Julieta

Julieta Anne Fortier

Resenhas - Julieta

Lore 08/09/2022

Não leiam os seus favoritos depois de anos
Esse livro era meu favorito em 2013/2014, fiz a besteira de reler, e eu não entendo como eu gostava tanto dele. Até a metade é muito arrastado a escrita é massacrante nada acontece, depois a escrita modifica completamente, melhora o livro corre, tem várias pequenas problemáticas ao longo da narrativa e todo plano muito batido que a gente vê em outras histórias. Outra coisa irritante é que a autora ambienta a história em Siena e não tem nenhum tipo de descrição.

Isadora Silva 04/09/2022

Surpreendente
Julieta acompanha a história de Jules Jacob, uma jovem apaixonada por Shakespeare que vê sua vida mudar ao perder a tia e descobrir que seu verdadeiro nome é Giulleta Tolomei e que é descendente da verdadeira Julieta de Shakespeare.

Ao investigar a história a nossa Giulleta descobre maldições, objetos perdidos e a verdadeira história por trás do clássico Romeu e Julieta. Em Siena ela conhece também parentes há muito perdidos, o passado de seus pais, e um possível amor.

Foi a segunda vez que eu li o livro e não lembrava de nada. Fiquei surpresa com as reviravoltas e como a história ficou bem amarrada mesmo com os muitos elementos. O início da história é bem arrastado e a escrita só melhora do meio para o final. Ainda assim foi uma leitura que valeu a pena e que eu super indico.

anarontani 24/08/2022

ameiii

livro bem levinho, com pequenos suspenses e uma protagonista meio atrapalhada!

amei a releitura de romeu e julieta q o livro trouxe?

as descrições da cidade tb são instigantes!

literadasoso 05/08/2022

Julieta - resenha.
Eu nunca tive o hábito de leitura. Um dia, fui num sebo e encontrei esse livro, alguma coisa me atraiu nele, a capa, a sinopse, eu não sei, apenas queria tê-lo.

De primeiro duvidei de mim mesma que conseguiria ler um livro consideravelmente grande e ainda por cima gostar dele. No início foi um pouco difícil, mesmo estando bem interessada na história, ainda sentia dificuldade em manter um ritmo de qualidade da minha leitura.

Chegando no meio pro final, eu comecei a virar outra pessoa, eu fiquei obcecada por esse livro e, para ser sincera, ainda sou obcecada. Chorava com cenas tristes, passava tanta raiva que chegava a ficar vermelha e por um momento percebi o quanto àquilo era bom.

O fato de que poderia cair um meteoro do meu lado e eu não sentiria nada de tão imersiva que estava enquanto lia esse livro. Eu me apeguei tanto à ele que até hoje tenho vontade de emoldurá-lo e guardar para sempre comigo.

Quando terminei, fiquei faminta por mais. Eu precisava de livros, precisava de romances, precisava vivenciar toda aquela euforia de novo, me sentir viva e fora de uma realidade conturbada.

Desde então, devoro livro, ainda mais os romances, com uma facilidade que surpreendo até a mim mesma, tudo graças à esse livro.

Toda a construção da história, os personagens, a variação entre passado e presente, as intrigas e questionamentos perante a obra antiga são um conjunto de itens preciosos desse livro.

Estou escrevendo uma resenha, mas se quer tenho palavras para descrever o que sinto apenas por ler o título desse livro. Talvez muitos desconhecem, mas agradeço por ter lido essa obda prima antes de morrer.

Esse é o meu livro favorito da vida, não importe que eu seja uma obcecada pelo trabalho da CoHo (por exemplo) nada consegue alcançar o pedestal onde esse livro se encontra dentro do meu coração.

08/07/2022

Sem palavras pá esse livro. Não sabia da profundidade da história de Romeu e Julieta e para alguém como eu, que ama estudar História, é reconfortante saber que este livro é baseado na história real de Romeu e Giulietta e de toda a pesquisa que foi feita para a elaboração deste livro. Com certeza um dos melhores que já li.

Juulices 27/06/2022

Não foi
Criei muita expectativa para esse livro, mas simplesmente não foi, não gostei dos personagens e nem como a história estava sendo escrita.
Gostei muito da narrativa paralela do passado, bem interessante como releitura e pela primeira vez senti empatia por Romeu e Julieta.
Já a narrativa principal? foi árduo continuar, não me prendia, cheia de floreios desnecessários, motivações esquisitas?
Odeio quando o protagonista confia em todo mundo.
Vou nem falar do final clichê?
Não gostei mas vai de cada um.

Beatriz.Morais 24/06/2022

Bom.
O livro começa um pouco parado, mas conforme a gente continua a leitura ele vai se desenrolando de uma forma que nos prende. Comecei o Livro odiando uma personagem em si, e lá pelas ultimas paginas eu amei ela. A personagem principal é legal, porém achei que ela não tem opinião pra nada, além de ser super manipulável. Tinha cenas em que ela sabia que estava sendo "enganada" e mesmo assim ela se deixava levar por isso. O que me irritou muito!
Mas fora isso o livro te prende, como ele intercala entre presente e passado, muitas vezes me pegava ansiando para ler mais sobre os acontecimentos do passados, e muitas vezes me via presa querendo ler sobre o futuro. O que pra mim é bom, já que odeio livros que intercalam entre presente e passado.
Os casais não me prenderam e não me fizeram suspirar, mas mesmo assim me vi presa no livro.
A escrita da autora é ótima, o ambiente em que tudo ocorre também é maravilhoso e me vi querendo ler mais sobre isso.
Recomendo a leitura para quem gosta de um pouco de suspense, um pouco de romance e principalmente pra quem gosta de ler sobre o passado.

andreia.crislainy 05/06/2022

eu amei este livro mais eu acho que deveria uma versão de romeu que queria como saber como era historia dele

Cinnthya 01/06/2022

Favorito
Meu livro favorito da Vida, foi o primeiro livro que ganhei com 14 anos, sou muito apaixonada pro toda a história que conta, sempre volta a lê minhas passagens favoritas dele. Super indico a leitura

Astrid 19/05/2022

Romeu e Julieta em Siena
Nunca imaginei que a obra de Shakespeare tivesse raízes verídicas, na cidade de Siena. Anne Fortier teve ajuda de sua mãe, segundo a autora, para as pesquisas sobre os fatos que aconteceram na Siena da idade média, sendo assim recriar, a história de Giullieta Tolomei e Romeu Marescotti, terminada em tragédia devido à inimizade entre as famílias Tolomei e Salimbeni.
O livro é narrado em primeira pessoa, através da visão de Julie/Giullieta. Mas em alguns capítulos a história do casal em 1340, é narrada em 3 pessoa. Essa que de fato aconteceu, mesmo que não totalmente como a autora a descreveu, e que sofreu modificações ao longo dos séculos até ser imortalizada por Shakespeare.
Não sou muito fã dessa estrutura de ir e voltar ao passado nos capítulos, mas as histórias vão se completando e é possível fazer um paralelo entre as histórias e ver a influência que o passado refletia no presente.
Achei a leitura um pouco densa e demorei a ler um pouco mais que o normal pq cansava logo embora quisesse saber o que aconteceria depois.
Mas é uma boa leitura.

Noadia 26/04/2022

Romeu, Romeu...
É uma história linda, isso não temos como discutir, porém, o começo é um pouco difícil de se prender a história, você demora um pouco a pegar o embalo, mas quando pega...
É emoção do meio ao fim, cheio de surpresas, uma leitura muito gostosa, mas o final deixou um pouco a desejar na minha opinião.
Recomendo muito a leitura, porque apesar de seus pequenos defeitos, a história é realmente muito boa e surpreendente, quem não gosta de um Romeu e Julieta moderno, não é mesmo?

ELOISA 17/04/2022

Maravilhoso
Que leitura fabulosa. Prende o leitor e deixa-o intrigado a cada capítulo lido.
A história é mesclada por dois tempos históricos paralelos ??
A história de Jullieta Tolomei, Romeu Mascotti e Messer Salimbeni de 1340 que inspirou William Shakespeare e a de Julie Jacobs ou Giullieta Tomei e Alessandro Santini ou Romeu Marescotti "atuais", ambos períodos temporais compilados por inúmeras pesquisas feita por Anne Fortier e sua equipe.

? As duas histórias são totalmente envolventes, repletas de mistérios, perigos, descobrimos etc etc.
A história de 1340 faz o leitor retroceder a época e conhecer um pouquinho das tradições seguidas e aproximar-se da tão famosa tragédia romântica que atravessa tempos e tempos, tudo com mais profundidade e detalhes.

? Já a história de Julie Jacobs faz o leitor raciocinar o tempo todo e tentar ligar pontos, apontar coisas e pessoas, dar palpites e também fazê-lo de bobo o tempo inteiro kkkk fato que torna a história surpreendente e envolvente, pois é tombo atrás de tombo.

A cada capítulo a autora larga mil informações e reviravoltas surpreendentes, deixando-o de boca aberta ?, faz compreender que o que ele imaginou ter solucionado não chegou nem perto de estar resolvido ? além de fazê-lo notar que os pontos e fatos que julgou serem poucos importantes ?????, eram excepcionais para fechar um ciclo ?.

Simplesmente fantástico, envolvente, trágico, lindo, tocante e marcante ?

P.s Só não dei 5 estrelas, porque achei que Giullieta "atual" em certos pontos da história é muito ingênua e se acha muito inferior a irmã Janice. Compreendo que é um ponto da sua personalidade, mas na minha opinião, acho que ela, como descendente de uma pessoa tão forte, decidida e corajosa e também como protagonista da obra, deveria se impor mais!

Carol 01/03/2022

Ganhei esse livro na minha mãe na minha adolescência e me lembro de ter amado na época. Mas emprestei para alguém e nunca mais o tive de volta. Então, em 2021 lembrei dele e fui atrás encontrando-o num sebo. Estava em ótimo estado e num preço bem legal, então o comprei. - Sempre temos novas opiniões e perspectivas em releituras, mas dessa vez, já aos meus 25 anos, tiveram coisas que foram muito melhores e outras que, sinceramente, me tiraram do sério rs Amo demais a Itália e histórias que se passam lá me fascinam. Gosto muito de caça ao tesouro, mistério, casal cão e gato, cultura, referências históricas, (que por sinal funcionam bem no livro, pois conectam o passaro ao presente e futuro de forma clara e relevante)... um pouco disso tudo encontramos no livro, o que pra mim é bem atrativo. Maaaas o relacionamento entre as irmãs me irritou bastante, pois (para mim) fica claro que a personagem principal tem complexo de inferioridade e uma implicância braba com a irmã e fica citando isso o tempo todo do início ao fim. Citar isso algumas vezes no começo do livro, ok, nos deixa por dentro de sua personalidade e de como a relação entre as duas funciona. Porém essas reclamações aparecem diversas vezes sem motivo e relevância alguma. Apenas por isso não dei 5 estrelas, pois a escrita é gostosa, fácil e aconchegante ?

Liliane.Vitoria 30/01/2022

III.I- "Que é que há num nome? O que chamamos rosa. Teria o mesmo cheiro com outro nome"
Julieta é um livro muito muito bom, é isso.
No começo a leitura tava bem ok, no meio tava muito boa e no final foi excelente.

O coitado do livro tava há uns bons 4 anos empacado, não sei porque passei tanto tempo para desfrutar dessa leitura. Pensei que fosse somente uma releitura de "Romeu e Julieta", famosa obra de Shakespeare. Mas JULIETA superou todas as minhas expectativas.

#30/01/2022 5⭐ (Primeira leitura perfeita de 2022)

Emy 28/01/2022

Simplesmente maravilhoso.

A forma que Anne nos mostra a versão "original" (devido fatos históricos) de Romeu e Julieta, o fato de alternar os personagens Julie/Julieta, Alessandro/Romeu, Janice/Giannozza, entre outros, para correlacionar o passado com o presente, a descrição dos locais de acontecimentos da história, a relação entre os anos e fatos históricos, como a peste bubônica, simplesmente incrível.

Completamente apaixonada.