Um Sopro de Neve e Cinzas

Um Sopro de Neve e Cinzas Diana Gabaldon

Resenhas - Um Sopro de Neve e Cinzas - 1ª Parte

Joao.Almeida 21/04/2024

Ler mais um volume de Outlander sempre é um grande evento para mim. Conheci esse universo primeiro pela série e tornou-se algo muito especial. Aqui, somos relembrados constantemente sobre o conflito que está por vir, a ansiedade se faz bastante presente e fico inconformado que Claire e Jamie não conseguem desfrutar da vida em paz...

O livro é bastante dinâmico, com cenas sobre o dia a dia, os procedimentos inusitados de Claire e os conflitos sociais. Foi uma leitura prazerosa e nem se percebe quantas páginas avançamos. Estou me segurando para não começar o próximo título. Além disso, a obra também traz um conteúdo mais denso envolvendo agressão sexual. Mesmo sabendo antecipadamente pela série, foi muito duro ler e ficou ressoando em minha mente por dias. É interessante e assustador como conseguimos nos conectar com os personagens e sofrer com eles.

Thamy 05/04/2024

Já estou sentindo o medo de acabar
Ainda me surpreendo com a escrita da autora. Como a história nos envolve e parece nos abraçar. Eu sinto que quando estou lendo eles são meus companheiros e me contam sobre suas vidas. Outlander é simplesmente mágico!

Ana 29/03/2024

Não imaginaria que aconteceria tanta coisa em apenas um livro, como sempre a história super envolvente e detalhada? ansiosa pra ler o próximo e ver novas aventuras desses personagens maravilhosos

Dani 21/03/2024

OUTLANDER - UM SOPRO DE NEVE E CINZAS
Achei que ler esse livro fosse ser uma maratona - longa e sofrida, mas o que eu fiz durante essa leitura foi um passeio tranquilo e delicioso.
Acho que nesse livro 6 da saga de Oulander a autora engatou com uma leitura muito mais fluida e divertida, fazendo você não perceber que está lendo um livro tão grande, isso tudo sem perder a mágica que caracteriza a série Outlander.
O livro tem MUITOS acontecimentos, daqueles que você está lendo e solta "O QUE???" e depois termina de ler vorazmente o capítulo. Falando em capítulos, nesse 6º livro os capítulos são curtinhos, o que não cansa a leitura.
O livro em si é muito maravilhoso, ele nos conecta com algumas histórias dos personagens que eu já tinha curiosidade de saber, criando muito mais laços e conexão entre o leitor e os personagens.
Neste livro eu ri com Jem, fiquei p* com Brianna e Roger, emocionada com Fergus e Ian, impactada e triste com Tom e Malva, revoltada com Bonnet, supresa com Jocasta, estupefada com Arch e Sra Bug e no final terminei história dando algumas boas risadas com o desenrolar de tudo e ansiosa para o livro 7.

Com toda a certeza o livro 6 é o meu preferido da série até então, e me deixou muito mais feliz com o rumo da história e ansiosa e com altas expectativas para ler o livro 7 - Ecos do futuro.

Didigo 22/02/2024

Livro maravilhoso
Depois de dois livros bem lentos, este foi absurdo. Muitas coisas aconteceram, e já estou ansioso para começar o próximo. Estou sofrendo por antecedência; não sei como vou ficar quando a série terminar.

Mey 30/01/2024

“Um Sopro de Neve e Cinzas” é o sexto livro da série Outlander. Aqui temos os Fraser’s levando a vida nos Estados Unidos, às véspera da guerra da independência. Como sempre enfrentando problemas, desafios e lutando com todas as forças.

Esse sexto livro é gigantesco, tem mais de mil páginas e muitos, mas muitos acontecimentos e reviravoltas. Começando com mais uma fato traumático para a família Fraser, que pode gerar vários gatilhos, mas que já é algo costumeiro para os fãs da série (infelizmente). Novos personagens entram na história para causar problemas. E nos despedimos de mais alguns personagens, pelo menos por enquanto. Alguns segredos são revelados e profecias são cumpridas. E mais um vilão é eliminado.

Outlander sempre trouxe momentos médicos na história, mas senti que nesse livro foram ainda mais, teve cirurgia de hemorroida, cirurgia nas mãos, doenças e epidemias. Outra coisa, que pode gerar incômodo. Eu, como um fã de programas médicos, fiquei fascinada com as explicações.

Senti um pouco de falta de inserção de momentos históricos, que estão bem presentes nos outros livros, esse livro se afastou mais disso e focou na ficção. Mas deixou um gostinho que vem grandes coisas por aí.

O amor de Jamie e Claire continua ainda muito forte e é maravilhoso a confiança, companheirismo e carinho que um tem pelo outro. Sou apaixonada por eles!

Terminei essa grande jornada curiosa com o que a autora vai fazer nos próximos livros, afinal, tantas coisas já aconteceram até agora. Mas não vejo a hora de estar com esses personagens mais uma vez.

site: https://www.instagram.com/p/C2ss91Dpc0g/

Livia.Pascolato 14/01/2024

Um sopro de neve e cinzas
PARTE I - Rumores de guerra
- Ian está na floresta com Rollo quando escuta vários homens se aproximando, eles o acertam na cabeça e Rollo foge.
- Março de 1773. Kenny Lindsay chama a família Fraser para irem ver um pequeno chalé que foi incendiado, chegando ao local encontram toda a família morta, (possibilidades: um delesorteu com facada, os outros queimados ou porque comeram os cogumelos venenosos?). Enterram eles e fazem uma pequena reza.
- Ao retornarem na manhã seguinte, encontram o major Donald MacDonald a sua espera. Enquanto Claire conversa com ele esperando Jaime, Rollo aparece desesperado e Claire o segue, com Jamie em seu encalço. Acham Ian e o levam para dentro, e este conta o que viu.
- MacDonald quer propor a Jaime que ele crie um comitê e aceite novos escoceses vindos das Terras Altas, que falam apenas gaélico e são fazendeiros.
- Enquanto Jaime e Claire ficam jantando com MacDonald, Brianna e Roger vão buscar Jem que estava com Lizzie. Chegando na casa do lá McGillivray, descobrem que Lizzie finalmente escolheu seu noivo, Manfred McGillivray.
- Jaime recebe a proposta de ser agente indígena, responsável por levar presentes para os povos indígenas e fazer com que fiquei ao lado da Coroa.

PARTE II - As sombras se adensam.
Abril de 1773
- os Frasers recebem uma visita dos Browns, não muito boa, visto que eles decidiram criar o Comitê de Segurança, e queriam convocar Jaime e seus arrendatários para tal. Jaime negou.
- Lizzie tem outro episódio de malária e os irmãos Beardsleys vão até o povo cheeroke com Jamie para que esse converse com eles, visto que aceitou ser agente indígena.
- Enquanto isso Jaime pede que Roger, juntamente com Arch Bug e Tom Christie irem até Cross Creek buscarem os novos arrendatários.
- Jaime conversa com as diversas tribos que vai visitar e eles pedem apenas uma coisa: armas.
- Roger ainda em River Run, tem uma conversa com Phaedre (escrava de Jocasta), ela foi até Cross Crek com Jem, e um homem mexeu com ele, Bonnet, ela contou a Roger para avisa-lo.

PARTE III - Cada coisa tem a sua estação.
Agosto de 1773
- Jaime e Roger voltam para casa, enquanto isso, Claire precisou atear fogo a um campo de cevada que estava com uma infestação de gafanhotos.
- Jaime pede a John Grey que continue de olho em Bonnet, visto que Roger contou a ele o ocorrido em Cross Creek.
- Brianna está tentando arrumar um jeito de levar água para casa e fazendo experimentos com fósforo.
- Após a primeira visita, Bobby Higgins, que trabalha para lorde John Grey, volta com outros presentes e correspondências de seu chefe. Claire e Jaime percebem o interesse de Bobby por Lizzie, mas ela já está noiva.
- Os novos arrendatários são extremamente fervorosos e presbiterianos, odeiam papistas e luteranos. Especialmente Hiram Crombie.
- MacDonald faz outra visita aos Frasers agradecendo Jaime por ter aceito o cargo, conta sobre mais duas cabanas que foram queimadas e também quer pedir para que ele faça nova viagem as aldeias dos juncos.
- Na volta de sua viagem, alguns índios vem acompanhando Jaime, para que Claire possa cuidar dos dentes da srta Camindongo.
- Um desses índios, Sequoia, traz consigo ossos, de um morador de outra cabana que ele achou queimada.
- Com os novos envios de John Grey, Claire consegue produzir éter para poder operar com o paciente adormecido.
- Tom Christie vai ao consultório para Claire ver um corte em sua mão e ela vê que a mão direita em piorando o seu quadro clínico.
- Malva vai ao consultório buscar o unguento para passar na mão de seu pai e se interessa pela profissão de Claire.
- Claire retira os pontos de Tom e o convence a realizar a cirurgia em sua mão para ela voltar a funcionar, com apenas a retirada de uma aponeurose.
- Tom Christie vai para a operação, mas não aceita ser sedado, então Jaime o ajuda recitando a Bíblia e servindo uísque.
- Jaime e Roger saem para ir nas aldeias cheerokes, mas no meio do caminho encontram um casal enforcado e uma casa queimada, uma das filhas quase morta e as outras duas crianças desaparecidas. Enquanto enterravam os corpos, Richard Brown aparece com seus homens e questionam se foram eles que fizeram isso. Jaime logo entende que também não foram eles, mas que eles sabiam de algo a mais.

PARTE IV - Rapto
Outubro de 1773
- Quando Jaime e Roger voltam, Brianna conta a Roger que acha que Marsali e Fergus estão com dificuldades no casamento. Brianna também conta a Claire.
- Claire vai até o barracão de maltagem para conversar com Marsali. Após descansarem e conversarem, Claire entra para terminar o serviço de Marsali, mas aparecem visitantes inesperados. Cerca de 20 ou 30 homens, querendo roubar o uísque de Jaime, comandados por Hodgepile, um desertor, visto que virou ladrão. Claire também desconfia que foram eles quem queimaram a casa que Jaime e Roger encontraram.
- Em uma pequena luta, os homens pegam Claire e a raptam, levando consigo para que ela entregue o local onde Jaime guarda o uísque envelhecido. Claire reconhece Lionel Brown. E em uma de suas falhas tentativas de fuga, derruba-o, fazendo que ele fique bem machucado.
- Quando atravessam o rio, resolvem acampar e então o pesadelo de Claire começa, ela é espancada e estuprada por diversos homens.
- Um deles vai conversar com ela, chama-se Donner, um dos amigos de Robert (Dente de lontra), porém apesar de passarem pelas pedras no mesmo ano, Donner foi mandado para 6 anos antes de Robert.
- No meio da noite, Jaime e os homens chegam, resgatam Claire e matam todos os homens.
- Levaram Lionel Brown para interrogatório e descobriram que o seu envolvimento com Hodgepile se devia ao fato de que, a gangue de Hodge começou a fazer comércio ilegal na antiga cabana de Aaron Beardsleys que é propriedade dos Browns pois eles adotaram a pequena Alícia. Após uma conversa, Hodge manteria-se longe dos protegidos de Brown e eles teriam o produto dos assaltos, como os prisioneiros, vendidos a piratas ou índios.
- De alguma maneira, Lionel se desvencilha de sua cama e vai até o consultório de Claire, implorando por ajuda. Claire o ajuda, mas ainda está muito sensível com toda a situação vivida, e sai do consultório para tomar um ar.
- Quando volta, encontra a Sra Bug matando Lionel Brown com um travesseiro, tenta reanima-lo mas não consegue.
- Claire, Jaime, Ian e alguns índios vão até Bronwsville levar o corpo e explicam a situação.

PARTE V - Grandes desesperanças.
- Claire resolve ir ver Marsali e chegando em sua casa, percebe que há algo errado com o neném, levando Marsali para a casa grande.
- Claire diz que o bebê precisa nascer, Fergus ajuda Marsali, mas fica frustado quando vê que seu filho Henri-Christian é um anão.
- Fergus fica dias sem aparecer em casa e Claire o encontra junto das cabras, conversa com ele, mas ele acha que seu filho será tão inútil quanto ele.
- Roger vai até a casa do McCallum e promete ajudá-los uma vez que assim que mudaram, o Sr McCallum faleceu.
Novembro de 1993
- Hiram Crombie chama Roger para fazer o funeral de sua sogra, após a família Fraser chegar lá e escutar a pregação, a Sr Wilson acorda, e Claire percebe um aneurisma de aorta, e que ela irá morrer em poucos minutos. O que realmente acontece.

PARTE VI - Na montanha
Março de 1774.
- MacDonald aparece na cordilheira e diz a Jaime que ele deve dar 30 mosquetões aos índios, e paga-los por sua conta, pois a coroa irá lhe pagar futuramente. Além disso, deve fazer outra viagem as tribos.
- Bobby trás notícias de John Grey e fica uns dias na cordilheira, à espera do retorno de Jaime.
- Jamie vai até as aldeias com Ian, encontram 2 tuscaroras e os ajuda a recuperarem a esposa de um deles, que foi capturada pelos cheerokes.
- Claire testa o éter em Lizzie e Bobby, e da tudo certo.
Junho de 1774
- Claire está procurando abelhas quando vê Tom batendo em sua filha Malva, então decide falar com Jaime.
- Jaime encontra Malva, e a leva até um local que tem muitos cogumelos que ela estava procurando, enquanto isso tenta tirar alguma informação sobre seu pai.
Julho de 1774
- Jaime encontra Brianna e a ajuda a cavar, depois enquanto nada com Jem e Germain eles encontram ossos, e Jaime acha que é um feitiço das Terras Altas.
- Brianna vai até a sra. Bug e ela explica sobre o feitiço de amor. Brianna começa a desconfiar de Amy McCallum, mulher que Roger está ajudando.
- Roger decide que não irá mais ajudá-la porque a cordilheira está começando a dizer que ele está tendo um caso, chegando lá, Aidan McCallum está com muita dor, então ele o leva para Claire, e sai em busca de Malva para ajudá-la.
- Quando Claire termina a cirurgia, Tom Christie chega, Malva foge e Allan Christie começa a brigar com Roger enquanto diz que ele está sendo infiel.
- Claire conversa com Tom e pede para que ele não bata em Malva.
- Quando tudo acaba, Brianna discute com Roger porque ele passa mais tempo cuidando e ajudando os outros do que sua própria mulher.
- Roger conversa com Jaime e Brianna sobre sua vontade de ser pastor e ajudar as pessoas.

PARTE VII - Morro abaixo
- Jaime manda uma carta para John Grey pedindo ajuda com as armas, mesmo que por meios ilícitos.
- John Ashe, antigo colega da revolução de Jaime, manda uma carta sobre Congresso Continental com representantes da colônia.
Agosto de 1774
- Em River Run ocorre um churrasco para Flora MacDonald (mulher que vestiu o Charles Stuart com as roupas de sua empregada para ajudá-lo a fugir) em homenagem pelo salvamento de Stuart na guerra da revolução.
- Jocasta tem problemas com seus olhos, Claire sempre desconfiou de glaucoma, então foi necessário tirar a pressão de seu olho.
- Após o procedimento, Jocasta conta a Claire e Jaime que reconheceu o homem que a atacou novamente minutos antes de achar Jaime, em busca do ouro.
- Donner reaparece em River Run, conversa com Brianna e Claire sobre como foi a sua passagem, mas é levado para prisão por roubo.
- Claire vai até Cross Creek, conversa com o Dr Fentiman, em seguida vai até a loja do Boticário Ralston Bogues (ele e a família se mudarão para Inglaterra), nesse tempo encontra com a primeira esposa de Isaiah Morton, Jezebel, que o está procurando. Então Ralston diz que Jaime está contendo as pessoas de pegarem o impressor Simms (que é um legalista assim como Borgues) que iria vender a casa de impressão para Fergus.
- Simms consegue fugir, eles não acham Manfred porém descobrem que ele estava tentando pegar uma embarcação. Claire consegue aplicar penicilina no bordel da Sra. Sylvie.
Setembro de 1774
- Roger volta para casa após dar início aos estudos de pastor e já realiza seu primeiro batismo oficialmente.

PARTE VIII - O chamado
- Bobby tenta pedir a mão de Lizzie para seu pai, mas ele não está favorável uma vez que Bobby foi tido como traidor e marcado a ferro.
- Claire vai até a casa dos MacNeill e encontra todos em um estado grave de saúde.
- Claire também fica doente, durante 1 semana e acorda com seus cabelos todos cortados por Malva e pela Sra Bug.
- Jaime leva então os mosquetões aos índios
- Jaime renuncia ao seu cargo de agente indígena enviando uma carta a John Stuart.

PARTE IX - Os ossos do tempo
- Major MacDonald acha uma oficina de impressão a venda em New Bern, fala a Jaime.
- Fergus, Marsali e as crianças se mudam então para New Bern.
Outubro de 1774
- Ian pede que Brianna saia com ele, então quando ela menos espera ele diz que é uma viagem de três dias
- Ian conta sua história, Emily engravidou várias vezes mas perdeu todos, sua cunhada e o filho foram raptados por outra tribo e seu cunhado sempre olhava para sua amada. Até que um dia, a avó como era chamada a anciã da aldeia, o chamou e o mandou embora, e ele foi.
- Ian chega ao local, e então mostra um esqueleto de mamute a Brianna, e ela explica o que é. Eles conversam sobre os Antigos e sobre Deus.
- Claire recebe uma mensagem de Ronnie Sinclair, ela é Jaime acreditam ser de Phaedre, escrava de Jocasta.
- Chegando em River Run, Claire e Jaime descobrem que Phaedre é filha de Hector Cameron, de uma traição com outra escrava, e que provavelmente Phaedre fugiu pois estava tendo um caso com Ducan Ines.
- Já na cordilheira, J e C acham o Sr Weymiss bebado pois Lizzie está grávida e não sabe qual dos Beardsleys é o pai da criança. Jaime casa Lizzie momentaneamente com Kezzia até encontrarem um padre. Mas, durante a noite eles vão até a cabana de Brianna e pedem para Roger casar Lizzie com Jo, e ele não sabia do casamento anterior, casou-os.
- Brianna raspa os cabelos de Jem cheios de piolhos e percebe uma pinta grande, que é comumente passada por genética, igual a de Roger.

PARTE X - Onde está Perry Mason quando precisamos dele?
Março de 1775
- Jaime já está na lista dos procurados como traidores.
Abril de 1775
- 18 de abril: a guerra se inicia.
- Lizzie tem o nenê, um menino, e seu pai não vai vê-lo apesar de ter sido avisado.
- Malva está grávida e acusa Jaime de ser o pai
- Ian confessa que esteve com Malva e também viu Bobby com ela.
Maio de 1775
- Jaime vai até Charlotte e se pronuncia como patriota e não legalista.
- Claire encontra Malva morta e tenta salvar a criança, mas não consegue.
- O comitê de segurança de Richard Brown vai até a cordilheira para levar Claire a julgamento pelo assassinato de Malva, mas Jaime não deixa (também sendo acusado). Então Tom Christie chega e diz que vai acompanhar os dois até a cidade para o julgamento.
- Após muitas cidades sem juízes, eles chegam a Brunswick, onde os homens de Brown prender Jaime a um barco e soltam no mar. Seguem com Claire até New Bern onde será julgada.
- Ian estava seguindo o grupo durante todo tempo, e consegue resgatar seu tio que seria pego por homens do navio de Bonnet a mando de Forbes (juíz que Jaime brigou na turba em frente à oficina de impressão).
- Claire é levada até a casa do governador, para cuidar da sra. Martin que está grávida, além disso, acaba sendo posta para copiar cartas para o governador.
- O governador então resolve ir para Brunswick e leva Claire, para encobrir sua esposa e ninguém achá-la. Chegando no navio, Clarice descobre que ele está esperando as tropas da Inglaterra chegarem para seu auxílio.
- Major MacDonald vai até o navio, encontra Claire por acaso e ela manda avisar Jaime se o encontrasse.
- Jaime chega ao navio no dia seguinte e tenta conversar com o governador para fazerem um acordo e liberarem Claire. Sr. Martin faz uma contra proposta e Jaime diz que vai pensar.
- No dia seguinte, Tom Christie chega ao navio para assumir a culpa da morte de Malva. Assume somente a Clarice que Malva era filha de seu irmão com sua mulher, e as duas eram bruxas. Tentou salvar a alma de Malva mas não conseguiu. Descobriu também que os ossos achados por Jaime e Brianna perto do lago eram um feitiço de Malva para Jaime e não da Sra. MacCallum para Roger como haviam pensado. Claire não quer deixar ele assumir uma culpa que não é sua, mas Tom segue em frente porque diz que no fundo ele sabia que deveria ter matado ela.

PARTE XI - No dia da vingança
- Brianna está em River Run enquanto Roger termina sua ordenação. Nem conta sobre o fantasma visto por uma das escrivãs na noite anterior, perto do mausoléu de Héctor. Desconfia estar grávida. Escuta Duncan conversando com Buchanan e depois conversa com ela, revelando que sua preocupação se deve ao fato de durante a noite, as 7 mil libras que restavam do 1/3 do dinheiro jacobita foram roubadas do túmulo. Além disso, o general MacDonald (primo do major) estava saindo à procura de homens das terras altas para lutarem.
- Roger está a um dia de receber sua ordenação, mas Jaime chega e diz que Brianna foi raptada.
- Eles chegam até Roanoke e descobrem que o advogado Neil Forbes foi quem pagou para Bonnet sequestrar Brianna e a levar para Inglaterra. Descobrem também uma puta, que Brianna conversou e pediu para que falasse com sua família, contando que Bonnet iria parar em Ocracoke.
- Brianna ajuda Bonnet com seu pesadelo de afogamento.
- Após chegarem em Ocracoke, Brianna encontra Phaedre que lhe revela o caso de Ulysses com sua tia , então por ela ter dormido com Duncan ele a vende. Brianna descobre que Bonnet pretende vendê-la.
- Jaime e Roger conseguem pegar Bonnet e Brianna decide local a Wilmington para que seja julgado e revela sua gravidez.
Setembro de 1775
- Bonnet é condenado a morrer por afogamento.
Outubro de 1775
- Jocasta e Duncan sobem até a cordilheira para se despedirem de Jaime e da família, visto que por serem legalistas, não estão em boas condições, indo então para Nova Escócia.
- Jaime compra Phaedre e liberta e Ulysses vai embora.
Janeiro de 1776
- 21 de janeiro: a data que Brianna havia ido avisar seus pais que sua cabana pegaria fogo.
- Estavam todos no chalé de Brianna e Roger, com a casa principal toda fechada. O major MacDonald chega sob ordens do general Hugh MacDonald para oferecer uma liderança nas tropas a Jamie.
- Jamie recusa a proposta. O chalé de Brianna pega fogo, mas conseguem reverter a situação a tempo.
Fevereiro de 1776
- Jamie desce para Willmington com a milícia rebelde.
- Após a 1 batalha na ponte, com a vitória, Jamie se lembra do que aconteceu em Culloden, Murtagh quase acertando Jack Randall e indo salva-lo.

PARTE XII - O tempo não será sempre nosso
- 21 de abril de 1776: Amanda nasce
Maio de 1776
- Claire percebe que Amanda tem um problema no pulmão, o que dificulta a respiração e a distribuição de oxigênio.
- Brianna e Roger tentam decidir o que fazer, se a família deve voltar ao tempo de origem para salvar Amanda ou não.
Julho de 1776
- Jaime e Ian roubam uma pedra de Neil Forbes.
- Brianna vê Lorde John e finalmente encontra seu meio irmão William, que não sabe sobre o assunto.
- Brianna quer contar, por que vão voltar pelas pedras, mas não conta a pedido de John e Jamie.
- Jamie pede a John uma pedra para Brianna, a última que falta e ele lhe dá o anel com uma safira que ganhou de seu primeiro amante, Hector Cameron.
Setembro de 1776
- Brianna e Amanda voltam
- Roger e Jemmy voltam
- 3 dias depois Jamie sonha com eles e descreve a Claire o local, a casa de Roger e também que ele conversou com uma moça chamada Fiona, também lembrava de Jemmy querendo falar com o vovô numa caixa preta, o telefone.
Novembro de 1776
- Claire encontra Aidan Christie no cemitério, com uma pistola. Claire descobre então que ele amava ela, e o filho era seu, além de ele ter feito Malva contar toda a história sobre Jamie. Então Claire descobre que foi ele quem a matou, e apesar de não deixar ele se matar, Ian o mata com uma flecha.
- Claire voltando para casa após tratar um dos arrendatários, se encontra com Wendigo Donner, querendo as pedras. Após um confronto, um dos capangas chega com os Bugs e a meia barra de ouro que foi roubada de River Run. Outro capanga, derruba o éter e Ian acende uma vela. Eles conseguem sair a tempo de sofrerem apenas queimaduras leves, mas a casa queima.
- Arch então conta que ele era o braço direto de Grant, o 3º clã a quem o rei deixou a terceira parte do ouro. Como ele soube do ouro de Jocasta e Héctor ele achou o local e em algumas viagens que fazia ia até o túmulo e pegava um lingote. Não disse a Jamie onde esta o ouro. Jamie o liberta de seu juramento e pede que ele vá embora.

EPÍLOGO I : Roger recebe uma caixa, enviada pelo reverendo, muito antiga e lacrada. Poderia ser aberta pelo dono do nome, Jeremiah. Eles abrem e encontram diversas cartas, e a cobra de cerejeira.

EPÍLOGO II: em uma gráfica, um novo aprendiz trás uma notícia velha e não totalmente verdadeira. O incêndio.

Adarita 13/01/2024

Mais um livro da série Outlander que eu amei! Comecei o ano com um calhamaço de respeito!
Mais uma vez Diana Gabaldon nos trouxe um livro maravilhoso, rico em detalhes, uma mistura de sentimentos ao ler!
Amei que dei várias risadas em meio a tanto acontecimento triste, fez o livro ficar mais leve com certeza!
Super curiosa pra começar o próximo livro da série. Leiam esse livro, leiam a série toda! Tá demais!

Carol.Maganha 31/12/2023

Quase me matou
Eu jamais vou conseguir descrever o que esse livro fez com meu psicológico. Foi o livro que mais doeu na minha alma, sofri a cada página como se realmente pertencesse à família Fraser (e quem disser o contrário, saia de perto de mim, agora mesmo). Eu sofri por 3 meses, devorei os livros anteriores e nesse aqui, fui massacrada.
Ver tudo o que eles construírem virar pó, depois de TANTA dor e sofrimento, foi algo quase impossível de ler.
Quase me matou de tanto chorar, com tanta desgraça mas se tornou um dos meus preferidos, AMEI.

LeticiaSPereira 30/12/2023

Muito bom, mas cansativo
A história é super interessante, o maior problema que o livro é muito grande o boa parte dele não acontece muita coisa ficando cansativo. Mas quando o livro engata é impossível parar de ler.

Shirley 27/12/2023

"? Essa mulher que você tem ? disse Pássaro por fim, num tom de profunda contemplação. ? Você pagou muito por ela? ? Ela me custou quase tudo que eu tinha ? respondeu Jamie num tom de ironia que fez os outros rirem. ? Mas valeu a pena."