O Despertar

O Despertar F. G. CARD

Resenhas - DRACO SAGA: O Despertar

Sandra Mika 15/08/2011

Draco Saga
No início, achei que a estória não ia vingar por ser um tanto repetitiva e por isso, cansativa. Mas aos poucos fui me encantando com a vida de Dryfr e todo o seu envolvimento com os humanos. Sua relação com a mãe de seu filhote é diferente de tudo o que você possa esperar de um dragão. Há alguns pontos que ficaram um pouco confusos que espero serem esclarecidos no segundo volume. Mas, acho que a estória renderia mais se repetisse menos alguns termos e rituais que acontecem a todo momento e são descritos novamente e novamente. O livro tem muito conteúdo e ficou um monte de interrogações na minha cabeça quanto ao segundo volume,que espero e tenho certeza, será melhor do que o primeiro! Parabéns Fábio!

May 15/05/2011

Fantasia medieval
Draco Saga é narrado em primeira pessoa, no ponto de vista do dragão Dryfr. Este, que fica em uma espécie de coma durante décadas, ao despertar, encontra-se em uma realidade bem diferente da que estava acostumado, numa espécie de Era Medieval.

Percebe a presença de criaturas novas habitando o seu mundo. Já não bastasse os elfos e outros inferiores... Sem querer esperar, recorre a sabedoria do seu mestre, Wyrmygn, o mais sábio entre todos da sua raça.

Wyrmygn conta tudo para ele, inclusive o que causou o aparecimento desses novos seres, os humanos, que para a infelicidade e fúria dos dracos, estão destruindo aos poucos os recursos das suas terras.

A cúpula formada pelos dragões mais experientes e sábios, inclusive Dryfr, se reúne e articula uma maneira de expulsar os humanos de forma nada amigável, afinal, aparentemente, eles não têm conhecimento da existência dos dracos.

Em meio a tudo isso, Dryfr precisa de uma companheira para gerar um filhote seu o quanto antes e conhece Wyryn, a neta do Mestre. Sem perceber, os dois criam um laço bem maior do que os outros casais normais costumam ter, entretanto eles não percebem logo.

Durante toda a execução do plano, Dryfr nos conta com muitos detalhes o que ele vai descobrindo sobre os humanos e suas particularidades. Será que tudo que vem deles é tão ruim assim? Será que os dracos, mesmo sendo tão superiores e com poderes mágicos não podem aprender nada com eles?

A história toda se mantém numa mistura de ficção e até fatos históricos, o que a torna mais complexa. É interessante também os questionamentos que Dryfr tem sobre o nosso comportamento, sobre a fé e a Igreja da época - principalmente, suas ações. Questionamentos estes que até nós mesmos somos passíveis de tê-los - ou até já fizemos.

Outro ponto que agradou bastante foi a interação dos dracos e os humanos, com algumas partes bem engraçadas. Além da capa, que é muito bacana, e sua diagramação e revisão bem feitas. No final do exemplar da nova edição vem uma espécie de glossário contendo os nomes dos personagens, que dá para perceber serem bem complicados, mas não atrapalha a leitura.

O final foi interrompido com cenas de ação e outras angustiantes, pronto para a continuação, que já tem nome: Draco Saga - A Sentinela.

Justifico a falta da última estrela - que se pudesse, seria meia: senti um certo exagero na descrição de todo o poder dos dracos. Talvez se a narração fosse em terceira pessoa, seria diferente.
F. G. CARD 16/05/2011minha estante
Obrigado May!

Gabi Lima 30/07/2011

Draco Saga - O despertar conta a história de um dragão Dryfr que após algumas décadas em sono profundo acorda e descobre que seu mundo foi invadido por seres estranhos e inferiores, os humanos. Após acordar ele vai imediatamente ver o Mestre dos dragões, uma vez que em seu mundo os seres mais evoluídos são os dragões e eles possuem uma sociedade organizada em torno dos Sábios (representantes de cada "raça" de dragões, exemplo, dourados, prateados, ...). Em sua conversa com o maior sábio e seu mestre, Wyrmygn, Dryfr descobre que esses seres (os humanos) chegaram ao seu mundo através de uma magia errada feita pelos elfos que trouxeram eles para essa outra dimensão. A partir desse dia eles tem crescido e expandido tomando conta de todo o planeta, o que faz os dragões começarem a se preocupar.

Para ver o resto da resenha clique aqui: http://livrofilmeecia.blogspot.com/2011/07/resenha-draco-saga-o-despertar.html

Cassi 28/11/2010

Fantástico!
Eu nunca vi nada parecido. O livro é ambientado em um cenário de Fantasia Medieval parecido com os dos livros do Tolkien e os jogos de RPG Dangeons and Dragons.

O enredo porém é completamente inovador com uma história abordada sob o ponto de vista de um Dragão que narra a acontecimentos passados em sua vida. De forma sistemática o protagonista pondera sobre tudo o que não entende nos humanos e isso unido a atos inescrupulosos de nossa raça se desenrola em um grandioso épico com um potencial que há muito tempo eu não via em um livro nacional.

Sem mais... leiam que vale muito a pena. Aliás... pena? Não existe pena nenhuma não. Compre já o livro porque vale cada centavo.
F. G. CARD 28/11/2010minha estante
Obrigado!
É uma honra!

Carol 16/12/2010minha estante
sua resenha me deixou morrendo de vontade de ler *-*

Kaleo 14/05/2011

Minha vez de falar
Draco Saga é um livro inovador, pois trata da narrativa de um dragão chamado Dryfr ( um dragão dourado), sendo ele um importante guerreiro da sociedade dos dracos.

Estamos acostumados em ler histórias de pessoas que conviveram ou até mesmo vivem com dragões, o livro Draco Saga, tenta mostrar com muita clareza (da maneira do Autor) o pensamento e raciocínio de um dragão, o que é muito complexo, por ser um obra de ficção-fantasia Draco Saga, tenta explorar ao máximo um mundo paralelo ou nossa, onde todos os seres mágicos vivem.

Assim como qualquer livro desse gênero, Draco Saga tem seus momentos surrealista, que por ventura, principalmente nesse estilo de obra literária, há trechos onde ficamos sem compreender o que se passa naquela ocasião; mais todo livro de ficção-fantasia, tem esses fatos com grande importância, para o próprio desenvolvimento da série em outros momentos.

Draco Saga sem duvida é um ótimo livro, mais gostar ou não gostar, dependerá somente da própria pessoa, pois trata de maneira muito peculiar o que há de mais podre na sociedade humano, desde de comportamento a religião.

Então fica aí, uma boa dica de leitura. Espero que gostem desse livro assim como eu gostei.
F. G. CARD 15/05/2011minha estante
Obrigado Kaleo!

Nine Stecanella 11/05/2011

Draco Saga - O Despertar
Já imaginou um mundo onde os dragões são os seres mais evoluídos? Pois é para essa realidade que Fábio Guolo nos transporta no primeiro volume de Draco Saga - O Despertar.

Dryfr é um dragão dourado e importante guerreiro da sociedade dos dracos, além de narrador e personagem principal. Depois de um período de sono, ele desperta dentro de sua caverna com uma fome insuportável e sai em busca de comida. É nesse momento que tudo muda na vida de Dryfr. O dragão logo fareja um cheiro estranho, até então desconhecido para ele. Ao observar de onde vem o cheiro, descobre um pequeno grupo de seres inferiores, mas que não são elfos, nem anões e nem nada conhecido. Confuso, Dryfr vai em busca de respostas.

Respostas que encontra com Wyrmygn, seu ex-mestre e grande dragão de diamante. Os seres inferiores que habitam o multiverso dos dracos são os humanos! Isso mesmo, humanos. Depois de uma magia feita pelos elfos que consumiu muito mana, esses seres surgiram como uma praga. Dryfr, que a princípio não entende como nunca tinha avistado tais criaturas, descobre que graças aos elfos e a magia, muito próxima de sua montanha, dormiu muito, muito mais do que imaginava.

A partir de então o velho mestre faz uma explicação de como são esses seres inferiores, os humanos, para Dryfr. Conta o que os dracos vem observando de sua sociedade, costumes e crenças. Essa é uma parte bem intensa do livro, com críticas fortes voltadas a religião e aos nossos costumes. Costumes que com o passar dos anos não mudaram e que mesmo dentro de uma obra ficcional, como essa, continuam importantes para o debate sobre nosso mundo.

Com os humanos devastando tudo que encontram pela frente, os sábios dracos resolvem se reunir para tomar alguma atitude. Dryfr, agora sábio dourado, resolve que esta será sua última batalha. Escolhe seu pupilo, Mbwyk, e também sua dragonesa e mãe de seu herdeiro, Wyryn. Os dracos resolvem atacar os humanos, devastar sua sociedade e provocar guerras entre eles, para dar fim na raça tão destruidora.

Então começa a melhor parte do livro na minha opinião. As táticas que cada grupo de dracos usa para observar e combater os humanos. A influência que a raça inferior começa a ter sobre eles. Um novo sentimento que Dryfr descobre em relação a sua dragonesa, coisa inexistente na sociedade dos dragões e a luxúria que um corpo humano causa até em seres superiores.

Para descobrir o que acontece entre dracos e humanos, o fim dessa guerra e o que acontece com Dryfr, você PRECISA ler o livro. Nos encontramos em Draco Saga - A Sentinela.

Acesse: http://janinestecanella.blogspot.com/
F. G. CARD 11/05/2011minha estante
Obrigado Nine!

Renato Klisman 20/03/2011

RESENHA BY: http://rkbooks.wordpress.com
O Mundo Perfeito dos Dracos Está em Risco.

Dryfr acabou de acordar de um sono profundo, causado por uma invocação mágica malsucedida de um grupo de elfos. O problema é que essa soneca durou um pouco mais do que deveria, apenas algumas décadas a mais.
Ao voltar para a realidade, Dryfr se depara com algo que ele não esperava. Seu mundo está sendo destruído por uma praga fatal. Uma peste capaz de destruís florestas, animais, Dracos e até mesmo seus próprios descendentes. O planeta dos Dragões está sendo dominado por milhares de humanos.
Repleto de aventura, suspense, romance e coisas nunca antes vistas, Draco Saga é um livro que promete...

A HISTÓRIA: Draco Saga se passa em outro planeta onde os Dragões são os seres dominantes. A narrativa do livro é feita por Dryfr, um Draco que acabou de sair de um sono profundo e tenta se adaptar novamente.
Os personagens são bem descritos, a cultura dos diversos povos, as paisagens e até mesmo as cenas de gerra são de uma narrativa cinematográfica (entendam que Cinematográfica é o mesmo que Rica em Detalhes.)
Logo, vários mistérios começam a rondar os personagens, dando uma trama superior a história. O autor consegue criar um mundo totalmente novo, repleto de magia (adooooro) e personagens pra lá de estranhos.
O livro, ao mesmo tempo que nos carrega em sua páginas repletas de aventura, também nos mostra que devemos ser sempre abertos a novas mudanças, pois isso poderá resultar em nossa morte ou sobrevivência.
O final do livro é surpreendente, não que eu não esperasse por algumas coisas que ocorreram pois o narrador fica meio que dando dicas durante a história sobre o que vai acontecer, o que aumenta o suspense durante o livro, porém tira um pouco o brilho do final. Mesmo assim o resultado da trama é cataclísmico, e faz com o que o leitor queira morrer para saber o que acontecerá no próximo livro da saga.

Uma palavra que definiria o livro: Surpreendente.
F. G. CARD 20/03/2011minha estante
Obrigado Renatão!!!
Muito bom!
Abraço!

Luciane 10/02/2011

Adorei!!!
Um livro bem diferente, narrado por um Dragão. Achei que a história prende bastante, tem muita ação... Legal, que se passa na época medieval. Estou no aguardo do segundo volume. Parabéns!
Este livro é mais um livro viajante do Grupo Livro viajante disponibilizado pelo próprio autor.
F. G. CARD 10/02/2011minha estante
Obrigado Luciane!
Muito me honra!

Pah Aleksandra 19/07/2011

Resenha: Book Tour Selo Brasileiro “Draco Saga - O Despertar” (Fabio Guolo)
Escrever a resenha do primeiro volume da saga Draco, “O Despertar”, não foi uma tarefa fácil, pois para mim, a leitura desse livro foi um desafio. Assim que o recebi e comecei a lê-lo desanimei, a forma com que os acontecimentos são narrados me pareceu impessoal o que me distanciou da história, e consequentemente fez com que a leitura não fluísse, por mais que eu tentasse não conseguia passar das páginas iniciais – eu, que sou tão acostumada a devorar os livros, e movida pela curiosidade normalmente lê-los em períodos de tempo muito curtos. Já tinha lido resenhas positivas sobre ele, então assumi que o problema era comigo, resolvi tentar ler outros livros, intercalando a leitura, e nesse espaço de tempo, li mais três livros, enquanto a leitura do livro Draco continuava sem avançar. Conclui que minha dificuldade para lê-lo estava relacionada com o gênero literário, muito diferente do que eu estou acostumada a ler.

Demorei para cair em mim, eu sempre me vi como uma leitora sem preconceitos, capaz de se aventurar em qualquer gênero literário, então porque não deixar a ideia pressuposta de que o livro Draco não fazia parte do meu estilo de leitura de lado, e lê-lo de uma vez por todas?

Foi o que eu fiz, (demorei, mas fiz), me concentrei na leitura e logo cheguei a um ponto em que estava totalmente envolvida na história. Não acreditava na magnitude com que a narrativa evoluía, e mais, que um livro que antes julguei “não ser para mim”, tinha boas pitadas do meu gênero favorito de leitura, o romance. Me surpreendi, e muito, claro que tive dificuldades em assimilar a forma com que a história é narrada, pois em alguns momentos ela assume um caráter de relatório, nos distanciando dos fatos, mas independente disso, ao terminar de ler o livro, imersa na emoção (porque o final me fez chorar, e ficar com muita raiva de um dos vilões da historia) pensei: Tenho muito o que amadurecer como leitora...

O livro se passa em um tempo medieval, e nos apresenta a organizada sociedade dos Dragões, seres fortes, inteligentes e capazes de dominar altos níveis de magia. Quem nos conta a história é Dryfr, um poderoso dragão que ficou muito tempo adormecido e quando acorda, vê sua terra ameaçada pelos Humanos, que graças a uma magia mal realizada pelos Elfos, foram transportados para o mundo dos dragões. Os humanos, como de costume, para adaptar a nova terra aos seus hábitos, desmatam florestas, criam fronteiras, marcando as terras, e para “garantirem seu poder em guerras futuras” passaram a estudar o uso da magia.

Ao estudar a magia, os humanos também passam a se concentrar nos dragões, e motivados pela ganância e pela busca constante de poder começam a caçá-los, colocando a sociedade deles em risco. O Mestre dos dragões, Wyrmygn, alerta Dryfr do perigo, que com outros dragões do conselho planejam uma forma de exterminar os humanos. No decorrer dessa missão, Dryfr me ganhou, e o livro também, ele faz muitas conquistas, enfrenta muitos perigos, e perde muito mais do que estaria disposto a perder. Suas perdas me emocionaram, e me fizeram ver o livro com outros olhos.

Não posso falar muito da história, pois seu encanto está nas surpresas da jornada de Dryfr, o que posso dizer é que Draco, "O Despertar", é um livro repleto de aventura, magia, e romance.

Se você gosta dos livros de J. R. R. Tolkien vai gostar de se aventurar com os livros da saga Draco. Pois além de surpreendente, e para mim, inovador, ele conta com personagens fortes e com um cenário bem construído e detalhado. Super recomendado!

Saiba mais em: http://livrosefuxicos.blogspot.com/2011/07/resenha-book-tour-selo-brasileiro-draco.html

Tomaz 05/01/2011

Draco Saga
Um livro empolgante, com uma hisória que te prende até o fim!
Muito bom mesmo, principalmente para quem gosta de dragões vai ver que é um livro mesmo especial, e que promete uma continuação tão empolgante quanto o 1º.
Valeu e estou esperando o próximo!!
F. G. CARD 05/01/2011minha estante
Obrigado Tomaz!
O Volume 2 deve sair até o fim deste ano!
Abraço!

Dana Silva 17/05/2011

DRACO SAGA
Falar desse livro pra mim vai ser meio complicado porque não é um estilo que eu tenho costume de ler, mas vamos lá.

O livro é narrado em primeira pessoa pelo Draco Dryfr, que estava hibernando e após esse período, desperta um dia e vê que muitas coisas estão diferentes da época em que ele estava antes de entrar em hibernação. Dryfr acredita que hibernou por apenas uma estação, no entanto se passaram 29 décadas. Quando ele sai para o “desjejum”, sente um cheiro diferente, nunca antes detectado por ele, então nota algumas criaturas diferentes, meio parecidas com os elfos, mas um pouco mais “corpulentas” e observa-os por algum tempo. Nunca viu nada parecido antes e há duvidas em sua cabeça, então ele decide ir falar com o Mestre ancião Wyrmygn.

Quando Dryfr chega ao encontro do mestre, que imediatamente o coloca a par de todos os acontecimentos das ultimas décadas, dentre eles o surgimento de uma nova raça e que em pouco tempo se tornou UMA PRAGA, na opinião dos Dracos, que se autodenomina “Humanos”...

LEIA MAIS EM: http://food4spirit.blogspot.com/2011/05/resenha-07-draco-saga-o-despertar.html
F. G. CARD 17/05/2011minha estante
Obrigado Jordana!

Paola 14/05/2011

Muito Bom!!!!
O autor nos apresenta o mundo dos Dragões. Seres inteligentes e bastante evoluídos. O dragão principal da história é Dryfr, ele é da casta dourada, é um guerreiro e muito inteligente.

Depois de muito tempo dormindo, o dragão acorda em sua caverna com uma fome insuportável. Ao sair da caverna para avistar seu desjejum, Dryfr fareja algo que nunca havia farejado antes. Um cheiro diferente de tudo. Ao perceber de onde vem o cheiro avista seres inferiores, os quais os comparam com elfos.

Porém, esses seres se tornam um ponto de interrogação na cabeça do dragão e ele sai em busca de respostas. O mesmo vai até o encontro de seu ex-mestre e grande sábio Wyrmygn. Nesse encontro Dryfr descobre que esses seres inferiores são os humanos. O seu mestre conta a Dryfr tudo o que descobriram sobre esses seres enquanto ele estava em seu sono profundo. Conta sobre os costumes e crenças desses seres inferiores, os humanos.

Essa, em minha opinião, é uma das partes mais reflexivas do livro. O autor faz uma bela crítica sobre o que nós, humanos fazemos ao nosso redor. A destruição que causamos no meio em que vivemos e como agimos pelo poder de uma religião. Que temos costumes que passam de geração para geração, mas mesmo sabendo que causam danos ao meio em que vivemos, não procuramos mudar.

E quando os dracos descobrem que os humanos fazem esse tipo de devastação resolvem se unir para tomar providências e não deixar que esses seres comprometam seu reino e sua paz. E então Dryfr é nomeado sábio dourado. Escolhe a sua dragonesa para procriar e seu pupilo para passar seus ensinamentos.

Dai o livro toma um rumo sensacional. Guerras, táticas de defesa e de como atacar, como os humanos influenciam os dragões e uma aventura genial. Realmente Fábio foi muito sábio em escrever esse livro, colocando um mundo surreal com questões do nosso mundo real que devem ser refletidas.

Um livro que todos devem ler e descobrir que no mundo dos dragões há mensagens ótimas para se aprender. E vocês acham que a história para nesse livro?! Não!! Ela continua em Drago Saga - A Sentinela.
F. G. CARD 15/05/2011minha estante
Obrigado Paola!

PaulaFa 27/02/2011

Inovador...
Imagine acordar de um longo sono e perceber q tudo parece igual, mas com uma pequena diferença. Pequenas criaturas estranhas se aproximam de seu lar, e você nunca as viu antes. Essa é a primeira imagem do ótimo livro O Despertar (primeiro volume da Saga Draco do autor Fábio Guolo).

O livro foi cedido gentilmente pelo autor ao nosso grupo do Skoob e eu li muito rápido. Foi um grande vicio, pois achei nele tudo o q eu gosto: dragões, sociedades medievais, elfos, casos de amor e traição e claro um ótimo mocinho e uma perfeita vilã! Só tive um problema: os nomes dos personages. Muito w, r, l e pouca vogal, mas com o tempo você vai se acostumando... lembra um pouco a dificuldade com os nomes dos anões de O Hobbit.

Leia o restante dela aqui: http://ssombradovento.blogspot.com/2011/02/lido-draco-saga-o-despertar.html
F. G. CARD 28/02/2011minha estante
Obrigado Paula!!!
Adorei a resenha!
Pessoal que quiser ler tudo é só acessar o Blog da Paula no link que ela postou!

Ptah 17/01/2011

Uma aventura a moda antiga!
Gostei muito do Draco Saga, pois ele te leva a uma daquelas aventuras a moda antiga! Como jogadora de RPG me senti ambientada em várias aventuras que joguei, ou quis jogar! O autor tem muito talento e espero ansiosamente pelo próximo volume!
F. G. CARD 17/01/2011minha estante
Obrigado Ptah!

Liana 29/04/2011

É só o começo...
Ler Draco é quase indiscritivel: vc entra na trama, voa junto com os dragões, sente raiva do humanos que estão destruindo aquele mundo, e é tudo tão real...

Quando eu comecei a ler Draco esperava encontrar um bom livro, mas fui surpreendida por um livro maravilhoso, rico em detalhes, com uma narração ágil e direta (e um português com "sotaque" do sul adorável!) e com um protagonista, Dryfr, cativante. (e o fato dos nomes dos dragões serem tão diferentes ajuda a criar esse universo distinto entre dragões e humanos).

A trama é envolvente e a historia muito bem pontuada. O livro mostra a humanidade de um outro ponto de vista, e o leitor que se entregar a trama poderá ver com os olhos dos dragões - o que nos faz refletir sobre o nosso mundo. É fantástico!

O único ponto negativo do livro, e eu tenho que destacar isso, é que vem faltando um capitulo! Sabe aquela sensação de que o livro esta acabando, mas deveria ter muito mais? Vc vai sentir isso quando terminar de ler. Ou seja, mal posso esperar a continuação!!
F. G. CARD 29/04/2011minha estante
Obrigado Liana!