O Despertar

O Despertar F. G. CARD

Resenhas - DRACO SAGA: O Despertar

Bru 19/04/2011

Dryfr é um dragão, sim, aquelas grandes criaturas que soltam fogos, e os dragões são os seres superiores desse multiverso, espertos e ágeis, nunca estão em dúvida. Mas quando Dryfr acorda de seu sono, percebe alguns seres inferiores se aproximando de sua caverna, esses seres são até então desconhecidos por ele, e assim ele recorre ao grande mestre Wyrmygn, e descobre que os seres inferiores são humanos, e que foram parar no planeta deles depois que outros seres inferiores erraram uma magia, e que para a sua surpresa, ele estava dormindo a séculos ao invés de alguns meses como ele imaginava. Os humanos era serem irrelevantes e nunca chamaram a atenção dos Dracos, mas agora eles estão destruindo o planeta e alguém precisa tomar alguma providencia contra eles, e então os Dracos vão atrás de soluções para esse problema.

Leia mais em: http://tinyurl.com/3w7smmx

Kel Costa 14/04/2011

Muito bom!
Escrever essa resenha vai ser um processo demorado porque os nomes dos personagens são extremamente difíceis de lembrar rs. Draco Saga – O Despertar se passa num tipo de Idade Média, com bastante fantasia, lembrando um estilo de Senhor dos Anéis. Conta a história de Dryfr, um dragão guerreiro que estivera hibernando por décadas. Mais precisamente, 29 décadas. Um belo dia ele acorda e percebe que algumas coisas parecem ter mudado, mas até então ele não fazia a menor idéia de que passou tanto tempo dormindo. O dragão dourado vai imediatamente falar com o Mestre dos Dragões, o mais poderoso, antigo e sábio de todos eles: Wyrmygn. Ao chegar lá, o Mestre conta-lhe tudo que aconteceu durante esse tempo em que Dryfr passou dormindo. Coisas como espécies de animais em extinção, raças que sumiram naturalmente e uma determinada raça em particular, que não somente apareceu, como virou uma praga: os humanos.

Wyrmygn conta que por conta de uma magia defeituosa feita pelos elfos, surgiu o Caos e os humanos foram trazidos de seu planeta natal para o deles. Os dragões, sendo os seres mais inteligentes do universo, com grandes poderes mágicos e estando no topo da cadeia alimentar, não deram muita atenção ao acontecimento. Porém, os anos foram passando e as situações tornando-se cada vez mais catastróficas. E é então que, cansados de terem que dividir o mundo com seres tão inferiores (os humanos), os poderosos dragões resolvem se unir e atacar, dizimar e extinguir de uma vez por todas essa raça que destrói tudo por onde passa.

Acostumado com um modo de vida tão diferente dos humanos, Dryfr se vê dividido entre a responsabilidade para com sua raça e o amor que nutre pela Draco fêmea Wyryn, que gera um filhote seu.

É uma história bem complexa, bem rica, muito mesmo. Fábio Guolo conseguiu o que poucos hoje em dia conseguem: entrar de cabeça no mundo da fantasia épica, medieval e criar todo um universo que se sustenta perfeitamente sozinho. Nesse mundo, quem manda são os Dracos e nós, humanos, somos a escória do universo. A narração é feita em 1ª pessoa, pelo Dryfr, então é muito interessante o jeito como somos vistos. Como a emoção humana é uma coisa tão complexa se vista de fora. E como nós realmente conseguimos estragar tudo, sempre.

O leitor é presenteado com o gostinho de ver o surgimento de impérios tão famosos em nossa História, como Esparta, Roma… os Hunos (que no livro é sem H)! Fantástico esse processo acompanhando a vigília de Dryfr, enquanto ele, junto do leitor, presencia uma guerra histórica sem precedentes.

Imagino que ainda ouviremos falar muito de Fábio Guolo, pois estamos carentes desse tipo de literatura medieval aqui no país. Já estou ansiosa pela continuação, com o coração super apertado. E torço para que no próximo volume o tamanho da fonte aumente rs. Justamente por isso (e por quase ter ficado cega) não dei 5 estrelas. Como leio muito na hora de dormir, uma letra tão miúda deixa minha leitura um pouco cansativa.

F. G. CARD 15/04/2011minha estante
Obrigado Kel!!!

ana paula 11/04/2011

Dragões e uma grande aventura
O que você acha de embarcar em primeira pessoa em um livro cujo narrador é um dragão? Seria diferente. Confesso que esta aventura me agradou bastante. Fabio Guolo contextualiza sua estória entre magia, humanidade, diálogo e harmonia. Aponta com perfeição os inúmeros erros das condutas humanas. Nascidos e dominantes em um outro planeta, os dragões são seres com um refinado senso de lógica, astúcia e justiça. Por um erro de magia, o seu mundo é invadido por humanos, que resolvem transformar o novo habitat numa réplica da Terra. Destruindo tudo o que está à sua volta, os humanos se transformam em verdadeiros predadores e incomandam os antigos habitantes da planeta. Os dragões precisam tomar uma atitude contra esta praga. Para tanto, resolvem se infiltrar no mundo e nos costumes humanos, através da possibilidade de se metamorfosearem como homens. Mas nem tudo é ruim. Sentimentos, como o amor, nunca outrora conhecido pelos dragões, lhe são apresentados e vividos.
Gostei muito da narrativa, do suspense, da guerra, da espionagem, do enredo, tudo muito bem elaborado. Estou muitíssimo curiosa para saber a jornada que Dyfr (o dragão narrador) deverá fazer para se aprimorar.
Recomendo com muita enfase!

F. G. CARD 12/04/2011minha estante
Obrigado Ana!!!
Pessoal... a Ana é autpra de Apátrida.
Um livro excelente!
Muito me honra tê-la agradado da maneira como ela descreve.

Misa 10/04/2011

Vírus humano
As últimas obras que tenho lido só me fazem gostar mais ainda de nossa literatura fantástica nacional.

Uma trama bem complexa, super desenvolvida. O homem sendo o vírus que infesta e começa a destruir um mundo que não lhe pertence, sendo literalmente uma praga. A história é empolgante, cheia de surpresas.

Toda a influência de Tolkien, como o próprio autor comenta, foi muito bem utilizada por Guolo, assim como seus muitos anos de RPG. Pra quem é fã do estilo, afirmo, que não devem perder de ler este livro.

Nem parece que é a primeira obra do Guolo, parece que já faz isso há séculos. Já é uma de minhas leituras favoritas. Recomendo a todos.
F. G. CARD 10/04/2011minha estante
Muito obrigado Misa.
Fico imensamente grato e não tenho palavras para expressar o quão feliz me faz ler tuas palavras.

Melian 01/04/2011

Resenha do Blog Mell Books
Bem vindos a este mundo fantástico dos dragões!
Esse livro é dedicado (por mim tá, não vá confundir!) a todos os fãs dessas criaturas lendárias!
O livro gira 100% em torno dos dragões, em torno de sua percepção.
Neste livros os humanos são meros coadjuvantes, tratados até de pragas, portanto pouco influenciam a história.
já sendo meio repetitiva, afinal consta na sinpse, mas é bom lembrar, concordo com o que esta lá, realmente você sente muito dos elementos de RPG nesta história.
A história trata de um mundo diferente, onde os dragões são as criaturas mais evoluídas, e assim se consideram, os dragões deste livro são até orgulhosos e egoístas demais, achando que somente eles são evoluídos o suficiente e subjulgam as outras raças, exemplo elfos e anões.
Pois bem, por um erro de uma magia élfica os humanos vieram para o mundo dos dracos, e lá se estabeleceram, fundaram cidades em replica as que existiam na sua terra natal, criaram reinos e sua sociedade.
Porém os dragões começaram a se incomodar com os humanos, achando que eles destruiriam seu planeta,devido a desmatamento, e outros costumes que os humanos tem, e decidiram assim extingui-los de lá.

Resenha completa em : http://mellbooks.blogspot.com/2011/03/resenha-draco-saga-o-despertar.html

Joana 22/03/2011

Depois de 290 anos em coma, Dryfr - um poderoso dragão (ou Draco, mais correto) - acorda num mundo completamente diferente. Com a perda do irmão, ele precisa assumir novas responsabilidades, arranjar uma parceira, um herdeiro e um pupilo. Alem disso, sua cultura, seu mundo e tudo que conhecia está desmoronando: Civilizações de humanos chegaram ao Multiverso se achando os donos do lugar. Um erro feio!

Resenha completa em www.poderosasegirlies.com.br

Renato Klisman 20/03/2011

RESENHA BY: http://rkbooks.wordpress.com
O Mundo Perfeito dos Dracos Está em Risco.

Dryfr acabou de acordar de um sono profundo, causado por uma invocação mágica malsucedida de um grupo de elfos. O problema é que essa soneca durou um pouco mais do que deveria, apenas algumas décadas a mais.
Ao voltar para a realidade, Dryfr se depara com algo que ele não esperava. Seu mundo está sendo destruído por uma praga fatal. Uma peste capaz de destruís florestas, animais, Dracos e até mesmo seus próprios descendentes. O planeta dos Dragões está sendo dominado por milhares de humanos.
Repleto de aventura, suspense, romance e coisas nunca antes vistas, Draco Saga é um livro que promete...

A HISTÓRIA: Draco Saga se passa em outro planeta onde os Dragões são os seres dominantes. A narrativa do livro é feita por Dryfr, um Draco que acabou de sair de um sono profundo e tenta se adaptar novamente.
Os personagens são bem descritos, a cultura dos diversos povos, as paisagens e até mesmo as cenas de gerra são de uma narrativa cinematográfica (entendam que Cinematográfica é o mesmo que Rica em Detalhes.)
Logo, vários mistérios começam a rondar os personagens, dando uma trama superior a história. O autor consegue criar um mundo totalmente novo, repleto de magia (adooooro) e personagens pra lá de estranhos.
O livro, ao mesmo tempo que nos carrega em sua páginas repletas de aventura, também nos mostra que devemos ser sempre abertos a novas mudanças, pois isso poderá resultar em nossa morte ou sobrevivência.
O final do livro é surpreendente, não que eu não esperasse por algumas coisas que ocorreram pois o narrador fica meio que dando dicas durante a história sobre o que vai acontecer, o que aumenta o suspense durante o livro, porém tira um pouco o brilho do final. Mesmo assim o resultado da trama é cataclísmico, e faz com o que o leitor queira morrer para saber o que acontecerá no próximo livro da saga.

Uma palavra que definiria o livro: Surpreendente.
F. G. CARD 20/03/2011minha estante
Obrigado Renatão!!!
Muito bom!
Abraço!

Nathalia Cabral 18/03/2011

Draco Saga: O Despertar (Vol. 1)
Se você gosta de ler só por diversão, você pode ler Draco. Agora, se gosta de história e/ou de dragões só tenho uma coisa a dizer: super recomendado.
...
É um livro forte ou talvez eu diria intenso, leva a reflexão em vários momentos e mostra que a literatura nacional tem muitos autores de qualidade que merecem um espaço no mercado e que infelizmente tem muitas dificuldades quanto a isso.

(Para ler o texto completo, acesse: http://estantedossonhos.blogspot.com/2011/03/draco-saga-o-despertar-vol-1-sorteio.html)
F. G. CARD 19/03/2011minha estante
Obrigado Nath!
Adorei a resenha!

Blog MVL - Nina 18/03/2011

Minha Vida por um Livro | minhavidaporumlivro.blogspot.com
Draco Saga – O Despertar é uma obra de fantasia escrita pelo autor brasileiro, Fabio Guolo. Nesse primeiro livro da saga o leitor é apresentado ao Dragão Dryfr e aos conflitos vividos por sua espécie após serem descobertos por seres humanos. Em busca de vingança pela morte do irmão, torturado e executado por humanos, Dryfr embarca em uma aventura vertiginosa e uma batalha contra os seres que desejam usar e destruir os Dragões.

Quando criança havia apenas um filme que eu não perdia na seção da tarde. Coração de Dragão, filme protagonizado pelo ator Dennis Quaid. O meu fascínio em relação aos Dragões nasceu ao notar como aqueles seres irreais pareciam honrados e elegantes. Esta impressão pessoal é reforçada pelo protagonista de Drago Saga, Dryfr. Apreciei a caracterização da personagem, na verdade, este é um dos aspectos positivos do livro de Fabio. Os personagens são quase poéticos em seus diálogos e ações.

Infelizmente em muitos aspectos a narrativa do autor acaba jorrando informações em excesso e confundindo o leitor no caminho. Na ânsia de se fazer compreender o autor produz o efeito reverso, o que pode acabar repelindo um leitor menos persistente.

É evidente a influência de autores como J.R.R. Tolkien, com o qual o próprio Fabio assume se identificar, entretanto tal semelhança não compromete a originalidade da trama e do texto. Pude observar alguns erros de repetição, palavras ou expressões, mas esse é um problema de fácil resolução. Se o editor enxugar melhor certos parágrafos e frases o texto ficará mais bem aparado.

A trama principal onde Dragões e Humanos tornam-se inimigos é interessante, a caracterização da óbvia ganância humana é fiel aos homens de tal época (incluindo a atual). A descrição da espécie Draco, sua hierarquia, o conceito de energia da natureza, o cenário descrito pelo autor será fascinante para os leitores, especialmente para aqueles que apreciam o gênero e livros como O Senhor dos Anéis e Eragon.

Unindo fantasia à suspense e mistério,o gaucho Fabio Guolo é sem dúvida uma revelação da literatura nacional atual e faz de seu primeiro livro publicado um trabalho notável. Espero poder ler em breve a continuação da série e voltar a vivenciar a batalha e vida do Dragão Dryfr na sequência ainda a ser lançada, A Sentinela (Draco Saga Vol.2).
F. G. CARD 19/03/2011minha estante
Obrigado Nina!
Excelente resenha!

Jaqueline 13/03/2011

Um draco, ser da espécie mais poderosa e desenvolvida do planeta, desperta de seu sono e depara-se com uma nova realidade. Após hibernar por vinte e nove séculos, o dragão Dryfr se vê diante de uma nova ameaça: a humanidade, uma praga extremamente adaptável, que cresce e se múltipla com rapidez e possui uma sede por poder e riqueza infinita: bem vindo ao mundo da Draco Saga. Em um cenário de fantasia medieval onde dragões, elfos e homens (con)vivem em uma nem tão perfeita harmonia, o escritor gaúcho Fabio Guolo criou esta encantadora história de dragões onde as civilizações humanas são as grandes inimigas.

Tenho que assumir novas responsabilidades após o assassinato de seu irmão, cometido justamente por humanos cobiçosos de riquezas, Dryfr deve escolher uma parceira e gerar um herdeiro, além de tomar um pupilo para instruir. Perturbado com emoções fora do normal “draconiano”, ele descobre ao lado de sua amada Whyryn que estas criações acidentais dos elfos podem exercer uma influência no universo muito maior do que a imaginada. Este primeiro livro mostra bem todo o potencial da série. Se você gosta de fantasia, ação e muita reflexão, este é o seu livro!

O ponto forte do livro é exatamente esta inversão. A questão é que estamos mais do que acostumados em ver a humanidade como protagonista e vítima injustiçada, acabamos deixando de lado as características mais indesejáveis da nossa natureza, como a maldade, a corrupção, a inveja e a ganância. Confesso que fiquei chocada com esta mudança de referencial, o que tornou a leitura muito mais provocativa e interessante. As descrições sobre o cotidiano nas pequenas vilas são mais do que interessantes, com relatos mais do que ácidos sobre as relações de poder, crenças e comportamento das ditas “civilizações”. Até que ponto acreditamos no que é irracional? Sob que intenções agimos em nome da fé? A maldade é algo intrínseco ao homem? Observar as comunidades humanas com outros olhos nos permite ver além daquilo que a visão alcança. Em certo momento, a trama atinge uma discussão curiosa sobre a natureza humana com seu pupilo: ao observar que os “filhotes” humanos não agem de maneira tão inescrupulosa quanto os adultos, o dragão Dryfr percebe que eles apenas repetem os comportamentos que observam ao longo dos anos. Mais do que isso: além de não nascerem perversos, alguns até mesmo se comportam de modo inocente.

Afora mil e um mistérios e planos de extermínio relacionados aos humanos, temos também muita magia e doses maciças de aventura e guerra! Uma vilã de arrasar quarteirões também dá o ar da graça. Fiquei eletrizada com a história e mal vejo a hora de ler o segundo volume da saga, que deve sair somente no ano que vem. Enquanto isso, divirta-se com esta saga nacional tem tudo para ser um grande sucesso.

>> Resenha previamente postada no site www.up-brasil.com
F. G. CARD 13/03/2011minha estante
Muito obrigado pela resenha Jaque!
Tu conseguiste captar com perfeição cada ponto importante e fazer a analogia perfeita de tudo o que eu quis transmitir nesta obra.
A tua análise é um exemplo a ser seguido.

Douglas 27/05/2013minha estante
Fico muito feliz, eu que sou de Araucária. Saber que tem um autor já bem conhecido de Curitiba, tão perto, me fez aumentar ainda mais a minha esperança de um dia publicar um livro. Muito interessante a resenha.

Gabi 08/03/2011

Leitura obrigatória pro rpgista!
Tive o prazer de ler e de revisar esse livro incrível de Fábio Guolo!!

O livro foge do que é normalmente visto em aventuras fantásticas...Ele mostra a visão dos dragões, seres imponentes e arrogantes por natureza, que veem o seu mundo ser invadido pelos humanos...
é uma leitura envolvente, faz vc querer saber o que vai acontecer e sim, o apetite se mantém para o volume 2...que todos esperamos que nao demore a chegar...
a descrição e elaboração da trama é bem densa,lidando com alguns temas até polêmicos, o que deixa esta obra longe de ser algo infantil.

Se vc joga rpg, TEM que ler...
se gosta de universo fantástico, TEM que ler...

sabe, deviam ler MESMO!
F. G. CARD 08/03/2011minha estante
Katita disse tudo e mais um pouco! hehehe...

Obrigado Gabi!

PaulaFa 27/02/2011

Inovador...
Imagine acordar de um longo sono e perceber q tudo parece igual, mas com uma pequena diferença. Pequenas criaturas estranhas se aproximam de seu lar, e você nunca as viu antes. Essa é a primeira imagem do ótimo livro O Despertar (primeiro volume da Saga Draco do autor Fábio Guolo).

O livro foi cedido gentilmente pelo autor ao nosso grupo do Skoob e eu li muito rápido. Foi um grande vicio, pois achei nele tudo o q eu gosto: dragões, sociedades medievais, elfos, casos de amor e traição e claro um ótimo mocinho e uma perfeita vilã! Só tive um problema: os nomes dos personages. Muito w, r, l e pouca vogal, mas com o tempo você vai se acostumando... lembra um pouco a dificuldade com os nomes dos anões de O Hobbit.

Leia o restante dela aqui: http://ssombradovento.blogspot.com/2011/02/lido-draco-saga-o-despertar.html
F. G. CARD 28/02/2011minha estante
Obrigado Paula!!!
Adorei a resenha!
Pessoal que quiser ler tudo é só acessar o Blog da Paula no link que ela postou!

Luciane 10/02/2011

Adorei!!!
Um livro bem diferente, narrado por um Dragão. Achei que a história prende bastante, tem muita ação... Legal, que se passa na época medieval. Estou no aguardo do segundo volume. Parabéns!
Este livro é mais um livro viajante do Grupo Livro viajante disponibilizado pelo próprio autor.
F. G. CARD 10/02/2011minha estante
Obrigado Luciane!