Guardians

Ana Claudia Coelho

Resenhas - Guardians - Volume 1

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Amanda 17/01/2011

"Há milhares de anos esses seres viviam em nosso planeta, em perfeita harmonia com os humanos". Só que eles decidiram que não queriam mais paz e entraram em guerra com os homens e foram presos em outra dimensão. De tempos em tempos a barreira começa a se abrir e esses seres, os youkais, tentam atravessar e para proteger os humanos deles é que existem os Guardians.

Os guardiões são 12 humanos cada um representante de um signo que tem o poder e o dever de eliminar os youkais e fechar a barreira. Normalmente eles conseguem mantê-la fechada por décadas. Infelizmente da última vez um dos 12 não estava presente e isso gerou graves consequências: dois guardiões mortos, um gravemente ferido e a barreira voltou a abrir após alguns anos.

E é por isso que agora os filhos desses guardiões estão se encontrando para mais uma vez fechar a barreira, treinados plea antiga guardiã de Áries. Ah, eu não contei né, o poder do signo é passado de geração a geração...pois é, são sempre descendentes. Todos os 12 se encontraram no Japão, só que nem todos despertaram a energia necessária para fechar a barreira, o que é um problema. Mais a maior confusão é como existe guardiã de Câncer, afinal o antigo morreu aparentemente sem deixar filhos....

É muito interessante ver o temperamento de cada um influenciado por seu signo, o relacionamento entre eles ou melhor, em alguns casos, a falta de relacionamento uahuah. E ao mesmo tempo em que enfrentam os youkais e tentam proteger os humanos, ainda tem que descobrir como se darem bem ou pelo menos como não matarem uns aos outros.

No meio disso tudo você tenta descobrir qual é o mistério que envolve o antigo guardião de Câncer e porque Anne ( a atual) não poderia ser guardiã. Vai descobrir que a história dessa brasileira, criada quase que presa dentro de casa (é sério!), é ainda mais complicada do que parece. E não para por aí. A vida de Hikari (atual guardiã de Áries) também envolve algum segredo. Afinal porque sua mãe se recusa a todo custo a revelar quem é o pai da japonesa??

Mas pra mim, a melhor é a aquariana (puxando sardinha pro meu lado, claro!). Ela é a mais nova do grupo, tem apenas 12 anos, mas é fofa e corajosa (mais que alguns outros, inclusive) e também tem um temperamento que meio que lembrou eu, sabe como é né uahuahuaha. Eu certamente teria a mesma reação que ela em vários momentos...

" Live se preparava para se defender e contra-atacar...Mesmo sem fazer a menor idéia de como faria isso. Mas iria derrotar aquele youkai, de qualquer maneira..."

"Não tinha residência fixa por mais de dois anos. Dizia-se 'cidadã do mundo'" (A antiga guardiã de aquário)

Eu adorei o livro, e estou me contorcendo de curiosidade pra ler o segundo e o terceiro (esse negócio de série acaba comigo kkkk). É muito fácil de ler Guardians, você começa e não consegue largar o livro. É o tipo de história com personagens que, ok tirando a parte dos poderes, poderiam ser seus amigos, muito reais. Ainda por cima o livro é lindo, cheio de desenhos das cenas :D

Josy-chan 04/02/2011minha estante
Com certeza a Live é a melhor. A personagem mais incrivel da Lucy, e rouba, literalmente TODAS as cenas! *apaixonada pela Live*

Amanda 05/02/2011minha estante
Josy, ela é mesmo maravilhosa!! Estou louca pra ler a continuação e saber mais sobre ela porque a Lu disse que no 2º ela aparece mais :D

Ah, está rolando uma super promoção dos marcadores de Guardian autografados no meu blog

Rose 30/04/2014

Existe uma barreira dimensional que é guardada por 12 pessoas, 12 guardiões escolhidos pelo signo de cada um. O poder de uma guardião é passado de pai para filho, sempre para o filho mais velho e do mesmo signo do pai (entenda-se pai ou mãe). Os guardians são responsáveis por manter fechada esta barreira dimensional, que vez ou outra começa a rachar por conta dos youkais que invadem nossa dimensão para destruir. Normalmente os guardiões são treinados desde pequenos, mas nesta história, encontramos Anne Soares, a guardiã de Câncer, que vive uma vida de princesa enclausulada em sua mansão e sem saber realmente o que é viver e que é uma guardiã.
Como a barreira está se rompendo novamente, os guardiões precisam se reunir para fechar a barreira e manter os youkais fora de nosso caminho. Mas esta nova geração de guardiões praticamente não se conhecem e terão que aprender a confiar uns nos outros e a resolverem suas diferenças, rivalidades, anseios e temores. Sem falar no problema maior, nem todos os guardiões despertaram sua energia, e para fechar a barreira é necessário que todos os 12 estejam com suas energias despertadas. Fora isso, existe o problema da Anne, que nem sabe se realmente é uma guardiã. A vida de todo o planeta e desta nova geração está nas mãos da antiga guardiã Sofie (Áries) que tem como missão guiar este grupo até o destino final.
Como eu disse, é um livro super envolvente e a história tem um dinamisno que não cai na mesmice, sem falar no final com gostinho de quero mais. Recomendo a todos que gostam de uma história recheada de surpresa e emoção, e claro alguns mistérios a serem descobertos.

site: www.fabricadosconvites.blogspot.com
Clarice.Castanhola 26/07/2015minha estante
Parece uma leitura divertida acredito que irei gostar =D

Nat 09/07/2012

Anne é uma jovem rica que vive com o pai e uma governanta que a trata como filha. Orfã de mãe, ela carrega para todo lado um pingente com o símbolo zodiacal de Cãncer, herança materna. É justamente por causa desse pingente (e do que pensam que ela é devido à posse do objeto) que sua casa é invadida por um demônio youkai, Para salvá-la, entram em cena Mau (de Maurício, o taurino) e Shermmie (a leonina). A partir daí, Anne descobre que é uma Guardiã e que faz parte de um grupo de 12 jovens humanos que tem “poderes” e que devem se unir para fechar a barreira aberta que permite a passagem dos youkais para nosso mundo. Junto a Shermmie e Maurício, ela viaja para o Japão, onde Sophie, sua filha Hikari (ariana) e Hayato (Sagitário) estão á espera dos outros Guardiões. Sophie, uma ex-guardiã de Áries, deve treinar a nova geração para combater os youkais. Ao mesmo tempo em que treinam, eles também devem lidar com problemas pessoais: Micaela (Gêmeos) e Maire (Libra) estão juntas, mas Mau não sabe e o primeiro flerte com Marie o indispõe com a outra; Sophie vive às voltas com a filha, tudo é motivo de discussão; Hikari precisa lidar com a antipatia do guardião de Capricórnio; e Anne tenta entender a antipatia gratuita de Sophie para com ela. À medida que o treinamento prossegue, eles também enfrentam youkais. Outros romances surgem, ocorrem tristes perdas e Anne continua tentando buscar respostas para suas perguntas, percebendo que nem tudo em sua vida de menina rica é o que parece.

Um livro que surgiu de uma fanfic. Hoje em dia isso parece ser tão comum, levando em consideração a quantidade de “sequências” das obras de Jane Austen. Algumas são muito boas, outras nem tanto, enquanto outras são... bom, deixa pra lá. Foi uma surpresa quando soube que o livro, ou melhor, a trilogia de Luciane Rangel havia surgido como uma fanfic que ganhou vários fãs. Aí me pergunto: onde eu estava que não conhecia essa fanfic? Porque faz tempo que vivo na internet, buscando e lendo esse tipo de produção literária. A resposta para essa pergunta reside aí mesmo: minha (quase total e completa) ignorância sobre a produção literária oriental. Eu nunca havia perdido meu tempo (é, isso mesmo) com fanfics sobre o universo dos mangás e animes, e coisas assim. Ok, a fanfic da Luciane não surgiu de mangá nem de anime, mas tem bastante influência da cultura japonesa. As ilustrações logo denunciam isso. Ah, as ilustrações. Outro ponto alto do livro são os desenhos da Claudia Coelho. Foi outra coisa que me chamou a atenção, além do próprio título e do fato de ter a ver com os elementos do zodíaco. Com uma narrativa pra lá de divertida, personagens muito interessantes e uma missão tão complexa quanto os acontecimentos que a rodeiam fazem deste livro para jovens uma excelente pedida.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2012/07/guardians-volume-1-luciane-rangel.html
Luciane Rangel 10/10/2012minha estante
Obrigada, querida! =)
Só uma observação: Guardians nunca foi uma fanfic rs... É uma história original. O pessoal se confunde com isso porque sempre digo que comecei publicando a história em sites de fanfics, mas é original.
Beijos!

Josy-chan 13/11/2010

Perfeito.
Dificil falar de Guardians. É quase uma historia sobrenatural, de tão bem escrita. A diversidade de personagens, a estrutura do texto, o enredo em si, enfim, tudo é tão bem armado, com tanta desenvoltura que o livro se torna inesquecivel.

O tema pode parecer simples a principio. Um grupo de doze jovens, cada um de um signo, tentando proteger a terra do ataque de demonios. Pareceria um simples enredo de uma historia em quadrinhos, nao é? Bom, NÃO É MESMO. Em Guardians, a autora simplesmente consegue a façanha de dominar cada momento, cada situação. Acabamos nos apaixonando pelas situações, que de tão humanas, acabam por tornar aqueles personagens gente de verdade, capaz de despertar em nós sentimentos de amor e odio.

Um livro para se guardar pra sempre.

Mirela L. 10/03/2011

Resenha que fiz para o Inteiramente Diva
Começei a ler Guardians SUPER empolgada, não só porque Luciane se tornou uma amiga especial, mas porque me senti atraída pelo livro quando tive contato com a sinopse pela primeira vez, me senti atraída porque desde pequena adorava desenhos japoneses, como: Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball, Sakura Card Captors, Sailor Moon… E posso afirmar com convicção que Guardians é extremamente viciante, envolvente e diferente! Para explicar a parte do viciante e envolvente, vou utilizar uma citação presente no prefácio do livro:

“… Porque é assim que Guardians nos faz sentir. Ou melhor, é esse o seu feitiço: ele está lá, pronto, e você não pode escapar dele, só percebendo esse fato quando já é tarde demais.” (Petit Ange)

E é diferente, porque Lucy consegue nos colocar imersos em diversos sentimentos e situações: ora drama, ora comédia; ora amor, ora raiva… Coloca de forma sutil, crítica e leve questões como: homossexualidade e tráfico de mulheres, mas em contra partida nos diverte bastante com as peripércias dos seus personagens.

Anne Soares, é uma jovem de 22 anos, orfã de mãe e filha de um empresário que sempre só se limitou a suprir as suas necessidades financeiras. Sua vida aparentemente tranquila acaba mudando quando ela é atacada, por um ser diferente de tudo que já tinha visto, durante uma festa em sua casa, e aparecem dois jovens para defendê-la. Após essa situação, Anne toma conhecimento de uma outra dimensão, habitada por Youkais, seres que cobiçam o mundo dos humanos; e que existem 12 jovens que têm como objetivo evitar o contato entre esses dois mundos.

Cada um deles é interligado a um signo e consequentemente a um elemento (ar, terra, ar ou água), e o mais interessante é que os poderes concedidos a um Guardião são passados através das gerações. Os 12 guerreiros tem o objetivo de se encontrarem no Japão, para serem treinados por Sofie Gautier, a antiga guardiã do signo de Áries, e desta forma após preparados, selarem a barreira que os seus pais (os antigos guardiões) não conseguiram, evitando assim que os Youkais continuem ultrapassando e causando sérios problemas entre os humanos.

“O youkai se movimentava numa rapidez extrema, dificultando sempre que Ryan tentava atingi-lo com sua energia. Além disso, também disparava, com as mãos, rajadas de uma energia negra. Numa dessas, quebrou um pedaço da grande barra de ferro que seria de proteção ao término do andar, com vista para uma larga praça de eventos do andar de baixo. Percebendo que lutar apenas com energia não o levaria a lugar algum, Ryan pegou o pedaço solto da barra e o usou na luta, sempre que conseguia se aproximar do monstro.”

Guardians – Páginas: 226-227

Paixões, intrigas e ciúmes foram ingredientes que não faltaram na obra, fazendo dela muito divertida, fluida e gostosa de ler. E é bem interessante como Luciane consegue construir as personalidades tão diferenciadas de cada personagem, tendo como base os signos.

Quando eu li, consegui entender porque todos os personagens da Lucy são fofos *como ela mesma faz a propaganda, e com razão, rs,* que é impossível não simpatizar ao menos com alguma característica de cada um *menos a Sofie, argh.* Até a Anne, que algumas vezes chega a ser irritante, me conquistou *deve ser coisas de canceriana, rs,* pois em parte, as “abestalhices” que ela fazia eram resultados da sua vida sofrida e privada.

Os personagens de Guardians compõem um mix de personalidades e jeitos, tem o corajoso, o zen, o sensível, o perfeccionista, o gostosão, o amigão, o deslocado,… Mas pra mim os que mais se destacaram foram: Hikari (Áries), Shermmie (Leão), Mau (Touro), Ryan (Virgem) e Sniper *assopra, Mirela!* (Escorpião). Eles, com certeza, foram os responsáveis pela maioria dos momentos divetidos e contagiantes da leitura.

Como deu pra perceber, eu adorei o livro e preciso urgentemente da continuação *-* Até porque diversos questionamentos ficaram no ar para serem resolvidos nos próximos volumes da série.

A estética do livro é super bacana, gostei bastante das ilustrações, da formatação do livro e da escrita da Luciane. Obrigada por ter nos cedido Guardians, com tanto carinho, e eu espero que tenha conseguido passar ao menos um pouquinho dos encantos da sua obra, Lu!

Guardians é uma trilogia, e o volume 2 tem previsão de lançamento em abril de 2011.

“Nem sempre conseguimos proteger as pessoas que gostamos. Essa é a pior parte de ser um Guardião. Tem horas em que os “super-poderes” não valem absolutamente nada... Nem sempre podemos proteger a todos... Mas, ao menos, temos a chance de tentar. E sempre há alguém a quem conseguimos proteger. Não a todos, mas a uma boa parte deles.”

Guardians – Página 221

Renata 17/01/2011

Surpreendentemente viciante!!!
Nem sempre conseguimos proteger as pessoas que gostamos. Essa é a pior parte de ser um Guardião. Tem horas em que os super-poderes não valem absolutamente nada... Nem sempre podemos proteger a todos... Mas, ao menos, temos a chance de tentar. E sempre há alguém a quem conseguimos proteger. Não a todos, mas a uma boa parte deles.
Guardians, página 221

Para alguns, signos são meros elementos do zodíaco. Para eles, representam suas maiores habilidades e sua força interior, emanada da energia que lhe rege e é capaz de defender o mundo das maiores ameaças que se possa imaginar. Numa aventura de outro plano, descubra o poder de Guardians!

Anne Soares tem 22 anos e é uma menina frágil, delicada e detentora de uma vida de luxos e privilégios. Durante uma das raras ocasiões de convivência social, Anne recebe três convidados que mudarão a sua vida: Shermmie e Mau, dois jovens guardiões, e um monstro youkai. Apavorada com as surpresas da noite e a revelação de que faz parte de um grupo especial de pessoas destinadas a proteger o mundo do plano dimensional youkai, habitado por demônios e seres malignos que buscam destruir a Terra, Anne se vê numa guerra onde símbolos do zodíaco não são meramente parte do horóscopo.

Com o iminente rompimento da fenda que separa os dois mundos, Anne, Shermmie e Mau vão para o Japão, local onde a barreira se encontra, para se juntarem com os outros Guardiões na missão para selar a barreira de uma vez por todas. Doze signos. Doze guardiões. Doze energias unidas pelas forças de seus elementos. Eles estarão prontos para isso? Será Anne capaz de ser uma guardiã ou o destino lhe reservou surpresas? Eles têm uma missão a cumprir, mas Anne poderá cumprir a sua parte? Nas adversidades e diferenças, eles descobrirão que apenas a união poderá salvá-los!

- De quem é isso? De onde veio esse pingente? RESPONDE!
(...)
- Sempre esteve com você. Embora fraco, ele abriu um sorriso sarcástico Apesar de ser um cachorrinho de rua, você tinha a sua colerinha.
Guardians, página 353

Conheci Guardians através do twitter e pela própria autora *uma fofa, que se tornou uma grande amiga* Luciane Rangel. De nossas conversas, surgiu uma parceria e assim, a oportunidade de desvendar Guardians. Não sabia o que esperar do livro, pois não tinha lido nada além da sinopse. Apenas tinha a noção de que seria transportada para um mundo anime e de cultura japonesa em meio à simbologia do zodíaco. Como grande fã de Os Cavaleiros dos Zodíacos *assumindo a idade e a paixão por Seiya e Hyoga esse desenho e filme (é... comprei os filmes também)*, mas pouco conhecedora da cultura japonesa e animes, me aventurei a ler e garanto, me surpreendi muito.

O livro se baseia em guardiões, detentores dos poderes de seus signos e regidos pelos elementos terra, água, fogo e ar. Cada guardião representa um signo e seu poder foi herdado de família. Assim, uma guardiã de Câncer, é filha de um antigo guardião de Câncer, do qual herdou o poder e o colar do seu signo. Os guardiões atuais sabem do seu legado desde o nascimento, pois estão fadados a lacrar a barreira que seus pais não conseguiram. Eles foram treinados durante toda a vida para este momento, mas somente a união e a força dos doze signos pode resultar em sucesso.

É interessante como Luciane consegue construir tantos personagens com personalidades diferentes e relacioná-los, uns com os outros, cada qual passando por momentos específicos. De um lado, há guardiões prontos e preparados para lutar, por outro, há guardiões esperando sua energia despertar. E é esse disparate entre todos que os une no decorrer do livro.

Apesar de o foco do livro ser a história de Anne, a suposta guardiã de Câncer, que nunca soube nada a respeito dessa vida, o livro narra a história de todos os personagens em momentos específicos no desenrolar do enredo. Conforme as atitudes dos personagens são apresentadas, por meio de flashbacks, suas vidas são explicadas e as passagens começam a tomar sentido. A mudança da narração, do foco de um personagem para outro, também abrange o entendimento da história. Conforme o livro transcorre, a verdade sobre é Anne passa a ser uma incógnita, que depende de revelações do passado para ser revelada.

Com o tempo correndo, os guardiões precisam se preparar para selar a barreira, que a cada dia avança mais e permite que os youkais atravessem para o outro lado. Esse deslocamento dos monstros provoca ataques pelo Japão e leva os guardiões a interferir para proteger os humanos. Com isso, ocorrem muitos confrontos entre guardiões e youkais. Para os fãs de ação e lutas, uma ótima pedida.

A narrativa de Luciane ganha fôlego a partir do meio do livro, quando os confrontos se tornam mais freqüentes, e as tramas e intrigas começam a ser desvendadas (ou seriam formadas? Rsrs). É interessante como, apesar do grande número de personagens, Luciane consegue desenvolver tramas para todos eles, interligando-as com a base da história. As relações entre os guardiões são intensas, com direito a paixões, raiva e mágoas do passado. A leitura ganha um up, se torna mais leve e divertida.

Os personagens são um mix de emoções e personalidades. Tem de tudo: o arrogante, o gostosão, o excluído, o deslocado, o certinho, o estourado, o amável... e por aí vai. É aquela relação de amor e ódio, com personagens apaixonantes e personagens odiados. A Anne, personagem principal, é irritante em certos momentos (quase todos, na verdade), mas tive pena dela, pois suas atitudes são o reflexo do que sofreu durante sua vida. Anne é a prova de como a família e o amor fazem a diferença na vida das pessoas. Sofie, a guardiã da velha geração responsável por guiar os novatos, é uma incógnita, e é no seu passado que residem as respostas para as principais questões na história. Destaque para Mau, Shermmie, Hikari, Sniper, Live e Ryan, guardiões para lá de fofos e divertidos.

As dúvidas e questões do livro chegam ao ápice no seu final, mas as mesmas ficam em aberto para o próximo livro da saga. Dá uma apreensão ver que as páginas estão acabando e as dúvidas continuam ali, te rondando. Gosto de finais eletrizantes, com aquele gostinho de quero mais, pensando O que será que vem pela frente? O que vai acontecer agora?, mas que fica um sentimento de frustração (pela espera), isso não resta dúvidas. O bom de tudo, é que Guardians volume 2 terá muitas tramas e muitas revelações, haja coração!!!

A diagramação do livro é linda. Tem diversas ilustrações de cenas e são de ótima qualidade. Adorava estar lendo e ao virar a página, me deparar com os personagens.

Mesmo nunca tendo me aventurada pelas histórias japonesas, animes e mangás, Guardians me surpreendeu. Primeiro, por ter uma linguagem simples e bem voltada ao público jovem, às situações e os diálogos dos personagens podem ser facilmente reconhecidas pelos leitores. Segundo, a sua composição não requer conhecimentos prévios da cultura japonesa e suas histórias, a narrativa de Luciane é muito bem estruturada, sem pecar em excesso de informações para os que não desconhecem este tipo de leitura (até pensou em um vocabulário para expressões utilizadas *que utilizei muito hehe*). E por último, é uma história de fantasia como outra qualquer, apenas com uma ambientação diferenciada. E cá pra nós, histórias novas e universos diferentes são muito bem-vindas.

A intrigante história de Luciane é capaz de nos transportar para dentro do universo japonês, onde monstros se disfarçam de humanos e querem destruir o mundo. Repleto de ação, mistérios e uma fantasia bem peculiar, Guardians é uma pedida certa de leitura. Virei fã e não vejo à hora de ler a continuação desta ótima história!

Guardians é uma trilogia, sendo que o volume dois tem previsão de lançamento em abril de 2011.

Eles devem proteger o mundo, mas será que eles conseguirão proteger a si mesmos?

~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~

Guria que Lê - http://guriaquele.blogspot.com/
@remallmann

Luiz Teodosio 31/03/2012

Simples mas original
Não creio que conseguiria escrever uma resenha sem exprimir algumas passagens de teor pessoal e empírico. Portanto, acabarei, além da crítica, pincelando alguns assuntos pertinentes.

Fic Guardians

O mundo das fanfics é um espaço interessante onde escritores e leitores desdobram alguma paixão em comum. Um fã de Harry Potter, por exemplo, pode ler e escrever histórias no mundo criado por J.K.Rowling, e de maneira alguma isso aflige os direitos autorais da autora, uma vez que a criatividade do fã que escreveu a fanfic não está voltada ao ganho financeiro, mas simplesmente ao retorno de leitores. Embora a maioria das fanfics não contenha uma escrita apreciável do ponto de vista linguístico ou mesmo de coerência de enredo ou ainda careça de fidelidade à obra original, é um meio estimulante à leitura e escrita. Eu próprio já fiz parte desse cenário, escrevendo fanfics de Naruto e... bom, acho que foi só de Naruto, rsrs. Eu era um fã na época, “tebayo” (e ainda sou).
Mas no universo das fanfics também há as fics, que diferente daquelas, são histórias originais não baseadas em qualquer outro universo já criado. Era nessa área que eu mantinha minha escrita e leitura. Até mesmo o livro que estou escrevendo já figurou no âmbito das fics. Guardo lembranças nostálgicas dessa época, e dentre as minhas leituras estava Guardians, de Luciane Rangel.
Guardians provavelmente foi uma das primeiras fics que comecei a ler. Vê-la publicada traz-me um sentimento de admiração. Na ocasião, fez muito sucesso pelos fóruns e sites de fanfics por onde passou, angariando um bom número de leitores. Eu era um deles. Porém, como não gostava (e ainda não gosto) de ficar lendo textos na tela do computador, acabei deixando a leitura em hiato para retomá-la nalgum momento futuro. Para quem não sabe, as fics geralmente são lançadas em intervalos regulares; os autores, antes mesmo de escreverem toda a história, colocam capítulos à disposição do público leitor: é como se esperássemos o capítulo de um mangá ou o episódio de uma série a cada semana(embora o lançamento dos capítulos não cumprisse necessariamente o intervalo de uma semana — aqui encaixava-se Guardians —, dependia muito do autor). Por isso, se tem algo que acho que me arrependo foi de não participar daquele processo de feedback animado de comentar os capítulos após serem lançados.
Mas como remissão, tenho em mãos a primeira parte da fic escrita pela Luciane; então acho que, desta vez, posso compensar um pouco as impressões que deixei de exprimir.

Os desenhos

Independentemente da história, é difícil imaginar Guardians sem os desenhos da Ana Cláudia Coelho, a desenhista responsável por todas as imagens presentes no livro. Embora seja muito natural que o leitor esboce ao seu jeito os personagens de um livro, Guardians oferece uma imagem pronta dos personagens, num estilo que lembra os traços das animações japonesas. Não é por acaso, visto que tanto a autora como a desenhista são apaixonadas pela cultura oriental, fato este que é enaltecido pelo cenário onde a história se desenrola: o Japão.
É uma pena que o livro não contenha todos os desenhos da Ana e sejam em preto e branco. Quando Guardians era uma fic, havia mais figuras e todas coloridas. A opção pelos desenhos ao longo do texto acaba por transformar o livro numa espécie de light novel (veja aqui a resenha de uma Light Novel para saber a que me refiro).
As ilustrações de Guardians não são apenas um adorno para tornar o livro charmoso, mas parte dele, dando uma cara pitoresca e única à história.

Escrita

Como mencionei acima, Guardians aproxima-se muito ao estilo de Light Novel, e provavelmente essa característica deve atrair o interesse dos leitores que curtem mangás e animes. A linguagem é objetiva e coloquial, contribuindo para o ritmo acelerado da leitura de quase trezentos e cinquenta páginas em que muitos eventos acontecem. Para os que gostam desse estilo rápido de escrita, isso é um ponto a favor.
As descrições sucintas, porém, poderiam ter sido deixadas de lado em alguns momentos que careceram de maiores detalhes para imprimir melhor o ambiente onde os personagens estavam inseridos. Algumas peculiaridades de Tóquio ou de outros distritos visitados pelos personagens ganhariam mais vida na mente do leitor se fossem mais descritas.
Infelizmente, o livro não contou com uma revisão apurada capaz de reparar alguns erros de escrita — um deles achei muito grave para estar num livro publicado. A repetição de palavras e a descrição similar dos personagens para descrever determinadas ações também foi um aspecto negativo que pode aborrecer leitores mais exigentes. Erros do tipo são comuns de se ter numa fic, pois os leitores (pelo menos aqueles que têm um bom senso crítico) apontam para o autor um erro aqui e ali a fim de melhorarem o texto. Porém, num livro publicado não se tem essa chance, é preciso revisar o original o máximo possível para que ele tenha o mínimo de erros. Se houve alguma revisão de Guardians na passagem de fic para livro, não foi o suficiente para tapar alguns buracos.

História

Apesar dos pontos negativos que acabei de ressaltar, Guardians tem um ás na manga, e foi isso que o tornou tão bem visto quando era uma fic: a história. Um grupo de guardiões, regidos pelos signos do zodíaco, que precisam se unir para lacrar uma fenda na barreira dimensional através da qual youkais invadem o nosso mundo pode parecer um enredo um tanto clichê e pouco atraente, mas não significa dizer que é uma história ruim. Nunca é bom julgar um livro pela sinopse, pois ela apenas sintetiza o pouco do que você vai encontrar, e não tudo o que você irá encontrar. Algo que sempre gosto de salientar é que o escritor não precisa de um enredo super inovador para contar uma boa história. Ele pode partir do básico, da mais simplória ideia, que nem por isso será necessariamente um história repetitiva e sem graça. O segredo reside em como você vai contar essa história, como se dará o seu desenvolvimento capaz de instigar o leitor através de uma temática simples. É aí que entra a criatividade do escritor. E a autora de Guardians conseguiu demonstrar essa criatividade.
Apesar da sinopse apontar para eventos de fantasia, a história foca-se nas relações entre os personagens, relegando a parte principal da batalha dos guardiões contra os youkais e polvilhando o enredo com tramas mais realistas. Esse foi um ponto bastante chamativo em Guardians, pois no meio de uma história de fantasia, temos, por exemplo, questões de relacionamento homossexual, prostituição de jovens que são enganadas e levadas a outros países, e outros assuntos bem interessantes para se ter num gênero fantástico. Aliás, esse fato corrobora a classificação etária de 16 anos indicada na contra-capa. Mas convenhamos que num país como o Brasil, onde o entretenimento visual (novelas, filmes) está tão saturado de assuntos adultos, essa classificação poderia até mesmo decrescer um pouco.
Não bastasse isso, os personagens são carismáticos. Compõem o ponto forte do livro, divertindo e emocionando os leitores. Cada um deles é dotado de personalidade, e a autora soube como guiá-los muito bem durante a história. É fácil se familiarizar com eles, e em poucas páginas sentimo-nos com um grande desejo de conhecê-los melhor. Não sei se consigo apontar um preferido. Eu gostei muito do jeito certinho do Ryan, mas eu simpatizei mais com o aspecto mais fechado do Qiang, pois pareceu-me um personagem misterioso com uma história dramática velada nas suas ações retraídas e vingativas; personagens assim me instigam.
A única crítica negativa que faço nesse quesito é sobre o final. Acredito que a autora tenha simplesmente dividido em três volumes os capítulos originais da fic. Ou seja, quando chegamos no final do livro, se parece apenas com o término de um capítulo qualquer. A autora poderia ter feito algumas alterações para fechar parcialmente algumas tramas do livro e instigar o leitor para o próximo volume.

Guardians pela internet

Quando eu havia dito no começo do texto que Guardians foi um fenômeno no universo das fics, eu não estava de brincadeira. Por ter conquistado o respeito e a admiração de fãs, várias fanfics de Guardians foram escritas desde a sua criação. E isso não significa pouca coisa, pois é realmente difícil uma história despontar na internet a ponto de maravilhar os leitores. O fato de ver fanfics de sua própria história deve ser o feedback máximo para um “ficwriter”(escritor de fanfics e fics).

Ray 11/01/2011

Guardians - Lucy Rangel
AH TÁ! São 03:35 da manhã, eu acabo de terminar a leitura do livro e estou REVOLTADA! COMO ASSIM ACABOU AGORA? OK. Eu esqueci que esse é apenas o volume 1 portanto, estou desolada e aflita. Obrigada por perguntar. Hahahaha.
Lucy Rangel, como ela é comumente (e gosta de ser) chamada, escreveu a saga Guardian originalmente na internet, num blog. Conquistou leitores com sua saga completamente imersa na cultura japonesa e uma ilustradora, a Ana Claudia Coelho.
Conheci a Lu via twitter, ela se mostrou super aberta à parceria e aceitou o ‘’Livros Me Mordam’’ como parceiro! \o/ Não tínhamos comentado sobre envio de livro nem coisa parecida, estávamos mais empolgadas que sei lá o que. Porém, um belo dia, ela me pediu meu endereço para enviar o livro. Eu fiquei chocada porque tinha acabado de escrever um e-mail para ela propondo um blog tour entre as parceiras.
Mas ficou decidido que ela me enviaria o livro, eu fiquei super feliz. Até cogitamos a possibilidade de um encontro já que moramos no mesmo estado e assim também faríamos a entrevista com ela.
Como nem tudo são flores e docinhos, Lu passou um mau bocado com o correio e 4 livros foram extraviados. Daí, infelizmente, tive que ficar seu meu ‘’livro real’’. Mas, para a parceria não sofrer atrasos ou danos, a Lu me mandou o arquivo em PDF. E nem adianta que eu não vou passar adiante. MUAHAHAHAHA.
Comecei a ler o PDF na madrugada do dia 29. Li até a 168, eu acho. Depois, nessa madrugada eu terminei o livro e fiquei desolada. Esse é o grande lado ruim do PDF, você vai passando, passando, lendo, lendo e, quando menos espera, o livro acaba. Isso me desespera. Odeio PDFs. Ahuhaua.

Primeira coisa que tenho a dizer: Guardians é DIVERSÃO NA CERTA.
Imagine todos os signos do zodíaco sendo representados por pessoas vindas de todos os cantos do planeta. E cada um deles é extremamente caricato e tem as características do signo de defende e representa? Pois é. Isso é Guardians! Não pense em cavaleiros do Zodíaco, abra seu coração para esses lindos guerreiros super especiais e cheios de talentos. Eles vão te conquistar!
Lucy conhece bem as características do zodíaco e usa, como base, a cultura oriental de mangás e lendas para o universo e ambiente da história. A trama juvenil se passa no Japão e os Guardiões tem que selar uma barreira para evitar que os Youkais passem para o plano dos humanos.
Eu gostei da história porque já tive contato com mangás e animes, me senti bem à vontade com tudo. Além disso me diverti muito com as personagens e seus jeitos, reações e tiradas engraçadas. Não me agüento! HUAHUAHUAHUA
Apesar de achar a geminiana bem diferente de mim. XD
Outro ponto bacana é a excelente revisão. Encontrei pouquíssimos erros no livro. PARABÉNS!
O livro tem a medida certa. Te explica bem as coisas, tem glossário. Te ambienta para que não se perca e nem imagine algo que te tire o foco da história. De início você pode achar uma história juvenilzinha água com açúcar, mas vai ver que Guardians tem um grande poder de conquista!
Recomendo porque é uma leitura que além de te envolver e fazer sentir lá, com eles, querendo mais e mais, é fácil, simples e rápida. A história te faz rir, sentir nervoso e virar as páginas ansiosamente porque as aventuras dessa gurizada é boa demais. Não percam essa oportunidade!

P.S.: Ele é ilustrado! *-* Vários desenhos divertidos! hihihihi. ADORO

Roberta 15/12/2011

Resenha | Guardians: Volume 1
para ler esta resenha no blog: http://artbooks.blogspot.com/2011/02/resenha-guardians-volume-i-luciane.html

Não sei por onde começo esta resenha. Quando você lê livros que te impressionam, dá nisso. Não sei porque um dia isso passou pela minha cabeça, mas como havia dito a Lucy, a primeira impressão que tive de Guardians (antes de ler!) era de uma história baseada no desenho "Cavaleiros do Zodíaco".
Errei feio, assumo!

A única coisa que pode ter ligação quanto ao desenho é que Guardians também envolve os sígnos do zodíaco e existem lutas durante a história. Posso dizer que Guardians é totalmente único. Guardians é totalmente diferente do que eu estava esperando. Confesso!

Bem, no início da história você já começa a definir seus Guardiões preferidos e os Guardiões de que você acha que NUNCA vai gostar. Comigo foi exatamente isso o que aconteceu. PORÉM, da metade do livro para o fim, comecei a mudar minhas escolhas. Você vai se apaixonar pelo Hayato e vai odiar a Sophie, vai amar o Mau e vai querer bater na Anne, vai achar as manias do Eric as mais sinistras possíveis, vai querer que o casal que você queria que ficasse juntos no início da história mude. Pelo menos comigo foi assim. Sofri a história inteira de tanto que me apeguei em casa um deles (menos na Sophie!).

A Lucy consegue fazer os personagens do livro com aquela máscara para depois mostrar exatamente o que há dentro deles. O que eles sentem e o porque são e agem de uma certa maneira que de início você não entende mas que depois faz todo o sentido. Enfim, deixei isso claro quanto aos personagens porque foi o que mais me chamou atenção. O modo como a Lucy faz com que cada um participe inteiramente da história sem haver o "personagem principal" e o "personagem coadjuvante" foi impressionante. Cada um conta um pouquinho de sua história de maneira única. E esse é o motivo pelo qual você se apaixona.

Enfim, mas não é só de flores que vive Guardians, é claro.
A história se passa com a nova geração de Guardiões. O colar de Guardião é passado de pai para filho.

Sophie Gautier, antiga guardiã do signo de Aries é a responsável de juntar todos os novos guardiões (filhos dos guardiões anteriores), que estão espalhados por todo o mundo. Cada um com o seu temperamento diferente e eles têm que se suportar e aprender a viver juntos para que a missão dê certo.Aí você se pergunta: "Que tal missão é essa?" e eu te respondo: Os guardiões defendem a humanidade de ataques de Youkais, que sugam a energia das pessoas para se fortalecerem e poderem abrir mais e mais a barreira do mundo em que vivemos para o mundo que eles vivem (sacou o VIVEMOS, né? Hiper me considero dentro da história! s2) a história se passa sempre com muitos mistérios (ainda quero saber o lance da Ariana!)

Luciane Rangel consegue fazer com que você queira ler as continuações dessa história o mais breve possível. E para quem já leu, e como eu está doida pra saber o que acontece nos outros volumes, fique ligado que o lançamento do segundo livro está previsto para Abril. *.* Juro que não sei mais o que escrever sobre esse livro tão impressionante que é Guardians. Impressionante sim porque supera todas e quaisquer expectativas de leitura que você possa ter.
SUPER RECOMENDO.

Vale muito a pena ler e se deliciar nessa história incrível. Agora você que ficou curioso e está afim de adquirir este livro é só entrar em contato direto com a autora no link da loja ou diretamente com a editora. O valor do livro tá hiper justo. R$ 35,90

Teremos três volumes de Guardians.
Guardians Volume 1
Guardians Volume 2 - lançamento em Abril/11
Guardians Volume 3 - sem data prevista para lançamento

Depois que você comprar o livro, venha me diz qual é o seu Guardião favorito. Porque eu já tenho o meu. (meeeeeuuussssssss).

Virei fã de verdade.
Um beijo.

Art Books 16/02/2011

Psychobooks 22/01/2011

Por ser todo baseado em animes e na cultura japonesa, confesso que fiquei com o pé atrás antes de começar a leitura. Nunca fui muito fã de desenhos assim… Assistia Ultraseven quando era beeeem pequena (confessando a idade…), alguns daqueles desenhos japoneses, mas nada de “Cavaleiros do Zodíaco”, “Power Rangers” ou algo do tipo…
O livro é todo baseado no poder dos signos e os elementos que o regem. Terra, Ar, Água e Fogo. Cada personagem tem o poder de um signo, de acordo com sua linhagem. Por exemplo: a filha de uma Guardiã de Leão, fatalmente nascerá sob o signo de Leão, e crescerá para se tornar uma guardiã também.
O cerne do livro é uma barreira entre o mundo em que vivemos e o mundo dos youkais que está se desintegrando. Cada vez que a fenda na barreira se torna maior, mais youkais conseguem atravessá-la, de acordo com o poder que têm. Quanto mais forte o youkai, menor tem que ser o buraco na barreira para que possa atravessar.
E essa é a tarefa de 12 jovens, entre 12 e 27 anos. Fechar a barreira que seus pais – os guardiões antecessores – não foram capazes, por estar em menor número.
Anne é a personagem principal, ela é a guardiã de Câncer, mas já com 21 anos ainda não teve seu poder despertado. Hikari é a guardiã de áries, já tem 17 anos e também não desenvolveu seus poderes.
Com a fenda da barreira cada dia maior e os ataques dos Youkais se intensificando, é de extrema importância que todos os Guardiões já estejam preparados e com seus poderes desenvolvidos para lacrar a barreira.
A Luciane soube rechear todas as relações entre os guardiões com intrigas e paixões. Isso torna a leitura realmente fluída e divertida. Anne não é das personagens mais apaixonantes… Em alguns momentos (tá vai… muitos) me irritei com ela.
Na metade da leitura o livro perde um pouco a fluídez e fica meio repetitivo… Com as lutas entre os guardiões e os youkais se intensificando e os diálogos girando todos em torno das mesmas intrigas e questões não resolvidas do passado.
A maioria das dúvidas que são jogadas durante a história ficam em suspenso para o próximo livro. Acho que isso tira um pouco do encanto da história… É complicado perceber que o livro está terminando… Sabem quando o fim das páginas está se aproximando e a gente percebe que as dúvidas não vão ser todas esclarecidas? Muitas pontas soltas para o próximo livro acaba sendo frustrante.
Acho que mesmo por se tratar de uma série, a obra poderia ser dividida com cada livro tendo o seu próprio final.

Gostou? Quer ler mais? Acesse o blog?

Gustavo195 02/02/2023

O livro favorito do meu eu adolescente fascinado por signos.
Existe uma barreira invisível que separa o mundo humano do mundo de criaturas monstruosas chamadas de Youkais. Ocasionalmente, essa barreira enfraquece e, com isso, alguns desses monstros conseguem atravessá-la para roubar energia vital dos seres humanos.
Para impedir que a barreira se rompa de vez, um grupo de humanos, regidos pelos signos das estrelas, precisam entrar em ação, pois são os únicos com o poder necessário para lacrar a fenda na barreira. Esse poder é passado de geração em geração há milênios e está vinculado aos doze signos do Zodíaco. Esse grupo de doze humanos é chamado de Guardiões.

A trama acompanha a geração atual de Guardiões que precisam se reunir para novamente lacrar a barreira, lacrada pela última vez pela geração anterior de Guardiões. Porém, a missão seria bem mais fácil se todos eles já tivessem despertado sua energia. Um outro problema é que a geração anterior se separou, fazendo com os que os Guardiões se espalhassem pelo mundo. Um membro desse grupo é Anne, a atual guardiã do signo de Câncer, porém, Anne é uma brasileira de família rica que não sabe nada sobre os Guardiões, os Youkais ou a barreira mística. Anne, até então, era apenas uma garota comum, sensível e medrosa que, de repente, descobre ser uma guerreira destinada a salvar o mundo com a ajuda de outros onze guerreiros que ela nunca viu na vida.
Sendo assim, Anne embarca junto dos guardiões de Sagitário e Touro, Shermie e Maurício, também brasileiros, para uma viagem ao Japão, onde serão treinados pela antiga guardiã de Áries, Sophie, que tem a missão de prepará-los para lacrar a barreira quando chegar a hora.

A criatividade de Luciane Rangel nessa obra é impressionante. Por mais difícil que o treinamento e a missão possam parecer, acho que o mais complicado, e divertido para nós leitores, é a conciliação entre os novos Guardiões, pois eles terão que passar muito tempo juntos e eles são doze pessoas com personalidades e temperamentos diferentes e que vêm de lugares diferentes do mundo. Um detalhe interessante é que as personalidades dos guerreiros estão atreladas ao seu signo regente. Por exemplo, Anne, a guardiã de Câncer, é a mais sentimental do grupo; Hikari, guardiã de Áries, é a mais eufórica; Érick, guardião de Peixes, mais parece um hippie paz e amor.

É uma aventura emocionante, recomendo demais a leitura. O livro está disponível na Amazon, na versão e-book (versão física só sob encomenda) e, se não me engano, a primeira edição está disponível gratuitamente no Wattpad!

Kellen 11/05/2011

Guardians
Apenas uma frágil barreira dimensional separa o nosso mundo de um mundo habitado pelas mais perversas criaturas, os youkais. Qualquer pequena fenda nessa barreira permite que os monstros a ultrapassem e espalhem o terror. Para resguardar e lacrar a barreira, além de impedir as maldades dos seres maléficos, existem os Guardiões, doze guerreiros que representam os signos do zodíaco e que receberam essa difícil missão de seu pai ou sua mãe, assim como aconteceu com eles antes durante gerações.

O trabalho dos Guardiões não é fácil, muito menos sem perigo. Na última vez em que lacraram a barreira vidas foram perdidas e o buraco, que demoraria décadas para abrir novamente, passados cerca de 20 anos já está dando problemas mais uma vez. A nova geração de Guardiões, que vem de diferentes lugares do mundo – três são brasileiros - ainda não está completamente pronta, mas precisa correr contra o tempo para salvar o mundo de algo muito ruim.

O primeiro livro da série Guardians, escrito pela queridíssima Luciane Rangel, é muito, muito bom. Estava ansiosa para lê-lo e com uma boa expectativa, que foi superada. O livro tem 359 páginas que praticamente voam em frente aos seus olhos. A leitura flui numa velocidade incrível e de forma muito gostosa. É uma obra que possui aventura, suspense, mistério, romance, drama, além de muita comédia. Aposto que você vai rir com Mau e Mic, hilários.

A trama lembra bastante os mangás e se passa, em sua maioria, no Japão. As ilustrações da Ana Claudia Coelho também são nota 10, gostei muito de vê-las na capa e durante a leitura, auxiliando na imaginação de determinadas cenas. Dos Guardiões meus preferidos são o Mau e Shermmie, que eu sempre lia Shermmine por culpa do Mau. Mic, Hikari e Sniper também me ganharam, a única com quem não fui muito com a cara foi Sofie. Ai, quero contar tudo que gostei para vocês, mas ficaria escrevendo até vocês cansarem de ler, então o que posso fazer é super indicar para que leiam o livro. Não percam a oportunidade de conhecer esse universo que a Lucy criou.

Não posso esquecer de contar. Em certo momento no livro, Anne uma das Guardiãs (ou não) começa a cantar com outro Guardião e pum, a música ficou na minha cabeça daquele momento em diante. Pelo menos a música é boa, né? Here Without You, do Three Doors Down.
Aliás, esse livro de estreia da série Guardians, lida bastante com o mistério que envolve Anne, a brasileira filha de um rico empresário que pouco sabe sobre seu passado e desconhece a existeência dos Guardiões até ser atacada por um youkai. Lucy, que final foi esse? Quero logo a continuação!

Paola 30/07/2011

O livro fala sobre os Guardiões. Cada um deles é regido por um signo do zodíaco e eles tem a importante missão de fechar a barreira que separa o nosso mundo do mundo dos youkais. Os 12 Guardiões estão sob o comando de Sofie, a antiga Guardiã de Áries.

A história começa com Anne, uma garota de 22 anos que é isolada de tudo e de todos desde que a sua mãe faleceu. Nunca saiu de casa nem para ir a escola, pois tinha professores a sua disposição. Porém, sua vida toma outro rumo quando Shermmie (Guardiã de Leão) e Mau (Guardião de Touro) revelam que ela, Anne, é a nova Guardiã de Câncer e ainda anunciam que devem viajar o mais rápido possível para o Japão, onde todos os Guardiões vão se reunir para serem treinados para a sua importante missão.

Os Guardiões são dos mais diversos países: Japão, Brasil, Estados Unidos, Argentina... Fazendo com que todos tenham algo especial para encantar o leitor. Sendo assim, com pessoas tão diferentes, o treinamento não poderia ser nada fácil. Ainda mais para Anne, que acaba de entrar para esse mundo tão agitado e ao mesmo tempo tão misterioso. E pior, alguns deles ainda nem despertaram seus poderes! Como será que eles irão conseguir cumprir a sua missão? E Anne, sendo assim tão inocente, será que vai mesmo conseguir ser uma Guardiã?

Luciane conseguiu me fazer pegar gosto por aventuras! Há tempos eu não lia algo tão bom! É um livro que, em minha opinião, daria super certo se virasse desenho animado ou até mesmo um filme! Se vocês gostam de ação e aventura, com certeza Guardians é o livro ideal! Obrigada Lu pela oportunidade de ler a sua obra!

Kel Costa 11/11/2011

Aventura irresistível, viciante e emocionante!
Guardians é simplesmente impossível de largar. Quando comecei a ler, logo no primeiro capítulo, cheguei a pensar que a história talvez pudesse ser um pouco infantil para mim. Erro meu! Logo no final deste mesmo capítulo eu já estava viciada no livro e doida para saber mais. Apesar de nunca ter gostado muito de desenhos japoneses e história do tipo, era assim que eu enxergava Guardians enquanto ia lendo. Dava para imaginar direitinho as cenas que envolviam lutas com os youkais!

Luciane Rangel criou essa história redondinha sobre os Guardiões e não decepcionou. Um livro que poderia ter se tornado complicado por possuir tantos personagens, mas que fluiu perfeitamente comigo. A autora mostra um pouco sobre cada Guardião usando a narrativa em terceira pessoa e, portanto, dá para o leitor conhecer e se apegar a cada um deles. Anne é aquela pessoa que dá vontade de proteger, de tão boba e ingênua que é. Às vezes eu pensava se era possível mesmo alguém ser tão inocente quanto ela. A pobrezinha sofre um bocado na mão do pessoal rs.

Tive minhas quedinhas básicas por alguns personagens, como o Sniper que é fantástico! Nossa, ele é hilário e irresistível com o seu jeitinho “eu me acho o melhor”. Há algo em Sniper que quebra essa imagem de antipático que inicialmente o leitor pode ter dele. O Ryan é outro que ganhou rapidamente minha simpatia, com sua neurose de virginiano. Sério, eles dois garantem sozinhos a parte cômica da história. Já minha antipatia, esteve toda ao lado de Sofie. Não consegui engolir a mulher de jeito nenhum, pelo jeito nojento como ela tratava Anne e a própria filha. Queria ser um mosquitinho para chegar ali no meio deles e falar “ei, se liguem, Sofie é uma vaca!” =D

Não é só de aventura que Guardians é feito. Há um certo segredo no ar que Sofie luta para esconder e que Luciane fez o favor de não revelar – tive vontade de bater na porta dela de madrugada para comprar Guardians volume 2 – e adianto que é um mistério muito, muito grande, que provavelmente vai abalar as estruturas do grupo. Aquela mulher não esconderia nada com tanto afinco, se não fosse algo avassalador. Além disso, é encantador ver e torcer pelos possíveis casais que irão se formar e eu já tenho meus preferidos!

Guardians resgatou minha imaginação de criança, da época em que queria ter poderes e lutar contra o mal, me metendo numa super aventura cheia de perigos. Acho que toda criança teve essa fase, né? Bem, espero que sim. rs. Não pensem, porém, que isso torna o livro infantil. Ele não é! Só resgata esses sentimentos do leitor. Pelo menos comigo foi assim.

A capa é super bacana, com a imagem de todos os personagens e as características deles bem desenvolvidas. No início da história, conforme eles iam sendo apresentados, eu ia olhando a página para gravar a imagem de cada um na mente. Isso sem contar as diversas ilustrações dentro do livro, o que torna a narrativa muito mais interessante. Recomendado!

[Leia a resenha na íntegra]

1 | 2 | 3 | 4 | 5