The Chronicles of Narnia

The Chronicles of Narnia C. S. Lewis

Resenhas - The Chronicles of Narnia

Matheus 27/12/2010

Por Aslam, Pelo Leão!
''Um dos melhores livros que eu já li, se não for o melhor''. Isso foi o que eu pensei após ler 'A ultima batalha', terminando assim, de ler todas as cronicas de nárnia. Viajei com Diggory e Polly até Charn, o Bosque entre os dois mundos, acompanhei a criação de Nárnia por Aslam, vi Lucia descobrir o Guarda Roupa na casa de um Diggory mais velho, vi os 4 Filhos de Adão e Eva assumirem seus postos em Cair Paravel, Shasta fugir da Calormania, se tornar herdeiro do trono da Arquelândia, vi os telmarinos imporem um regime aos narnianos, vi Caspian tomar o trono de Miraz, com a ajuda de Pedro, Edmundo, Susana e Lucia, vi Eustáquio virar um dragão, vi Ripchip chegar ao país de Aslam, vi Eustáquio e Jill acharem o principe Rillian, vi Caspian morrer, e por fim vi Nárnia ser destruída, e Nárnia morrer. Duvido que há alguma pessoa nesse mundo que não tenha se envolvido com esse livro, que alguma pessoa que tomou Nárnia como parte de sua vida, não chorou na ultima batalha, não chorou quando soube do acidente de trem, e ainda mais, mesmo não acreditando, ao compreender quem é Aslam, e entender todas as metáforas, percebi que Lewis foi um gênio.
Por Aslam, e por Nárnia! Obrigado Lewis.
Bibi 16/04/2015minha estante
Excelente resenha!

Leila 09/06/2015minha estante
Entendi quem é Aslam! Genial!

Luisa.Caminoto 26/10/2021

Eu tinha esquecido de fazer a resenha então aqui está
Esse livro é muito bom, só não dou 5 estrelas porque eu achei algumas histórias um pouco enroladas mas de resto o universo é bem construído e esse foi um dos primeiros livros que li em inglês o que acabou sendo bem diferente para mim mas não foi difícil de acostumar

Rafa 02/02/2011

Minha Paixão !
Sem dúvida alguma foi o melhor livro que li em 2010 !
A surpreendente história do Sobrinho do Mago começa quando Digory encontra com Polly e descobrem o bosque entre vários mundos não só entre dois quanto eles imaginavam, daí eles vêem Nárnia nascer ,a maçã deixada vira uma árvore e essa árvore é a deixa pra o livro dois (o guarda roupa feito com a madeira de NÁRNIA) enfim aventura surpreendente. No dois O leão a feiticeira e o guarda roupa, o filme da Disney segue a mesma rota do livro mudando algumas besterinhas pq tbm não tem como modificar tudo né ? Já o livro 3 O cavalo e seu menino faz a analogia de possuirmos os animais e na história é o menino que possui o cavalo também gostei muito dessa aventura. O Príncipe Caspian é também como o filme mudando algumas coisinhas . A viajem do peregrino da alvorada eu me surpreendi achei que seria um lugar mais no entanto é o nome do navio a aventura se passa quando Edmundo e Lúcia vão passar uma temporada na casa do primo Eustáquio um menino mimado , até que um dia eles entram pra nárnia pelo quadro grudado a parede ... eustáquio sofre algumas lições pra poder se portar melhor e nas próximas aventuras não só Susana e Pedro não poderam voltar mais também Lúcia e Edumundo só Eustáquio ... no livro a cadeira de prata o filho do principe caspiam fiac preso por uma maldição e Eustáquio e sua amiga que o salva... Meus Deus que resenha grande enfim não vou me prolongar o final A última batalha é perfeito , deixo a dica pra você se deliciar nessa longa aventura mais que se torna pequena quando se deixa levar pela mesma !!!

Amanda 19/05/2013

As Crônicas de Nárnia – escritas por C.S.Lewis – tratam-se na verdade de seis histórias que se complementam, com um enfoque claro para ser lida por crianças, não apenas por seu tom leve mas principalmente pelos comentários engraçados e “conselhos” para os pequenos leitores do autor (como as várias vezes em que ele deixa absolutamente claro que é uma péssima idéia trancar-se dentro de um armário).

Narrando o desenvolvimento do mundo de Nárnia desde o primeiro dia, quando foi cantado por Aslan até sua derrocada final com o apocalipse e o renascimento das almas no paraíso. Se em algum lugar ali na sua mente você teve a impressão de já ter ouvido algo assim antes, não alimente mais nenhuma dúvida: sim, são histórias bíblicas, adaptações dos mitos da criação de nosso mundo ao ambiente de Nárnia. Com direito, inclusive, a árvore do fruto proibido.

Isto não desmerece a obra como um todo, ao contrário. Conhecer as lendas que serviram de base para a obra de Lewis apenas melhoram o sabor de se atravessar as impressionantes setecentas páginas do volume único seguindo de certa maneira a mesma fórmula de Tolkien – o mundo de Nárnia é o personagem principal dos livros. Com um claro diferencial; o texto prima pela agilidade da história, e não a riqueza de detalhes do mundo.

Os personagens mudam constantemente conforme a obra avança, apesar de sempre terem alguma ligação entre um livro e outro, seja sendo lembrados através das lendas antigas deste mundo, seja por visitarem lugares que existiram em outras eras (ainda que um pouco mudados). Aparentemente, Nárnia é constantemente visitada e salva por um grupo de crianças londrinas, mas como lá o tempo corre de forma diferente, as vezes, um ano aqui pode significar milênios lá, ou apenas alguns poucos anos.

Se você assistiu a algum dos (até agora) dois filmes Disney e gostou da magia que se esconde por detrás deste mundo onde animais falam e lutam e crianças reinam, não perca mais tempo e procure ler o quanto antes. E se você não curtiu, igualmente procure dar uma chance ao livro. Talvez sobre um espacinho de seu tempo para aventurar-se em Nárnia.

Thamiris 19/06/2014

Mágico
Meu Deus, não tem como nunca esquecer esse livro. Mexeu bastante comigo pois a magia dele é fantástica. Sem contar o tamanho do livro, que dá até água na boca. É fantástico, sem mais nem menos. E sim, os personagens dos filmes e do livro são exatamente iguais como pensei.

Breno 05/05/2022

tem um início muito bom, porém ele cai no meio da história. senti falta dos quatro irmãos em muitas partes da história.

Greice 23/10/2022

Cativante, envolvente e profundo
Na verdade, este volume único é uma coletânea de todos os livros que o incomparável CS Lewis escreveu sobre Nárnia organizados em ordem cronológica de eventos, ao invés de ordem de lançamento. É difícil dizer qual é minha história preferida, pois todas são maravilhosamente bem escritas, com mensagens que tocam o coração. É notório que Nárnia apresenta valores cristãos, sendo Aslam uma representação de Deus ou Jesus Cristo. Nárnia reconta de madeira inventiva do Genesis ao Apocalipse. Entretanto, ainda que vc não seja cristão, encontrará um mundo fantástico, cheio de personagens marcantes, humanos e inspiradores ao mesmo tempo, com uma mensagem de amor, perdão, amizade, nobreza, sacrifício e fé em meio às adversidades. Uma leitura fabulosa que todos deveriam fazer.

Bella 28/06/2010

extremamente maçante.

L.Mor 18/09/2014

Terminar Narnia é possível
Bom dia!

Como o título mesmo diz: terminar Narnia é possível. Isso realmente não era o que eu imaginava a um ano atras; eu não sou o tipo de pessoa que gosta de abandonar livros, mas Narnia foi mais forte. Não sei se eu não estava preparado para uma leitura tão infantil e quando digo infantil não é no estilo de Harry Potter.
É aquela história que você vai contar pro seu filho de dez anos antes de dormir, engraçado que ele criou os livros como contos para os filhos.
A escrita dele é muito boa, eu tive uma sensação estranha durante todo o livro. O livro sempre era bom mais eu queria que ele fosse extraordinário, sem perceber eu procurava me sentir maravilhado pela história desses jovens em um mundo onde tudo é possível, e acho que isso foi o que acabou fazendo que ele não fosse tão perfeito pra mim. Acho sinceramente que se eu tivesse lido ele aos 11 anos teria adorado e teria colocado ele na minha estante de livros para levar comigo para toda a vida.
Outra coisa que eu adorei foi que o autor cria o mundo, literalmente, ou seja ele conta como foi criada Narnia e depois te leva aos poucos até o final. Não fica aquela dúvida que martiriza a muitos leitores que é: o que será que aconteceu com tal personagem ou ele vai ficar com a tal....
Aqui não existe isso, todas as perguntas são respondidas até o final do livro. Eu gosto de pensar que ele fez isso porque os filhos dele ficavam fazendo perguntas depois que ele terminava de ler e por isso ele foi capaz de sanar todas as dúvidas possíveis.
Não vou entrar em detalhes com respeito a parte religiosa do livro. Até porque sou leigo nesse assunto.
Com isso fecho a minha mini resenha dizendo que este é um livro muito bom mais que no momento em que o li eu procurava algo extraordinário.

Jullya.Eduarda 24/06/2022

Para falar a verdade eu li quando ainda estava na escola

Lembro que eu comecei a ler mas não gostei

Não lembro de muitos detalhes então vou ter que ler de novo

Fabiana 31/05/2023

A coleção é bem legal, no entanto gostei mais dos primeiros livros do que dos últimos. Trata-se de uma coleção de literatura infanto-juvenil, os livros são legais mas não me cativaram tanto assim.

31/08/2010

Bastou dizer que C. S. Lewis era amigo de Tolkien para eu me interessar por Nárnia. Ainda por cima o cara era escritor de fantasia, e com bichinhos falantes. Precisa mais? Só que, que me perdoem os fãs mais ardorosos, mas tenho que concordar com Tolkien: O Senhor dos Anéis é muito melhor (não vou tão longe como ele ao dizer que Nárnia era uma porcaria porque não acho que seja. Só mais infantil. Aliás, foi por isso que a amizade dos dois acabou)...

Mais em: www.natrilhadoslivros.blogspot.com

Rafaella.Silva 26/08/2015

Nárnia é um livro maravilhoso do começo ao fim
Caso ache ele grande,saiba que valerá a pena
E ainda tem mais histórias que nos filmes (que também são maravilhosos)
ótima leitura para todas as idades