Estatística [Sem] Matemática

Estatística [Sem] Matemática William E. Magnusson...

Resenhas - Estatística [Sem] Matemática

JPHoppe 20/07/2013

Sem Matemática... e sem alguma coisa a mais, também
Visto por muitos como uma dádiva. Afinal de contas, finalmente ter a possibilidade de aprender estatística sem precisar desvendar os hieróglifos da matemática! Em boa parte do livro, é assim mesmo, com muita atenção dada aos pormenores teóricos, e a matemática sendo utilizada no máximo como um apoio. Mas não é possível escapar da velha megera, e no final do livro ela aparece com frequência bem maior.

O livro não foi feito para ser uma leitura única sobre a estatística. Os autores falam bastante disso na introdução, de qual a necessidade de um livro sobre o assunto, ainda mais por dois não-especialistas. Todas as informações contidas nele estão presentes em vários e vários manuais sobre esta área do conhecimento, mas o "Estatística Sem Matemática" ganha destaque por resumir e sintetizar todo esse conhecimento, em capítulos curtos e bem mais acessíveis.

Outro ponto do forte do livro é destacar que "complexidade não equivale necessariamente a confiança". É comum vermos os testes descambarem para uma complexidade desnecessária, quando na maioria dos casos a estatística simples aplicada já resolve satisfatoriamente os problemas, e responde de forma bem mais forte as perguntas científicas.

Porém, fica faltando alguma coisa no livro. Talvez uma clareza nos capítulos finais. O livro é baseado em vários anos de curso de estatística aplicados no INPA, instituto do qual os dois autores fazem parte. Talvez seja essa experiência que esteja faltando.

Muito recomendado, mas que não seja sua única leitura!