O Despertar

O Despertar F. G. CARD

Resenhas - DRACO SAGA: O Despertar

Susana Weiss 26/10/2011

Resenha Draco saga
Eu confesso estava LOUCA para ler esse livro, mas confesso que esperava uma coisa MUITO diferente e tive uma agradável surpresa. Primeiro pensava que era uma coisa tipo “como domar o seu Dragão” ou um “ cavaleiros da ordem do Dragão”, mas tive uma profunda surpresa, o livro narra o despertar (pelo título isso é bem evidente, né?) de Dryfr, um Dragão. Sim, isso mesmo que você leu, um dragão o livro é todo no ponto de vista do Dragão narrado em primeira pessoa e dando a entender que ele está contando a sua história relembrando de seu passado, a narrativa começa quando ele desperta de sua hibernação e descobre que dormiu muito mais tempo do que deveria, devido a um efeito colateral de uma magia que deu errado e trouxe para o Multiverso, o mundo dele, uma raça nova, uma praga destruidora e pouco evoluída:
O Ser Humano
E obviamente que essa praga começou a fazer o que sabe, dominar o espaço, desmatar, destruir para a sua conveniência, saquear as criaturas mágicas, guerrear entre si, "domesticar" os outros seres e etc.
Assim sendo nossos personagem principal junto com o conselho de sábios( formado só por Dragões, é claro) decidiu que a praga deveria ser destruída, mas o que os nossos orgulhosos Dracos não haviam percebido é que os humanos já tinham feito um dano irreversível no Multiverso, "contaminaram" os outros seres com seus sentimentos.
Eu me surpreendi com esse livro e passei a detestar os humanos como os Dracos, ao menos nesse contexto, a linguagem é pessoal como um mestre contando para um discípulo, as vezes uma linguagem técnica, explicando batalhas, afinal ele é um sábio e antes disso era um guerreiro e sabe MUITO de batalhas, manobras e etc. A relação dele com Wyryn é muito bonita e bem elaborada, assim como o senso de vida coletiva e proteção do grupo e do meio onde vive que os Dracos possuem.

Leia na integra em http://ladyweiss.blogspot.com/2011/10/resenha-draco-saga.html

Ane 26/12/2011

Outro dos livros que mais aguardei receber do Booktour Selo Brasileiro, Despertar correspondeu as minhas expectativas por um lado, mas deixou a desejar por outro. No meu ponto de vista, falta um pouco de emoção no livro.

Talvez um dos maiores problemas que tive para gostar da leitura, foi à narração. Gosto de autores diretos que não usam de muita firula para descrever personagens, cenários e acontecimentos. Adoro autores detalhistas, e posso citar inúmeros autores que sabem ser detalhistas sem ser chatos. O começo do livro é realmente difícil, a leitura é maçante e isso tirou um pouco o brilho do livro.

Leia mais em: http://ariane-reis.blogspot.com/

Ka Wozniak 30/11/2011

Nas 254 páginas, Fábio, nos mostra uma história mágica e muito bem elaborada, nos mostra um lado do ser humano que realmente é verdadeiro e que não percebemos ... claro, nem todos são assim, mas podemos ver, como seria se houvessem criaturas maiores que nós no "poder" do mundo.

Leia o restante da resenha no Blog Cinco das Artes no link:

Carol Mancini 19/08/2011

Um dragão e uma história pra contar
Para começar a falar sobre “Draco Saga” acredito que a melhor palavra à utilizar seria “aventura”, aventura em todo o contexto que ela possa abranger.
O livro primeiro livro da saga, trata de religião colocando em dúvida preceitos cristãos principais como Deus e Jesus Cristo, mas também cria vários enlaces referentes à viagens astrais, espíritos e reencarnação.
Outra crítica que está presente nas páginas do livro é a ideia de que os seres humanos são pragas capazes de causar o caos e a destruição, além de não haver respeito ou dignidade entre si.
Mas, Fábio Guolo também buscou um diferencial trazendo como personagem narrador um Dragão, e toda uma sociedade draconiana.
Uma característica interessante é que os personagens sofrem durante o enredo mudanças de personalidade, sejam elas pelas vivências adquiridas ou por fatores mais “mágicos” ou “espirituais” o que torna a leitura mais interessante criando surpresas ao leitor. Muitos desses personagens são bastante carismáticos e bem reais em suas atitudes que permeiam a bravura, a alegria, a ironia, a graça, a brutalidade entre outros, o que corresponde as duas principais raças citadas.
O começo da leitura é um tanto difícil, pois entender a graça e sentimentos de Dragões prepotentes é sempre difícil para quem não está habituado com a leitura, genero ou gosto, mas essa sensação também passa durante as páginas que são viradas a procura do próximo desenlace ou problema a ser averiguado. Uma sacada esperta é que várias vezes os personagens caem em contradição nas suas atitudes, o que caracteriza bem o momento de transformação que estão vivendo.
Um ponto de vista interessante é que Fábio Guolo não se conteve em trazer humanos em feudos europeus, e sim, trouxe mesmo que não profundamente, características de outra etnias como árabes e bárbaros unos, além de romanos e “espartanos”.
Outras criaturas místicas são apenas citadas, e aparecem no livro apenas como referência pois o foco esta realmente nos dragões, que representam a ordem, a disciplina e a praticidade, e do outro lado os humanos que são desvendados o tempo todo, tanto seus defeitos, como suas virtudes.
Os cenários descritos são belos mas restringem-se ao necessário, sem grande definições minuciosas o que de fato poderia travar a leitura dinâmica que a obra propõe.
A violência existente está em uma medida bem funcional. Não há grande derramamentos de sangue e carnifica, mas a cada batalha de pequeno, médio ou grande porte travada o autor não poupou mortes.
Tudo que o autor descreve desde organizações ou modos de se produzir magia, foram embasados em teorias, mesmo sendo fictícias, bastantes firmes e cheias de lógica tornado a obra uma espécie de jogo bem amarrado e com muitas regras.
A arte do livro é bastante interessante pois retrata bem a ideia de uma época passada cheia de poder e que definhou. Tem uma capa bonita e um mimo nas folhas que iniciam cada capítulo.
Os revisores deixaram passar alguns errinhos. Mas nada grave também. (ao menos não que eu me lembre).
Estruturalmente a história tende a ganhar valor conforme tudo se complica e onde os próprios dragões começam a perder suas máscaras e os humanos, mesmo que sejam poucos, começam a ganhar espaço. E do meio para o fim fica mais fácil de se identificar com os personagens de ambos os lados e torcer por eles.
O livro porém, é bastante voltado para quem gosta de aventuras medievais, histórias sobre criaturas místicas e jogadores de RPG (o que por sinal é um público cada vez maior, que consome e merece ter cada vez mais obras para degustar e embalar os jogos).
E por fim, voltamos ao início. Draco Saga é uma história de aventura, de descobertas, de um mundo de fantasia, apesar das críticas presentes no livro, não traz nenhuma grande teoria sobre elas ou afirmações concretas que podem nos levar a questionar a maneira que o mundo se tornou. E apesar de tudo que envolve o mundo mágico da trama, os acontecimentos são muitos simples (entenda simples como algo bom) pois as premissas e os desejos e fúrias são bastante palpáveis, criveis e, porque não dizer, humanos.
Uma leitura descontraída e bem fluida. Com voos horizontais sobre uma terra mágica, e alguns verticais em relação ao ser humano. Draco Saga consegue divertir e em certos momentos emocionar.

Mais informações sobre a primeira obra da saga, onde comprar e mais sobre o autor você encontra no site oficial: www.dracosaga.com

E outras resenhas de livros nacionais no blog: carolinamancini.blogspot.com

Viviane 17/01/2012

Fascinante
Fazia tempo que um livro não me prendia tanto li as 250 páginas em um dia, o livro é surpreendente, bem escrito, com um enredo único.
Estou curiosa para ler o próximo volume

MahFrozen 07/06/2020

Draco Saga
Este livro faz parte do Booktour do Selo Brasileiro.

No princípio do livro, me incomodei muito e cheguei até mesmo a comentar numa Caixinha de Correio que não estava gostando nem um pouco. Muita gente sabe que não sou fã de livros que detalham demais as coisas, e este faz parte deles.

A narrativa de Fábio Guolo é cansativa por ser muito detalhada, levando em torno de 3 páginas para narrar coisas que poderiam ser deixadas com poucos detalhes e o resto com a nossa imaginação. E o vocabulário dos personagens às vezes fica bem pesado, mas isso é bem compreensível, já que o livro é medieval. Ah, e claro, se assemelha muito à um RPG, o que não me agradou nem um pouco.

Depois das primeiras páginas, o livro começou a me conquistar. No início achei muito chato os dragões se sentirem tão superiores aos outros seres vivos, e o desprezo voltado aos seres humanos, apesar de bem fundado, é muito exaustivo; tudo gira em torno de como os humanos são desprezíveis.

Porém, o livro começa a ter uma reviravolta na história, perdendo um pouco o foco do falatório e explicações, para chegar à ação na intenção de eliminar os seres humanos daquele mundo. E os planos, as reuniões e argumentos começam a ficar muito melhores.

No meio de toda esta guerra, encontramos romance. Claro, pouco. Dryfr e sua fêmea se comportam de maneira diferente dos outros casais de dragões e começam a procurar explicações dignas destes comportamentos. É muito interessante o desfecho dessa questão.

A partir do meio da história, tudo muda. Começamos a ver mais de perto os seres humanos e como se comportam, e toda a história a partir daí gira em torno de como destruí-los. Porém, encontramos personagens muito interessantes que podem ameaçar a extinção da humanidade daquele mundo.

Dryfr tem muitos desafios, e no decorrer do livro acabamos por ver muito sua evolução e amadurecimento, apesar de ter passado décadas desacordado. De grande guerreiro passa a ser sábio, literalmente. Simpatizei muito com o protagonista e, apesar do vocabulário refinado, gosto da forma como ele interage com o leitor.

Enfim, o final é o que mais me deixou boquiaberta. É muito diferente do que poderíamos imaginar e realmente abre muitas portas para os próximos volumes.
Apesar de ver vários pontos negativos, a história me agradou e pretendo ler os próximos volumes.
F. G. CARD 22/07/2020minha estante
Muito obrigado, de todo o coração, por tua opinião. Acho que o tamanho do teu texto mostra que não és tão impaciente quanto pensas... hehehe...

Obrigado pela paciência e pelo teu tempo gasto para ir até o fim do livro.

Neyara 17/04/2012

Capsula de Banca - Draco Saga
Draco Saga é a obra de estreia do mestre de RPG Fábio Guolo. Nascido no Rio Grande do Sul e atual morador do Paraná, o físico se inspirou em sua longa experiencia como mestre de RPG de mesa para dar vida aos personagens de Draco Saga.

O Draco Dryfr entra em coma e acorda anos depois encontrando a sua sociedade tomada por pragas, que devastam seu planeta na mesma velocidade que se reproduzem. Essas pragas porém, são os humanos, seres gananciosos que encontraram um novo mundo para suprir sua sede por poder, porém o que não esperavam é que o tal novo mundo, já era habitado por seres superiores e poderosos que iam ficar bem incomodados com a presença dos invasores estúpidos.

Muito bem articulados, os Dracos possuem o Conselho dos Sábios, do qual Dryfr agora faz parte, que esta planejando a exterminação das tais pragas. O plano é simples, despertar a ira deles, fazendo com se matem entre si, sem precisar que nenhum Draco se machuque ou morra por causa disso, porém alguns fatos acontecem provando que a tal praga não é tão inferior assim.

Os Dracos são seres bem poderosos e inteligentes, detentores de um poder indiscutível, o que os torna seres superiores e arrogantes. A arrogância deles é tanta que os torna burros e cegos para fatos óbvios, os tais seres inferiores conseguem surpreender por terem a sua capacidade questionada, fazendo com que os Dracos tenham que pensar dobrado para combater essa praga.

Graças as intermináveis observações que os Dracos fazem para entender melhor os humanos, o livro ganhou um ingrediente todo especial, nas intermináveis reuniões dos sábios, era constante a crítica da forma que os humanos se organizam, se relacionam, sobre a sua religião, o que eles julgam importante, o que é certo ou errado, fazendo com que o leitor reflita um pouco sobre a nossa atual sociedade (no começo do livro o autor deixa bem claro que tudo é ficção e que não reflete necessariamente a opinião dele).

O livro como um todo é muito bom, e muito bem escrito, a leitura acontece de forma bem natural e rápida, cheio de detalhes, o leitor consegue viver de fato cada passagem narrada, muitas vezes eu me sentia deitada atrás de uma colina observando os humanos com suas vidinhas sem sentido. Sem contar que tem muitas referencias sobre fatos reais, como a existência do Exercito Romano e etc. Porém, muitas passagens eu não conseguia enxergar os Dracos como Dragões, e sim como Gárgulas.

O que me incomodou muito nos diálogos, foi o ataque de "eu sou o máximo" que as vezes os Dracos tinham, porém se os mesmos não fossem tão arrogantes, eles não seriam os tais Dracos tão poderosos. Outro ponto que muito me incomodou foi o nome difícil dos personagens e um muito parecido com o outro. Nos próximos livros gostaria de ver os Dracos normais na história, os não sábios, já que eles falam que os sábios são os Dracos mais poderosos, então deve existir Dracos normais, e a mais cenas sobre a interação entre os humanos e os Dracos.

Liachristo 29/01/2012

Resenha - Book Tour Draco Saga - Fábio Guolo
A história deste livro nos é narrada por um Draco, ou seja um dragão. Um draco, é o ser da espécie mais poderosa e desenvolvida do planeta. Neste Planeta eles são a raça superior e mais desenvolvida socialmente e intelectualmente. Tudo começa quando este Draco(Dryfr) desperta de seu sono e depara-se com uma nova realidade. Ele hibernou por vinte e nove séculos, e ao acordar se vê diante de uma de muitas mudanças. Descobre que coisas terríveis aconteceram e que estão sob a ameaça, de uma nova espécie: a humanidade, seres extremamente adaptáveis, que crescem e se reproduzem com rapidez e o pior; possuem uma sede por poder e riqueza descabidos. No mundo de Draco Saga, eles são os seres superiores e tratam os elfos, anões e demais seres que habitam o Planeta como seres inferiores, que não merecem conviver com eles e nem podem sequer ter certeza de sua existência e da localização de suas moradias. A história se passa no que me pareceu ser a era medieval onde dragões, elfos e anões eram considerados lendas. a convivência não é perfeita e os humanos começam a incomodar os Dracos até mesmo os matando e o pior roubando seus ovos...
Ao acordar ele fica sabendo de todas as mudanças ocorridas durante seu sono, e todas as consequências que elas trouxeram para seu Planeta e sua sociedade. A pior de todas as notícias é o assassinato de seu irmão, cometido por humanos que estavam atrás de suas riquezas, Dryfr passa a ter novas responsabilidades e dentre elas a de assumir um lugar no Conselho, passando a ser um Sábio, uma das maiores honrarias entre os da sua espécie. Também passa a ter a obrigação de arrumar uma parceira e gerar um herdeiro, além de tomar em sua responsabilidade um pupilo para instruir. Ele começa a se sentir diferente, com emoções fora do normal “para os Dracos, ele descobre que os sentimentos que tem por sua companheira Whyryn, fogem totalmente a normalidade. E começa a achar que a tentativa dos elfos em criar uma nova magia poderosa, e que acidentalmente trouxeram os humanos para seu Planeta, podem exercer uma influência no universo pior e maior do que eles imaginavam.

Neste primeiro livro ficamos conhecendo a história na visão dos Dracos e todo o potencial que a série terá. Fabio Guolo criou esta incrível história de dragões onde os humanas são os grandes inimigos.

O ponto forte da história é a inversão de valores que existe, entre humanos e Dracos. Nós estamos muito acostumados a ver o ser humano como protagonista e como a vítima sofredora, e acabamos não percebendo as características mais feias da nossa espécie, que é a maldade, a corrupção, a inveja, ganância e a completa falta de valores. A princípio fiquei bastante confusa com esta mudança, o que fez com que esta leitura ficasse muito mais interessante. A maneira como Dryfr nos conta o dia a dia das aldeias, povoados e reinos são muito interessantes, bem detalhadas, Nos fazendo ver como funcionam suas crenças, suas lutas pelo poder e o comportamento das cidades, na sua visão, que é bem crua e sarcástica. Nos leva a refletir sobre a maneira que procuramos o poder em como realizamos nossas ambições. O que significa a fé para nós, e o lado ruim que o ser humano pode ter. Durante suas missões Dryfr passa a refletir sobre os Dracos, e passa a aprender e observar o comportamento dos humanos, fazendo com que algumas coisas comecem a parecer diferentes para ele.
Começa a ter dúvidas sobre as decisões que sua sociedade toma, sobre alguns valores.

Uma curiosidade -
Mana - energia fundamental vital, natural, invisível, inodora, totalmente pura, produzida pela natureza e presente todo Multiverso em menor ou maior quantidade. (pág. 14)

O livro é recheado de magia, aventuras, guerras e muita ação. O que nos deixa empolgados com a história. Draco Saga, te leva para outro Universo. Um Universo mágico e desconhecido, mas que nos faz refletir sobre tudo o que acontece a nossa volta. E este é só o primeiro volume de uma série que tem tudo para se transformar em um grande sucesso!

Se você gosta de ação, fantasia, coisas extraordinárias, com certeza você vai adorar este livro!

Gean Michel 20/01/2012

Crítico, envolvente e excitante
A história é muito envolvente, faz com que a leitura flua, o final deste volume é de tirar o fôlego, fiquei ancioso para ler o volume dois, não poderia deixar de ressaltar um ítem importante, que a obra utiliza-se da ficcão para analisar e criticar hábitos gananciosos, cruéis e desinteligentes que nós humanos cometemos diáriamente, a que somos submetidos ou que nos acostumamos a conviver. Faz com que o leitor veja a humanidade "fora da caixa". Recomendo para quem gosta de mitologia. Ha riqueza de detalhes e descrições, bastante criatividade.

Lais.Alencar 18/01/2012

Imagine você acordar depois de estar dormindo por 29 décadas e perceber que algumas coisas mudaram no seu planeta?! Nada fácil... E ainda descobrir que seu irmão foi assassinado por uma praga que está acabando com tudo de bom que você conhece... Assim acontece com Dryfr! As pressões em volta dele não param por ai: precisa conhecer tudo a respeito da praga, tomar responsabilidade no Conselho, arrumar uma parceira, gerar um herdeiro e ainda treinar um aprendiz! Ufa!...

Leia o restante em: http://laisdoce.blogspot.com/2012/01/livro-draco-saga-o-despertar-book-tour.html

Hermes 09/04/2012

Uma viagem no mundo de nossa imaginação
Resenha Draco Saga – O Despertar (Vol 01)

Sempre acreditei que um bom livro é capaz de nos levar a uma viagem de incríveis sensações e emoções no enigmático mundo de nossa imaginação.
Ao ler o primeiro volume de Drago Saga, consegui no decorrer das páginas voar como um dragão, sofrer metamorfoses – me transformar em águias e humanos-, aprendi sobre o maná, encantamentos e feitiços. Tive ódio da bruxa Taramar e sofri como um dragão.
Fábio Guolo inicia sua obra com uma narrativa em primeira pessoa, porém um grande detalhe deve ser ressaltado: A primeira pessoa no caso é no ponto de vista de um Dragão chamado Dryfr que após um longo período de hibernação desperta e descobre que seu mundo está sendo infestado por “parasitas” –humanos - que caçam e matam dragões roubando-lhe seus ovos bem como destroem o planeta. Para elucidar o que está acontecendo Dryfr – Dourado-, começa a estudar os hábitos dos humanos infiltrando-se em Nova Roma e a espionar os objetivos táticos do Rei Victório bem como estudar o oponente para exterminar a raça parasita representada pela humanidade ainda em crescimento.
Este foi um dos pontos que mais me chamou a atenção no livro do Fábio, pois nesse momento o Dragão, em forma humana, começa a descobrir as emoções e fragilidades humanas. Durante o decorrer da trama, Dryfr guarda seu maior tesouro: o amor por uma dragonesa e o filhote que ainda esta por vir dentro de um ovo.
Porém, cada página uma nova descoberta e uma surpresa. O final do volume 01, simplesmente me deixou extremamente ansioso pela continuação, pois nos últimos capítulos você “viverá” a fúria real de um dragão.
O que mais me chamou a atenção neste livro foi o realismo que Fabio Guolo com maestria conseguiu transmitir: as descobertas de objetos e sentimentos tão fúteis aos olhos humanos como algo mágico e novo aos olhos de um dragão.
Seguramente posso fazer analogia da obra de Fábio Guolo com O Senhor dos Anéis – que por sinal achei a história de Draco Saga ainda mais promissora do a de J.R.R. Tolkien – comprovando mais uma vez minha velha teoria na qual sempre venho batendo na mesma tecla: A de que nós temos autores nacionais com obras dignas a serem comparadas com Best Sellers como é o caso do livro do autor Fábio Guolo.

A Arte de Escrever: http://hmsfenix.blogspot.com

Fernanda1389 06/04/2012

Colina do Tordo Blog - O Despertar - Fábio Guolo
Drago Saga, O Despertar é o primeiro livro publicado pelo autor brasileiro Fábio Guolo. Nesse primeiro volume da saga somos apresentados ao dragão Dryfr, que acorda depois de séculos e ve seu mundo dominado por seres estranhos que se denominam humanos e que estão transformando seu mundo em caos e caçando os dragões e tentando dominá-los. O que esses humanos não sabem é que os dragões possuem uma natureza muito sábia e superior às suas e estão planejando por um fim nisso tudo.

Eu adoro histórias fantásticas com seres mitológicos e os dragões sempre me fascinaram com sua imponência, sabedoria e originalidade. O autor teve influência, como ele mesmo disse, de J.R.R.Tolkien como muitos outros grandes escritores, mas não deixou se levar e construiu uma história original e envolvente.

A narrativa é bem intensa e detalhada. Os diálogos são um detalhe a parte que nos permite entender mais a natureza dos personagens. Os diálogos entre Dracos são os mais interessantes e explicativos. O que fez a leitura ficar um pouco cansativa é a repetição de alguns fatos, afirmações e também alguns pontos na narrativa que o autor já nos prepara para algo futuro. Mas é uma leitura prazerosa para quem gosta do gênero e histórias como Senhor dos Anéis e Eragon.[...]

Leia a continuação no blog: http://www.colinadotordo.com/2012/03/o-despertar-fabio-gulo.html

patyalgayer 07/02/2012

Esqueça todos os livros de Fantasia que você leu até agora: nenhum deles é comparável à singular história de Draco Saga – O Despertar! Com sua narrativa impressionante, Fábio Guolo nos transporta para outra realidade, onde reinam os seres mais inteligentes e imponentes do Multiverso: os Dracos! No entanto, sua supremacia está sendo contestada, por seres inferiores que se proliferam a ritmos assustadores e destroem tudo a sua volta…

Leia mais em: http://www.magicaliteraria.com/resenha-draco-saga-o-despertar-de-fabio-guolo/

Bela 08/06/2011

Resenha - Draco saga: O Despertar
O despertar é o vol. 1 da série Draco saga do Fábio guolo e que chegou para mim pelo book tour do selo brasileiro. Quando o livro chegou aqui eu não tinha expectativas nenhuma para ele, e por isso eu demorei a lê-lo, mas como eu tinha um praso para entregar...

Quem nós nos essa estória é Dryfr, um dragão que após acordar de um longo sono vê que seu mundo está sendo destruído por uma praga. Essa praga que foi levada para o seu mundo por causa de uma magia mal sucedida dos elfos, e essa praga somos nós, os seres humanos. Que estamos acabando com o mundo que os dracos conheciam e ainda por cima estamos desafiando eles, seres totalmente superiores a nós, em suas percepções. Então o livro se desenvolve na decisão dos dracos de acabar com os seres humanos, egoístas e que estão destruído o mundo todo, porém isso não é tão fácil assim pois os seres humanos sabem da existência dos Dracos e criaram armas contra eles para combatê-los e é ai que eles tem uma idéia brilhante...

Bom, vamos ao que eu achei do livro. O livro é recheado de criticas as atitudes humanas incoerentes, o autor em algumas partes me fez pensar em muitas atitudes que nós tomamos e que vai contra tudo o que nós mesmos “acreditamos”, pois no livro tínhamos a visão dos dracos de nós. Este livro foi de uma leitura fácil e rápida e que o livro tem bastantes sacadas espíritas, então se você não gosta desse estilo nem tente, pois o livro todo é recheado de alusões a espíritos, evolução e etc... Mas sem deixar a parte de ficção do livro de lado, uma coisa também que se tornou obvia foi a inspirarão do autor nos jogos de RPG, pois ele usa alguns conceitos dos jogos no livro, como a palavra "mana" (que o meu namorado, que também era viciado em jogos de RPG, disse querer dizer energia para realizar alguma magia no jogo).
O livro é diferente de tudo o que tem saido e esse foi um dos motivos para eu gostar da história.
Porém o autor podia ter explorando mais sobre as outras raças que existiam nesse mundo além dos humanos e ter expandido o local onde se passa a estória do livro, porque eu senti que o livro foi meio superficial e não deu muitos detalhes que enriqueceriam bastante a trama. Mas a estória em si é muito boa e espero que no próximo livro ele explore mais os elementos que ele tem em suas mãos e ai sim a estória vai dar um up muito bom. No geral a estória foi muito leve e boa.

Mais em http://bestff-magazine.blogspot.com/

F. G. CARD 08/06/2011minha estante
Obrigado Bella!

Gey @luvelybooks_ 06/04/2021

Muito bomm
Universo bem trabalhado!
Aprender sobre a civilização humana pelos olhos de dragões é uma experiência totalmente diferente de tudo que já vi!