Fidel Castro

Fidel Castro Claudia Furiati

Resenhas - Fidel Castro

Roberto 19/12/2016

Um século de história da América Latina e do mundo
Independentemente, de ser ou não de esquerda. Esse livro é indispensável para quem quer entender -- intestinamente -- Todas as nuances de um século de história da América Latina, e em certa conta do mundo, bem como de seus principais personagens políticos e culturais.

Importante ainda frisar, que a presente obra foi elaborada ao longo de quase uma década por brasileira e historiadora -- que teve acesso às fontes originais e inéditas de documentos do biografado -- que apesar de fazer um trabalho científico, nem por isso deixou de nos brindar com um estilo elegante que beira o literário.

Uma leitura marcante para a vida toda, a época vivida pelo personagem foi uma das mais densas e profícuas politicamente falando. Mesmo que para uns ele seja um tirano -- para mim um exemplo de coerência entre crenças e as práticas de toda a sua vida -- Seu legado é incontestável e certamente inspirador por muitas gerações vindouras.

barbara.luna.56 29/11/2022

Quase vinte anos se passaram desde que adiquiri esse livro até o momento de finalizá-lo. Um projeto sempre adiado devido aos afazeres acadêmicos. Finalmente cheguei aqui. "Fidel Castro: uma biografia consentida" é, indiscutivelmente, a obra definitiva sobre a biografia de Fidel. Resultado de um trabalho gigantesco e exaustivo da Claudia Furiati, consentido (como diz o título) pelo próprio Fidel. A leitura, apesar de lenta e, por vezes complexa (levei exato seis meses para concluir) vale cada parágrafo. A narrativa é clara, objetiva, os fatos levantados possuem relevância e comprovação histórica. Gosto principalmente das linhas dedicadas aos primeiros e últimos anos da vida do comandante. Uma figura mítica. Um totem para a esquerda mundial. Fidel, como bom leonino, contou com a sorte ao seu lado durante toda a vida, livrando-se de inúmeros atentados e provando ser, como se diz na minha terra, madeira de lei que cupim não rói. Para sempre, El Comandante!

Arca Literária 15/03/2017

disponivel no link http://www.arcaliteraria.com.br/fidel-castro-uma-biografia-consentida-claudia-furiati/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/fidel-castro-uma-biografia-consentida-claudia-furiati/