O Despertar

O Despertar F. G. CARD

Resenhas - DRACO SAGA: O Despertar

Ludmila 19/05/2011

Incrível!
A história é super complexa e bastante surpreendente. Somos carregados até um mundo desconhecido dominado por grandes e poderosos dragões. Mas por descuido de outras criaturas uma praga foi espalhada, contaminando esse mundo perfeito, se multiplicando e destruindo tudo o que toca. E a praga, vejam só, somos nós humanos! Nós e essa mania de tentar impor nossa cultura a qualquer um que atravessa nosso caminho. A solução óbvia é eliminar a praga da superfície da terra. Mas é mais difícil do que parece.
Confesso que no começo estava um pouco cética quanto a esse livro, por se distanciar do que costumo ler. Mas me deixei levar e a cada página eu me surpreendia, cada novo parágrafo era um mergulho sem volta nesse mundo fictício incrível. No decorrer da história surgem debates interiores, colocando a prova tudo aquilo em que acreditamos. Vemos nossas crenças de uma perspectiva diferente e um turbilhão de pensamentos nos invade. Colocamos nossos valores em pauta. O que, afinal, estamos fazendo do nosso tempo, do nosso mundo, de nós mesmos?

resenha completa no blog http://guarda-chuvaroxo.blogspot.com
F. G. CARD 19/05/2011minha estante
Obrigado Ludmila!

Dana Silva 17/05/2011

DRACO SAGA
Falar desse livro pra mim vai ser meio complicado porque não é um estilo que eu tenho costume de ler, mas vamos lá.

O livro é narrado em primeira pessoa pelo Draco Dryfr, que estava hibernando e após esse período, desperta um dia e vê que muitas coisas estão diferentes da época em que ele estava antes de entrar em hibernação. Dryfr acredita que hibernou por apenas uma estação, no entanto se passaram 29 décadas. Quando ele sai para o “desjejum”, sente um cheiro diferente, nunca antes detectado por ele, então nota algumas criaturas diferentes, meio parecidas com os elfos, mas um pouco mais “corpulentas” e observa-os por algum tempo. Nunca viu nada parecido antes e há duvidas em sua cabeça, então ele decide ir falar com o Mestre ancião Wyrmygn.

Quando Dryfr chega ao encontro do mestre, que imediatamente o coloca a par de todos os acontecimentos das ultimas décadas, dentre eles o surgimento de uma nova raça e que em pouco tempo se tornou UMA PRAGA, na opinião dos Dracos, que se autodenomina “Humanos”...

LEIA MAIS EM: http://food4spirit.blogspot.com/2011/05/resenha-07-draco-saga-o-despertar.html
F. G. CARD 17/05/2011minha estante
Obrigado Jordana!

Nathi 16/05/2011

Resenha - Draco Saga: O Despertar
O livro tem como narrador e personagem principal Dryfr, um dragão dourado. Ele acorda após ser acometido por um sono profundo, e na ocasião em que vai em busca de algo para seu desjejum, sente um cheiro diferente, desconhecido.

Ele descobre, pelo seu Mestre Wyrmygn, que os portadores desse odor são os seres humanos, que foram trazidos ao planeta dos Dracos depois de uma magia malsucedida. O mestre também informa Dryfr de que seu irmão foi torturado e assassinado por esses seres inferiores. Como se não bastasse esse fato, os humanos já iniciaram o processo de destruição no planeta e estão furtando os ovos de dragões. Dessa forma, Dryfr só deseja uma coisa: vingança.

Leia mais em: http://booksinwonderland.blogspot.com/2011/05/resenha-draco-saga-o-despertar.html
F. G. CARD 16/05/2011minha estante
Obrigado Nath!

May 15/05/2011

Fantasia medieval
Draco Saga é narrado em primeira pessoa, no ponto de vista do dragão Dryfr. Este, que fica em uma espécie de coma durante décadas, ao despertar, encontra-se em uma realidade bem diferente da que estava acostumado, numa espécie de Era Medieval.

Percebe a presença de criaturas novas habitando o seu mundo. Já não bastasse os elfos e outros inferiores... Sem querer esperar, recorre a sabedoria do seu mestre, Wyrmygn, o mais sábio entre todos da sua raça.

Wyrmygn conta tudo para ele, inclusive o que causou o aparecimento desses novos seres, os humanos, que para a infelicidade e fúria dos dracos, estão destruindo aos poucos os recursos das suas terras.

A cúpula formada pelos dragões mais experientes e sábios, inclusive Dryfr, se reúne e articula uma maneira de expulsar os humanos de forma nada amigável, afinal, aparentemente, eles não têm conhecimento da existência dos dracos.

Em meio a tudo isso, Dryfr precisa de uma companheira para gerar um filhote seu o quanto antes e conhece Wyryn, a neta do Mestre. Sem perceber, os dois criam um laço bem maior do que os outros casais normais costumam ter, entretanto eles não percebem logo.

Durante toda a execução do plano, Dryfr nos conta com muitos detalhes o que ele vai descobrindo sobre os humanos e suas particularidades. Será que tudo que vem deles é tão ruim assim? Será que os dracos, mesmo sendo tão superiores e com poderes mágicos não podem aprender nada com eles?

A história toda se mantém numa mistura de ficção e até fatos históricos, o que a torna mais complexa. É interessante também os questionamentos que Dryfr tem sobre o nosso comportamento, sobre a fé e a Igreja da época - principalmente, suas ações. Questionamentos estes que até nós mesmos somos passíveis de tê-los - ou até já fizemos.

Outro ponto que agradou bastante foi a interação dos dracos e os humanos, com algumas partes bem engraçadas. Além da capa, que é muito bacana, e sua diagramação e revisão bem feitas. No final do exemplar da nova edição vem uma espécie de glossário contendo os nomes dos personagens, que dá para perceber serem bem complicados, mas não atrapalha a leitura.

O final foi interrompido com cenas de ação e outras angustiantes, pronto para a continuação, que já tem nome: Draco Saga - A Sentinela.

Justifico a falta da última estrela - que se pudesse, seria meia: senti um certo exagero na descrição de todo o poder dos dracos. Talvez se a narração fosse em terceira pessoa, seria diferente.
F. G. CARD 16/05/2011minha estante
Obrigado May!

Kaleo 14/05/2011

Minha vez de falar
Draco Saga é um livro inovador, pois trata da narrativa de um dragão chamado Dryfr ( um dragão dourado), sendo ele um importante guerreiro da sociedade dos dracos.

Estamos acostumados em ler histórias de pessoas que conviveram ou até mesmo vivem com dragões, o livro Draco Saga, tenta mostrar com muita clareza (da maneira do Autor) o pensamento e raciocínio de um dragão, o que é muito complexo, por ser um obra de ficção-fantasia Draco Saga, tenta explorar ao máximo um mundo paralelo ou nossa, onde todos os seres mágicos vivem.

Assim como qualquer livro desse gênero, Draco Saga tem seus momentos surrealista, que por ventura, principalmente nesse estilo de obra literária, há trechos onde ficamos sem compreender o que se passa naquela ocasião; mais todo livro de ficção-fantasia, tem esses fatos com grande importância, para o próprio desenvolvimento da série em outros momentos.

Draco Saga sem duvida é um ótimo livro, mais gostar ou não gostar, dependerá somente da própria pessoa, pois trata de maneira muito peculiar o que há de mais podre na sociedade humano, desde de comportamento a religião.

Então fica aí, uma boa dica de leitura. Espero que gostem desse livro assim como eu gostei.
F. G. CARD 15/05/2011minha estante
Obrigado Kaleo!

Paola 14/05/2011

Muito Bom!!!!
O autor nos apresenta o mundo dos Dragões. Seres inteligentes e bastante evoluídos. O dragão principal da história é Dryfr, ele é da casta dourada, é um guerreiro e muito inteligente.

Depois de muito tempo dormindo, o dragão acorda em sua caverna com uma fome insuportável. Ao sair da caverna para avistar seu desjejum, Dryfr fareja algo que nunca havia farejado antes. Um cheiro diferente de tudo. Ao perceber de onde vem o cheiro avista seres inferiores, os quais os comparam com elfos.

Porém, esses seres se tornam um ponto de interrogação na cabeça do dragão e ele sai em busca de respostas. O mesmo vai até o encontro de seu ex-mestre e grande sábio Wyrmygn. Nesse encontro Dryfr descobre que esses seres inferiores são os humanos. O seu mestre conta a Dryfr tudo o que descobriram sobre esses seres enquanto ele estava em seu sono profundo. Conta sobre os costumes e crenças desses seres inferiores, os humanos.

Essa, em minha opinião, é uma das partes mais reflexivas do livro. O autor faz uma bela crítica sobre o que nós, humanos fazemos ao nosso redor. A destruição que causamos no meio em que vivemos e como agimos pelo poder de uma religião. Que temos costumes que passam de geração para geração, mas mesmo sabendo que causam danos ao meio em que vivemos, não procuramos mudar.

E quando os dracos descobrem que os humanos fazem esse tipo de devastação resolvem se unir para tomar providências e não deixar que esses seres comprometam seu reino e sua paz. E então Dryfr é nomeado sábio dourado. Escolhe a sua dragonesa para procriar e seu pupilo para passar seus ensinamentos.

Dai o livro toma um rumo sensacional. Guerras, táticas de defesa e de como atacar, como os humanos influenciam os dragões e uma aventura genial. Realmente Fábio foi muito sábio em escrever esse livro, colocando um mundo surreal com questões do nosso mundo real que devem ser refletidas.

Um livro que todos devem ler e descobrir que no mundo dos dragões há mensagens ótimas para se aprender. E vocês acham que a história para nesse livro?! Não!! Ela continua em Drago Saga - A Sentinela.
F. G. CARD 15/05/2011minha estante
Obrigado Paola!

Nine Stecanella 11/05/2011

Draco Saga - O Despertar
Já imaginou um mundo onde os dragões são os seres mais evoluídos? Pois é para essa realidade que Fábio Guolo nos transporta no primeiro volume de Draco Saga - O Despertar.

Dryfr é um dragão dourado e importante guerreiro da sociedade dos dracos, além de narrador e personagem principal. Depois de um período de sono, ele desperta dentro de sua caverna com uma fome insuportável e sai em busca de comida. É nesse momento que tudo muda na vida de Dryfr. O dragão logo fareja um cheiro estranho, até então desconhecido para ele. Ao observar de onde vem o cheiro, descobre um pequeno grupo de seres inferiores, mas que não são elfos, nem anões e nem nada conhecido. Confuso, Dryfr vai em busca de respostas.

Respostas que encontra com Wyrmygn, seu ex-mestre e grande dragão de diamante. Os seres inferiores que habitam o multiverso dos dracos são os humanos! Isso mesmo, humanos. Depois de uma magia feita pelos elfos que consumiu muito mana, esses seres surgiram como uma praga. Dryfr, que a princípio não entende como nunca tinha avistado tais criaturas, descobre que graças aos elfos e a magia, muito próxima de sua montanha, dormiu muito, muito mais do que imaginava.

A partir de então o velho mestre faz uma explicação de como são esses seres inferiores, os humanos, para Dryfr. Conta o que os dracos vem observando de sua sociedade, costumes e crenças. Essa é uma parte bem intensa do livro, com críticas fortes voltadas a religião e aos nossos costumes. Costumes que com o passar dos anos não mudaram e que mesmo dentro de uma obra ficcional, como essa, continuam importantes para o debate sobre nosso mundo.

Com os humanos devastando tudo que encontram pela frente, os sábios dracos resolvem se reunir para tomar alguma atitude. Dryfr, agora sábio dourado, resolve que esta será sua última batalha. Escolhe seu pupilo, Mbwyk, e também sua dragonesa e mãe de seu herdeiro, Wyryn. Os dracos resolvem atacar os humanos, devastar sua sociedade e provocar guerras entre eles, para dar fim na raça tão destruidora.

Então começa a melhor parte do livro na minha opinião. As táticas que cada grupo de dracos usa para observar e combater os humanos. A influência que a raça inferior começa a ter sobre eles. Um novo sentimento que Dryfr descobre em relação a sua dragonesa, coisa inexistente na sociedade dos dragões e a luxúria que um corpo humano causa até em seres superiores.

Para descobrir o que acontece entre dracos e humanos, o fim dessa guerra e o que acontece com Dryfr, você PRECISA ler o livro. Nos encontramos em Draco Saga - A Sentinela.

Acesse: http://janinestecanella.blogspot.com/
F. G. CARD 11/05/2011minha estante
Obrigado Nine!

Flávia Mattos 11/05/2011

Bom como esse livro eu li pelo Livro viajante,que o Fábio gentilmente nos cedeu (Obrigada Fábio) uma das exigências dele era se fazer uma pequena resenha (não sou boa nisso)rsrs.

Bem a princípio,me assustou um pouco quando os dragões em uma conversa falaram de Deus de uma forma um pouco assustadora para mim, mas não me impediu de continuar a leitura.
Gostei muito da parte em que eles se transformam em Humanos,as "sensações" que ele sente,muito bom!!!

Teve partes que me emocionou muito e partes que fiquei muito triste também.
e a ação toda no final também foi muito legal.

Eu ainda não tinha lido nada do estilo desse livro, a única coisa que não me cativou na leitura foi sobre a guerra, mas por questão de gosto mesmo.

Quero ler o próximo com certeza.

F. G. CARD 11/05/2011minha estante
Obrigado Flavia!

M. Scheibler 09/05/2011

Após me aventurar nos últimos meses por histórias de vampiros e lobisomens, gêneros que nunca havia lido, me deparo agora com uma obra voltada aos enigmáticos dragões. E o mais interessante: um texto narrado em primeira pessoa por um deles !!!!!

Qualquer coisa que se passe na Idade Média ou que tenha relação com ela me atrai. O ambiente da história (espero não estar enganado), remonta a esse período conturbado da humanidade.

Em DRACO SAGA vemos o ser humano descrito com uma raça inferior em relação aos dragões, mas que em alguns pontos passam a influenciá-los, principalmente em relação aos sentimentos, característica marcante de nossa espécie.

Polêmicas a parte quanto à religião e suas críticas no livro, essa obra é de muito bom gosto, onde destaco os dois últimos capítulos. No penúltimo, a narração de uma batalha é sensacional.

Veio pra ficar !!!!! Parabéns, Fábio !!!!
F. G. CARD 10/05/2011minha estante
Obrigado Marcio!

Gêmeas 02/05/2011

F. G. CARD 02/05/2011minha estante
Obrigado meninas!

Dave 29/04/2011

DRACO SAGA é narrado por Dryfr, um dragão guerreiro muito antigo e sábio que se vê dormindo por 29 décadas e, quando acorda descobre que o mundo antes habitado só por dracos e outras criaturas inferiores como elfos, anões e etc, agora foi empesteado por uma nova raça inferior, que se autodenominam "humanos".

O legal dessa parte do livro é que o MESTRE DRACO WYRMYGN, que não estava em coma e acabou observando toda a existência dos humanos no planeta deles, começa a descrever a nossa sociedade.

Ele começa a contar como temos prazer em destruir e conquistar novas terras, em como somos egoístas e só pensamos em nosso próprio enriquecimento, em como, a procura de riquezas nós acabamos destruindo a natureza, como temos tendência de nos ajuntar em, naquela época, feudos, cidades e reinos, em como temos prazer em copular (no caso, os dracos não tem prazer nisso, por isso estranham que os humanos façam tantas coisas pra ter um relacionamento sexual).

Quer ler a resenha completa? Visite o blog Mundo Platônico:
F. G. CARD 29/04/2011minha estante
Obrigado Dave!

Liana 29/04/2011

É só o começo...
Ler Draco é quase indiscritivel: vc entra na trama, voa junto com os dragões, sente raiva do humanos que estão destruindo aquele mundo, e é tudo tão real...

Quando eu comecei a ler Draco esperava encontrar um bom livro, mas fui surpreendida por um livro maravilhoso, rico em detalhes, com uma narração ágil e direta (e um português com "sotaque" do sul adorável!) e com um protagonista, Dryfr, cativante. (e o fato dos nomes dos dragões serem tão diferentes ajuda a criar esse universo distinto entre dragões e humanos).

A trama é envolvente e a historia muito bem pontuada. O livro mostra a humanidade de um outro ponto de vista, e o leitor que se entregar a trama poderá ver com os olhos dos dragões - o que nos faz refletir sobre o nosso mundo. É fantástico!

O único ponto negativo do livro, e eu tenho que destacar isso, é que vem faltando um capitulo! Sabe aquela sensação de que o livro esta acabando, mas deveria ter muito mais? Vc vai sentir isso quando terminar de ler. Ou seja, mal posso esperar a continuação!!
F. G. CARD 29/04/2011minha estante
Obrigado Liana!

Marcos Bulzara 27/04/2011

FASCINANTE!
Draco Saga é mais do que uma trama envolvente e rica em detalhes
em que dragões e humanos dividem o mesmo planeta. Se fosse só por isso, já valeria a pena a leitura.
Fábio Guolo lança mão de uma narrativa que evolui à medida em que
a história avança e a conduz de forma primorosa.
Draco Saga não é uma história sobre dragões. Melhor do que isso,
o livro usa esses personagens como pano de fundo para revelar algo surpreendente. Vemos corrupção, ganância, suborno, paixão e vingança entre outras misérias humanas.
Draco Saga é um retrato fiel do nosso próprio mundo e daquilo que podemos nos tornar.
Leitura muito mais do que recomendada!!
F. G. CARD 28/04/2011minha estante
Muito obrigdo Marcos!

Dr. 25/04/2011

Maravilhoso!
Em viagem à Joinville-SC eu, que não posso ver uma livraria e já vou entrando, passando em frente a uma em shopping da cidade, entrei.

Sempre fui da opinião que os livros mais expostos são apenas os que pagam para assim estar e não são necessariamente bons. Portanto, como de praxe, segui para as prateleiras.

Eis que me chama a atenção este livro, com um dragão heráldico na lombada, única parte do livro à mostra. Saquei-o da prateleira e, depois de ver o mesmo dragão heráldico grande na capa, folheei, li orelhas e capas e comprei. 2 dias depois concluí que foi um dos melhores investimentos literários que já fiz.

Conheci o próprio Skoob através do livro que apresenta os links na última página e, antes de escrever aqui, percorri algumas opiniões já postadas. Percebi que as únicas notas abaixo de 4 estrelas são de moças jovens ainda muito ligadas à modinha do estilo fundado por Crepúsculos e afins. Se você é desta turma não leia este livro, pois provavelmente não gostará e não entenderá.

Mas falando do que é bom: O livro.
Nunca vi nada nesta linha. Existem diversos livros e filmes sobre Dragões, mas mostrando o ponto de vista deles, nenhum que eu saiba. Colocando os humanos como vilões de fato, também nenhum que eu conheça. O autor simplesmente expõe a sociedade humana a um julgamento que provavelmente jamais terá e induz o leitor a reflexões que poucas pessoas teriam uma vez na vida. E tudo sem a introversão dos grandes filósofos e analistas.

A narrativa discorre fácil e o modo peculiar dos "Dracos" se expressarem é uma atração à parte. É como se eles realmente tivessem aprendido um português arcaico ontem e da maneira correta de se falar sem dialetos, gírias e tantas bobagens que enfeitam a linguagem cotidiana atual.

O enredo que, ao longo do texto, adquire um ritmo vertiginoso, na minha opinião é excelente, conciso e muito bem construído e entrelaçado. Ficam evidentes as influências do autor e suas fontes de inspiração e mais evidente ainda sua capacidade de criar. Apesar de ter um ponto de partida perceptivelmente bem fundamentado na literatura fantástica e jogos de RPG os escritos de fato não se parecem com nada que eu já tenha lido.

Para ressaltar pontos negativos do livro posso dizer que encontrei um ou outro errinho de digitação e pontuação, mas como, enquanto leitor, considero a criatividade ACIMA DE TUDO em um livro, não há nada que mereça perder uma estrela sequer. Muito pelo contrário.
F. G. CARD 25/04/2011minha estante
Obrigado Doutor!
Além da paixão pela literatura, aparentemente temos em comum o apego pelos animais.
Também sou protetor.
Grande abraço!

FC 23/04/2011

Um dos melhores livros que já li.
Tá... demora um pouco a engrenar, mas é o começo de uma série e isso justifica tudo.

Pouco antes da metade do livro um rítimo alucinante se imprime na narrativa e não é mais possível largar até terminar.

A narrativa sob o ponto de vista de um Dragão? Uma sacada fantástica!
E a inversão de papéis colocando a humanidade como a grande vilã da história também matou a pau!

Quem não parou para pensar nas questões colocadas por este livro, sinceramente, talvez não tenha tido maturidade para compreendê-lo e com certeza não entendeu a profundidade da mensagem que ele transmite.

Nunca fui um grande fã de litertura fantástica, mas este eu digo, é mais do que fantástico e me valeu cada centavo que gastei em sua compra.
F. G. CARD 25/04/2011minha estante
Obrigado FC!

Tuas palavras são uma Honra para mim!