A cidade e os cachorros

A cidade e os cachorros Mario Vargas Llosa

Resenhas - A Cidade e os Cachorros

Francisco.comasetto 17/02/2024

Adorei a forma retalhada da narrativa. A escrita é leve e divertida, quase se esquece o enredo pesado e trágico do livro.
O autor é meio bananão, mas sua obra é eterna. Não deixe de lê-lo por preconceitos políticos, afinal, seu pessimismo é fruto de sua juventude.

Biblioteca Álvaro Guerra 22/09/2023

História de fundo autobiográfico, sua história se desenvolve no Colégio Militar Leoncio Prado, em Lima, onde um violento código de conduta permeava o cotidiano dos cadetes - experiência vivida pelo próprio autor, enviado para lá ainda menino pelo pai autoritário. Vindos de todos os pontos do Peru, a maioria de origem humilde, com seus próprios problemas familiares e inseguranças, os jovens internos retratados neste romance são obrigados a sobreviver em meio a um ambiente brutal e hostil, onde a justiça quase nunca prevalece e os superiores, apesar de rígidos com a disciplina, mal sabem o que ocorre nos alojamentos.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788560281138

Isa 24/06/2023

"... em cada linhagem a degradação exerce seu domínio"
O autoritarismo é uma realidade para os jovens do colégio militar. Humilhação, violência e abuso vindo dos seus tenentes, coronéis, etc. Para isso, eles criam uma "realidade paralela" entre eles com putas, álcool, cigarro, violências e jogos, buscando quebrar a autoridade militar. Mas isso gera um efeito rebote. Toda a liberdade que eles pregam é opressora, o ideal de homem e hierarquia entre os anos escolares exerce uma pressão em meninos claramente desamparados. É muito angustiante ver jovenzinhos sendo oprimidos por todos os lados, luta de classes, abusos familiares, hierarquia militar e entre eles mesmo.

O livro é maravilhoso. Entender a sensibilidade sendo dissolvida no meio da violência machuca muito e esse livro mostra muito bem.

Eu não diria que é parado, mas não acontecem grandes emoções o tempo todo e nao sabia para onde o livro ia caminhar até chegar na metade, o que quase me fez abandonar (MAS AINDA BEM Q N FIZ)

Maravilhoso.

Leila 28/10/2022

Eita que devagar devagarinho esse é 11º livro do Llosa que leio (como o tempo passa rápido, rs). A cidade e os cachorros foi seu primeiro romance e já disse a que veio, com todas as suas linhas temporais e as "brincadeiras" que o autor gosta de jogar ao leitor e nós que lutemos, rs. Tenho que dizer que comecei achando bem besta o mote do livro e me parecia que seria uma historinha de adolescentes e suas punhetagens num colégio militar, mas quando chegou ali pela metade do livro (sim,demora um bocado pra melhorar, haja paciência!) a coisa engrenou e o livro deslanchou. Não é dos melhores do Llosa, mas também não diria que é dos piores, esse pelo menos eu li e não abandonei né? (mas foi quase, viu?). Senti falta de um contexto histórico legal, o que geralmente encontramos em suas obras, mas tudo bem, para um primeiro livro não podemos exigir demais também e aqui o interessante fica na critica ao militarismo e porque não À cegueira dos pais em relação aos filhos e às ideias arraigadas quanto ao exército e sua "boa educação" da prole alheia. Acho que quem está querendo conhecer a obra do autor mais amiúde vale a pena conhecer seu primeiro romance sim, se esse não é o seu caso, vá direto à suas obras-primas.
José Amorim 23/11/2022minha estante
Quais os seus favoritos do autor?

Leila 23/11/2022minha estante
A guerra do fim do mundo, A festa do bode e As travessuras da menina má

uepa 13/07/2022

No começo eu me perdi e no final eu parecia estar no começo
No começo, além de você se perder com a narrativa diferenciada do Llosa, é por parte monótona.
É um livro crítico para a época em que foi escrito e expõe muito das problemáticas da população peruana.
Sobre os personagens : Jaguar e Alberto se merecem.?

Thiago Barbosa Santos 13/03/2022

A cidade e os cachorros
Foi o sexto livro que li do Mário Vargas Llosa, um dos autores mais celebrados da América Latina. A leitura é um tanto trabalhosa no início, porque as histórias de misturam, em passagens de tempo distintas, e o leitor demora um pouco para se situar, mas logo a coisa engrena e se torna ainda mais interessante.

O livro revelou nos anos 60 o talento literário de Llosa e tem um quê de autobiográfico. A história se desenvolve em um colégio militar famoso no Peru, o Leoncio Prado.

Durante a narrativa, acompanhamos a rotina de alguns cadetes nesta instituição para onde eram mandados com o intuito de que recebessem uma formação disciplinar modelo, mas esta realidade é totalmente outra.

No colégio militar, essa ?disciplina? é um mero autoritarismo hipócrita dos oficiais, que usavam o castigo e a punição, mas que não davam exemplo e sempre estavam muito distantes da verdadeira rotina daquele local.

No dia a dia, os estudantes se organizam em grupos, os mais velhos e fortes exploram os mais fracos. Eles bebem, fumam, jogam, abusam de colegas indefesos, fogem durante a noite para frequentar prostítulos, e viver naquele ambiente é uma experiência extremamente traumática para a grande maioria. É uma história perturbadora, que tem forte identificação com a realidade e serve como crítica a esse modelo educacional.
José Amorim 23/11/2022minha estante
Quais os seus favoritos do autor?

Cristian Fontoura 16/08/2021

Comecei a ler "A cidade e os cachorros" com um pouco de receio; a narrativa é um tanto desconexa no início, com a narração em primeira pessoa de distintos personagens e uma trama não linear, que viaja por períodos aparentemente não relacionados. Passada a estranheza, o livro se torna um relato cru e vívido do que os jovens cadetes do Colégio Leoncio Prado enfrentam. Temos a história finalmente traçada: a cidade é Lima e os cachorros são os cadetes novatos do terceiro ano.
Alberto, o poeta, Arana, o Escravo e Jaguar são três personagens distintos que passam por diferentes tribulações no confinamento do internato militar, além de encararem problemas familiares e dilemas da vida pré-adulta. Este livro foi a minha primeira leitura de Mario Vargas Llosa e confesso que foi uma introdução interessante ao universo do autor peruano, ainda mais se tratando deste livro que é seu debut literário e que contém toques autobiográficos.
O livro fala de temas como a brutalidade militar, o racismo presente na sociedade da época, o fim da infância e uma melancolia de crianças que são expostas a crueldade do mundo - seja no seio familiar, ou no ambiente educacional.
Há uma lenda de que exemplares do livro foram queimadas no pátio do colégio, que de fato existe. Não seria algo absurdo, uma vez que fica bem claro o que Llosa pensa a respeito do comportamento dos militares peruanos e sua ética questionável em meados dos anos 50. Leitura recomendada!

Marina 08/08/2021

Vargas Llosa é único
Foi meu primeiro contato com o autor e gostei muito. No início, a leitura é difícil porque as narrativas de diferentes personagens se misturam e também os tempos da história. Aos poucos, tudo começa a fazer sentido e ele constrói os meninos do Colégio Militar em uma vivência íntima, dolorida, que mistura amores, conquistas, amizades e segredos de um jeito impossível de parar de ler. Fiquei impressionada com a escrita de Vargas Llosa. Lerei outros do autor com certeza.

Edméia 26/06/2021

*Nem sempre o bom se dá bem !!!
*Minhas Impressões *
Este foi o primeiro livro que eu li do escritor peruano Mario Vargas Llhosa ! Gostei tanto que já comprei mais dois livros dele : "A Festa do Bode " e "Pantaleão e as visitadoras " !

"A Cidade e os Cachorros " narra a vida de jovens numa escola militar denominada

Leôncio Prado ! Os mesmos possuem apelidos : Cava, Jibóia, Jaguar, Escravo, Crespo ... No início, tive dificuldades com o significado de determinados vocábulos ! Afinal, trata-se de uma outra cultura, outra sociedade, outro povo !

O Colégio Leôncio Prado se localiza na cidade de Lima, capital do Peru ! Este colégio possui regras rígidas, no entanto, às escondidas, os alunos, os cadetes, bebem, fazem sexo entre si e sexo com animais, fumam, leem romances pornográficos, falam mal dos seus superiores , aprontam mesmo !!!

A narrativa se inicia descrevendo o roubo de uma prova de química e isso, veremos na segunda parte, irá trazer sérios problemas para muitos alunos !

A história está dividida entre duas partes e possui 08 capítulos cada parte !

Três cenas chamaram a minha atenção : como Malparada machucou a sua pata; como Jaguar terminou de raspar os cabelos do Crespo e a revista dos armários dos cadetes por parte do tenente Gamboa !

Houve momentos que parei para rir ! Realmente , Mario Vargas Llhosa sabe ser divertido !!! (Por isso, já comprei o livro dele que se intitula "Pantaleão e as Visitadoras " ! Ouvindo alguns vídeos no YouTube sobre os livros de Mario Vargas Llhosa, fiquei a par de que este livro dele é por demais engraçado e o que eu mais quero, nessa época pesada, tensa, triste de pandemia por causa do vírus coronavírus, é RIRRRRRR e muito !!! Hehehe.)

Confesso que eu gostei mais da segunda parte do livro, principalmente, dos quatro últimos capítulos !!!

Ah, cachorros é o apelido dos alunos novatos e o "batismo " deles na escola é algo assustador ! Ali , ou o camarada fala grosso, dá porrada, vira homem ou ele morre !!! Aliás, foi para se defender dos veteranos que os "cachorros" criaram um grupo chamado "O Círculo" !!!

O personagem que eu mais gostei e admirei foi o tenente Gamboa ! Ele é um profissional honesto, sério, decente e paga caro por assim ser !

O personagem que eu mais me diverti foi com o Jaguar ! Rapaz vivido, sofrido, malandro ... na minha humilde opinião, uma vítima das circunstâncias !

O Escravo ... me deu nojo ! Odeio dedo-duro !!! Camarada com baixa autoestima, covarde, fraco, muito sentimental para o meu gosto, um babaca !!!

Alberto, o Poeta, levou o negócio na maciota, na flauta ! Não adianta, quem é rico, vai ser sempre rico e quem é pobre vai mesmo acabar se dando mal !!!

As mulheres dessa história ou são moças virgens que querem se casar e ter filhos ou são prostitutas que se fazem de mulheres alegres porque precisam sobreviver ou são mulheres casadas , boas donas de casa, boas mães, esposas fiéis que sofrem muito com as traições dos maridos ! Aí, nessa história , tem uma mulher que trai o marido, mas, ela é uma excessão !!!

Dei algumas risadas com as falas do Higueras, amigo do irmão de Jaguar e depois, amigo deste também !

Houve momentos que me vi meio perdida diante da narrativa porque Mario Vargas Llhosa mistura os tempos passado e presente e , também, as falas dos personagens ! Só nos últimos capítulos que eu fui compreender o que estava acontecendo ! Bom, eu me perdoo pela minha ignorância ! Afinal, estou tomando contato agora com a forma de escrever deste grande escritor peruano que ganhou muitos prêmios com seus livros !

Mario Vargas Llhosa é do signo de Áries, (signo da minha amada filha ! ), tem 85 anos de idade e aparenta ser um senhor muito bonito, charmoso ! A fotografia dele aqui na internet, lembrou-me a pessoa do meu amado pai ! Conclusão : gamei mais ainda nesse homem !!!

Para mim, ficou afirmada, através da leitura deste livro, a minha crença de que nem sempre devemos dizer toda a verdade , isto é, realmente se dá mal quem abre a boca e fala a VERDADE !!!

Gostei das orientações do capitão Garrido, vulgo "Piranha " , para o tenente Gamboa ! Concordo plenamente com Garrido !!! (Mas, admiro Gamboa !!! ).

Recomendo a leitura deste livro e de 1 a 5, ( onde 1 é totalmente insatisfeito e 5 , totalmente satisfeito ), dou nota 4 ! (Não dou nota 5 porque odiei a narrativa sobre a pata da Malparada e , também , porque , em alguns momentos, me vi meio perdida na leitura por causa da mistura de textos entre os personagens ! ).

*É isso.

Com "Mario Vargas Llhosa " posso afirmar que inicio a minha leitura de alguns autores latino-americanos ! (Quero ler também Leonardo Padura,(O Homem que amava os cachorros ), Mario Benedetti, (A Trégua ) , Roberto Bolaño, ( 2666 e o livro "Os Detetives Selvagens " ) e Juan Rulfo (Pedro Páramo )! Haja vida para ler !!! (Que Deus me dê tempo, saúde e alegria !!!

*Guaratinguetá , 23 de Junho de 2021.

site: www.mesadeestudo.blogspot.com

leonardo.capis 24/06/2021

Primeiro romance publicado do escritor Mario Vargas Llosa e também meu primeiro contato com o autor, "A cidade e os cachorros" com certeza já se tornou uma das minhas leituras favoritas de 2021. Me lembro que foi indicado, anos atrás, por um ex-colega de trabalho, e pela metade do livro eu já lamentava não tê-lo lido antes.

O romance conta a história dos cadetes do Colégio Militar Leoncio Prado, mais especificamente os do quinto ano, com ênfase em Alberto, Jaguar, O Escravo e Jiboia. Com uma narrativa que se alterna entre os pontos de vista dos personagens (o que no começo pode causar um estranhamento), conhecemos a vida dentro do colégio militar, nua e crua – os castigos, a hierarquia, os regulamentos e o desrespeito a estes. E a partir das lembranças dos próprios cadetes, a vida pregressa destes também é contada e, pouco a pouco, conhecemos as razões que os levaram até ali.

A obra é uma verdadeira construção, os tijolos vão sendo colocados aos poucos e eu não sabia direito o que sairia no fim de tudo. Me peguei confuso algumas vezes com a forma da narrativa; os vários pensamentos que se cruzam, sem filtro, às vezes amarrados com a cena presente, outras vezes não, me fizeram voltar as linhas algumas vezes. Mas uma vez acostumado a isso, a atmosfera toma forma e se torna irresistível – Llosa foi magistral na fórmula que utilizou; o vai e vem entre passado e o presente dá um tom certeiro à história.

Os personagens são interessantíssimos e construídos de maneira muito verossímil; o quarteto que compõe o cerne da história daria uma disputa acirrada para eleger um favorito. A ambientação do romance deve ser particularmente especial para os peruanos: além das inúmeras formas como descreve as paisagens, Vargas se ocupou bastante em descrever as ruas, as praças, os bairros, e claro, o colégio. Fica fácil andar pelas ruas de lá com a imaginação.

Ao meu gosto, achei o romance belíssimo. A história, que é dividida em duas partes (quem terminar a primeira, seguramente irá terminar a segunda), é inesquecível. O livro não é nada cansativo, mantém um ritmo muito agradável e partir de certo momento fica difícil parar de ler. Não conheço outras obras do autor, mas acredito que não poderia ter um primeiro contato melhor. Que venha o próximo!

site: https://trincheirasdoocio.wordpress.com/2021/01/26/a-cidade-e-os-cachorros/

Maiara.Alves 12/10/2020

Mario Vargas Llosa, nascido no Peru, é um dos grandes escritores latino-americanos da atualidade, sendo inclusive laureado com o Nobel de Literatura em 2010 . Durante parte da sua infância, foi levado a acreditar que seu pai havia morrido, já que a família não queria admitir o divórcio. Anos depois se mudou para Lima e conheceu seu pai, com quem sua mãe voltou a ter um relacionamento. Durante a adolescência, ingressou a mando de seu pai no Colégio Militar Leoncio Prado. Essas experiências pessoais serviram como base para seu romance de estreia, "A cidade e os Cachorros".
Apesar do caráter autobiográfico, grande parte dos fatos narrados são criação do escritor.

A narrativa foca vida dos novatos que recebem o pejorativo apelido de “cachorros”.
Os principais personagens do romance são Alberto, um escritor de contos eróticos e romancinhos que era conhecido como "poeta”, Jaguar, um líder nato, grosso e truculento, Ricardo Arana, um negro que sofre profundo e constante preconceito e é chamado de “Escravo”. Eles eram membros do Círculo, um grupo de novatos que se juntam para defenderem-se dos veteranos.

Mesmo o foco da história ser a vida acadêmica dos personagens, também acompanhamos flashbacks dos alunos, o que nos leva a entender as suas vidas e o que os levou a entrar no colégio. As várias linhas narrativas, contadas pela perspectiva de personagens diversos, hora tratados por seus nomes e hora pelos apelidos, se misturam. No início, é possível ficar um pouco confuso por causa das várias vozes narrativas e devido à crueza de alguns episódios , mas esse desconforto inicial logo desaparece e o restante da leitura flui muito bem.
Trata-se de uma obra muito bem escrita, com riqueza narrativa e tema ainda muito atual.

Ronaldo 28/09/2020

Um livro do início da carteira do Llosa. A estória é contada diversas épocas, no começo é estranho, mas depois se acostumar com o estilo do autor.

Vanessa 03/08/2020

No início foi difícil me acostumar com as mudanças de tempo e trechos onde não se sabe quem é o personagem retratado. Logo depois me acostumei e achei que o momento da revelação do último personagem tornou tudo mais encantador.

Gostei bastante das histórias de cada um dos meninos, mas senti falta de ?me apaixonar? por algum dos protagonistas.

arthur966 23/11/2019

"você é um cachorro ou um ser humano?"
incrivel como um livro que tem um campeonato de punheta e quatro garotos enrabam uma galinha pode ser tão bom. convivi tanto com esses meninos insuportáveis que ja eram quase da minha família. amei a escrita queria saber escrever assim só descobri que o menino que invadia as casas era o jaguar lá pro finalzinho. meu personagem preferido MORRE mas tudo bem já me acostumei isso acontece em todo livro que eu leio

Pedro.Luna 06/03/2017

Maravilhoso
Um livro que começa com o estranhamento. Personagens são jogados para o leitor, e flashbacks narrativos de alguns deles surgem a todo momento. De começo, é fácil ficar um pouco perdido e desgostoso, mas logo você se acostuma. Basta um pouco de dedicação e então tudo faz sentido. Tudo isso graças a escrita primorosa de Vargas Llosa, que amarra as pontas com perfeição, entrelaçando passado e presente de modo brilhante. A trama envolve e os personagens são muito bem construídos: Alberto, Escravo, Jaguar, Teresa, todos com características próprias e marcantes, são os condutores dessa história de inocência perdida, amores, violência e crueldade. Livro incrível.
Edméia 19/04/2019minha estante
*Pedro, coloquei este livro na minha Lista de Desejos da Livraria Amazon ! Quando eu o comprar, será o primeiro livro do Mário Vargas Ljosa que irei ler ! Gostei do teu comentário aqui ! Obrigada !