O Despertar

O Despertar F. G. CARD

Resenhas - DRACO SAGA: O Despertar

Liachristo 29/01/2012

Resenha - Book Tour Draco Saga - Fábio Guolo
A história deste livro nos é narrada por um Draco, ou seja um dragão. Um draco, é o ser da espécie mais poderosa e desenvolvida do planeta. Neste Planeta eles são a raça superior e mais desenvolvida socialmente e intelectualmente. Tudo começa quando este Draco(Dryfr) desperta de seu sono e depara-se com uma nova realidade. Ele hibernou por vinte e nove séculos, e ao acordar se vê diante de uma de muitas mudanças. Descobre que coisas terríveis aconteceram e que estão sob a ameaça, de uma nova espécie: a humanidade, seres extremamente adaptáveis, que crescem e se reproduzem com rapidez e o pior; possuem uma sede por poder e riqueza descabidos. No mundo de Draco Saga, eles são os seres superiores e tratam os elfos, anões e demais seres que habitam o Planeta como seres inferiores, que não merecem conviver com eles e nem podem sequer ter certeza de sua existência e da localização de suas moradias. A história se passa no que me pareceu ser a era medieval onde dragões, elfos e anões eram considerados lendas. a convivência não é perfeita e os humanos começam a incomodar os Dracos até mesmo os matando e o pior roubando seus ovos...
Ao acordar ele fica sabendo de todas as mudanças ocorridas durante seu sono, e todas as consequências que elas trouxeram para seu Planeta e sua sociedade. A pior de todas as notícias é o assassinato de seu irmão, cometido por humanos que estavam atrás de suas riquezas, Dryfr passa a ter novas responsabilidades e dentre elas a de assumir um lugar no Conselho, passando a ser um Sábio, uma das maiores honrarias entre os da sua espécie. Também passa a ter a obrigação de arrumar uma parceira e gerar um herdeiro, além de tomar em sua responsabilidade um pupilo para instruir. Ele começa a se sentir diferente, com emoções fora do normal “para os Dracos, ele descobre que os sentimentos que tem por sua companheira Whyryn, fogem totalmente a normalidade. E começa a achar que a tentativa dos elfos em criar uma nova magia poderosa, e que acidentalmente trouxeram os humanos para seu Planeta, podem exercer uma influência no universo pior e maior do que eles imaginavam.

Neste primeiro livro ficamos conhecendo a história na visão dos Dracos e todo o potencial que a série terá. Fabio Guolo criou esta incrível história de dragões onde os humanas são os grandes inimigos.

O ponto forte da história é a inversão de valores que existe, entre humanos e Dracos. Nós estamos muito acostumados a ver o ser humano como protagonista e como a vítima sofredora, e acabamos não percebendo as características mais feias da nossa espécie, que é a maldade, a corrupção, a inveja, ganância e a completa falta de valores. A princípio fiquei bastante confusa com esta mudança, o que fez com que esta leitura ficasse muito mais interessante. A maneira como Dryfr nos conta o dia a dia das aldeias, povoados e reinos são muito interessantes, bem detalhadas, Nos fazendo ver como funcionam suas crenças, suas lutas pelo poder e o comportamento das cidades, na sua visão, que é bem crua e sarcástica. Nos leva a refletir sobre a maneira que procuramos o poder em como realizamos nossas ambições. O que significa a fé para nós, e o lado ruim que o ser humano pode ter. Durante suas missões Dryfr passa a refletir sobre os Dracos, e passa a aprender e observar o comportamento dos humanos, fazendo com que algumas coisas comecem a parecer diferentes para ele.
Começa a ter dúvidas sobre as decisões que sua sociedade toma, sobre alguns valores.

Uma curiosidade -
Mana - energia fundamental vital, natural, invisível, inodora, totalmente pura, produzida pela natureza e presente todo Multiverso em menor ou maior quantidade. (pág. 14)

O livro é recheado de magia, aventuras, guerras e muita ação. O que nos deixa empolgados com a história. Draco Saga, te leva para outro Universo. Um Universo mágico e desconhecido, mas que nos faz refletir sobre tudo o que acontece a nossa volta. E este é só o primeiro volume de uma série que tem tudo para se transformar em um grande sucesso!

Se você gosta de ação, fantasia, coisas extraordinárias, com certeza você vai adorar este livro!

Giselle Trindade 24/01/2012

Uma História singular e encantadora
O livro é perfeito demais, eu gostei bastante, é ideal para amantes de Fantasia e Mitologia assim como eu. O grande diferencial é que é narrado por um Dragão, chamado Dryfr, e com isso podemos acompanhar todas as emoções e pensamentos desses Seres tão incríveis, e pela qual eu tanto admiro, tudo isso com uma riqueza de detalhes impressionante, nos faz pensar que estamos visualizando e que estamos dentro da história, apesar de que algumas partes podem ser de difícil leitura para algumas pessoas, principalmente para aqueles que gostam de narrativas mais diretas, mas na minha opinião, nada que desvalorize a história. E se não bastasse ainda por cima temos uma Crítica muito relevante do que realmente vivemos hoje em dia no Mundo. A ganância do Ser Humano, a falta de compaixão e a crueldade estão destruindo o mundo de verdade, Mundo este onde vivem seres muito inferiores à nós... Algo que o Autor coloca em discussão também é a Religião, e isso, gosto sempre de falar, pode desagradar alguns.

Chegamos então ao ponto chave da História, Dryfr é um Dragão Dourado, que acorda depois de um Coma por anos e se depara com um Mundo dominado pela Raça Humana, na qual eles denominam de Pragas, seres inferiores dominados por todo tipo de maldade, que invadiram o Planeta que um dia já foi dos Dragões, seres de inteligência Superiores, que jamais seriam capazes de destruir a própria casa. Depois de toda essa confusão, Dryfr ainda descobre que essa Praga ainda acabou com a vida de seu irmão, e ele precisa agir rápido e descobrir tudo sobre essa nova raça dominante e uma forma de pará-la, antes que seja tarde demais, se é que já não seja. Para isso ele precisará de ter certas responsabilidades: O Conselho, uma organização com os principais Sábios de cada raça dos Dragões.

Desperto e confuso, desorientado em relação ao tempo e ao espaço, Ele vai de encontro ao Mestre de Todos os Dragões, Wyrmyg, no Santuário conhecido como Velho Vale, e descobre a Nova realidade de seu Mundo, descobre que os humanos surgiram como consequência de um erro mágico dos Elfos, aí então começam as Pressões, ele sente crescer a necessidade de fazer algo. E ainda por cima descobre que os humanos roubaram ovos de Dragões, sem que haja uma explicação para isso ou qual a real intenção disso, o que para eles é ainda mais preocupante.

Para isso existe o Conselho, e Dryfr faz parte dele, e precisam planejar verdadeiras estratégias de guerra, para exterminar de vez os Humanos do Planeta. Ele passa a ter uma missão: entender o Comportamento Humano e Vigiar Nova Roma, onde ele conhece uma Bruxa muito poderosa, chamada Taramar. Além disso, ele ainda precisa cuidar de sua companheira Wyryn,sua escolhida e a filha de seu Mestre, e juntos eles terão um lindo filhote. Eles possuem sentimentos verdadeiros um pelo outro, diferentes dos outros dragões, que somente se unem para procriar e não possuem sentimentos, e isso vai dar forças a Dryfr para lutar por seus ideais. Porém não sabem porque são tão diferentes dos outros de sua Raça.

A história tem uma linha mais voltada para o RPG, bem estilo Tolkien, na qual sabem muito bem sou suspeita para falar, porque sou fã número 1. Uma história épica, como muita fantasia, com pitadas de romances e aventura, e uma Batalha medieval em busca de Justiça e para salvar O Mundo, recheado de Traições, aprendizado, superação e personagens únicos e encantadores.

Eu super indico a Saga!!!

Nina 24/01/2012

Draco Saga, o Despertar
"Imagine entrar em coma, acordar alguns anos depois e descobrir que sua sociedade e sua cultura estão sendo destruídas por uma praga que se propaga mais rápido do que é possível conter. A praga, porém, somos nós."

Há muito tempo não me surpreendia tanto com um livro como aconteceu com Draco Saga. Confesso que comecei a leitura meio empurrada e muito sem vontade, mas aos poucos, a história dos dragões foi me ganhando e, de repente, me vi em plena madrugada sem conseguir largar o livro. Sei que para muitos leitores compulsivos isso é normal, mas não para mim. Meu sono é sagrado, e para um livro me deixar acordada ele tem que ser no mínimo espetacular, e esse é mesmo o caso desse livro.
Com uma linguagem envolvente e descrições com um realismo ímpar, Fábio Guolo conseguiu me prender até a última página do livro e ainda me fez querer muito mais! Pelo menos mais umas 100 páginas. Ainda bem que tem continuação...

A história é narrada em primeira pessoa por Dryfr, um dragão dourado que vive em um mundo paralelo onde, inicialmente, não há humanos. Esse mundo é chamado de "multiverso" e é habitado por seres como elfos, duendes e anões, mas a raça suprema é a dos dragões. Seres infinitamente superiores, eles vivem em uma sociedade praticamente secreta, pois poucos conhecem seus hábitos e sua cultura, e, consequentemente, imaginam a dimensão de seus poderes. Os dragões vivem em perfeita sintonia com o universo, respeitando a natureza e a magia que comanda tudo, o mana. Isso faz deles seres superiores às demais espécies, fato que eles não se preocupam muito em disfarçar, na verdade eles até mesmo ostentam esta superioridade com certa arrogância.

Porém, os elfos tentam fazer uma magia para a qual eles não estavam preparados e acabam provocando o caos. Junto com o caos, eles trazem ao muliverso uma nova espécie, os humanos. Estes, rapidamente se espalham pelo novo planeta, saqueando, destruindo a natureza e desrespeitando limites considerados sagrados pelos dragões. Uma outra consequencia dessa magia, é o grande consumo de mana da região em que foi realizada, que provocou uma longa hibernação em Dryfr - 29 décadas! Quando ele acorda, encontra seu planeta devastado e sua espécie seriamente ameaçada.

Agora, Dryfr, seu mestre Wyrmygn e os outros dragões do Conselho dos Sábios deverão encontrar uma estratégia para se livrarem dessa praga e tentarem salvar seu planeta. Mentiras, segredos, traições, guerras, tudo isso fará parte do esquema armado pelos dragões para jogar os reinos humanos uns contra os outros e fazer com que eles se auto destruam.

No desenrolar da história, somos surpreendidos a todo momento vendo nossa raça apontada como a vilã, e eu sentia como se levasse um soco no estômago a cada descrição dos vícios e deturpações de nossa sociedade. Isso porque, mesmo se tratando de uma obra de ficção, nós sabemos que cada situação apresentada é verdadeira e que realmente comentemos esses erros.
Mas o melhor de tudo foi perceber que, mesmo considerando os humanos seres inferiores, Dryfr é "contaminado" com algumas características peculiares da espécie como a amor, a paixão e o prazer.
Ou seja, ao mesmo tempo que o livro nos alerta para nossos erros, também ressalta algumas qualidades.

Fábio Guolo é mestre em RPG e a influência do mesmo e de grandes autores como J.R.R. Tolkien e Bernard Cornwell é nítida, principalmente no ambiente medieval fictício e na narrativa dinâmica. Ele conseguiu criar um universo novo, incrível, e que se sustenta perfeitamente sozinho. Dryfr é um personagem tão incrível e tão bem montado que em alguns momentos eu me esquecia que ele era um dragão, até que ele se referia à sua cauda, suas escamas ou levantasse voo. E com a narrativa em primeira pessoa, temos a impressão de que ele está dialogando conosco e nos arrastando para dentro da história. É fantástico!

Em contrapartida, os acontecimentos do final são meio óbvios o que diminuiu um pouco minha empolgação com a leitura. Os nomes dos dragões são muito difíceis e muito parecidos (Dryfr, Drywt, Wyrmygn, Wkyf, Wyryn, Wlyn) e me confundiram um pouco, mas nada que não dê para resolver com uma consulta rápida ao índice de personagens que tem no final do livro, rsrs.

Enfim, o livro é recomendadíssimo! Principalmente para quem gosta de um bom épico recheado de aventuras, batalhas incríveis e algumas argumentações filosóficas.

Gean Michel 20/01/2012

Crítico, envolvente e excitante
A história é muito envolvente, faz com que a leitura flua, o final deste volume é de tirar o fôlego, fiquei ancioso para ler o volume dois, não poderia deixar de ressaltar um ítem importante, que a obra utiliza-se da ficcão para analisar e criticar hábitos gananciosos, cruéis e desinteligentes que nós humanos cometemos diáriamente, a que somos submetidos ou que nos acostumamos a conviver. Faz com que o leitor veja a humanidade "fora da caixa". Recomendo para quem gosta de mitologia. Ha riqueza de detalhes e descrições, bastante criatividade.

Lais.Alencar 18/01/2012

Imagine você acordar depois de estar dormindo por 29 décadas e perceber que algumas coisas mudaram no seu planeta?! Nada fácil... E ainda descobrir que seu irmão foi assassinado por uma praga que está acabando com tudo de bom que você conhece... Assim acontece com Dryfr! As pressões em volta dele não param por ai: precisa conhecer tudo a respeito da praga, tomar responsabilidade no Conselho, arrumar uma parceira, gerar um herdeiro e ainda treinar um aprendiz! Ufa!...

Leia o restante em: http://laisdoce.blogspot.com/2012/01/livro-draco-saga-o-despertar-book-tour.html

Viviane 17/01/2012

Fascinante
Fazia tempo que um livro não me prendia tanto li as 250 páginas em um dia, o livro é surpreendente, bem escrito, com um enredo único.
Estou curiosa para ler o próximo volume

Sam 06/01/2012

Resenha: O Despertar - Books and Other Things
Recebi “O Despertar” por causa do book tour do Selo Brasileiro. Confesso que demorei um pouco pra engatar a leitura, até porque passei outros livros na frente dele. Mas uma vez que comecei a ler o livro, não consegui mais parar de pensar na estória, que é boa demais!

Dryfr é um poderoso dragão dourado que, após 29 décadas de hibernação, acorda de seu sono pensando que havia se passado apenas três meses de inverno. Notando que algumas coisas estão diferentes, mas sem saber por que, o Draco vai de encontro a seu Mestre, o “pai” de todos os dragões. E qual é a sua surpresa por saber que, durante todo este tempo em que passou desacordado, os dragões tem lidado com uma nova espécie que foi trazida ao Seu Planeta magicamente... Os seres humanos.

Leia o resto da resenha em: livroseetecetera.blogspot.com/2012/01/resenha-draco-saga-o-despertar.html

Ane 26/12/2011

Outro dos livros que mais aguardei receber do Booktour Selo Brasileiro, Despertar correspondeu as minhas expectativas por um lado, mas deixou a desejar por outro. No meu ponto de vista, falta um pouco de emoção no livro.

Talvez um dos maiores problemas que tive para gostar da leitura, foi à narração. Gosto de autores diretos que não usam de muita firula para descrever personagens, cenários e acontecimentos. Adoro autores detalhistas, e posso citar inúmeros autores que sabem ser detalhistas sem ser chatos. O começo do livro é realmente difícil, a leitura é maçante e isso tirou um pouco o brilho do livro.

Leia mais em: http://ariane-reis.blogspot.com/

Mari 11/12/2011

[..] Não é um dos meus livros favoritos mas também não é um livro que eu me arrependa de ter lido. É diferente das minhas leituras prévias e com certeza estarei explorando mais o gênero. Acho que o autor tem muito talento e vou me aventurar - assim que tiver a oportunidade - a ler o volume 2 (principalmente porque o final do livro é muito, muito bom!)

Leia a resenha completa em:

Miro 06/12/2011

Impressionante!
Muita gente já fez várias boas resenhas aí... eu não sou muito bom nisso então vou me ater a falar que gostei muito do livro e que da metade pra frente me surpreendeu muito pelo ritmo alucinante como as coisas acontecem. O fim então... faz qualquer um implorar pela continuação!

Além disso vou apenas fazer algumas recomendações:

RECOMENDO: Para quem busca algo não-ortodoxo, fora do padrão que o mercado editorial mais comercial está acostumado. Amantes de fantasia medieval na linha Tolkiniana, RPGistas adoradores de Dungeons and Dragons e seus muitos mundos. Na verdade, ser RPGista e fã de Tolkien devia ser pré-requisito para ler ou a pessoas corre o risco de não entender muita coisa. Fãs da série Guerra dos Tronos provavelmente também gostarão.

NÃO RECOMENDO: Para fãs dos romances "young adult" da moda com seus vampiros, anjos e heróis adolescentes com poderes; fãs de chicklits, pessoas acostumadas a padrões politicamente corretos e para pessoas que tem sua vida guiada pela religião. Longe de mim querer ser pejorativo. Apenas digo que se você se enquadra aqui provavelmente não gostará do livro e que é melhor procurar outro título do que sair falando mal depois como já vi exemplos aí...

Ka Wozniak 30/11/2011

Nas 254 páginas, Fábio, nos mostra uma história mágica e muito bem elaborada, nos mostra um lado do ser humano que realmente é verdadeiro e que não percebemos ... claro, nem todos são assim, mas podemos ver, como seria se houvessem criaturas maiores que nós no "poder" do mundo.

Leia o restante da resenha no Blog Cinco das Artes no link:

Vanessa Vieira 11/11/2011

Draco Saga O Despertar_Fábio Guolo
O livro Draco Saga O Despertar, de Fábio Guolo, nos conta a estória do dragão guerreiro Dryfr. Dryfr permanece 27 décadas hibernando, em sono profundo. Quando ele acorda, toma o conhecimento de que o seu mundo não é mais o mesmo e se depara com a triste morte de seu irmão Drwfr, que foi assassinado por uma raça intitulada "humanos".

Dryfr fica sedento por vingança e quer exterminar os humanos a todo custo, considerando-os uma verdadeira praga. Com a ajuda de seu mestre Wyrmygn e de outros colegas, ele decide observar atentamente a humanidade como forma de estratégia para atacá-los com precisão. E ele se surpreende com os costumes desse povo, dentre eles, a religião e a sexualidade.

A religião dessa época torna as pessoas alienadas e ignorantes, deturpando as suas opiniões e pontos de vista. Nessa época, também acontece a Inquisição, conhecida popularmente como "Caça as Bruxas". E no que se refere a sexualidade, no mundo dos Dracos ela é vista apenas como forma de procriação, no que se diferencia do modo da humanidade, que visa os prazeres carnais também.

O livro de Fábio Guolo é super interessante e nos remete em uma viagem pelo mundo medieval e pela magia dos dragões. Conforme narra a estória, antes de existir os seres humanos, o mundo dos Dracos era permeado por dragões e elfos, que sofreram um grande choque com a presença dessa raça. Apesar de serem temas distintos entre si, acabei me recordando da história do Brasil e da vinda dos portugueses para cá, que acabaram dizimando a população indígena que aqui habitava.

Outro ponto que vale a pena ressaltar e que foi abordado com profundidade pelo autor foi a religião. Apesar de eu ser cristã, confesso que muitas religiões ao invés de falarem em Deus, falam no pecado mais do que tudo e promovem uma verdadeira onda de terror entre os seus fiéis, alegando que tudo que não se encaixe em seu devido "rótulo religioso" não pertence as origens divinas e concernem à outros meios. E isso tipo de comportamento, no meu ponto de vista, visa que as pessoas fiquem ignorantes, não tenham suas próprias opiniões e engulam tudo mastigado, sem ao menos questionar, vindo dos líderes religiosos. No livro, isso foi bem destacado, porém de uma forma um pouco mais bruta, já que nessa época acontecia a Inquisição e as opiniões do Papa Nicollo predominavam sobre todo o reino, inclusive acima do próprio Rei Victorio.

Uma personagem que foi muito bem colocada na estória foi Taramar, com todos os seus mistérios e segredos. Gostei muito do livro, e apesar de ser uma ficção, existem muitos parâmetros que servem para a nossa reflexão. Recomendo, com certeza!

Susana Weiss 26/10/2011

Resenha Draco saga
Eu confesso estava LOUCA para ler esse livro, mas confesso que esperava uma coisa MUITO diferente e tive uma agradável surpresa. Primeiro pensava que era uma coisa tipo “como domar o seu Dragão” ou um “ cavaleiros da ordem do Dragão”, mas tive uma profunda surpresa, o livro narra o despertar (pelo título isso é bem evidente, né?) de Dryfr, um Dragão. Sim, isso mesmo que você leu, um dragão o livro é todo no ponto de vista do Dragão narrado em primeira pessoa e dando a entender que ele está contando a sua história relembrando de seu passado, a narrativa começa quando ele desperta de sua hibernação e descobre que dormiu muito mais tempo do que deveria, devido a um efeito colateral de uma magia que deu errado e trouxe para o Multiverso, o mundo dele, uma raça nova, uma praga destruidora e pouco evoluída:
O Ser Humano
E obviamente que essa praga começou a fazer o que sabe, dominar o espaço, desmatar, destruir para a sua conveniência, saquear as criaturas mágicas, guerrear entre si, "domesticar" os outros seres e etc.
Assim sendo nossos personagem principal junto com o conselho de sábios( formado só por Dragões, é claro) decidiu que a praga deveria ser destruída, mas o que os nossos orgulhosos Dracos não haviam percebido é que os humanos já tinham feito um dano irreversível no Multiverso, "contaminaram" os outros seres com seus sentimentos.
Eu me surpreendi com esse livro e passei a detestar os humanos como os Dracos, ao menos nesse contexto, a linguagem é pessoal como um mestre contando para um discípulo, as vezes uma linguagem técnica, explicando batalhas, afinal ele é um sábio e antes disso era um guerreiro e sabe MUITO de batalhas, manobras e etc. A relação dele com Wyryn é muito bonita e bem elaborada, assim como o senso de vida coletiva e proteção do grupo e do meio onde vive que os Dracos possuem.

Leia na integra em http://ladyweiss.blogspot.com/2011/10/resenha-draco-saga.html

Fall Ventura 13/10/2011

[Resenha do Sweet Pimenta] Book Tour Selo Brasileiro - Draco Saga - O Despertar (Vol. 1) de Fabio Guolo
Nome: Draco Saga - O Despertar (Vol. 1)
Autor: Fabio Guolo
Número de páginas: 254 páginas

Não existe espécie mais evoluída ou mais forte que um draco!
Mesmo depois de muitas décadas “hibernando”, Dryfr tem essa certeza, pois os Dracos sempre foram detentores da certeza, nunca se ouviu falar de um draco que tivesse dúvidas de algo.
Em muitos momentos os dracos como arrogantes, e de fato o são! Dryfr chega a admitir isso depois de algum tempo.

Falando um pouco da história para que possam entender meus comentários..
A história é contada por Dryfr, o Grande Guerreiro Dourado, que no decorrer da história se torna o Sábio Dourado, ele passou 29 décadas dormindo e não imaginava o que tinha acontecido em Nosso Planeta (como os dracos chamavam o planeta em que viviam), mas logo que acorda percebe que algo mudou e quando vai ao encontro do Grande Mestre ele recebe algumas noticias que o deixa totalmente chocado e a principal é a que Nosso Planeta está tomado de uma praga, os humanos.
Mas já chega.. se não acabo soltando spoiler!! ¬¬
Eu simplesmente adorei ler essa história!! Por sinal muito bem escrita e com uma riqueza de detalhes incrível!! Além de uma certa crítica ao comportamento humano e as possíveis consequências desse comportamento!! Muito bom!!

Confira a resenha na integra no Sweet Pimenta > http://asweetpimenta.blogspot.com