A chave de casa

Resenhas - A chave de casa

1 | 2 | 3 | 4

Priscila.Mastranto 27/01/2024

A chave de casa
Me surpreendendi muito com essa leitura. Li em dois dias e não tinha vontade de parar. O livro é escrito por várias vozes, narrando vários acontecimentos sem uma ordem cronológica mas que, pela simplicidade e veracidade da escrita, prendem o leitor. Ficam dúvidas do que realmente era verdade ou apenas imaginação da personagem, mas essas dúvidas parecem fazer parte da obra. O livro conta a busca da protagonista pelo auto conhecimento, buscando conhecer seu passado para entender o que ela é no presente. Fala de violência, dor, prazer, depressão e amor. Uma ótima leitura que vale muito a pena.

Sofia 08/10/2023

Ao receber do avô a chave da casa em que ele viveu na Turquia, antes de deixar seu país de origem, a narradora-personagem (sem nome) sai em uma viagem de autoconhecimento em busca do seu passado e de retomada à vida após a morte da mãe e um relacionamento amoroso violento. O livro é uma história não linear, contada em primeira pessoa, ora voltado ao namorado, ora à mãe, ora narrada durante a viagem e ora mostrando a trajetória do avô ao chegar no Brasil décadas atrás.

Pelo que pesquisei, a história da própria autora tem participação na construção da trama do livro: Tatiana é neta de turcos e nascida em Portugal durante o exílio dos pais na ditadura militar. No livro, a protagonista afirma que seu sonho é escrever, e é justamente isso que a tira da paralisia a qual está acometida após a perda da mãe - com quem tem conversas póstumas através da escrita - e o fim do relacionamento abusivo.

O fato dos narradores e personagens não serem nomeados e a não linearidade dos capítulos, no início, me confundiu um pouco. Mas à medida que compreendemos melhor o núcleo da história, a leitura fica mais clara.

Não achei "O livro", mas é bom. Percebo um peso nas palavras da autora, seja pela saudade ou pela dor.

Licia Maria 16/07/2023

Chaves do passado
Uma das minhas melhores leitura desse ano! Muitas histórias, contadas em um fôlego único, emaranhadas da imprecisão da memórias e belamente costuradas

(Rolou um Edit aqui, porque no calor da "emoçã" digitei tudo errado!)

Emily 12/02/2023

Esse livro é a chave para um lugar de muita dor/amor
Terminei essa leitura há uma semana, porém só agora tive tempo de resenhar.
esse foi um dos livros sugeridos pela ufgd e, assim como várias outras leituras obrigatórias, eu me surpreendi muito: foi prazeroso ler esse livro.
os capítulos são narrados por diferentes pessoas (as vezes, uma mesma pessoa só que em momentos diferentes de sua vida) e não há nenhuma marcação para identificar quem é aquele com a voz. tive uma experiência parecida com Trainspotting (eu achei que seria confuso porém cada personagem tem um jeito muito característico e é impossível confundir), então, quando percebi a alternância de vozes, sem nenhuma apresentação, só narração contínua, já me animei.
outra característica muito relevante é a fluidez do texto e a forma com que ele cresce, é como se no final de cada capítulo você chega a um clímax diferente e, como o próximo capítulo não é necessariamente narrado pela mesma pessoa, o leitor fica naquela ânsia de saber como aquele clímax chega a um desfecho e assim sucessivamente ao final de cada capítulo.
a autora soube muito bem dar voz aos personagens e transformar a narração deles em pura poesia. afinal, esse é um daqueles livros que te fazem agradecer aos céus por ter sido alfabetizada em português e, por isso, poder desfrutar de todas as possibilidades oferecidas pela língua.
além de tudo isso, tatiana também aborda com muita sensibilidade o processo de conhecer e deixar pessoas, só que de uma forma ampliada, muito ampliada. ela trata da forma com que o avô da protagonista teve que deixar a Turquia, ou como a protagonista sentia que precisava deixar o Brasil para voltar à Turquia, onde suas raizes estavam. além disso, perpassa histórias de finais de relacionamento (os quais, saudáveis ou não, não falham em deixar um imenso vazio no peito) e até mesmo as despedidas entres as mães e seus filhos, os quais foram exilados durante a ditadura.
a autora tem uma escrita espetacular, enfim, esse livro é um espetáculo.
recomendo, recomendo muitíssimo!

claradebolacha 02/02/2023

Uma surpresa boa
Peguei esse livro no Kindle Unlimited sem expectativa nenhuma e me surpreendi! Livro introspectivo, rapidinho de ler e com reflexões muito boas. Derramei algumas lágrimas com a história do luto e mexeu muito comigo a história de amor que se transformou em abuso (são duas histórias diferentes das que tem no livro). Só no final eu fiquei um pouco confusa por causa da forma como os "capítulos" estão estruturados, ai não sabia mais quem que tava falando em alguns. Recomendo!

Faluz 04/10/2022

A Chave de Casa. - Tatiana Salem Levy
Ficção brasileira com escrita intrigante.
A autora parte do mote de uma chave antiga de uma casa em outro continente para buscar a si mesma em sua origem familiar. Numa escrita multifacetada onde reflete em mil pedaços cada uma da sua presença na vida. A autora cria um texto onde essa busca se encaixa de modo a vislumbrar suas buscas individuais com a trajetória familiar. Nessa busca de si mesma na história familiar ela encontra resquícios de sua própria trajetória.

regifreitas 15/09/2022

A CHAVE DE CASA (2007), de Tatiana Salem Levy.

Romance de estreia da autora, A CHAVE DE CASA foi bem recebido pela crítica na época do seu lançamento. O livro esteve entre os finalistas do Prêmio Jabuti de 2008, e, no mesmo ano, foi premiado como melhor livro de autor estreante, pelo Prêmio São Paulo de Literatura, em sua primeira edição.

Embora tenhamos aqui uma personagem-narradora exercendo o papel de protagonista, ela também serve de fio condutor para diversas outras vozes que vão se alternando ao longo da narrativa. Neta de judeus turcos, a narradora recebe do avô a chave que abriria a porta da sua antiga casa em Esmirna, de onde ele havia fugido para o Brasil há muitos anos. Então, essa mulher parte numa viagem de descoberta das suas próprias raízes, passando por Turquia e Portugal. Durante essa jornada, ela vai relembrando fatos marcantes da sua vida - principalmente a morte da mãe, e o término de um relacionamento abusivo. Também surgem no texto as vozes desse avô, contando sua história de exilado, bem como a da mãe da narradora, uma militante comunista que fugiu para Portugal durante a Ditadura Militar brasileira.

Com passagens autobiográficas, é um texto bonito e denso. Contudo, o uso de diversas vozes confunde bastante no início, e me tirou várias vezes da história. Os diálogos entre mãe e filha, no entanto, foram as partes que mais me emocionaram. Queria ter visto mais disso e menos das outras histórias paralelas. Mesmo assim gostei do livro e quero ler outras coisas da autora.

leiturasdabiaprado 07/09/2022

Não é uma leitura fácil, é um emaranhado de sentimentos e busca por si própria!
A história vai e vem e isso fica um pouco confuso em algumas partes...
A narrativa é forte, trata de temas pesados como a morte da mãe (que pra mim são as passagens mais marcantes do livro), de relacionamento abusivo e violento, de exílio, de busca de raízes, de início de vida em outro continente...
É um livro complexo e com uma pegada pulsante!

MaPetrini 11/05/2022

Lindo!
A autora passa por temas como a morte da mãe, um relacionamento abusivo, reencontros com as suas raízes. São vozes diferentes, que se entrelaçam de uma forma densa e rica. Muito bom.

Graciela 30/03/2022

Muito para pensar
Têm filmes que terminam e a gente continua pensando, isso foi o que ocorreu quando terminei esse livro, fiquei pensando nas estórias das estórias, na ordem dos fatos, na intensidade da protagonista, gostei bastante !!!

Marconi Moura 08/01/2022

7,0
O romance premiado da jovem autora tem algo de auto-biográfico: uma descendente de turcos judeus q viaja à Turquia e a Portugal buscando reencontros com a história da família como forma de terapia. O texto tem leitura leve e contém narração descritiva e temporal, e também trechos em fluxo de consciência, que se alternam em flashes rápidos. Uma boa leitura.

antuan_reloaded 04/01/2022

Abrindo o ano com chave de ouro
Decidi começar o ano com esse livro, principalmente, por causa do título. A metáfora da chave abrindo os caminhos para um novo ano me pareceu bem conivente. Porém, não só por causa disso, já havia adiado essa leitura desde a graduação, quando ouvi falar da Tatiana pela primeira vez e, confesso, não sei por que demorei tanto.
Em "A chave de casa", somos convidados a conhecer a vida de uma mulher que, após a morte da mãe e o término de um relacionamento abusivo, se vê prostada inerte na sua cama acometida pela falta de esperança em continuar vivendo. No entanto, um presente dado por seu avô rompe esse estado, fazendo com que a personagem, e também na narradora, se aventura em buscas de respostas pelo seu passado e, consequentemente, o da sua família.
O ritmo que a escritora impõe e a forma como o enredo se desenvolve é bastante cativador. São pontos que me chamaram bastante atenção. Não só isso, mas a forma como os vários momentos da vida da narradora são intercalados e se encontram no final. Além disso, há trechos que são puro lirismo e sem grandes descrições minuciosas, descobrimos muito da personalidade da narradora. Ótimo começo!!

1 | 2 | 3 | 4