Resenhas - Cinco Sentidos

Breno Rodrigues 17/04/2011

Cinco Sentidos
Bom, o que dizer? Primeiro que não sou o que se pode chamar de um bom resenhista, por isso não espere nada além da opinião de um leitor que está desesperado pra desabafar todos os sentimentos que o cercaram durante uma leitura tão rápida e agradável.

Como pode um livro deixar seus personagens em sua memória como se tivessem feito parte de sua vida real, como se você tivesse sido um de seus amigos, como se você tivesse participado ativamente da vida de cada um deles? Como você pode se emocionar ao lembrar dos momentos que “passaram” juntos? Alegrias, tristezas... Pois é caro leitor, esse é o efeito pós-leitura causado por essa magnífica obra.
Li esse livro em menos de 24 horas, comecei ontem à noite (16/04), a cada capítulo que passava ficava dizendo a mim mesmo: “Esse é o último, preciso dormir”. Essa guerra se estendeu por diversos capítulos.

São obras como esta que me fazem acreditar cada dia mais na literatura brasileira.

São obras como esta que me fazem acreditar que ainda existem pessoas capazes de amar, de construir amizades sinceras.

Ao Tanner, quero deixar meus votos desejando-lhe sucesso e pedir-lhe que continue nos presenteando com suas maravilhosas histórias, nos possibilitando emocionar-se com elas.

Aos leitores, quero pedir encarecidamente que não percam a oportunidade de sentir tão arrebatadoras emoções como as que essa obra nos presenteia. E que por favor, prestigiem os nossos tão talentosos autores.
Tanner Menezes 17/04/2011minha estante
Adorei sua opnião... gosto de resenhas assim, sem nenhuma sinopse ou spoiler, simplesmente com as palavras de coração.
Obrigado Breno

Clods 23/01/2011

Nem ouse tentar advinhar o que acontece no final deste livro!!! Você errará...

O livro que eu acabei de ler hoje foi, pra mim, uma lição... Sem dúvida ele se tornou um dos meu favoritos. Esse é o tipo de leitura obrigatória, que todo mundo deveria lê-lo, mas ler de forma a se colocar no lugar do personagem principal e sentir o que ele sentiu. É fácil falar agora, mas vocês, ao lerem o livro, vão ter uma vivência muito maior com o protagonista. O autor, Tanner, consegui criar os personagens com tanta perfeição que impossível não passar pelo que ele passa e sentir o que ele sente.

Os fatos do livro são muito bem criado e o autor consegue fazer com que todas as páginas do livro tenham uma relação com a próxima, da forma que não se consegue largar o livro. Juro que nessa semana que eu li ele, na maioria das noites eu tinha de fechá-lo contra a minha vontade, pois senão eu viraria a noite lendo-o. #FATO

A começar da capa, o livro é lindo. Quanto ao título, durante toda a história eu me perguntei:"Mas porque esse título, 'Cinco Sentidos'?" A resposta eu só obtive no final. E pra ser sincero QUE FINAL!!! Espetacular... Gente, eu realmente não consigo descrever o livro. Talvez vocês estejam pensando que eu estou exagerando, mas juro que pra mim não foi. Já tinha lido livros de drama anteriormente, mas esse foi sem precedentes!!!

Confiram o restante em:

-> http://abstraia-se.blogspot.com/2011/01/resenha-cinco-sentidos-tanner-menezes.html

magicjebb 22/03/2011

Uma novela da vida real, com um final surpreendente
Não existe nada que eu possa considerar mais próximo do inferno do que escrever um livro sobre coisas normais, sobre a vida real, o cotidiano, e descobri do modo mais difícil que resenhar um livro que narra uma estória normal, do cotidiano, cheia de pessoas normais, comuns, também é bem parecido com o inferno, pelo menos pra mim.
E Cinco Sentidos, em suma, é exatamente isso: uma estória do cotidiano, cheia de pessoas normais, seguindo vidas normais, buscando realizar os desejos normais que pessoas normais têm, e com um final hipotético e complexo, que foge da realidade e do cotidiano.
E é esse final hipotético, fictício, que me salva de naufragar em uma resenha sobre a vida real que eu, um ficcionista de fantasia assumido, talvez não soubesse como escrever.
Cinco Sentidos conta a estória de Fabio, bon vivant e ricaço herdeiro de uma fortuna, da repórter Débora que luta para ter sucesso em sua carreira, do amigo de Fabio, Marcos, e do ex-amigo Gabriel, e de outros amigos e conhecidos, seus relacionamentos, suas motivações, casos amorosos, traições.
A vida de Fabio, um desregrado amoroso, teoricamente incapaz de se apaixonar, muda quando ele conhece a frágil Yasmin, e a partir daí, tudo são spoilers nessa novela bastante adulta escrita por um autor jovem, ainda nos idos de sua adolescência, conforme o próprio Tanner Menezes me confidenciou.
E então chego novamente ao final da estória. Como eu disse antes, trata-se de um evento hipotético, fictício, impossível, mas que acontece, dá nome ao livro, e surpreende, invertendo situações e papéis, ocasionando mudanças, virando as coisas de pernas para o ar. E o que posso dizer, sem “revelar o final” e tirar a graça de ler o romance é que... bem... ricaços, repórteres, pessoas normais, e mesmo pessoas aparentemente fúteis, todos mudam conforme as circunstâncias, e revelam as verdadeiras faces ao sabor dos acontecimentos mais drásticos, tornando real aquele velho dito: “não devemos julgar um livro pela sua capa”, nem uma pessoa pelas aparências. As coisas mudam, baby... As coisas mudam.
Lodir 12/04/2011minha estante
É verdade! Nada pior do que escrever um livro sobre o cotidiano, sobre coisas normais, pessoas normais e vidas normais. Esse é o maior desafio que um escritor pode encontrar.

Tanner Menezes 17/04/2011minha estante
Eu axo tão simples escrever sobre o cotidiano... rsrs :D
Na verdade adoro... qm sabe n é o meu cotidiano... rsrsrs

Fabio Brust 14/02/2011

Cinco Sentidos: Cinco Estrelas!
Comecei a ler este livro com certa apreensão: Tanner Menezes, o autor de "Cinco Sentidos" é, nada mais, nada menos, que meu melhor amigo virtual, e isso é algo de bastante importância (já que tenho uns quantos amigos virtuais). Tive receio de que tivesse de ser bonzinho na resenha porque ele foi bonzinho na minha, e isso não me agrada muito.
O Tanner ficava, volta e meia, me perguntando a quantas andava a leitura do livro. Patinei um pouco no começo, mas por preguiça e por só ultimamente estar voltando a meu antigo hábito da leitura compulsiva. A partir da página 130, não parei de ler. Em dois dias, então, terminei as 200 páginas restantes e estou aqui para resenhar este ótimo livro.
A história de um playboy carioca não parece ser muito atrativa a princípio, o homem que "pega geral" e nunca se apaixonou. Claro que, a partir disso, dá pra notar que vem uma coisa grande e muito interessante. A evolução de um homem, no palavreado comum, "galinha", para alguém que realmente acredita no amor e capaz de se apaixonar profundamente.
Como é dito logo de cara, essa não é uma história de Romeu e Julieta e, infelizmente, o final não é de "felizes para sempre". O que dá uma cara mais verossímil à trama; afinal de contas, normalmente as coisas não são como aparecem nos filmes, quando o mocinho e a mocinha dão um beijo, entram numa carruagem e seguem para um grande castelo, aparece "The End", os créditos sobem e todo mundo fica sorrindo como bobos.
A história tem diversos pontos altos, e em alguns momentos o autor realmente conseguiu me enganar, quando, por exemplo, Fábio é visitado por duas beldades em seu apartamento e a cena evoluiu, para quando ele está tomando champanhe na companhia de duas pessoas... o fato de o autor não ter dito quem era não me ocorreu, de cara, e só quando ele mostrou que tinha me pegado de jeito foi que eu percebi.
Apesar de ter visto alguns blogs reclamando da falta de revisão do livro por culpa de algumas datas erradas e erros bobos de digitação, esperava mais erros no livro. Os blogs criticaram de uma maneira tão hedionda que me assustei! Claro, há erros, e uma revisão seria de boa-valia para o livro, mas os erros não me incomodaram, de todo. O jeito e a escrita do Tanner são invejáveis!
A história mostra uma grande evolução e tem algumas coisas legais, como indícios do fim escondidos durante a trama, que, a princípio, não me ocorreram.
Uma coisa que me incomodou foi o fato de que todo mundo é lindo e gostoso. Pelo menos no começo. A partir da metade da história, aparecem algumas pessoas mais feias, mas, a princípio, todas as mulheres têm barriga lisa, seios fartos e quadris largos, e os homens têm tanquinho, são muito musculosos e completamente desejáveis. Acho que seria legal colocar alguns defeitos físicos neles... me incomodaria menos.
Também os acontecimentos no apartamento do Fábio durante a madrugada seguinte à festa de comemoração ao ano de casamento de Emy e Marcos foram muito rápidos, assim como o começo do envolvimento de Fábio com Yasmin. Acho que dava pra trabalhar melhor esse início...
Apesar disso, o livro é excelente e emocionante, e eu só posso dizer que vou fazer com que minha mãe e irmã (amantes de romances) leiam, também, para que se emocionem também com essa maravilhosa história! Está mais do que recomendado!

A resenha também está no meu blog: http://fabiobrust.blogspot.com/2011/02/resenha-de-cinco-sentidos-de-tanner.html

Obrigado meu grande amigo! :D

sabrina sexton 08/01/2011

Um Romance Jovem
Fragmentos da Resenha do blog "Leituras & Devaneios"

O primeiro romance publicado pelo jovem autor roraimense Tanner Menezes, possui uma trama também jovem, me senti passeando pelas páginas num clima bem ao estilo “novela das sete”: protagonistas festeiros, cheios de disposição, com algum drama pessoal e sensualidade/sexualidade de sobra.(...)

A trama é “tudo de bom” e inédita, ainda que tenha demorado um pouco para engrenar. Exceto por uma biografia, nunca li nada fictício relacionado ao assunto, e o meu ver (e por ter lido a tal biografia), a parte que aborda os “5inco Sentidos” merecia um espaço maior no enredo. A rapidez com que aconteceu não foi exatamente verossímil.(...)

Há alguns clichês perdoáveis (#adoroclichês!), mas creio que, por vezes, as influências que inspiraram autor ficaram muito aparentes. Não me abandonou a sensação de "déjà vu", e o exemplo mais gritante foi um trecho de chuva, quando um então cego Fábio consegue enxergar os contornos do rosto da mocinha Yasmim. Nesse ponto só faltou a trilha sonora de Evanescence ao fundo para remeter completamente a cena do Filme entre Demolidor e Elektra(...)

Enfim, eu gostei medianamente de "Cinco Sentidos".
escrito quando o autor contava contava com apenas 15 anos, e desejo muito ser surpreendida por um segundo livro de Tanner Menezes, agora fruto de sua maturidade...

Resenha completa no link: http://www.leiturasedevaneios.com.br/2011/01/tanner-menezes-cinco-sentidos.html

Harthur Freitas 14/05/2011

Cinco Sentidos
Primeiramente gostaria de dizer que os romances não fazem o meu estilo e gênero de leitura. Prefiro coisas sobrenaturais. Histórias que têm um ponto G, digamos assim. Por isso, adiei a leitura do "Cinco Sentidos", por se tratar de um romance. O escritor, um amigo, me presenteou com o mesmo e então comecei a leitura.
Foi quando eu me surpreendi. Apesar de não ser o meu tipo favorito de leitura, eu me envolvi na história.
A história possui uma originalidade incrível em partes. A parte que mais me atraiu, foi por citar e ter como tema, também, a cidade de Boa Vista-RR. E claro, a cidade maravilhosa Rio de Janeiro-RJ que é praxe nas histórias brasileiras e internacionais. Se há algum lugar no Brasil que é citado em histórias, é o RIO. Portanto, fiquei muito satisfeito de poder ver Boa Vista como tema de um romance tão bem desenvolvido.

Em relação aos personagens, eu fiquei bastante admirado quanto a originalidade de cada um, e também da importância de cada um ao longo da história. São todos muito bem desenvolvidos, e de uma personalidade única.
Não sei se é de total verdade, e gostaria que o autor pudesse me responder aqui para todos saberem também. Eu notei que a história é contada e desenvolvida por si mesma, como se fossem sendo escritas as palavras e liberando a imaginação do autor juntamente com o que é escrito. Em determinada parte da história percebe-se uma sutil mudança em relação a quem será o casal número um, os protagonistas desse romance.

Também fiquei surpreso com um trecho em que o autor faz uma crítica à violência do Rio de Janeiro, porque geralmente somente o bom e bonito Rio é mostrado ao mundo. Excelente tocar nessa questão. Meus elogios ao autor.

Ao longo da história só me entristeci ao notar uns erros ortográficos, que ao meu ver é de responsabilidade principal da editora, que não revisou devidamente. Alias, ouso dizer que os editores podem ter se envolvido na história e isso pode ter passado despercebido.. (risos)

O final é o grande check mate do autor. É surpreendente e a história sofre uma reviravolta que me deixou sem palavras. Apenas lendo para entender o que quero dizer.

Recomendo.
Tanner Menezes 14/05/2011minha estante
a debora qnd surgiu ia ser somente mais uma conquista mas ela me conquistou
engraçado ne?
ai eu quis dar a ela uma maior participação
e como n tenho roteiro, ela foi fazendo a sua propria historia... entao vc tem razão. Meus personagens têm vida prúpria, e se me conquistam, tem um destino mais feliz...kekke

Fabio Brust 16/05/2011minha estante
"Vida prúpria" foi ótimo hein Tanner :P
EAHUIEAHAUEIHAEUIHAEUAHEUIAE

Tanner Menezes 16/05/2011minha estante
se eu t falar q eu tava meio bebo qnd escrevi esse comentario, e foi quase cinco da manha..ehaueh da um desconto..
ehaeh
=p

Mônica 04/02/2011

Cinco Sentidos de Tanner Menezes
Fabio e um homem muito bem sucedido, lindo e que todas querem. E um total mulherengo e dono de uma grande rede de Hotel e Restaurantes. Em um dia de praia como qualquer outro para ele, uma mulher lhe chama a atenção a reporte Débora, e vai “dar em cima dela”, mas o que não esperava e que ela daria um “fora” nele, mais depois de um tempo em que se conheceram melhor se tornaram grandes amigos.

Fabio tem um outro grande Amigo o Marcos que vai comemorar seu aniversário de casamento de um ano no seu Hotel. E é quando ele reencontra um velho amigo Gabriel (que acaba ficando com Débora, e que por uns motivos não falava com ele há anos). Que levo com você sua prima Suellen e sua irmã Yasmim.

Com uma beleza totalmente diferente do que lhe chamava a atenção e um jeito encantador, Fabio se apaixona perdidamente por Yasmim. O que ele não sabe e que Yasmim tem uma grava doença. E que já está sem esperança de sobreviver.

E é depois disso que se começa a engrenar essa linda história de Amor. Onde podemos conhecer o amor verdadeiro que se pode existir entre duas pessoas.

Cinco sentidos foi um dos livros que me prenderam na leitura, com um enredo muito bom. Flui sem você ver quando percebe já acabou. Assim como se diz na sinopse do livro você pode perder as esperanças quando a uma linda e prefeita história de amor. Quando comecei a ler falava que não iria ler mais porque já sabia como iria ser o final rs mas me enganei e algo totalmente diferente e surpreendente!

Foram poucas as coisas que me incomodaram se não apenas uma que foi um pequeno e bobo erro na hora de colocarem as datas e horários uma hora dizia ser tal hora e depois aparecia que eram uma hora a menos do que antes. Mas isso e uma coisa super relevante.

O que mais importa que esse livro e maravilhoso e assim como vários outros deixou um gostinho de quero mais com aquele final. Espero mesmo que tenha m segundo livro, porque serio estou de boca aberta com ele!

Eu indico esse livro a todos!! Vocês não podem deixar de ler!

Bjus

Tanner Menezes 17/04/2011minha estante
Obrigado monica... :D vlw pela opnião sincera... adorei sua resenha... e respondendo a sua pergunta implícita, ele terá sim uma continuação.. mas antes lançarei um outro livro...
bjoss

Biia 24/01/2011

Amei!
O enredo gira em torno do personagem Fábio Albucci's, playboy rico, bonito, frequentador da alta sociedade, herdeiro de uma grande rede de hotéis e super mulherengo que tem tudo o que quer em suas mãos. Porém, sua vida se resume a apenas duas coisas: mulheres e dinheiro. Até que um dia isso começa a mudar.

Em uma de suas intermináveis conquistas, Fábio, mais uma vez como um possante galanteador, conhece Débora, uma jornalista que precisava fazer uma grande matéria para se tornar vice-presidente da revista em que trabalhava. Fábio tenta conquistá-la, mas a esperta Débora decide apenas se aproximar dele para conseguir a sua grande matéria, no entanto uma grande amizade que Fábio nunca imaginaria, acontece entre os dois.

Seus grandes amigos, Marcos e Emmilly decidem então, fazer a comemoração de um ano de casados no hotel de Fábio, pegando-o de surpresa, já que tudo passava pelas mãos do Sr. Albucci's. Dessa festa surgem Gabriel, antigo amigo de colégio de Fábio e Marcos e que tinha se separado deles por causa de uma antiga briga, e suas primas Suellen e Yasmim. Imediatamente Fábio se sente atraído por Suellen e de qualquer jeito decide que a garota acordaria na sua cama no dia seguinte.Porém uma pequena discurssão surge em meio a festa, e Gabriel decide se retirar com as primas e voltar ao seu estado Roraima.

Ao acordar no outro dia, Fábio decide ir até o quarto de Suellen e conquistar a moça de qualquer maneira, porém ao cruzar o corredor, ele encontra Yasmim, uma moça simples que está muito doente e que, de uma maneira surpreendente, para Fábio, acaba o conquistando. Logo ele, que nunca imaginou que pudesse sentir algo tão forte. Finalmente Fábio havia sido fisgado, e descobre o verdadeiro sentido de amar, porém o desentendimento entre Fábio e Gabriel e a doença de Yasmim, irá pôr à prova esse relacionamento.

O livro é lindo demais! No meio do romance uma reviravolta na vida das personagens acontece e tudo parece que vai dar errado. O que parecia ser mais um romance, mostrando apenas as conquistas de Fábio Albucci's, torna-se uma história supreendente de amor e superação. É um livro nacional que vale muito a pena se lido e relido, uma história de amor completamente envolvente, delicada e emocionante!

Tanner Menezes 29/04/2011minha estante
Obrigado pelas suas palavras! Amei a resenha! :D O segundo em breve...rsrsrs bjaoo

kaka_cristin 21/01/2011

O Tanner é um Nicholas Sparks brasileiro no quesito te fazer chorar.
Esse é um daqueles livros que te prende desde a primeira página.
Eu adorei o modo de escrever do autor, os personagens, a história como um todo; realmente muito boa e de uma criatividade em potencial. Os diálogos são bem reais, como se você estivesse ouvindo a conversa de algum amigo, e a leitura é tão prazerosa que quando você vê já leu vários capítulos rapidinho. Adorei o fato de algumas partes terem se passado aqui no Rio de Janeiro (uhuuul), e adorei conhecer um pouco de Roraima, cidade natal do Tanner, no qual boa parte da história se passa. Outra coisa bem legal é que o Tanner é bem detalhista, ele descreve o ambiente tão bem que é como se você estivesse presente na história, vendo através do livro a cidade, as casas, as paisagens, etc. Não tenho o que reclamar do livro quanto a sua história.

Confira a resenha inteira, entrevista com o autor e um trecho de seu próximo livro "Se7e Conquistas".

Pri 27/11/2021

Tu ama a alma del* ou só o seu ser físico?
Me prendi de uma maneira incrível, desde o começo até a última página e o que posso dizer é que o amor mesmo sendo confuso, complexo, as vezes chato, ao encontrar A pessoa tudo vale a pena e o sentimento de completo ao estar com ela te envolve de uma maneira que nenhuma outra vai te envolver.

A amizade também é outra super importante, é nos amigos e na família que você encontra o conforto. amei simplesmente td nesse livro.

Lodir 25/04/2011

Cotidiano. Está aí uma das coisas mais difíceis de retratar na literatura. Se você pode escrever aventura, ficção-científica, criar mundos paralelos, seres mágicos e outras histórias de fantasia, por que escrever sobre uma vida normal? Por que se dedicar ao dia-a-dia de gente comum, como eu e você, que não tem superpoderes nem vive coisas sobrenaturais? Qual a graça em escrever sobre coisas que acontecem com qualquer um e não são inimagináveis?

Esse é um dos maiores desafios que um autor pode enfrentar. Quem escreve sobre o cotidiano sabe a dificuldade em tornar esse gênero algo interessante. Talvez seja mais fácil criar um mundo mágico para seu personagem descobrir a uma história onde ele acorda, vai para o trabalho e encontra depois seus amigos para um happy-hour. Uma vida normal, que costuma ser sinônimo de monotonia. Dizem que a graça em acompanhar uma história é justamente o escapismo para algo surreal, diferente do que você vive, não?

Não necessariamente. Se fosse assim, novelas não fariam tanto sucesso no Brasil. Tirando alguns personagens mutantes, novelas nada mais são do que histórias sobre gente normal, onde os ingredientes são coisas comuns a nossa vida, como romances, traições, conflitos familiares e brigas por poder. Na literatura é possível encontrar autores que se dedicam ao mesmo estilo – e de forma muito eficiente. Essa literatura incomum ganha alguns novos adeptos, e entre eles pode-se destacar Tanner Menezes, com seu romance de estréia lançado em 2010 pela editora Novo Século.

Em “Cinco Sentidos”, o protagonista Fábio é um playboy boa-pinta, dono de uma rede de hotéis, rico e bonito que tem todas as garotas aos seus pés. Um jovem que leva uma boa vida cercado de lindas mulheres, sexo e álcool – tudo em excesso, como qualquer homem desejaria. Ele não esquenta a cabeça com nada – a não ser talvez o agendamento das festas de celebridades em que precisa comparecer. Ele é alguém, devido ao seu estilo de vida, nunca se apaixonou, algo que parece impossível para ele. Tudo muda quando ele encontra a mulher da sua vida e conhece o amor pela primeira vez. O problema: ela é portadora de uma doença rara e tem poucos meses de vida. Não parece sinopse de novela?

Podia ser. Na verdade, a essência de “Cinco Sentidos” poderia ser retirada de uma novela, ainda que seja mais provável o simples desejo de contar um drama puro – daqueles que poderia acontecer com um conhecido seu – e uma abordagem cativante sobre o amor e com um final surpreendente. É um livro sobre o cotidiano, porque nele podemos acompanhar o grupo principal de amigos fazendo coisas banais – como jantar em um restaurante, passear em um iate ou dançar em uma boate. Em certos momentos, as cenas lembram outra referência televisiva – a série “Friends” – que também é protagonizada por um grupo de seis amigos, sendo três homens e três mulheres.

Algumas coisas incomodam no livro. Há erros de datas, já bastante apontados em outras resenhas. Também há muitos erros de digitação e pontuação, que apontam uma falha da editora. O excesso de palavras destacadas em itálico – a maioria de origem inglesa, mas com grifo desnecessário – e também do uso de frases terminadas em reticências foi algo que me aborreceu por saltar aos olhos todo o tempo. Alguns diálogos estão sem identificação, e como a cena tem a presença de muitos personagens, fica a cargo do leitor imaginar quem está dizendo certas frases. Algumas partes se tornam repetitivas, ainda que não deixem a leitura monótona. O personagem Fábio tira e coloca a cueca ou a sunga quase na mesma freqüência em que as páginas são viradas. Isso porque quando ele faz coisas como sexo ou tomar banho, o autor faz questão de sempre descrever seu gesto de colocar as roupas ou retirá-las, dando destaque para a peça íntima. Ao invés de escrever algo como “ele tomou um banho”, Tanner registra algo como “ele tirou a cueca e tomou um banho”, frisando uma atitude que já se subentende diante de tal cena. Dessa forma, sua cueca quase se torna um personagem, com direito a mais aparições que alguns deles. Também irritam as descrições físicas dos personagens. O escritor parece ter imaginado todos os personagens com corpos perfeitos e malhados. Dessa forma, todo mundo é definido de forma muito genérica, tendo “músculos definidos” ou “abdômen sarado”. Dessa forma, na minha imaginação, todos acabaram ganhando a mesma imagem física. Quando Débora escreve uma reportagem para sua revista, o texto de sua criação aparece no livro, mas sem qualquer tipo de destaque, misturando-se a própria narração da trama. O correto seria o uso do itálico. Por fim, algumas cenas poderiam ser mais trabalhadas. As personagens Suellen e Yasmim – essa última de grande importância para a trama – são apresentadas muito rapidamente. Quando Fábio descobre a doença de sua amada, falta emoção e drama. O próprio início do romance principal, que acontece entre Fábio e Yasmim, ficou sem introdução, deixando a sensação de que talvez Fábio tenha se apaixonado rápido demais, tendo conhecendo quase nada sobre sua amada.

Ainda assim, esses são erros que podem ser facilmente corrigidos para uma futura edição, e não comprometem a leitura em si. São problemas comuns em romances de estréia. Dessa forma, basta ignorar esses pequenos detalhes e seguir em frente com a leitura, já que ela é fácil e leve, não exigindo muito do leitor. Li quase metade do livro em apenas um dia, porque as páginas viravam rapidamente e é fácil se envolver no drama dos personagens, querendo saber o que acontece a seguir.

Confesso que o autor conseguiu me confundir algumas vezes. No início pensei que o par romântico de Fábio seria Débora, e não Yasmim. Quando Débora revela a intenção de fazer uma reportagem para sua revista sobre a vida de Fabio, tive certeza de que a trama seria parecida com a de uma comédia romântica americana que assisti certa vez, em que uma jornalista faz o mesmo, o casal acaba brigando quando ele descobre e os dois ficam juntos no final. Para a minha felicidade, isso não aconteceu e a história se tornou bem mais complexa.

Muitos aspectos da trama foram acertos. A idéia de um playboy garanhão, que não quer saber de compromisso e nunca se apaixonou sempre é interessante – ainda mais quando fica no leitor a dúvida se ele realmente é capaz disso. Quem gosta de histórias com muitas cenas de sexo deve ficar satisfeito com o livro. Ainda que o livro não seja erótico, a vida sexual de vários personagens é narrada com destaque. Além da história de amor, presente como tema principal do livro, algumas outras relações entre os personagens merecem destaque. A amizade é uma das bases do livro, e percebe-se um forte desejo do autor em tratar esse tema. Gostei muito da relação criada entre Fábio e Débora, já que são poucos os livros que mostram amizade entre homens e mulheres, algo que é tão comum e verdadeiro. A relação sem compromisso de Fábio com várias mulheres rendeu alguns dos momentos mais hilários. A cena do banheiro do avião foi uma das mais divertidas, assim como as cenas do senador, da mãe assanhada do amigo de Fábio e das festas com celebridades.

“Cinco Sentidos” é para quem deseja ler um livro simples com histórias comuns. É um livro para quem gosta de histórias de amor, e daquelas bem fortes, com final imprevisível e que foge do “felizes para sempre”, um lugar comum. O final da obra, ainda que não agrade algumas pessoas, é original, intenso e violento. O autor mostra que tem um grande talento dramático, principalmente quando descobrirmos o porquê do título do livro e da cena na belíssima capa. Se você aprecia uma história sobre a vida como ela é, fugindo de qualquer forma de fantasia e ilusão, “Cinco Sentidos” é um livro muito recomendado.

Tanner Menezes 25/04/2011minha estante
Adorei a resenha.. obrigado Lodir!
>D

Arthur Freitas 07/10/2011

Cinco Sentidos - Tanner Menezes

Recomendo.

Mais resenhas em: satierff.blogspot.com

igoortc 21/01/2011

Resenha do livro Cinco Sentidos
Cinco Sentidos é o romance de estreia do autor brasileiro Tanner Menezes e ele me ofereceu o livro e claro, aceitei. Me supreendo cada vez mais com os livros brasileiros - uma literatura que, anos atrás era péssima, sinceramente - e vejo que eles estão nos salvando.
A narrativa é sobre Fábio, um empresário de sucesso, mulherengo e rico que possui uma rede de hoteis com seu sobrenome, Albucci's.
Tudo começa a mudar em sua vida após a festa de um ano de casamento de seu melhor amigo, Marcos com Emy onde ambos querem que um outro amigo distante, Gabriel, apareça pois ninguém tem notícias dele há muito tempo, depois do que aconteceu alguns anos atrás entre ele e Fábio.

[+] termine de ler: http://www.somoscriativos.com/2011/01/resenha-do-livro-cinco-sentidos.html

Paola 13/01/2011

Diferente!!
Um romance totalmente diferente dos que estamos costumados a ler, pois Tanner usa e abusa de todo nacionalismo. Além de mostrar como o autor é apaixonado por sua terra natal, Roraima.
O livro tem tudo para virar uma novela, já que em filmes cortam muitos detalhes! =D É uma leitura gostosa e fácil, sem muito uso de palavras desconhecidas! Um livro cheio de romance, amizade e muita sensualidade (rica em mínimos detalhes).

O personagem principal da trama é Fábio, um rapaz rico (muito rico), órfão e dono de uma rede de hotéis e restaurantes! E ainda é membro da alta sociedade carioca. Com essas “características”, Fábio é um homem bastante cobiçado pelas mulheres e adora uma nova conquista!

Fábio atrai a amizade de Débora, uma jornalista que se aproxima do rapaz para tê-lo como história de sua matéria o que daria um UP em sua carreira! No entanto, a jornalista acaba realmente se apegando a Fábio e seus amigos.

A linda história de amor gira em torno de Fábio e Yasmim, uma garota simples e que está gravemente doente. Yasmim é irmã de Gabriel, a paixão de Débora e um amigo com quem Fábio teve um desentendimento no passado.

O que eu senti ao ler o livro? Que nunca li nada parecido, em relação a riqueza de detalhes! A nossa imaginação vai longe!!

Se eu recomendo? Claro que sim, tenho certeza que vocês irão se surpreender com o romantismo desse livro, que é tão lindo e super fácil de nos envolvermos!

Espero que o próximo livro de Tanner saia rápido e desejo a ele imensos sucessos!!

Lili 17/01/2011

Cinco Sentidos é uma história real e triste. Como a própria sinopse descreve, não é um livro de conto de fadas, ao contrário, é um livro que nos faz refletir e a buscar a verdadeira importância da vida que é o amor o principal vínculo dos seres humanos e a mais importante missão que temos uns com os outros... Afinal, sem o amor o que somos?

O livro traz diversos personagens com personalidades muito bem descritas e elaboradas, seduzindo facilmente o leitor em uma trama bastante eloquente e real. O autor Tanner Menezes retrata a história de uma forma rápida e com muitos diálogos. Sua forma de escrita é de fácil compreensão e o enredo é bastante instigante, onde somente próximo ao final você começa a imaginar como a história irá acabar...

Um único ponto negativo do livro e que me revoltou de certa forma, foi em alguns trechos a má revisão do livro. E isso não tem nada a ver com o autor e sim com a Editora! Fui verificar e vi que o livro teve DOIS revisores. Fiquei muito chateada! Vi alguns erros ortográficos inadmissíveis, além de erros como datas, pronomes e de concordâncias...

Editoras, precisamos ter mais cuidado com a nossa língua e valorizar mais os nossos autores!

Mas, voltando ao livro, para mim o principal destaque foi o protagonista Fábio, um homem lindo, bem sucedido e extremamente cobiçado pelas mulheres. Um típico mulherengo que conseguia todas as mulheres que desejava, mas sempre muito verdadeiro em seus relacionamentos. Apesar do sucesso com as mulheres, Fábio sempre foi uma pessoa sozinha e triste. Nas palavras do autor Tanner Menezes, deu para sentir suas incertezas e a sua busca por algo a mais... E quando ele finalmente descobre o amor, tudo muda! Mostrando o que um verdadeiro amor faz com as pessoas e principalmente destacando o melhor que temos dentro da gente quando existe o amor...

Posso estar enganada, mas senti que o livro terá uma continuação. Não exatamente com os mesmos personagens, talvez de uma próxima geração... É apenas um pitaco, mas se eu estiver certa, achei a idéia formidável. Pois o autor tem um talento promissor e estarei com toda certeza acompanhando seus novos trabalhos!

Sucesso Tanner!