brianna, e ela explica o que é. Eles conversam sobre os Antigos e sobre Deus.
- Claire recebe uma mensagem de Ronnie Sinclair, ela é Jaime acreditam ser de Phaedre, escrava de Jocasta.
- Chegando em River Run, Claire e Jaime descobrem que Phaedre é filha de Hector Cameron, de uma traição com outra escrava, e que provavelmente Phaedre fugiu pois estava tendo um caso com Ducan Ines.
- Já na cordilheira, J e C acham o Sr Weymiss bebado pois Lizzie está grávida e não sabe qual dos Beardsleys é o pai da criança. Jaime casa Lizzie momentaneamente com Kezzia até encontrarem um padre. Mas, durante a noite eles vão até a cabana de Brianna e pedem para Roger casar Lizzie com Jo, e ele não sabia do casamento anterior, casou-os.
- Brianna raspa os cabelos de Jem cheios de piolhos e percebe uma pinta grande, que é comumente passada por genética, igual a de Roger.

PARTE X - Onde está Perry Mason quando precisamos dele?
Março de 1775
- Jaime já está na lista dos procurados como traidores.
Abril de 1775
- 18 de abril: a guerra se inicia.
- Lizzie tem o nenê, um menino, e seu pai não vai vê-lo apesar de ter sido avisado.
- Malva está grávida e acusa Jaime de ser o pai
- Ian confessa que esteve com Malva e também viu Bobby com ela.
Maio de 1775
- Jaime vai até Charlotte e se pronuncia como patriota e não legalista.
- Claire encontra Malva morta e tenta salvar a criança, mas não consegue.
- O comitê de segurança de Richard Brown vai até a cordilheira para levar Claire a julgamento pelo assassinato de Malva, mas Jaime não deixa (também sendo acusado). Então Tom Christie chega e diz que vai acompanhar os dois até a cidade para o julgamento.
- Após muitas cidades sem juízes, eles chegam a Brunswick, onde os homens de Brown prender Jaime a um barco e soltam no mar. Seguem com Claire até New Bern onde será julgada.
- Ian estava seguindo o grupo durante todo tempo, e consegue resgatar seu tio que seria pego por homens do navio de Bonnet a mando de Forbes (juíz que Jaime brigou na turba em frente à oficina de impressão).
- Claire é levada até a casa do governador, para cuidar da sra. Martin que está grávida, além disso, acaba sendo posta para copiar cartas para o governador.
- O governador então resolve ir para Brunswick e leva Claire, para encobrir sua esposa e ninguém achá-la. Chegando no navio, Clarice descobre que ele está esperando as tropas da Inglaterra chegarem para seu auxílio.
- Major MacDonald vai até o navio, encontra Claire por acaso e ela manda avisar Jaime se o encontrasse.
- Jaime chega ao navio no dia seguinte e tenta conversar com o governador para fazerem um acordo e liberarem Claire. Sr. Martin faz uma contra proposta e Jaime diz que vai pensar.
- No dia seguinte, Tom Christie chega ao navio para assumir a culpa da morte de Malva. Assume somente a Clarice que Malva era filha de seu irmão com sua mulher, e as duas eram bruxas. Tentou salvar a alma de Malva mas não conseguiu. Descobriu também que os ossos achados por Jaime e Brianna perto do lago eram um feitiço de Malva para Jaime e não da Sra. MacCallum para Roger como haviam pensado. Claire não quer deixar ele assumir uma culpa que não é sua, mas Tom segue em frente porque diz que no fundo ele sabia que deveria ter matado ela.

PARTE XI - No dia da vingança
- Brianna está em River Run enquanto Roger termina sua ordenação. Nem conta sobre o fantasma visto por uma das escrivãs na noite anterior, perto do mausoléu de Héctor. Desconfia estar grávida. Escuta Duncan conversando com Buchanan e depois conversa com ela, revelando que sua preocupação se deve ao fato de durante a noite, as 7 mil libras que restavam do 1/3 do dinheiro jacobita foram roubadas do túmulo. Além disso, o general MacDonald (primo do major) estava saindo à procura de homens das terras altas para lutarem.
- Roger está a um dia de receber sua ordenação, mas Jaime chega e diz que Brianna foi raptada.
- Eles chegam até Roanoke e descobrem que o advogado Neil Forbes foi quem pagou para Bonnet sequestrar Brianna e a levar para Inglaterra. Descobrem também uma puta, que Brianna conversou e pediu para que falasse com sua família, contando que Bonnet iria parar em Ocracoke.
- Brianna ajuda Bonnet com seu pesadelo de afogamento.
- Após chegarem em Ocracoke, Brianna encontra Phaedre que lhe revela o caso de Ulysses com sua tia , então por ela ter dormido com Duncan ele a vende. Brianna descobre que Bonnet pretende vendê-la.
- Jaime e Roger conseguem pegar Bonnet e Brianna decide local a Wilmington para que seja julgado e revela sua gravidez.
Setembro de 1775
- Bonnet é condenado a morrer por afogamento.
Outubro de 1775
- Jocasta e Duncan sobem até a cordilheira para se despedirem de Jaime e da família, visto que por serem legalistas, não estão em boas condições, indo então para Nova Escócia.
- Jaime compra Phaedre e liberta e Ulysses vai embora.
Janeiro de 1776
- 21 de janeiro: a data que Brianna havia ido avisar seus pais que sua cabana pegaria fogo.
- Estavam todos no chalé de Brianna e Roger, com a casa principal toda fechada. O major MacDonald chega sob ordens do general Hugh MacDonald para oferecer uma liderança nas tropas a Jamie.
- Jamie recusa a proposta. O chalé de Brianna pega fogo, mas conseguem reverter a situação a tempo.
Fevereiro de 1776
- Jamie desce para Willmington com a milícia rebelde.
- Após a 1 batalha na ponte, com a vitória, Jamie se lembra do que aconteceu em Culloden, Murtagh quase acertando Jack Randall e indo salva-lo.

PARTE XII - O tempo não será sempre nosso
- 21 de abril de 1776: Amanda nasce
Maio de 1776
- Claire percebe que Amanda tem um problema no pulmão, o que dificulta a respiração e a distribuição de oxigênio.
- Brianna e Roger tentam decidir o que fazer, se a família deve voltar ao tempo de origem para salvar Amanda ou não.
Julho de 1776
- Jaime e Ian roubam uma pedra de Neil Forbes.
- Brianna vê Lorde John e finalmente encontra seu meio irmão William, que não sabe sobre o assunto.
- Brianna quer contar, por que vão voltar pelas pedras, mas não conta a pedido de John e Jamie.
- Jamie pede a John uma pedra para Brianna, a última que falta e ele lhe dá o anel com uma safira que ganhou de seu primeiro amante, Hector Cameron.
Setembro de 1776
- Brianna e Amanda voltam
- Roger e Jemmy voltam
- 3 dias depois Jamie sonha com eles e descreve a Claire o local, a casa de Roger e também que ele conversou com uma moça chamada Fiona, também lembrava de Jemmy querendo falar com o vovô numa caixa preta, o telefone.
Novembro de 1776
- Claire encontra Aidan Christie no cemitério, com uma pistola. Claire descobre então que ele amava ela, e o filho era seu, além de ele ter feito Malva contar toda a história sobre Jamie. Então Claire descobre que foi ele quem a matou, e apesar de não deixar ele se matar, Ian o mata com uma flecha.
- Claire voltando para casa após tratar um dos arrendatários, se encontra com Wendigo Donner, querendo as pedras. Após um confronto, um dos capangas chega com os Bugs e a meia barra de ouro que foi roubada de River Run. Outro capanga, derruba o éter e Ian acende uma vela. Eles conseguem sair a tempo de sofrerem apenas queimaduras leves, mas a casa queima.
- Arch então conta que ele era o braço direto de Grant, o 3º clã a quem o rei deixou a terceira parte do ouro. Como ele soube do ouro de Jocasta e Héctor ele achou o local e em algumas viagens que fazia ia até o túmulo e pegava um lingote. Não disse a Jamie onde esta o ouro. Jamie o liberta de seu juramento e pede que ele vá embora.

EPÍLOGO I : Roger recebe uma caixa, enviada pelo reverendo, muito antiga e lacrada. Poderia ser aberta pelo dono do nome, Jeremiah. Eles abrem e encontram diversas cartas, e a cobra de cerejeira.

EPÍLOGO II: em uma gráfica, um novo aprendiz trás uma notícia velha e não totalmente verdadeira. O incêndio.

thabooks 13/06/2020

Tão complexo!
Como sempre todas as perguntas em detalhes são respondidas.
Do início até a metade, teve tanto sofrimento para os personagens principais que quase desisti, sério. Não aguento mais ver eles sofrerem ;( da metade para o fim teve tanta aventura que não queria parar de ler por nada. É sempre uma relação de amor e ódio com Outlander.
Débora 16/06/2020minha estante
Tb sinto isso. Tanta coisa ruim acontece com eles, parece q nunca vai acabar... hahaha

thabooks 17/06/2020minha estante
Haha nem tenho mais psicológico pra isso. Quando você pensa que tá tudo bem é porque algo trágico está para acontecer.
Quando um se recupera, aí vai lá o outro... haja coração. Kkk

Tati Bertoldo 02/03/2022

Um Sopro de Neve e Cinzas
Para quem ficou órfão temporário da Série: é uma ótima maneira de descobrir o que vem depois. Livro maravilhoso, escrita perfeita. Primeiro livro da autora que leio, fiquei maravilhada.

Luana 17/01/2022

O melhor da série!
Meu deus que livro incrível. De todos os Outlanders até aqui, esse é o que mais acontece coisas e surpresas que eu nem imaginava. Li rapidinho.
Reginato 17/01/2022minha estante
Luana, esse livro é a história da 5ª temporada de Outlander?

Luana 17/01/2022minha estante
Siim, acho que ele pega um pouco da 5 e da 6

Suelen 09/05/2021

Um Sopro de Neve e Cinzas - Parte I
A leitura cada vez mais se aproxima do ponto que a última temporada da série terminou.

Sigo na luta com esses calhamaços tentando matar a curiosidade já que a série vai demorar pra ser lançada!

Dianne.VitAria 18/03/2023

MUITAS EMOÇÕES
Bem mais movimentado que o 5. Os problemas aqui foram muito fortes, nossa queria Claire sofre o livro inteiro. O amadurecimento de Brianna e Roger aqui é muito lindo. O que não tivemos de intrigas, sofrimento e fortes emoções no livro 5 tivemos no 6 em dobro. Este foi um livro de grandes mudanças e perdas mas também tivemos vários momentos em família e o romance típico e perfeito de outlander. Os personagens secundários tiveram grande importância para os problemas na história mas alguns foram de grande ajuda para a resolução dessas intrigas.

Heliara 21/03/2021

Não conseguia parar de ler
A autora segue com uma história que prende, dando uma ótima sequência aos livros anteriores. Recomendo.

Nivea Ceroni 26/12/2020

Um sopro de neve e cinzas.
2° melhor livro (depois do 1°) dessa série maravilhosa.
Um livro cheio de detalhes, surpresas, suspense, revelações e emoções (demais). Chorei, ri e não senti tédio em nenhum momento de leitura.
Esse é o livro em que a Claire mais sofre, meu deus que mulher forte, depois de tudo que ela passou ainda acontecer tudo isso com ela e ela conseguir dar a volta por cima e continuar e ainda ter compaixão por pessoas que aparentemente foram causadoras de seu sofrimento. Jamie como sempre não sai do seu lado e faz de tudo para ter sua mulher salva de tudo.
Fiquei muito triste pelos acontecimentos finais e o rumo que a família Mackenzie teve que tomar.
Esse com certeza é um livro cheio de reviravoltas e estou ansiosa para ver como será a adaptação dele na série, com todos os detalhes narrados no livro e muito bem amarrados por sinal.

@juliaavictorino 22/10/2020

Que livro!
O que é esse livro gente? Impressionante como a Diana consegue escrever de forma tão envolvente. O livro é enorme e não tem nenhuma parte arrastada! Cada hora uma nova emoção, não aguento!