Viagens na Minha Terra

Resenhas - Viagens na Minha Terra

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lista de Livros 24/01/2016

Lista de Livros: Viagens na Minha Terra, de Almeida Garrett
“- A misericórdia de Deus cansou-se; a da terra não sei onde está nem onde esteve nunca.”
“- Não sei o que é, mas quando não trabalho eu, trabalha não sei o que em mim que me cansa ainda mais. Bem dizem que a ociosidade é o pior lavor.”
“Quem tem uma ideia fixa, em tudo a mete.”
“Formou Deus o homem, e o pôs num paraíso de delícias; tornou a formá-lo a sociedade, e o pôs num inferno de tolices.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: www.listadelivros-doney.blogspot.com.br/2015/07/viagens-na-minha-terra-almeida-garret.html

Garcez 27/08/2010

Monótono e confuso
Viagens na minha terra é um grande enrolar do desenrolo. Sem nexo, sem tesão, sem vida. Garrett, em hipótese alguma, deveria ter se aventurado em tal obra. É inacreditável que um autor de belas poesias portuguesas tenha parido tão desinteressante escrito.

Entre farpas e espinhos, não se pode negar que, por trás de toda a monotonia, reina uma genialidade. O paralelo de histórias e a cronologia vacilante elevam Garrett à categoria de escritor nato. Naturalmente telentoso.
Thaynara 20/03/2014minha estante
Respeito tua opinião, mas se você disse isso tudo, é porque ignora a história do autor do livro. Almeida Garrett vivia um período de grande desilusão com o destino tomado por Portugal no período de 1832 para frente, porque os ''barões'' se apossaram de tudo. Ora, se uma obra é o espelho daquilo que se é o escritor, o que você esperava do livro? Primeiramente, deve-se estudar o contexto histórico pois LITERATURA é isso!!! O espelho de uma sociedade. Ao contrário do que disse, esse livro é encantador e o Garrett fez seu jus com esse romance (ou crônica de viagem). Ele conseguiu mesclar a história de Portugal, com a história de Carlos e Joaninha e ao mesmo tempo faz um paralelo com a própria história de vida dele. Ele morreu sozinho sem grandes avanços na vida, então... E costuma-se dizer que existia uma escrita Antes de Garrett e depois passou-se a escrever de uma forma diferente DEPOIS de Garrett. Então não diga que este livro é monótono. Monótono é você não ter a capacidade de mudar sua forma de pensar! Esse livro é de tal singularidade que está até na lista de um dos Vestibulares mais concorridos do Brasil, e não é à toa.

Bel 10/04/2014minha estante
Desculpa, mas até o próprio autor concorda que o livro é monótono e que ele divaga demais, e sempre pede paciência ao "benévolo leitor".
Se não fosse um clássico muito pedido em vestibulares, a maior parte das pessoas desistiria nas primeiras páginas. Sim, esse livro precisa ter uma base muito boa, mas admita que até pra quem tem base, ele é complicado pra ler. E aliás, cada um com seus gostos, preconceito literário acaba criando esse tipo de discussão.

Hanna.Oliveira 06/07/2022minha estante
O livro tem várias histórias dentro dele.. é como vários livros dentro de um único livro. É nessa dialética que Garrett se baseia e é uma leitura que serve para vários tipos de leitores, pois cada leitor "escolhe" a que chama mais atenção.

Jorge Luiz da Silva 16/12/2023

Um enredo bem recheado
Um segredo, romances proibidos, amores não correspondidos, personagens importantes eliminados, entre outras coisas, são o recheio do enredo desse bom livro.

Luiz Ribeiro 15/01/2013

As críticas feitas aqui não condizem com o livro. Leve, de linguagem fácil e humor oscilante entre a ironia e a galhofa, Garrett escreveu talvez uma das melhores obras da literatura portuguesa. Merece e deve ser lido por conta de inaugurar um tipo de prosa ao mesmo tempo próximo do leitor e crítica tal como seguirá na linhagem com Eça, Saramago, Gonçalo Tavares, entre outros.
Fer 14/04/2013minha estante
Estou lendo pra escola e confesso estar tendo MUITA dificuldade pra entender, e olha que costumo gostar de livros assim. Pior é que agora não sei o que faço, se leio o resumo antes de continuar lendo o ivro, ou se continuo tentando ler e entender por conta propria, porque está realmente complicado...

Thaynara 20/03/2014minha estante
Concordo plenamente!!! ^^

Nathani 22/03/2014minha estante
Nunca consegui entender como esse livro é tão criticado inclusive por professores de literatura. Uma dos melhores obras portuguesas, com certeza!

Isabela 13/02/2013

Viagens no meu ópio
"Viagens na minha terra" conseguiu ser o livro mais desagradável que eu li, perto dele Iracema se torna Capitães de Areia, só para inícip de conversa.
O grande problema do livro é a indecisão do autor (proposital ou não), o fato é que ele não se decide sobre o que quer escrever, se é contar a viagem, desecrever (excessivamente) os locais, divagar sobre as merdas da vida ou se conta a história da Menina dos Rouxinóis.
O livro se torna muito maçante com as divagações, as descrições exageradamente inúteis, a repetição de termos e frases. O maior exemplo vem à seguir:
(Pág 31-Cap 3) "...Vamos à descrição da estalagem. Não pode ser clássica;..."
(Pág 32-Cap 3) "...Vamos à descrição da estalagem e acabemos com tanta digressão. Não pode ser clássica..."
Além disso a tal narrativa dentro da narrativa é fraca e previsível, é muito claro (e clichê) que frei Dinis era pai de Carlos (nem marquei spoiler porque é óbvio), Garret reclama tanto da decadência de Portugal mas piora as coisa escrevendo um livro desses. Tanto para escrever quanto para ler esse livro tem que fumar muito ópio.

Mrgmoretto 29/04/2012

No ínicio o livro parece que vai tratar apenas sobre a viagem de Almeida Garret, meio realista e ao longo dessa primeira parte ele faz digressões sobre diversos assuntos. Depois o autor e narrador começa a nos contar uma história romântica que tem como cenário uma guerra civil portuguesa e aí sim parece pertencer ao romantismo. Bom, as digressões fazem o livro se tornar muito cansativo e chato, pela excessão de algumas três, nas quais ele faz observações legais, especialmente quando fala sobre frades e barões, Dom quixote e Sancho relacionando-os com a sociedade e quando fala sobre fé. Quanto a história romântica,é como um alívio por tornar o livro mais fácil de ler, mas tem um desfecho muito brusco e mesmo fugindo do comum final feliz do romantismo, eu acho previsível. Enfim, é cansativo, a metalinguagem que lembra Machado de Assis seria um recurso que daria brilho à obra se não fosse usada juntamente à tanta enrolação. O que salva são as passagens citadas, que são bem interessantes e a histórinha que torna o livro menos cansativo. Recomendo a quem for ler, a edição com rodapés e uma pesquisa rápida sobre a guerra civil portuguesa que pode deixar o leitor que não conhece esse contexto perdido, na leitura e na análise das caracteristicas do conflito principal do livro e das personagens.

Rafa Pavão 16/11/2014

Por mais viagens de Garret...
Não consegui fazer resenha do meu último livro, Til, por falta de palavras, mas voltemos...
Como deu pra perceber não me apaixonei por esse livro como em Til _ e também não como em Capitães da Areia, ou quanto em Vidas Secas, ou alguns outros dessa magnífica literatura obrigatória da Fuvest.
Mas dar qualquer nota abaixo das 5 estrelas, seria puro egoísmo.
Egoísmo pois essa é uma literatura completamente filosófica, um campo onde ainda estou me adentrando a passos pesados, e eis a minha recomendação para quem for ler essas viagens, se prepare, pois não é um livro comum, ele não conta uma história, ele abre a porta de um sentimento de Garret. Sentimento muitas vezes confundido com amor, outras tantas com decepção.
E mais ainda, durante toda a metalinguagem que vocês deliciosamente presenciarão nessas viagens, é visível também como o sentimento de um artista interfere em uma obra de arte... Digo que o final dessa história teria sido completamente outro, caso o nosso querido Garret tivesse... Ops, spoilers... Não vamos nos adiantar, primeiro pegue o livro, e leia-o, mas saiba, o que você está lendo são, antes do que fatos, sentimentos.

Camis 19/04/2014

Viagens na Minha Terra
Achei esse livro muito maçante, por causa das longas descrições que o autor faz e das digressões. As digressões fazem com que a estória fique confusa e você tenha que ficar voltando no texto para entender o que ele estava falando anteriormente e isso fez eu ficar um pouco dispersa durante a leitura. Fora que esse não é o estilo de livro que geralmente leio, então isso colaborou um pouco para que eu gostasse menos ainda do livro.

Natália 22/09/2012

É complicado fazer resenha de um livro que cairá no vestibular, pois em torno deles há meio aquela áurea de que, se eles não são apreciados, é porque não foram entendidos. Nós os estudamos teoricamente para percebemos as diferenças de época, de estilo, de filosofias, bem leitura obrigatória, mas sempre costumo pensar neles como entretenimento, como acontece com todos os outros livros. Se podemos ler Oscar Wilde como diversão, porque não Almeida Garret, José de Alencar, Machado de Assis?

A história é boa e conta a história de um homem que viaja por sua terra, no caso, Portugal. Conhecemos alguns lugares, como Santarém, e como ela está imersa em um fato histórico, mas não deixa isso bem evidenciado, acabamos aprendendo mais ao pesquisarmos para saber do que se trata. Na época em que foi escrito e lido pela maioria dos leitores, com certeza essa "googleada" não foi necessária.

Almeida Garret, no entanto, chega a ser pior que Machado de Assis nas digressões. Ele vagueia, vagueia e você acaba se perdendo. Ao terminar de ler, a impressão que dá é que só o que existe, basicamente, é a história da Joaninha, a moça dos rouxinóis, e principal. As outras lendas e pequenas histórias e pensamentos acabam sendo esquecidos, isso se você não tem que, depois, analisar os capítulos detalhadamente em livros-resumo, como nós vestibulandos somos obrigados a fazer.

Gostei, mas não foi o que mais gostei da lista da FUVEST desse ano. O meu favorito, contrapondo muitas opiniões, foi Til, de José de Alencar, seguido de Capitães de Areia, de Jorge Amado. Acho que o primeiro fui uma das únicas que gostou e titulou como favorito... Li rapidinho e o pegava não com aquela sensação "vamos lá ler para o vestibular", mas como o faria com um livro para entretenimento qualquer. E claro, o título achei simplesmente genial, assim como a maioria dos títulos de José de Alencar, mas isso é assunto para uma próxima resenha.

Enfim, a parte que mais gostei, do livro inteiro, foi quando o narrador chega em um lugar que é totalmente diferente do que ele tinha imaginado. Ele murchou totalmente, pois já tinha elaborado todas as metáforas maravilhosas para descrever o local que para ele seria lindo, o mais belo de todos, mas, na realidade, era como qualquer outro. Decepcionado e, em termos atuais, "chutando o pau da barraca", ele diz que está cansado e revela supostamente o segredo dos escritores românticos, revelando a "receita" dos romances. E essa passagem é simplesmente hilária!

Termino a resenha com o trecho.

[...]
Sim, leitor benévolo, e por esta ocasião te vou explicar como nós
hoje em dia fazemos a nossa literatura. Já me não importa guardar
segredo, depois desta desgraça não me importa já nada. Saberás
pois, ó leitor, como nós outros fazemos o que te fazemos ler.
Trata-se de um romance, de um drama — cuidas que vamos
estudar a história, a natureza, os monumentos, as pinturas, os
sepulcros, os edifícios, as memórias da época? Não seja pateta,
senhor leitor, nem cuide que nós o somos. Desenhar caracteres e
situações do vivo da natureza, colori-los das cores verdadeiras da
história... isso é trabalho difícil, longo, delicado, exige um estudo,
um talento, e sobretudo tacto!... Não senhor: a coisa faz-se muito
mais facilmente. Eu lhe explico.
Todo o drama e todo o romance precisa de:
Uma ou duas damas, mais ou menos ingénuas.
Um pai — nobre ou ignóbil.
Dois ou três filhos, de dezanove a trinta anos.
Um criado velho.
Um monstro, encarregado de fazer as maldades.
Vários tratantes, e algumas pessoas capazes para intermédios
e centros.
Ora bem; vai-se aos figurinos franceses de Dumas, de Eug. Sue,
de Vítor Hugo, e recorta a gente, de cada um deles, as figuras que
precisa, gruda-as sobre uma folha de papel da cor da moda, verde,
pardo, azul — como fazem as raparigas inglesas aos seus álbuns e
scrapbooks; forma com elas os grupos e situações que lhe parece;
não importa que sejam mais ou menos disparatados. Depois vai-se
às crónicas, tiram-se uns poucos de nomes e de palavrões velhos;
com os nomes crismam-se os figurões, com os palavrões iluminam-
-se... (estilo de pintor pinta-monos). — E aqui está como nós fazemos
a nossa literatura original.
[...]

Dani Ramos 09/05/2020

Viagens e memórias...
Um livro que consegue abordar uma simples expedição e durante as páginas incluir um singelo, mas profundo, romance entre quatro personagens. Adorei a experiência de leitura com o Garrett! O final é bonito, belo e real.

Carol Benazzato 03/01/2013

Almeida Garrett e a grande metáfora para a crise do Império Português
Se há um fato inegável, é que Viagens na Minha Terra representou um grandessíssimo marco para a prosa portuguesa, bem como para um melhor entendimento acerca da crise do Império Português, sendo a obra dividida em dois eixos narrativos bem distintos um do outro.
Em um primeiro momento, é narrado, em primeira pessoa, as impressões de suas viagens (não apenas "físicas", mas também as viagens psicológicas, morais, reflexivas), ao mesmo tempo em que incluía citações de grandes nomes da Literatura e da Filosofia, que iam de Shakespeare à Goethe e Camões. E é a partir daí, quando chega-se ao segundo eixo narrativo, que, dentre as tantas digressões e relatos de viagem, é narrado o romance dramático que envolvia cinco personagens, ambientado pelas lutas entre monarquistas e liberais, com a posterior vitória destes. O próprio Almeida Garrett sempre lutou pelos ideias liberais, e acaba por defender os propósitos desde ideal.
O narrador-protagonista inicia a obra relatando seu desejo de viajar de Lisboa até Santarém, uma outra cidade dentro de Portugal, buscando a verdadeira essência do que é ser, de fato, português em um momento de mudanças tão radicais no país. O destino foi responsável pela emersão da paixão de Carlos por Joaninha, uma moça que vive com a avó, dona Francisca. Com frequência, Joaninha e sua avó recebiam a visita de Frei Dinis, um nobre que resolve abandonar todos os seus bens materiais e sumir, voltando para Santarém, como frei -- atitude criticada pelo narrador. Frei Dinis sempre vinha com notícias do filho de dona Francisca, Carlos, ausente há anos da cidade por fazer parte do grupo de Dom Pedro. Aqui percebe-se claramente que há algum segredo sobre Carlos existente entre dona Francisca e Frei Dinis.
A guerra civil entre liberais e monarquistas atinge, então, Santarém, e Carlos, que havia ido para a Inglaterra após uma briga com Frei Dinis, volta à cidade. É quando ele reencontra Joaninha e com ela vive um breve romance, apreensivo quanto a contar à Joaninha sobre sua esposa, Georgina, que havia ficado na Inglaterra.
Carlos fora ferido durante a guerra, e, durante sua recuperação, hospedou-se nas proximidades do lar de Joaninha, sua prima. Restabelecido, conta a dona Francisca que é ciente do fato de que ela guarda algum segredo com Frei Dinis, e pede para que ela o esclareça. É quando ela conta a Carlos que Frei Dinis é o seu pai, e que sua verdadeira mãe já havia falecido.
Incrédulo, Carlos novamente parte para a Inglaterra, onde tenta se esquecer de toda essa história e restabelecer sua vida com sua esposa Georgina, que o surpreende ao dizer ter conhecimento de seu romance com Joaninha graças ao Frei Dinis, que a alertou. Carlos pede seu perdão, mas Georgina não mais o deseja.
No final da história, Frei Dinis é quem nos esclarece o destino das personagens. Por ele sabemos que Carlos, não mais amado por Georgina, resolve largar Joaninha e adentrar na carreira política, sem sucesso, desaparecendo pouco tempo depois. Joaninha sente a ausência de seu grande amor e, assim como dona Francisca, morre. Georgina, ex-esposa de Carlos, parte para Lisboa, e Frei Dinis termina o livro relatando que "Santarém também morre; e morre Portugal".
Cabe aqui a importância de esclarecer que Carlos simboliza o embate entre esses ideais liberais e monarquistas; daí a dúvida entre o amor de sua prima Joaninha (que representa o velho Portugal monarquista), e sua (ex-)esposa Georgina (representante dos ideais liberais). Ao desistir de ambas, Carlos termina como uma metáfora de uma sociedade alienada e desonrosa, em uma tentativa de despertar a atenção do povo português para o que seria mais sensato e coerente com os rumos que tomava aquela nação, ainda que com um tom fortemente pessimista.

Leila de Carvalho e Gonçalves 12/07/2018

Decadência do Imoerio Português
?Viagens na Minha Terra", de Almeida Garrett, faz parte da lista de livros indicados pela Fuvest. É uma indicação peculiar pelo caráter da obra e confesso que sua escolha causou-me surpresa.

Sua leitura é difícil e a história divide-se em duas linhas mestras: as impressões de uma viagem realizada entre Lisboa e Santarém e o caso amoroso entre Carlos e Joaninha durante a Revolução Liberal, relatado durante o trajeto.

Um ponto fundamental está na compreensão desse momento histórico. Após a invasão napoleônica e a fuga da Família Real para o Brasil, Portugal viveu uma disputa politica e ideológica entre Conservadores (ou Absolutistas) que não aceitavam restrições ao poder régio e Liberais (ou Constitucionalistas) que possuíam uma visão mais progressista do poder, fruto de novas ideias que varriam o continente europeu. Em 1830, a situação tornou-se insustentável, dando origem a uma Guerra Civil entre a Monarquia, aliada ao clero, e a burguesia em ascensão. Dessa disputa, saiu vencedora a Facção Liberal, liderada pelo nosso imperador D. Pedro I que assumiu o poder como D. Pedro IV, ao derrotar seu irmão D. Miguel.

Publicado em 1846, durante o Romantismo, o livro não se enquadra nesse estilo com exceção da trágica história "A Menina dos Rouxinóis" que faz parte da narrativa. Aliás, Garrett, repudiava o movimento e de acordo com suas palavras: "A sociedade é materialista; e a literatura, que é a sua expressão, é toda excessiva e abundantemente espiritualista."

O escritor também aparece como narrador e chega a participar do romance, sendo apresentados seus pontos de vista, opiniões e experiências, inclusive, ele questiona o leitor, atentando para o que falou ou aconteceu. Uma outra novidade é a mistura de estilos assim como sua linguagem criativa com expressões e imagens inovadoras enxertadas no texto.

Exibindo inúmeras digressões, a narrativa exibe uma marcante intertextualidade, indo de Camões a Shakespeare, passando por Homero e outros autores, afora o uso da metalinguagem, exemplificando: " Isto pensava, isto escrevo; isto tinha n'alma; isto vai no papel: que doutro modo não sei escrever."

Finalmente, eis o mais bem acabado retrato da decadência do Império Português. Boa sorte e até a próxima!

Vinicius 23/08/2012

Não tem como ler.
Uma. Merda.

Sem mais.
Luiz Ribeiro 08/01/2013minha estante
a pessoa dá 5 estrelas pro Aleph do Paulo Coelho aí diz que Almeida Garret é uma merda. No mínimo interessante.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6