Guardians Luciane Rangel
Ana Claudia Coelho

Resenhas - Guardians - Volume 1

1 | 2 | 3 | 4 | 5

M. Scheibler 30/03/2012

Mais um excelente livro brasileiro para incrementar minha estante !!! Apesar de ser direcionado para os chamados “jovens adultos” (YA, na abreviação inglesa), o livro nos proporciona reflexões sobre temas muito pertinentes em nossas vidas. Não ficarei citando trechos da obra, mas, sim, as entrelinhas que nos mostram coisas que cabem discutir.

A leitura flui pois a linguagem é simples e direta. Os personagens são jovens e há utilização de gírias. Doze estão reunidos para lutar contra invasores de outra dimensão e o convívio nessa idade costuma ser turbulento. O primeiro ponto a ser ponderado é a do preconceito. Um casal de lésbicas faz parte da turma dos Guardiões, o que, num primeiro momento, choca, mas depois torna-se algo conciliável.

Em seguida, a questão da vingança. O poder do Guardião passa dos pais para os filhos. Um dos membros atuais considera culpada pela morte de sua mãe a outra integrante do grupo antigo e que, atualmente, lidera os jovens. Como forma de intimidação, ameaça a vida tanto dela quanto da filha.

Temperamentos totalmente diferentes divergem na obra. Entre as garotas, temos rebeldes e patricinhas. Entre os garotos, temos perfeccionistas, malandros e conquistadores.

O grupo de Guardiões anterior, formado pelos pais dos atuais, era muito unido, detalhe que falta ao grupo atual. O tempo para fechar a barreira que une os dois mundos é curto e não há tempo hábil para deixar tudo nos conformes. Duplas ou trios fazem as rondas pela cidade de Tóquio, mas sempre há desavenças que resultam, entre outras coisas, em incompatibilidade de energia.

Esse é apenas o primeiro livro da trilogia GUARDIANS. O decorrer e o desfecho dessa obra eu lerei em breve e daí posso avaliar melhor o que acontecerá com a turma bonita criada pela colega escritora Luciane Rangel.

Swan 11/08/2011

“— Esse monstro, na verdade, é um youkai... há milhares de anos, esses seres viviam em nosso planeta, em perfeita harmonia com os humanos. Até que, como nem tudo são flores, começou a haver divergências e guerras, e houve uma divisão de ‘mundos’.” [pág.23]
A barreira que separa os mundos humano e youkai está se rompendo e é dever dos guardiões, pessoas com ‘poderes’, lacrar a barreira e proteger a humanidade dos youkais. Esses ‘poderes’ dos guardiões são, na verdade, energia especial originada de seus signos regentes, que é passada de pais para filhos.
É chegada a hora de da nova geração de guardiões se reunir para cumprir seu dever. Vindos de várias partes do mundo, eles se reunirão no Japão e serão guiados por Sofie Gautier, antiga guardiã de Áries, uma das integrantes do grupo que tentou (sem muito sucesso) lacrar a barreira anos atrás.
No Brasil, Maurício(Touro) e Shermmie(Leão) entram, de ‘penetras’ numa festa no Rio de Janeiro, a procura de Anne, a suposta guardiã de Câncer, e encontram-na em seu quarto sendo atacada por um youkai. Depois de salvá-la, eles descobrem que Anne nada sabe sobre guardiões e explicam-lhe toda a história, informando-lhe que partirão para o Japão dali a algumas horas.
Juntos em Tóquio, os guardiões percebem que é preciso apressar-se, pois a fenda está aumentando cada vez mais rápid0. Porém, é perceptível que, diferentemente do grupo antigo, o atual é muito desunido. Há muitos desentendimentos e falta de sincronia entre eles. É necessário que eles superem suas diferenças para poder cumprir sua missão, mas isso não será tão fácil...
Minha opinião? Sabe aquela estória de amor à primeira página? Pois é! Contando com um enredo incrivelmente criativo, empolgante, envolvente e viciante, a estória é narrada em terceira pessoa, mostrando simultaneamente vários cenários, nos permitindo saber o que acontece a cada personagem, em todos os momentos.
A mistura de culturas, conceitos e personalidades diferentes é a causa de muitos conflitos entre os guardiões, e também nos proporciona cenas com diálogos do tipo que arrancam fartas risadas. Assim, carregado de humor, mistério e uma pitada de romance, o primeiro volume da série Guardians cativa o leitor desde o primeiro momento e é praticamente impossível parar depois de iniciada a leitura.
Fiquei extremamente absorta, envolvida e, ao final, curiosa e ansiosa pela continuação. Me apaixonei completamente pela estória e seus personagens, o que não acontecia há algum tempo. Posso dizer que Guardians chegou em minhas mãos e foi direto para a minha lista de preferidos. Mal posso esperar para ler os próximos. Leitura excelente, SUPER RECOMENDO!!!!!

Joaninha 24/02/2012

Guardians é Maravilhoso, Empolgante, Divertido!
Li Guardians em menos de 12 horas e simplesmente me apaixonei! O livro tem uma narrativa envolvente e divertida, e quando a pessoa menos espera acaba com você louquinha para ler o próximo *-* Há e também tem as ilustrações no livro que são ótimas!

No inicio do livro conhecemos Shermmie e Maurício "Mau" que estão indo atrás de Anne em sua festa de aniversário. Durante a festa Anne é atacada por um youkai e acaba sendo salva por Shermmie, guardiã de Leão. É aí que Anne descobre que o que a atacou é um youkai e que ela é uma dos doze Guardiões ligados aos signos do zodíaco.

Após descobrimos o porque dos youkais estarem atacando, Anne é convencida á ir ao Japão treinar para que possa ajudar aos outros guardiões á lacrarem a barreira por onde os youkais estão passando.

Ao chegarem no Japão conhecemos os outros nove guardiões e Sofie Gautier, a antiga guardiã de áries, que está no comando de treinar os guardiões atuais. Eles descobrem que os youkais estão sugando a vitalidade dos humanos para que a "rachadura" na barreira fique cada vez maior, para que mais youkais possam passar para o mundo humano. Os guardiões precisam lacrar a barreira o quanto antes, no entanto nem todos despertaram o poder do seu signo.

A pesar de serem doze personagens principais (conhecemos um pouco de cada um no livro), o livro nao se torna chato de ler, ao contrário, o livro é muito empolgante, as conversas entre os guardiões e as lutas contra os youkais são ótimas! Você termina o livro já querendo ler o próximo!

A Luciane Rangel e a Ana Claudia Coelho estão de parabéns por esse livo maravilhoso!! Recomendadíssimo!!!

Obg á Lucy-Chan por me proporcionar a leitura do seu livrinho*-*

Bjs e mais resenhas em:

Lais 22/07/2011

"O mundo dos homens é protegido do mundo de malignas criaturas por uma barreira dimensional. Frágil e sob constante ameaça, ela é protegida por doze guerreiros sob os signos das estrelas: os Guardiões.

A missão desses jovens, que contam com poderes sobre-humanos, é evitar que catástrofes tomem o mundo, fechando uma fenda na barreira e impedindo a passagem dos monstros. Porém, por mais que tenham incríveis poderes, as fraquezas inerentes aos humanos – o amor, o ódio, a vingança e a hesitação – continuam presentes, tornando a missão um pouco mais difícil do que parecia ser..."

O livro publicado pela Editora Lexia, é uma parceria feita entre Luciane Rangel(escritora do livro) e Ana Cláudia Coelho(Ilustradora). Pode ser comprado através da loja virtual http://loja-guardians.blogspot.com .

A história se passa nos tempos atuais, protagonizada por uma jovem de 21 anos de idade chamada Anne Soares. Prisioneira indiretamente da mansão do próprio pai Anne sofre uma grande solidão por seu isolamento, não conhecendo nada do mundo exterior àquelas paredes. Já no início, o baque de descobrir por intermédio de outros dois guardiões brasileiros que teria que largar tudo e ir para o Japão para lutar contra monstros que ela morria de medo e ir lacrar uma barreira que ela só havia descoberto a existência da mesma vinte e quatro horas atrás é visível. E mesmo assim, ela vai.

Parece clichê? Bem, talvez, mas espere pegar o livro e lê-lo por si só. Essa é a magia de Guardians: A obra fala por si e absolutamente ninguém consegue transpôr em palavras sua grandiosidade além da autora. Muitos fãs tentam, e mostram o quanto aquilo significa para cada um deles, mas nada pode ser comparado a ver os textos de Luciane unidos à ótima e oportuna ilustração de Ana Cláudia, que deixa as cenas muito mais fáceis de imaginar.

Os guardiões têm sim personalidade definida, assim como valores construídos durante toda uma vida, mas em todos os momentos eles continuam sendo humanos, propícios a erros e a maus julgamentos. Neste livro, passado, presente e futuro são grandes incertezas e provavelmente os maiores adversários dos personagens principais, que são obrigados a lidar com cada um deles, seja isso fácil ou não.

Luciane consegue envolver vários gêneros durante toda a história com maestria, onde mostra que mesmo em uma "vida real" como aquela, todos os gêneros têm seu devido espaço sem parecer algo forçado, e esse equilíbrio é um dos fatores que mais cativam o leitor.

Para aqueles que buscam uma história interessante e envolvente, com personagens carismáticos e apaixonantes, o primeiro volume é uma ótima pedida. A história está sendo dividida em três partes, o que não causará cansaço para nenhum leitor, e podem esperar ansiosos pelos outros dois volumes que prometem mais ainda, com previsão para o segundo livro sair entre maio e junho.

Resenha feita em 23/05/2011 por Laís Sales.

Marcia-Rios 28/07/2011

Guardians
Pela ficha dos personagens temos a exata características de cada um e mesmo que a grande maioria tenha sido treinado desde pequenos para tal missão, quando reunidos percebemos que não será tão fácil assim. Afinal com personalidades tão diferente e com seus conflitos pessoais matar demônios seria o menor dos problemas se, todos já tivessem desenvolvido seus poderes, conseguissem aliar seus elementos e se entendessem harmoniosamente.

São exatamente esses "pequenos" detalhes que tornam a leitura rápida, interessante, engraçada, divertida, tensa, triste e mesmo que só tenha tido uma pequena revelação, minha curiosidade aumenta em saber quando revelados o impacto que causará, quais pares serem formados...

Para conhecer os personagem acesse toda a resenha:

Rafa 11/02/2011

Resenha escrita para o blog "Ei, olha meu livro!"
Pronto. Ler a sinopse do livro já foi o suficiente para despertar o monstrinho da curiosidade que vive em mim. Depois de ler o primeiro capítulo do livro (está disponível no site da autora, vale a pena conferir) e a ficha dos personagens principais da trama “monstrinho curioso” só ficou mais agitado. E quando soube que a autora, Luciane Rangel, assim como eu, foi (e ainda é) fã de animes, mangás e da cultura japonesa em si eu tive certeza de uma coisa: o “monstrinho curioso” não ia sossegar enquanto eu não lesse esse livro.

Vou pedir licença a Petit Ange e pegar emprestada uma frase que ela usou no início do prefácio de “Guardians”: coisas boas aparecem quando menos se espera. Pois se antes eu já tinha certeza que, ao ler o livro, encontraria uma grande história, agora que terminei o primeiro volume posso dizer com convicção: sim, eu encontrei uma grande história.

E não digo isso só por quê sou fã de animes e mangás e o enredo de “Guardians” tenha essa magia que as obras nipônicas tem e me encantam tanto. Na verdade, uma das minhas “preocupações” ao redor dessa obra é que ela fique restrita apenas ao nicho “otakus” e “nerds”. Infelizmente o Brasil não é um país cujo o número de leitores cause orgulho; para “piorar”, existe preconceito ao redor de alguns gêneros literários.

“Não julgue um livro pela capa”; sei que esse pode ser o ditado mais velho e batido do universo, mas ele cai como uma luva. Mesmo que você não goste de mangás, monstros caricatos, lutas envolvendo magias elementais e todos esses elementos nipônicos, ainda sim sugiro que “dê uma chance” a “Guardians”; as chances de não gostar do livro são mínimas!

A história é envolvente; ao contrário de alguns livros que, ao final dos capítulos o leitor pensa “vou dar uma paradinha e leio um pouco mais depois”, fazer isso com “Guardians” é quase impossível: o leitor realmente fica ansioso para saber o que virá a seguir.

Mas, prometi a mim mesma que não falaria muito sobre a história, e tudo que vou dizer é que ela já começa com pé direito, tendo direito até a um embate entre a Guardiã de Leão contra um Monstro – aliás, outro ponto alto do livro é que, além das várias lutas entre heróis e demônios é que todas são bem descritas. E não pára por aí a história vai crescendo e, mesmo que o foco seja “lacrar a barreira antes que ferre tudo de vez”, o leitor também é envolvido pela história de cada um dos personagens e, claro, pelo mistério que gira em torno da Guardiã de Câncer.

E claro, não posso deixar de falar dos personagens, que mesmo sendo heróis de ficção, são bem trabalhados que o leitor fica com a sensação “poxa, seria tão legal se ele existisse”. Mau é protetor e carinhoso, o quê faz qualquer um desejar um amigo ou irmão como ele; Sniper e seu charme com certeza lembra o amigo “galinha” que todo mundo tem; Shermie, mesmo com uma marra que lembra muito a Docinho de PPG, é divertida, ainda mais quando briga com o Sniper; Hikari é tão tagarela que fala pelos tornozelos, pois os cotovelos não conseguem dar vazão; embora a mania de organização de Ryan irrite um pouco, impossível não se fascinar pelo bom coração que ele tem; até um coração de pedra se comove com o amor proibido entre Maire e Micaela; a forma melosa com que Eric trata a namorada incomoda, mas é recompensada pela displicência dele, que é no mínimo cômica. Até diante da frieza e do desejo de vingança de Li Qiang, fica difícil não gostar dele.

Se teve algum personagem que eu não gostei? Sim teve. Sofie, a antiga Guardiã de Áries e atual responsável por treinar o novo grupo de Guardiões; a forma como ela trata a filha, às vezes é absurda de tão ruim.

E outra personagem que não caiu nas minhas graças foi Anne, a Guardiã de Câncer; embora gire um grande mistério em torno dela (o qual eu já desconfie o que é) ela é muito, mas MUITO chorona. Ela pode ter crescido sem amigos e não saber fazer nada sozinha, mas ela está num nível que é capaz de tirar Jesus Cristo do sério. Embora acredite que ela vá crescer ao longo da trama, não posso ter certeza que eu vá criar simpatia pela personagem.

Só que agora há um problema: meu “monstrinho curioso” não consegue mais dormir. O final do livro não deixou com um gostinho de quero mais: deixou com O gosto. Felizmente a Luciane avisou que não precisaremos esperar muito pelo próximo volume; em abril ele provavelmente estará prontinho para saciar tanto o meu “monstrinho” quanto seus leitores, que assim como eu, estão ansiosos pela continuação da história de “Guardians”!

Kel Costa 11/11/2011

Aventura irresistível, viciante e emocionante!
Guardians é simplesmente impossível de largar. Quando comecei a ler, logo no primeiro capítulo, cheguei a pensar que a história talvez pudesse ser um pouco infantil para mim. Erro meu! Logo no final deste mesmo capítulo eu já estava viciada no livro e doida para saber mais. Apesar de nunca ter gostado muito de desenhos japoneses e história do tipo, era assim que eu enxergava Guardians enquanto ia lendo. Dava para imaginar direitinho as cenas que envolviam lutas com os youkais!

Luciane Rangel criou essa história redondinha sobre os Guardiões e não decepcionou. Um livro que poderia ter se tornado complicado por possuir tantos personagens, mas que fluiu perfeitamente comigo. A autora mostra um pouco sobre cada Guardião usando a narrativa em terceira pessoa e, portanto, dá para o leitor conhecer e se apegar a cada um deles. Anne é aquela pessoa que dá vontade de proteger, de tão boba e ingênua que é. Às vezes eu pensava se era possível mesmo alguém ser tão inocente quanto ela. A pobrezinha sofre um bocado na mão do pessoal rs.

Tive minhas quedinhas básicas por alguns personagens, como o Sniper que é fantástico! Nossa, ele é hilário e irresistível com o seu jeitinho “eu me acho o melhor”. Há algo em Sniper que quebra essa imagem de antipático que inicialmente o leitor pode ter dele. O Ryan é outro que ganhou rapidamente minha simpatia, com sua neurose de virginiano. Sério, eles dois garantem sozinhos a parte cômica da história. Já minha antipatia, esteve toda ao lado de Sofie. Não consegui engolir a mulher de jeito nenhum, pelo jeito nojento como ela tratava Anne e a própria filha. Queria ser um mosquitinho para chegar ali no meio deles e falar “ei, se liguem, Sofie é uma vaca!” =D

Não é só de aventura que Guardians é feito. Há um certo segredo no ar que Sofie luta para esconder e que Luciane fez o favor de não revelar – tive vontade de bater na porta dela de madrugada para comprar Guardians volume 2 – e adianto que é um mistério muito, muito grande, que provavelmente vai abalar as estruturas do grupo. Aquela mulher não esconderia nada com tanto afinco, se não fosse algo avassalador. Além disso, é encantador ver e torcer pelos possíveis casais que irão se formar e eu já tenho meus preferidos!

Guardians resgatou minha imaginação de criança, da época em que queria ter poderes e lutar contra o mal, me metendo numa super aventura cheia de perigos. Acho que toda criança teve essa fase, né? Bem, espero que sim. rs. Não pensem, porém, que isso torna o livro infantil. Ele não é! Só resgata esses sentimentos do leitor. Pelo menos comigo foi assim.

A capa é super bacana, com a imagem de todos os personagens e as características deles bem desenvolvidas. No início da história, conforme eles iam sendo apresentados, eu ia olhando a página para gravar a imagem de cada um na mente. Isso sem contar as diversas ilustrações dentro do livro, o que torna a narrativa muito mais interessante. Recomendado!

[Leia a resenha na íntegra]

Paola 30/07/2011

O livro fala sobre os Guardiões. Cada um deles é regido por um signo do zodíaco e eles tem a importante missão de fechar a barreira que separa o nosso mundo do mundo dos youkais. Os 12 Guardiões estão sob o comando de Sofie, a antiga Guardiã de Áries.

A história começa com Anne, uma garota de 22 anos que é isolada de tudo e de todos desde que a sua mãe faleceu. Nunca saiu de casa nem para ir a escola, pois tinha professores a sua disposição. Porém, sua vida toma outro rumo quando Shermmie (Guardiã de Leão) e Mau (Guardião de Touro) revelam que ela, Anne, é a nova Guardiã de Câncer e ainda anunciam que devem viajar o mais rápido possível para o Japão, onde todos os Guardiões vão se reunir para serem treinados para a sua importante missão.

Os Guardiões são dos mais diversos países: Japão, Brasil, Estados Unidos, Argentina... Fazendo com que todos tenham algo especial para encantar o leitor. Sendo assim, com pessoas tão diferentes, o treinamento não poderia ser nada fácil. Ainda mais para Anne, que acaba de entrar para esse mundo tão agitado e ao mesmo tempo tão misterioso. E pior, alguns deles ainda nem despertaram seus poderes! Como será que eles irão conseguir cumprir a sua missão? E Anne, sendo assim tão inocente, será que vai mesmo conseguir ser uma Guardiã?

Luciane conseguiu me fazer pegar gosto por aventuras! Há tempos eu não lia algo tão bom! É um livro que, em minha opinião, daria super certo se virasse desenho animado ou até mesmo um filme! Se vocês gostam de ação e aventura, com certeza Guardians é o livro ideal! Obrigada Lu pela oportunidade de ler a sua obra!

Kellen 11/05/2011

Guardians
Apenas uma frágil barreira dimensional separa o nosso mundo de um mundo habitado pelas mais perversas criaturas, os youkais. Qualquer pequena fenda nessa barreira permite que os monstros a ultrapassem e espalhem o terror. Para resguardar e lacrar a barreira, além de impedir as maldades dos seres maléficos, existem os Guardiões, doze guerreiros que representam os signos do zodíaco e que receberam essa difícil missão de seu pai ou sua mãe, assim como aconteceu com eles antes durante gerações.

O trabalho dos Guardiões não é fácil, muito menos sem perigo. Na última vez em que lacraram a barreira vidas foram perdidas e o buraco, que demoraria décadas para abrir novamente, passados cerca de 20 anos já está dando problemas mais uma vez. A nova geração de Guardiões, que vem de diferentes lugares do mundo – três são brasileiros - ainda não está completamente pronta, mas precisa correr contra o tempo para salvar o mundo de algo muito ruim.

O primeiro livro da série Guardians, escrito pela queridíssima Luciane Rangel, é muito, muito bom. Estava ansiosa para lê-lo e com uma boa expectativa, que foi superada. O livro tem 359 páginas que praticamente voam em frente aos seus olhos. A leitura flui numa velocidade incrível e de forma muito gostosa. É uma obra que possui aventura, suspense, mistério, romance, drama, além de muita comédia. Aposto que você vai rir com Mau e Mic, hilários.

A trama lembra bastante os mangás e se passa, em sua maioria, no Japão. As ilustrações da Ana Claudia Coelho também são nota 10, gostei muito de vê-las na capa e durante a leitura, auxiliando na imaginação de determinadas cenas. Dos Guardiões meus preferidos são o Mau e Shermmie, que eu sempre lia Shermmine por culpa do Mau. Mic, Hikari e Sniper também me ganharam, a única com quem não fui muito com a cara foi Sofie. Ai, quero contar tudo que gostei para vocês, mas ficaria escrevendo até vocês cansarem de ler, então o que posso fazer é super indicar para que leiam o livro. Não percam a oportunidade de conhecer esse universo que a Lucy criou.

Não posso esquecer de contar. Em certo momento no livro, Anne uma das Guardiãs (ou não) começa a cantar com outro Guardião e pum, a música ficou na minha cabeça daquele momento em diante. Pelo menos a música é boa, né? Here Without You, do Three Doors Down.
Aliás, esse livro de estreia da série Guardians, lida bastante com o mistério que envolve Anne, a brasileira filha de um rico empresário que pouco sabe sobre seu passado e desconhece a existeência dos Guardiões até ser atacada por um youkai. Lucy, que final foi esse? Quero logo a continuação!

Psychobooks 22/01/2011

Por ser todo baseado em animes e na cultura japonesa, confesso que fiquei com o pé atrás antes de começar a leitura. Nunca fui muito fã de desenhos assim… Assistia Ultraseven quando era beeeem pequena (confessando a idade…), alguns daqueles desenhos japoneses, mas nada de “Cavaleiros do Zodíaco”, “Power Rangers” ou algo do tipo…
O livro é todo baseado no poder dos signos e os elementos que o regem. Terra, Ar, Água e Fogo. Cada personagem tem o poder de um signo, de acordo com sua linhagem. Por exemplo: a filha de uma Guardiã de Leão, fatalmente nascerá sob o signo de Leão, e crescerá para se tornar uma guardiã também.
O cerne do livro é uma barreira entre o mundo em que vivemos e o mundo dos youkais que está se desintegrando. Cada vez que a fenda na barreira se torna maior, mais youkais conseguem atravessá-la, de acordo com o poder que têm. Quanto mais forte o youkai, menor tem que ser o buraco na barreira para que possa atravessar.
E essa é a tarefa de 12 jovens, entre 12 e 27 anos. Fechar a barreira que seus pais – os guardiões antecessores – não foram capazes, por estar em menor número.
Anne é a personagem principal, ela é a guardiã de Câncer, mas já com 21 anos ainda não teve seu poder despertado. Hikari é a guardiã de áries, já tem 17 anos e também não desenvolveu seus poderes.
Com a fenda da barreira cada dia maior e os ataques dos Youkais se intensificando, é de extrema importância que todos os Guardiões já estejam preparados e com seus poderes desenvolvidos para lacrar a barreira.
A Luciane soube rechear todas as relações entre os guardiões com intrigas e paixões. Isso torna a leitura realmente fluída e divertida. Anne não é das personagens mais apaixonantes… Em alguns momentos (tá vai… muitos) me irritei com ela.
Na metade da leitura o livro perde um pouco a fluídez e fica meio repetitivo… Com as lutas entre os guardiões e os youkais se intensificando e os diálogos girando todos em torno das mesmas intrigas e questões não resolvidas do passado.
A maioria das dúvidas que são jogadas durante a história ficam em suspenso para o próximo livro. Acho que isso tira um pouco do encanto da história… É complicado perceber que o livro está terminando… Sabem quando o fim das páginas está se aproximando e a gente percebe que as dúvidas não vão ser todas esclarecidas? Muitas pontas soltas para o próximo livro acaba sendo frustrante.
Acho que mesmo por se tratar de uma série, a obra poderia ser dividida com cada livro tendo o seu próprio final.

Gostou? Quer ler mais? Acesse o blog?

Art Books 16/02/2011

Amanda 17/01/2011

"Há milhares de anos esses seres viviam em nosso planeta, em perfeita harmonia com os humanos". Só que eles decidiram que não queriam mais paz e entraram em guerra com os homens e foram presos em outra dimensão. De tempos em tempos a barreira começa a se abrir e esses seres, os youkais, tentam atravessar e para proteger os humanos deles é que existem os Guardians.

Os guardiões são 12 humanos cada um representante de um signo que tem o poder e o dever de eliminar os youkais e fechar a barreira. Normalmente eles conseguem mantê-la fechada por décadas. Infelizmente da última vez um dos 12 não estava presente e isso gerou graves consequências: dois guardiões mortos, um gravemente ferido e a barreira voltou a abrir após alguns anos.

E é por isso que agora os filhos desses guardiões estão se encontrando para mais uma vez fechar a barreira, treinados plea antiga guardiã de Áries. Ah, eu não contei né, o poder do signo é passado de geração a geração...pois é, são sempre descendentes. Todos os 12 se encontraram no Japão, só que nem todos despertaram a energia necessária para fechar a barreira, o que é um problema. Mais a maior confusão é como existe guardiã de Câncer, afinal o antigo morreu aparentemente sem deixar filhos....

É muito interessante ver o temperamento de cada um influenciado por seu signo, o relacionamento entre eles ou melhor, em alguns casos, a falta de relacionamento uahuah. E ao mesmo tempo em que enfrentam os youkais e tentam proteger os humanos, ainda tem que descobrir como se darem bem ou pelo menos como não matarem uns aos outros.

No meio disso tudo você tenta descobrir qual é o mistério que envolve o antigo guardião de Câncer e porque Anne ( a atual) não poderia ser guardiã. Vai descobrir que a história dessa brasileira, criada quase que presa dentro de casa (é sério!), é ainda mais complicada do que parece. E não para por aí. A vida de Hikari (atual guardiã de Áries) também envolve algum segredo. Afinal porque sua mãe se recusa a todo custo a revelar quem é o pai da japonesa??

Mas pra mim, a melhor é a aquariana (puxando sardinha pro meu lado, claro!). Ela é a mais nova do grupo, tem apenas 12 anos, mas é fofa e corajosa (mais que alguns outros, inclusive) e também tem um temperamento que meio que lembrou eu, sabe como é né uahuahuaha. Eu certamente teria a mesma reação que ela em vários momentos...

" Live se preparava para se defender e contra-atacar...Mesmo sem fazer a menor idéia de como faria isso. Mas iria derrotar aquele youkai, de qualquer maneira..."

"Não tinha residência fixa por mais de dois anos. Dizia-se 'cidadã do mundo'" (A antiga guardiã de aquário)

Eu adorei o livro, e estou me contorcendo de curiosidade pra ler o segundo e o terceiro (esse negócio de série acaba comigo kkkk). É muito fácil de ler Guardians, você começa e não consegue largar o livro. É o tipo de história com personagens que, ok tirando a parte dos poderes, poderiam ser seus amigos, muito reais. Ainda por cima o livro é lindo, cheio de desenhos das cenas :D

Josy-chan 04/02/2011minha estante
Com certeza a Live é a melhor. A personagem mais incrivel da Lucy, e rouba, literalmente TODAS as cenas! *apaixonada pela Live*

Amanda 05/02/2011minha estante
Josy, ela é mesmo maravilhosa!! Estou louca pra ler a continuação e saber mais sobre ela porque a Lu disse que no 2º ela aparece mais :D

Ah, está rolando uma super promoção dos marcadores de Guardian autografados no meu blog

Ray 11/01/2011

Guardians - Lucy Rangel
AH TÁ! São 03:35 da manhã, eu acabo de terminar a leitura do livro e estou REVOLTADA! COMO ASSIM ACABOU AGORA? OK. Eu esqueci que esse é apenas o volume 1 portanto, estou desolada e aflita. Obrigada por perguntar. Hahahaha.
Lucy Rangel, como ela é comumente (e gosta de ser) chamada, escreveu a saga Guardian originalmente na internet, num blog. Conquistou leitores com sua saga completamente imersa na cultura japonesa e uma ilustradora, a Ana Claudia Coelho.
Conheci a Lu via twitter, ela se mostrou super aberta à parceria e aceitou o ‘’Livros Me Mordam’’ como parceiro! \o/ Não tínhamos comentado sobre envio de livro nem coisa parecida, estávamos mais empolgadas que sei lá o que. Porém, um belo dia, ela me pediu meu endereço para enviar o livro. Eu fiquei chocada porque tinha acabado de escrever um e-mail para ela propondo um blog tour entre as parceiras.
Mas ficou decidido que ela me enviaria o livro, eu fiquei super feliz. Até cogitamos a possibilidade de um encontro já que moramos no mesmo estado e assim também faríamos a entrevista com ela.
Como nem tudo são flores e docinhos, Lu passou um mau bocado com o correio e 4 livros foram extraviados. Daí, infelizmente, tive que ficar seu meu ‘’livro real’’. Mas, para a parceria não sofrer atrasos ou danos, a Lu me mandou o arquivo em PDF. E nem adianta que eu não vou passar adiante. MUAHAHAHAHA.
Comecei a ler o PDF na madrugada do dia 29. Li até a 168, eu acho. Depois, nessa madrugada eu terminei o livro e fiquei desolada. Esse é o grande lado ruim do PDF, você vai passando, passando, lendo, lendo e, quando menos espera, o livro acaba. Isso me desespera. Odeio PDFs. Ahuhaua.

Primeira coisa que tenho a dizer: Guardians é DIVERSÃO NA CERTA.
Imagine todos os signos do zodíaco sendo representados por pessoas vindas de todos os cantos do planeta. E cada um deles é extremamente caricato e tem as características do signo de defende e representa? Pois é. Isso é Guardians! Não pense em cavaleiros do Zodíaco, abra seu coração para esses lindos guerreiros super especiais e cheios de talentos. Eles vão te conquistar!
Lucy conhece bem as características do zodíaco e usa, como base, a cultura oriental de mangás e lendas para o universo e ambiente da história. A trama juvenil se passa no Japão e os Guardiões tem que selar uma barreira para evitar que os Youkais passem para o plano dos humanos.
Eu gostei da história porque já tive contato com mangás e animes, me senti bem à vontade com tudo. Além disso me diverti muito com as personagens e seus jeitos, reações e tiradas engraçadas. Não me agüento! HUAHUAHUAHUA
Apesar de achar a geminiana bem diferente de mim. XD
Outro ponto bacana é a excelente revisão. Encontrei pouquíssimos erros no livro. PARABÉNS!
O livro tem a medida certa. Te explica bem as coisas, tem glossário. Te ambienta para que não se perca e nem imagine algo que te tire o foco da história. De início você pode achar uma história juvenilzinha água com açúcar, mas vai ver que Guardians tem um grande poder de conquista!
Recomendo porque é uma leitura que além de te envolver e fazer sentir lá, com eles, querendo mais e mais, é fácil, simples e rápida. A história te faz rir, sentir nervoso e virar as páginas ansiosamente porque as aventuras dessa gurizada é boa demais. Não percam essa oportunidade!

P.S.: Ele é ilustrado! *-* Vários desenhos divertidos! hihihihi. ADORO

Luiz Teodosio 31/03/2012

Simples mas original
Não creio que conseguiria escrever uma resenha sem exprimir algumas passagens de teor pessoal e empírico. Portanto, acabarei, além da crítica, pincelando alguns assuntos pertinentes.

Fic Guardians

O mundo das fanfics é um espaço interessante onde escritores e leitores desdobram alguma paixão em comum. Um fã de Harry Potter, por exemplo, pode ler e escrever histórias no mundo criado por J.K.Rowling, e de maneira alguma isso aflige os direitos autorais da autora, uma vez que a criatividade do fã que escreveu a fanfic não está voltada ao ganho financeiro, mas simplesmente ao retorno de leitores. Embora a maioria das fanfics não contenha uma escrita apreciável do ponto de vista linguístico ou mesmo de coerência de enredo ou ainda careça de fidelidade à obra original, é um meio estimulante à leitura e escrita. Eu próprio já fiz parte desse cenário, escrevendo fanfics de Naruto e... bom, acho que foi só de Naruto, rsrs. Eu era um fã na época, “tebayo” (e ainda sou).
Mas no universo das fanfics também há as fics, que diferente daquelas, são histórias originais não baseadas em qualquer outro universo já criado. Era nessa área que eu mantinha minha escrita e leitura. Até mesmo o livro que estou escrevendo já figurou no âmbito das fics. Guardo lembranças nostálgicas dessa época, e dentre as minhas leituras estava Guardians, de Luciane Rangel.
Guardians provavelmente foi uma das primeiras fics que comecei a ler. Vê-la publicada traz-me um sentimento de admiração. Na ocasião, fez muito sucesso pelos fóruns e sites de fanfics por onde passou, angariando um bom número de leitores. Eu era um deles. Porém, como não gostava (e ainda não gosto) de ficar lendo textos na tela do computador, acabei deixando a leitura em hiato para retomá-la nalgum momento futuro. Para quem não sabe, as fics geralmente são lançadas em intervalos regulares; os autores, antes mesmo de escreverem toda a história, colocam capítulos à disposição do público leitor: é como se esperássemos o capítulo de um mangá ou o episódio de uma série a cada semana(embora o lançamento dos capítulos não cumprisse necessariamente o intervalo de uma semana — aqui encaixava-se Guardians —, dependia muito do autor). Por isso, se tem algo que acho que me arrependo foi de não participar daquele processo de feedback animado de comentar os capítulos após serem lançados.
Mas como remissão, tenho em mãos a primeira parte da fic escrita pela Luciane; então acho que, desta vez, posso compensar um pouco as impressões que deixei de exprimir.

Os desenhos

Independentemente da história, é difícil imaginar Guardians sem os desenhos da Ana Cláudia Coelho, a desenhista responsável por todas as imagens presentes no livro. Embora seja muito natural que o leitor esboce ao seu jeito os personagens de um livro, Guardians oferece uma imagem pronta dos personagens, num estilo que lembra os traços das animações japonesas. Não é por acaso, visto que tanto a autora como a desenhista são apaixonadas pela cultura oriental, fato este que é enaltecido pelo cenário onde a história se desenrola: o Japão.
É uma pena que o livro não contenha todos os desenhos da Ana e sejam em preto e branco. Quando Guardians era uma fic, havia mais figuras e todas coloridas. A opção pelos desenhos ao longo do texto acaba por transformar o livro numa espécie de light novel (veja aqui a resenha de uma Light Novel para saber a que me refiro).
As ilustrações de Guardians não são apenas um adorno para tornar o livro charmoso, mas parte dele, dando uma cara pitoresca e única à história.

Escrita

Como mencionei acima, Guardians aproxima-se muito ao estilo de Light Novel, e provavelmente essa característica deve atrair o interesse dos leitores que curtem mangás e animes. A linguagem é objetiva e coloquial, contribuindo para o ritmo acelerado da leitura de quase trezentos e cinquenta páginas em que muitos eventos acontecem. Para os que gostam desse estilo rápido de escrita, isso é um ponto a favor.
As descrições sucintas, porém, poderiam ter sido deixadas de lado em alguns momentos que careceram de maiores detalhes para imprimir melhor o ambiente onde os personagens estavam inseridos. Algumas peculiaridades de Tóquio ou de outros distritos visitados pelos personagens ganhariam mais vida na mente do leitor se fossem mais descritas.
Infelizmente, o livro não contou com uma revisão apurada capaz de reparar alguns erros de escrita — um deles achei muito grave para estar num livro publicado. A repetição de palavras e a descrição similar dos personagens para descrever determinadas ações também foi um aspecto negativo que pode aborrecer leitores mais exigentes. Erros do tipo são comuns de se ter numa fic, pois os leitores (pelo menos aqueles que têm um bom senso crítico) apontam para o autor um erro aqui e ali a fim de melhorarem o texto. Porém, num livro publicado não se tem essa chance, é preciso revisar o original o máximo possível para que ele tenha o mínimo de erros. Se houve alguma revisão de Guardians na passagem de fic para livro, não foi o suficiente para tapar alguns buracos.

História

Apesar dos pontos negativos que acabei de ressaltar, Guardians tem um ás na manga, e foi isso que o tornou tão bem visto quando era uma fic: a história. Um grupo de guardiões, regidos pelos signos do zodíaco, que precisam se unir para lacrar uma fenda na barreira dimensional através da qual youkais invadem o nosso mundo pode parecer um enredo um tanto clichê e pouco atraente, mas não significa dizer que é uma história ruim. Nunca é bom julgar um livro pela sinopse, pois ela apenas sintetiza o pouco do que você vai encontrar, e não tudo o que você irá encontrar. Algo que sempre gosto de salientar é que o escritor não precisa de um enredo super inovador para contar uma boa história. Ele pode partir do básico, da mais simplória ideia, que nem por isso será necessariamente um história repetitiva e sem graça. O segredo reside em como você vai contar essa história, como se dará o seu desenvolvimento capaz de instigar o leitor através de uma temática simples. É aí que entra a criatividade do escritor. E a autora de Guardians conseguiu demonstrar essa criatividade.
Apesar da sinopse apontar para eventos de fantasia, a história foca-se nas relações entre os personagens, relegando a parte principal da batalha dos guardiões contra os youkais e polvilhando o enredo com tramas mais realistas. Esse foi um ponto bastante chamativo em Guardians, pois no meio de uma história de fantasia, temos, por exemplo, questões de relacionamento homossexual, prostituição de jovens que são enganadas e levadas a outros países, e outros assuntos bem interessantes para se ter num gênero fantástico. Aliás, esse fato corrobora a classificação etária de 16 anos indicada na contra-capa. Mas convenhamos que num país como o Brasil, onde o entretenimento visual (novelas, filmes) está tão saturado de assuntos adultos, essa classificação poderia até mesmo decrescer um pouco.
Não bastasse isso, os personagens são carismáticos. Compõem o ponto forte do livro, divertindo e emocionando os leitores. Cada um deles é dotado de personalidade, e a autora soube como guiá-los muito bem durante a história. É fácil se familiarizar com eles, e em poucas páginas sentimo-nos com um grande desejo de conhecê-los melhor. Não sei se consigo apontar um preferido. Eu gostei muito do jeito certinho do Ryan, mas eu simpatizei mais com o aspecto mais fechado do Qiang, pois pareceu-me um personagem misterioso com uma história dramática velada nas suas ações retraídas e vingativas; personagens assim me instigam.
A única crítica negativa que faço nesse quesito é sobre o final. Acredito que a autora tenha simplesmente dividido em três volumes os capítulos originais da fic. Ou seja, quando chegamos no final do livro, se parece apenas com o término de um capítulo qualquer. A autora poderia ter feito algumas alterações para fechar parcialmente algumas tramas do livro e instigar o leitor para o próximo volume.

Guardians pela internet

Quando eu havia dito no começo do texto que Guardians foi um fenômeno no universo das fics, eu não estava de brincadeira. Por ter conquistado o respeito e a admiração de fãs, várias fanfics de Guardians foram escritas desde a sua criação. E isso não significa pouca coisa, pois é realmente difícil uma história despontar na internet a ponto de maravilhar os leitores. O fato de ver fanfics de sua própria história deve ser o feedback máximo para um “ficwriter”(escritor de fanfics e fics).

1 | 2 | 3 | 4 | 5