Julieta

Julieta Anne Fortier

Resenhas - Julieta

Sandra de Oliveira 07/08/2011

Há algum tempo já estava enamorada pelo título e capa desse lindo livro. Ao folheá-lo e ver que o tema tinha um pé na obra mais famosa de Shakespeare, não tive como resistir por muito tempo.

Imagine se os eventos relatados na peça de Shakespeare, Romeu & Julieta realmente tivessem de fato acontecido, não em Verona, mas sim na bela e misteriosa Siena de 1340?

É o que nós, juntamente com Julie Jacobs, ou melhor, Giulietta Tolomei descobriremos ao longo de uma trama divertida, de leitura agradável, com suspense, reviravoltas, mistérios e claro, um romance à moda antiga, no melhor estilo de um dos casais mais famosos da literatura e eternizados pelo Bardo.

A descoberta de que Julie é Giulietta e pode ser descendente da heroína Julieta é o mote principal da história por trás da história famosa de Shakespeare.

Paralelamente à investigação que Giulietta fará para descobrir os mistérios e uma herança familiar preciosíssima, acompanhamos também o Diário de Maestro Ambrosio, que descreve o que de fato sucedeu na Siena de 1340 e quais as verdades por traz do mito de Romeu & Julieta.

É bom lembrar que a descrição do cenário em que se desenrola a história é um convite a deixar qualquer um louco para conhecer o solo italiano.

Acrescente-se a isso todo o charme do ambiente, seus costumes e tradições, mescle tudo à história de Giulietta Tolomei e Romeo Marescotti e temos em mãos um livro inesquecível.

Delicioso, encantador e romântico, Julieta é uma bela homenagem ao Bardo, ao amor e ao casal mais belo da literatura, símbolo da luta pelo que parecia ser impossível e tornou-se uma das histórias de amor mais tristes e ao mesmo tempo bonitas que conhecemos.
Cris Flessak 07/08/2011minha estante
Achei que tua resenha resume muito bem a história, e com certeza vai inspirar muitos a lerem esse livro tão maravilhoso e inesquecível, que já prende a atenção do leitor desde o início!

A história nos faz imaginar as cenas e passear por Siena mesmo, e concordo plenamente quando tu diz que o livro nos deixa o gostinho de querer viajar para a Itália JÁ!

Romantismo e suspiros garantidos!
E amei compartilhar essa leitura contigo!

Hanna 11/02/2020

Julieta
Em Julieta, nós vamos conhecer Jules Jacobs, uma mulher de 25 anos que é apaixonada pela tragédia de Shakespeare, Romeu e Julieta. Ela e sua irmã gêmea, Janice, nasceram em Siena, na Itália, porém após a morte de seus pais quando ainda crianças, são levadas para os Estados Unidos por sua tia-avó Rose. Após a morte de sua tia, que deixa a casa para a Janice e apenas uma carta para Julie revelando que sua mãe estava à procura de um tesouro e que era por direito dela do qual precisava ir à Siena para ter sua herança, não foi nada comparado com a outra revelação, seu nome na verdade é Giulietta Tolomei.

Chegando em Siena, o tesouro deixado por sua mãe foram apenas papéis com desenhos de uma escultura, livros antigos e rabiscados de uma versão do livro de Romeu e Julieta, e também um diário de um artista de 1340, Maestro Ambrogio. Neste diário, contém uma versão dos fatos da grande história de Giulietta Tolomei e Romeo Marescotti que acabou em tragédia devido a uma rivalidade entre os Tolomei e os Salimbeni.

Acreditando que existe uma maldição que segue as famílias até hoje, Jules vai aos poucos descobrindo a história por trás das famílias de Siena.
O livro nos traz narrativas em dois tempos, a primeira é no tempo atual, onde Jules vai desvendando a história; e o segundo se passa em 1340 com a história de Giulietta. Sinto que as duas personagens são bem diferentes, enquanto Giulietta é mais ativa, Jules é muito passiva e isso acaba deixando a narrativa mais lenta e irritante, mas não estraga a história por completo.
Anne traz muitos detalhes de Siena, que faz você se sentir transportada por cada rua e viela, tanto a de 1340 quanto atualmente, e isso é um grande tesouro para a história.
Gosto muito desse livro porque junta alguns elementos que gosto nos livros: romance, mistério e uma mistura com fatos históricos. Anne Fortier, nas notas finais, diz que existiu tal casal e foi onde Shakespeare teve sua inspiração para escrever umas das tragédias mais conhecidas do mundo.

Nathália 28/03/2021

Li esse livro há mais de 10 anos atrás quando era adolescente. História tão envolvente que me marcou até hoje. Quando tiver a oportunidade quero reler.

Leonardo Bezerra 14/01/2013

Não esperava que fosse tão perfeito!!!
Quando eu comprei Julieta e li a sinopse, eu pensei "Deve ser um daqueles tipicos livros de suspense que a gente já sabe quem fez tal coisa logo na metade do livro". E eu acho que eu devo minhas sinceras desculpas á Anne Fortier, porque esse livro foi além de todas as minhas expectativas.

Julie Jacobs e sua irmã gêmea, Janice, nasceram em Siena, na Itália, mas desde os 3 anos foram criadas nos Estados Unidos por sua tia-avó Rose, que as adotou depois de seus pais morrerem num acidente de carro. Passados mais de 20 anos, a morte de Rose transforma completamente a vida de Julie. Enquanto sua irmã herda a casa da tia, para ela restam apenas uma carta e uma revelação surpreendente: seu verdadeiro nome é Giulietta Tolomei. A carta diz que sua mãe havia descoberto um tesouro familiar, muito antigo e misterioso. Mesmo acreditando que sua busca será infrutífera, Julie parte para Siena. Seus temores se confirmam ao ver que tudo o que sua mãe deixou foram papéis velhos – um caderno com diversos esboços de uma única escultura, uma antiga edição de Romeu e Julieta e o velho diário de um famoso pintor italiano, Maestro Ambrogio. Mas logo ela descobre que a caça ao tesouro está apenas começando. O diário conta uma história trágica: há mais de 600 anos, dois jovens amantes, Giulietta Tolomei e Romeo Marescotti, morreram vítimas do ódio irreconciliável entre os Tolomei e os Salimbeni.

Desde então, uma terrível maldição persegue essas duas famílias. E, levando-se em conta a linhagem e o nome de batismo de Julie, ela provavelmente é a próxima vítima. Tentando quebrar a maldição, ela começa a explorar a cidade e a se relacionar com os sienenses. À medida que se aproxima da verdade, sua vida corre cada vez mais perigo.

Eu adorei tudo o que tem no livro: a criatividade da autora, as histórias intrigantes, os personagens criativos e bem detalhados. Eu fiquei relutante em comprar esse livro, admito, mas eu comprei. É um livro excelente, recomendo.

Midori 01/11/2020

Quase alcançou minhas expectativas.
Julieta é um livro enriquecedor. Me deu vontade de ir a Itália baseado nas descrição história desse livro.
Porém achei que o livro possui muitas reviravoltas e muitos acontecimentos que fizeram com o que o
Livro ficasse até cansativo.
Maaaasss culturalmente enriquecedor.

Alves229 08/03/2020

Shakespeare tá diferente....!
"Tudo tem um lado obscuro. Na minha opinião, é isso que torna a vida interessante".

O livro é um pouco cansativo, e só peguei embalo bem depois da metade. Foi uma leitura longa.

A protagonista é pura confusão, suas ações e personalidade se contradizem o tempo todo. A mudança constante de emoções e opiniões causa uma saturação na leitura que nos obriga a dar uma pausa pra respirar entre os capítulos. E ela não é a única. Todos os personagens tem um quê de ambíguo mal abordado e foi muito cansativo acompanhar cada um deles à medida que ia avançando.

Meus capítulos favoritos são os de 1340 que narram a história de Romeu e Julieta "original". Os personagem presentes ali, sim, tinham uma essência própria e bem definida que adornavam perfeitamente a tragédia shakespeariana.

Faltou um pouco de coesão e acabamento para que o romance dos descendentes fisgasse o leitor. Teria sido arrebatador, pois o plot do livro é realmente interessante.
Letícia 14/03/2020minha estante
Concordo plenamente com a sua crítica! O livro, no geral, é um bom romance, mas poderia ser muito mais se a autora tivesse explorado melhor os personagens.

anarontani 24/08/2022

ameiii

livro bem levinho, com pequenos suspenses e uma protagonista meio atrapalhada!

amei a releitura de romeu e julieta q o livro trouxe?

as descrições da cidade tb são instigantes!

Mel 28/12/2023

Giulietta
Esse livro superou todas as minhas expectativas! Pelo título (não costumo ler as sinopses) já imaginava que seria um reconto de Romeu e Julieta, mas não imaginava que seria tão bom! Em momento algum, o livro foi tedioso, cansativo, repetitivo ou previsível. Muito pelo contrário! Instigante desde o início e repleto de plot twists, não dá para imaginar toda a história nem se o leitor se esforçar muito. Este livro foi tão cheio de detalhes que eu poderia ficar horas simplesmente comentando e resenhando ele, mas talvez algum spoiler saia em algum momento. Portanto, não me alongarei. Deixo a dica para vocês lerem esse livro logo após o clássico de Shakespeare. Fiz isso e foi ótimo fazer um comparativo. Aprendi muito com as pesquisas da autora e de sua mãe (que também influenciou este livro). No mais, um livro muito bem escrito e envolvente (alguém mais sentindo falta de uma narrativa bem construída nos dias de hoje?). Só não gostei da parte envolvendo a Monna Mina (achei desnecessário). Mas com certeza irei reler este livro no futuro.

naty 29/03/2021

Romance, mistério e Italia, quer mais o que?
Comprei esse livro a muitos anos, e a primeira vez que o li eu devorei ele! E em todas as vezes que reli (não foram poucas) devorei do mesmo jeito! Uma história que te prende no começo pela antítese de Julie e Janice, e então pelo mistério que Julie precisa desvendar... com o passar das páginas o romance é inserido, e o mistério aumenta, e as revelações são estimulantes! É o tipo de livro em que desejamos muito que a história seja verdadeira! Vale muito a pena ler!
Letruska.Farias 29/03/2021minha estante
Estou com esse livro como meta desse ano, é bom?

naty 29/03/2021minha estante
É muito bom! Reconta Romeo e Julieta de um jeito único! Quase me fez acreditar que essa é a verdadeira história do casal hahaha e é difícil me forçar a aceitar que a história desse livro é ficção! Haha

Letruska.Farias 29/03/2021minha estante
Então já vai ser meu próximo romance. Essa capa é muito linda a que eu tenho não é essa.

naty 29/03/2021minha estante
Depois me conta o que achou :) essa capa foi da primeira edição se não me engano, mas a capa da edição de 2014 é muito linda tmb!

Letruska.Farias 29/03/2021minha estante
Pode deixar que te conto sim.

@robbieanatomy 26/04/2021

Versões de Julietas
Em março, eu li Julieta de Anne Fortier e não acredito que eu demorei tanto para pegar esse livro e começá-lo. Eu tenho repetido pra mim mesma que se eu ainda não li é porque ainda não era hora, vou pegar no momento que for melhor, compatível com a vibe ou algo do tipo.

Mas enfim, o livro apresenta a história das irmãs Julie e Janice, gêmeas órfãs criadas pela tia Rose na América do Norte e apesar de serem nascidas na Itália, nunca voltaram a Siena, sua cidade natal. O desenrolar basicamente é a partir da morte da tia Rose e da descoberta da verdadeira identidade das irmãs, que elas tinham outros nomes e que possuíam grau de parentesco com a verdadeira Julieta de Shakespeare, no caso a ?verdadeira? na visão da autora que inspirou a obra que todos conhecemos (eu garanto que não é spoiler, isso é contado logo no início). Então a Julie volta à Siena, onde começa a descobrir tudo sobre sua infância, seus pais e porque foi necessário a mudança de identidade.

É um romance histórico, onde a realidade se mistura com a ficção de forma bem convincente e equilibrada, várias vezes me perguntei se era baseado em algo real, porque é muito palpável. Os capítulos foram intercalados com a visão da Julie juntando o quebra-cabeça e a versão de Romeu e Julieta que a autora criou, achei muito interessante até porque são várias versões de ?julietas?, é como se não existisse uma certa, todas são válidas em seu momento. Super recomendo para quem deseja uma leitura envolvente e leve, vale a pena!

Cassia Carina 11/06/2021

Achei um livro cansativo, extensa narrativa de detalhes desnecessários. Causa suspense e curiosidades em algumas partes do livro. Seus capítulos finais são bastante esclarecedores e empolgantes. O romance entre os personagens principais é bem vago. A história em si é bem atraente.

Letícia 14/03/2020

Um toque moderno à tragédia shakesperiana
Julieta é uma releitura da clássica tragédia romântica de Shakespeare. Apesar de, em minha opinião, a história ter alguns furos, no geral é um bom romance.

Gostei da forma como a autora trouxe a história antiga para os tempos atuais, mesclando a história original, dos verdadeiros Romeo e Giulietta de 1340, com a história dos descendentes. Também achei incrível a ambientação da história feita na cidade de Siena. A descrição dos locais da cidade e dos cenários me fez ter vontade de viajar pra Itália imediatamente.

No entanto, para mim, há defeitos. Em alguns momentos, parece que certos fatos são criados como retalhos, que estão ali simplesmente para ligar os pontos da história que a autora quer contar. Muitas coisas não fazem sentido. Mas o pior é a personalidade da personagem principal, que não foi bem construída. Constantemente ela toma decisões incompatíveis com um estado de maturidade atingido em um ponto anterior. Há muita incoerência e ambiguidade. Achei que, como grande heroína do romance, esse fator devia ser melhor trabalhado.

Tirando esses fatores, é uma boa história; principalmente para quem gosta de romances históricos, cidades italianas e também de adaptações de Shakespeare. Dou nota 3 de 5.

Ana 01/03/2020

A "maldição" do amor
Esse livro chegou a mim por acaso. A dona me emprestou, me apaixonei e ela me deu.
Apesar de conhecer a história, nunca li Romeu e Julieta. Ao ler Julieta, descobri que o casal de Shakespeare não foi o primeiro. Existem muitas histórias anteriores e posteriores.
Julieta é o romance moderno. Com muitos mistérios, divertido... A narrativa oscila entre passado e presente (dois romances em um). Os protagonistas, embora tenham crescido em países diferentes, levam os nomes de seus ancestrais e a "obrigatoriedade" de resolver o que ficou pendente no passado destes.
O livro é incrível, super recomendo.