Doença e Cura Fabian Balbinot

Resenhas - Doença e Cura

1 | 2 | 3 | 4

Wanessa 05/11/2011

Doença e Cura
Resenha: O livro Doença e Cura é composto por sete capítulos e neles, apresentam um mundo, onde os vampiros são reais. Cada um com a sua própria estória, porém, todos eles têm algo em comum. Eles encaram diversas situações relacionadas à uma nova criatura sobrenatural que vem colocando em perigo, a vida de muitos vampiros.

Esse ser incrivelmente mais evoluído e poderoso que todos os vampiros de hoje-em-dia, tem como característica: Alimentar-se do sangue de vampiro. Especialmente. Ele está em todos os lugares, ele é maior que tudo.

Trechos retirados do livro:

"É um novo animal na cadeia alimentar que anteriormente terminava nos já conhecidos predadores noturnos."

"...Talvez a morte fosse assim mesmo, estável, lógica, desprovida de emoção e sentimento."

"...A gente nasce, cresce, envelhece vivendo uma porção de situações diferentes, descobrindo coisas, e no fim das contas, morremos, e outros de nossa laia nos transformam em um mero ornamento de caixão, um petisco para a terra engolir, carne, ossos e madeira nobre, podre, tudo desaparecendo no esquecimento, coberto de humo e minhocas, capim nascendo em cima."

Cada um dos personagens, relata a sua vida - ou morte - após ter contato direto com esse predador. Com os sintomas aparentes, os vampiros deixam de ser os predadores, e sim, a presa. O autor não deu nome aos personagens, isso torna a leitura ainda mais estimulante.

Um livro maravilhoso, e de fácil leitura, dar pra ler tranquilamente. A cada página, mais e mais vontade de chegar ao fim! Um ótima dica para quem gosta de livros vampirescos e quer inovar, ele foge da literatura tradicional, te leva a muitos mistérios.

Livretando 16/01/2014

Resenha: Doença e Cura
Sim, vampiros existem, e eles estão no topo da cadeia alimentar...

...Ou melhor, estavam...

Em meio a essa "síndrome" de vampiros bonzinhos, bonitinhos e “brilhantes”, Fabian nos traz de volta às origens, mostrando em sua obra os verdadeiros vampiros, seres sanguinários que fazem de tudo para saciar sua “fome”. Mas dessa vez eles não são os únicos caçadores...

Dividido em sete capítulos, o livro nos apresenta um submundo onde os vampiros são reais. Esta espécie que até então ocupava o topo da cadeia alimentar, agora depara-se com algo desconhecido, algo que desafia seus conhecimentos e poderes.

Cada capítulo desta obra apresenta a história de um vampiro diferente, com narrativas diferentes, mas de forma magnânima, são todas ligadas por algo em comum...

Como já foi dito, os capítulos contidos nesta obra são narrados de forma diferente, o que me proporcionou uma experiência muito gratificante, já que nunca havia lido nada parecido. Deparei-me até com um roteiro teatral, o qual achei, na minha humilde opinião, um dos melhores. Sim, alguns capítulos são sim cansativos, mas isso acaba tornando-se irrelevante diante daqueles com os quais a leitura segue de forma fluída.

O final foi surpreendente, a forma como o Fabian conduziu a narrativa me fez “esquecer de pensar” no possível final, como é de costume. Quando me dei conta, já estava lendo o epílogo e descobrindo o desfecho dessa história tão autêntica. Recomendo a todos!

site: http://livretando.blogspot.com.br/2011/07/resenha-doenca-e-cura.html

Lais.Alencar 04/10/2011

Começando pela capa... AMEI! A mistura de cores, essa idéia de sangue respingado e o título junto com tudo isso, chamam a atenção mesmo! Todo mundo que me via com o livro na mão, perguntava sobre o que era, se era meu, se eu podia emprestar...rs

Quando li a sinopse, fiquei curiosa e receosa. Eu explico...

Leia o restante em: http://laisdoce.blogspot.com/2011/05/livro-doenca-e-cura-book-tour.html

Marmaid 23/12/2012

Doença e Cura
Os vampiros vivem nas sombras, alimentando-se do sangue humano sem que estes percebam, descrentes de sua existência. Ocupam o topo da cadeia alimentar. Imbatíveis. Imortais. Sanguinários. Mas não por muito tempo. Após séculos de domínio, o caçador transformou-se uma amedrontada caça que luta contra o desconhecido. Alguém – ou melhor, algo – veio tomar seu lugar e fazê-los de alimento. É astuto, inteligente e de longe muito mais forte que a antiga dominante raça vampira.

Ao invés de amores impossíveis, lutas entre clãs, entre lobisomens, ou outras raças noturnas, que nos deparamos em livros, filmes e séries, em Doença e Cura temos uma visão renovada do saturado tema vampiresco; aderindo à história ciência e biologia, como mutação, recombinação genética e evolução, andam lado a lado ao sobrenatural, dando a trama um ar realista e futurista que não deixou a desejar.

"Fora de controle, a fúria explodindo no peito, o homem ensandecido começou a balançar a cadeira de um lado para o outro, como um louco descontrolado faria em um manicômio."

Instigante, Doença e Cura trata-se de como o mundo vampiro reagiria se algo superior a ele aparecesse disposto a caça-lo, fazendo do sangue, outrora seu alimento, uma armadilha mortal; como o surgimento desse ser, dessa ‘peste vampírica’ afetaria, não apenas aos sanguessugas, mas também o resto do mundo – humano e animal. Uma doença inteligente, sádica e insana.

Composta por sete capítulos e um epílogo, acompanhamos a evolução da trama por pontos de vistas diferentes em cada um, que se parece com crônicas. Cada capítulo trata de um acontecimento diferente, tendo em comum o mal que aflige os vampiros, e são escritos de diversas formas: os habituais 1ª e 3ª pessoa, texto teatral e até mesmo um capítulo em 2ª pessoa, dando um dinamismo à narrativa.

Há também a falta de identificação de lugares e pessoas. Sem identificação de onde as histórias se passam, nem mesmo nome de rua ou prédio que permita a identificação do local, a trama acaba se tornando ‘mundial’, podendo ter ocorrido em qualquer – ou vários – lugares do mundo. A falta de informação é compensada por riqueza em detalhes ao descrever os lugares e acontecimentos e muitas informações sobre o mundo vampiro e dessa nova peste que os destrói. Apesar de ao mesmo tempo em que nos envolve e nos faz indagar ‘nossa, já pensou se tudo isso acontecesse de verdade?’, as muitas informações me cansaram um pouco em algumas partes da leitura.

"Humanos são seres fracos, que erigem torres para se protegerem de si mesmos. Afundam em um vício para se livrarem de outro. Eles merecem ser sacrificados.(...) Todos são mácula que encarde a terra e precisa ser limpa. Você sabe disso, e ri, (...). E sua vida persevera , alimentando-se do sangue dos outros."

Doença e Cura é original, curioso, crítico e com a medida certa de suspense e mistério além de ser extremamente bem escrito. Aos fãs de literatura vampiresca, como eu, é uma ótima leitura para expandir os horizontes desse tema.

Tâni Falabello 23/08/2012

Instigante e intenso
Doença e cura é o livro de estreia de Fabian Balbinot, e traz o mito do vampiro visto com enfoque um tanto diferente.

Através de seis capítulos, a princípio totalmente independentes, o autor nos mostra fatos e situações onde o vampiro não é mais o topo da cadeia alimentar, ou da escala evolutiva. Mostram-se fraquezas, mostra-se a doença. E isso é extremamente interessante; os conceitos de praga mesclados com poder, com impotência, com dor... ficou realmente muito bem retratado.

Claro, temos os vermes! Não posso falar muito deles, mas são parte da costura entre os retalhos que são os capítulos, entrelaçando-se por experiências científicas, por reuniões macabras (que me lembraram o clã Tremere, não sei porquê ;p)

"A humanidade inteira é uma piada", frase citada pelo autor, na boca de um personagem. Fabian nos desafia a ver que, em alguns aspectos, os vampiros também o são, por acreditarem em sua invencibilidade.

Minha classificação em 4 estrelas deve-se apenas à narrativa, que em alguns momentos, torna-se lenta, dado a seus detalhes, e tem horas que não rende. Mas percebi no decorrer da leitura que esse livro deve ser apreciado aos poucos...

Recomendo a leitura!

Anna 03/03/2012

Resenha no www.pausaparaumcafe.com.br
Minha expectativa era grande para ler o Doença e Cura, tinha lido várias resenhas e até algumas que citavam que a leitura do livro era fácil. Agora depois de ter lido o livro me pergunto o que tem de errado comigo então...
A leitura de Doença e Cura para mim se pareceu muito com o detalhamento de H.P. Lovecraft. E acredito que Fabian deve ter se inspirado nele, pois suas cenas de 'terror' se assemelham muito na forma descrita. Antes que me perguntem... Fabian não copiou Lovecraft e suas linhas de histórias são diferentes, H.P. é conhecido por seus monstros e demônios e Fabian pela "Doença" e a "Cura". Voltando a linha de raciocínio:

A leitura de Doença e Cura não é fácil, e duvido até que Fabian queria que fosse. Doença e Cura não é para ser um livro fácil, ele é para incomodar. Pelo menos esse foi o que o livro me passou. São momentos até mesmo nojentos em suas descrições, as cenas são fortes. E a história que o Fabian desenvolveu é rica..
Sim, muito rica. Eu ainda não tinha visto nenhuma história com a ideia que ele quis criar, uma forma superior as raças de vampiros que ameça a sua sobrevivência mas de uma forma diferente do que vocês estão imaginando agora.

A parte gráfica é bonita, pelo detalhamento, caixas altas, negrito, itálico, o livro é praticamente desenhado para passar as emoções e nos situar nos ambientes, e em um certo ponto da história Fabian até passa a contar a sua história em forma de uma peça. E essa é uma das partes que mais gostei da história.

Mas... agora vamos falar de algo mais difícil de se falar, alguns pontos negativos. Eu gostei muito do livro, e até porque ele vai levar a nota 4.
mas... eu demorei muuuuito para pegar um ritmo na leitura, demorei uma semana para ler o livro e isso é muito pra mim. Então acho que algumas descrições poderiam ser tiradas porque temos a impressão de já ter lido aqui alguma outra vez. Mas fora isso eu gostei do livro, e ele leva a nota 4

Elis 11/11/2011

Doença e Cura é um livro diferente, pelo menos eu não li nada assim até a leitura desse livro. São sete capítulos onde conhecemos personagens e que ao final descobrimos que tudo está ligado a uma coisa, a evolução.

Eu sei parece loucura, um livro sobrenatural, estar ligado a simples evolução do mundo, mas é essa é a verdade. Tudo evolui, e o autor soube nos mostrar a coerência que há nisso tudo. Já não duvido que seres sobrenaturais possam existir, afinal nossos gostos vão mudando com o tempo. E se já temos pessoas comendo metais, não duvido que existam pessoas que se alimentem de sangue humano.Nossa maior viagem essa minha resenha...kkkk...acho que o livro me deixou desnorteada.

Bem demorei para me familiarizar com a leitura, não nego que gostei mais dos últimos três capítulos...e que o livro poderia ter sido todo escrito em forma de peça, o Fabian não se deu conta, mas fez uma mega peça. Claro que o objetivo dele era que cada parte pegasse um leitor, assim atingindo um grande publico, já que cada um tem um gosto. Mas aviso, pode investir em peças porque você é fera.

Ao finalizar a leitura fiquei pensando que esse livro pode muito bem ter uma continuação, mesmo que o autor não queira fazer a mesma. Afinal fiquei curiosa para saber se??? (ops esqueci de avisar que o livro não possui nomes de personagens...kkk) O Deus das Sombras ia conseguir escapar ao seu destino, pois afinal sempre há uma saída e somente o autor pode nos dar ela.

Admito a todos vocês que fiquei encantada com ele, o Deus das Sombras é tudo de bom, além de na minha imaginação ser lindo de doer...kkkk...e não queria que ele terminasse desse jeito. Sei vocês ficaram curiosos pra saber o que houve para eu pensar assim, então recomendo que leiam o livro...\o/

Se você gosta de leituras inovadoras, vampiros e sobrenatural. Eu recomendo a leitura desse livro.

RESENHA NA ÍNTEGRA NO BLOG http://amagiareal.blogspot.com/2011/11/doenca-e-cura-fabian-balbinot.html

Nota 9!!!!

Beijokas Elis!!!

Jung Angel 01/07/2012

Minha Opinião sobre:'Doença e Cura '
Dividido em sete capítulos, o livro nos apresenta um submundo onde os vampiros são reais. Cada capítulo desta obra apresenta a história de um vampiro diferente, com narrativas diferentes, mas de forma magnânima, são todas ligadas por algo em comum.

Esta espécie que até então ocupava o topo da cadeia alimentar, agora depara-se com algo desconhecido, algo que desafia seus conhecimentos e poderes. Um predador maior que tudo. Eles estão em todas as partes. ...Uma entidade desconhecida que está usando a presa dos vampiros, os humanos, como isca para caçá-los.

(Pág 42)

(Pág 47)

P.s: Depois de algumas opiniões que li referente ao livro fiquei curiosa sobre e como adoro histórias sobrenaturais e com a temática vampiresca, Doença e Cura entrou na lista de um dos livros que gostaria de ler. Hoje, com o livro lido, é fácil compreender o motivo pelo qual existem tantas divergências a respeito dele, (Muitos gostam outros não), a história não é escrita para ser simples ou para agradar um público ascendente, no caso, o que gosta de literatura vampiresca.

Nos dois primeiros capítulos de 'Doença e Cura', pensei sinceramente em abandonar a leitura. Mas como eu sou birrenta continuei a leitura e assim pude acompanhar o desenvolvimento de uma boa história, ainda que difícil de classificar entre boa ou ruim. Com uma proposta um tanto inovadora em meio a tantas obras que nos apresentam uma visão romântica dos vampiros, 'Doença e Cura' não poupa o suspense e o terror .

Cada capítulo merece ser lido com uma certa cautela e atenção pois, estes ingredientes serão fundamentais para o desvendar dos segredos . Alguns capítulos são muito bons e me prenderam... outros quase não consegui terminar a leitura, de tão arrastados que achei. A diagramação não é tão boa, mesmo assim isso não é um empecilho tão 'grande' que atrapalhe tanto a leitura. Sobre a Capa eu adorei ela!

Com opiniões divergentes, um pouco negativa e um pouco positiva é assim que termino minha resenha de 'Doença e Cura', e mesmo não tendo amado o livro tanto como gostaria, recomendo fortemente ele. É uma obra que foge do "habitual e comum" e merece ser lida, com toda certeza.

site: https://lendocomaangel.blogspot.com/

AnnGominho 18/11/2011

Gil 26/10/2011

Quando eu vi este livro, pensei: nossa acho que vou adorar, bom..isso não aconteceu exatamente. Eu sou viciada em histórias sobrenaturais em especial vampiros. Este livro fala sobre eles, os vampiros, mas também, existe outro ser sobrenatural, como ele mesmo se denomina, o vampiro dos vampiros, ou melhor, ele é a doença e a cura, o porquê?ham...não vou contar né. A história se passa com diversos personagens, que encontram com a morte no momento que se deparam com estes seres. Eles possuem a Dádiva em seu sangue, o que os tornam superiores. Os encontros são sempre destrutivos para suas vítimas, sangue e cenas descritivas, achei legal.

Em cada capítulo é contado sobre um personagem, todos sem nomes. As vezes me sentia perdida sem saber se era o mesmo personagem ou não, mas como as vezes eram vampiros ou vampiras, isso ajudava a diferenciar. Achei o enredo um pouco confuso e o fato de que os personagens não tenham nomes pesou um pouco na nota, mas a falta de nomes não seria tão relevante se não me sentisse confusa, pois já li outros livros assim. Uma outra coisa que não gostei muito, foi que em algumas partes era como se fosse uma autobiografia por parte do vampiro. A história tem um mistério e este se esclarece no fim, e mesmo sendo diversos personagens, junto com o desfecho final, sabemos o porquê tudo ocorre. Mesmo sentindo-me confusa em relação ao enredo, a narrativa é rica em detalhes e forte, o que demostra a capacidade de criar por parte do autor.

Cada pessoa terá uma impressão e só lendo para formar a sua.

Ka Wozniak 29/02/2012

Esqueça tudo (ou quase tudo) que vc já leu sobre vampiros! Nesse livro Fabian nos traz um lado vampírico mais frágil, mais fácil de ser derrotado. De uma certa forma eu fiquei muito agoniada em várias (várias mesmo) partes do livro por tantos detalhes cruéis e profundos sobre certas situações. Por um outro lado, apesar do livro ter apenas 7 capítulos, me senti um pouco cansada de tanto ler .... pois os capítulos são longos, e eu sou uma pessoa que não gosta de coisas que demorem muito pra acabar (rs) por isso, de uma certa forma, eu acabei ficando "brava" com esse fato.

Leia a continuação:

Josy.Stoque 30/07/2012

Surpresa!
O livro é dividido em sete capítulos narrados de forma distintas, dando a sensação de leitura de contos. O que mais achei incrível foi a capacidade de misturar várias narrativas em uma mesmo livro, escritas por apenas um autor, apesar que para mim isso tenha quebrado o ritmo de leitura.
Ouso dizer que Fabian é inovador e ousado, brincando com a literatura, usando um tema pouco abordado por nossos autores (o terror) de forma diferente e muito bem escrito. Outra característica é que Balbinot não dá nomes aos personagens e isso não atrapalha em nada a leitura.
A narrativa dos capítulos se misturam entre primeira e terceira pessoa, ora usando prosa, ora verso, você nunca saberá o que te aguarda no próximo capítulo.
Pretendia discorrer sobre cada um deles, como havia inclusive avisado ao autor, porém não quero correr o risco de spoilar, portanto, concluo dizendo que o início vai te prender em uma história de terror e sangue de grandes proporções, te aprofundar em uma narrativa estranha e coesa, e te levar a um desfecho grandioso.
Recomendo a leitura para quem gosta de se surpreender.

Gabi Lima 05/10/2011

Doença e cura fala sobre uma “doença”/uma praga/um demônio/um vampiro de vampiros, como vocês quiserem chamar, que está acabando com os vampiros. Os sintomas são horríveis: sede imansa, dores no abdome, além do sangue saindo por todos os orifícios do corpo.

A narrativa é diferente do que eu estou acostumada a ler. São sete capítulos e em cada um deles (menos nos dois últimos) somos apresentados a personagens que...

Para ver o resto da resenha acesse: http://livrofilmeecia.blogspot.com/2011/09/resenha-doenca-e-cura.html

Leonardo.Capeleto 02/12/2012

Doença e Cura
Em "Doença e Cura", os vampiros são apresentados detalhadamente, no seu estilo mais clássico - morrendo ao sol e caçando na noite!
O livro destrincha e detalha os vampiros; apresentando as tradicionais questões e novas abordagens sobre o tema - alho, prata, estacas, crucifixos... pura lenda; mas sol transforma em pó sim!!! O livro se divide em poucos capítulos, sendo estes, assim, bastante longos; com personagens sem nomes, a identificação com o leitor é um pouco afetada.
A história segue como em contos quase independentes sobre diferentes vampiros, mas que no fim das contas possuem uma ligação, como um efeito dominó de personagens. A narrativa oscila pontualmente, tornando-se um pouco monótonas por algumas páginas, mas sendo intensas em outras.
A descrição - principalmente de ambientes - em geral possui um nível de detalhamento excelente, tornando uma visão cinematográfica. Trechos em 1ª, 2ª, 3ª pessoa dão um toque RPG ao livro.
"Doença e Cura" é um livro semi-independente de um autor nacional, tendo o estilo de clássicos da literatura fantástica e retomando os vampiros consagrados nos livros e cinema de outrora. Descubra se há Cura para esta Doença!

1 | 2 | 3 | 4