Guardians

Resenhas - Guardians - Volume 1

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Art Books 16/02/2011

Rafa 11/02/2011

Resenha escrita para o blog "Ei, olha meu livro!"
Pronto. Ler a sinopse do livro já foi o suficiente para despertar o monstrinho da curiosidade que vive em mim. Depois de ler o primeiro capítulo do livro (está disponível no site da autora, vale a pena conferir) e a ficha dos personagens principais da trama “monstrinho curioso” só ficou mais agitado. E quando soube que a autora, Luciane Rangel, assim como eu, foi (e ainda é) fã de animes, mangás e da cultura japonesa em si eu tive certeza de uma coisa: o “monstrinho curioso” não ia sossegar enquanto eu não lesse esse livro.

Vou pedir licença a Petit Ange e pegar emprestada uma frase que ela usou no início do prefácio de “Guardians”: coisas boas aparecem quando menos se espera. Pois se antes eu já tinha certeza que, ao ler o livro, encontraria uma grande história, agora que terminei o primeiro volume posso dizer com convicção: sim, eu encontrei uma grande história.

E não digo isso só por quê sou fã de animes e mangás e o enredo de “Guardians” tenha essa magia que as obras nipônicas tem e me encantam tanto. Na verdade, uma das minhas “preocupações” ao redor dessa obra é que ela fique restrita apenas ao nicho “otakus” e “nerds”. Infelizmente o Brasil não é um país cujo o número de leitores cause orgulho; para “piorar”, existe preconceito ao redor de alguns gêneros literários.

“Não julgue um livro pela capa”; sei que esse pode ser o ditado mais velho e batido do universo, mas ele cai como uma luva. Mesmo que você não goste de mangás, monstros caricatos, lutas envolvendo magias elementais e todos esses elementos nipônicos, ainda sim sugiro que “dê uma chance” a “Guardians”; as chances de não gostar do livro são mínimas!

A história é envolvente; ao contrário de alguns livros que, ao final dos capítulos o leitor pensa “vou dar uma paradinha e leio um pouco mais depois”, fazer isso com “Guardians” é quase impossível: o leitor realmente fica ansioso para saber o que virá a seguir.

Mas, prometi a mim mesma que não falaria muito sobre a história, e tudo que vou dizer é que ela já começa com pé direito, tendo direito até a um embate entre a Guardiã de Leão contra um Monstro – aliás, outro ponto alto do livro é que, além das várias lutas entre heróis e demônios é que todas são bem descritas. E não pára por aí a história vai crescendo e, mesmo que o foco seja “lacrar a barreira antes que ferre tudo de vez”, o leitor também é envolvido pela história de cada um dos personagens e, claro, pelo mistério que gira em torno da Guardiã de Câncer.

E claro, não posso deixar de falar dos personagens, que mesmo sendo heróis de ficção, são bem trabalhados que o leitor fica com a sensação “poxa, seria tão legal se ele existisse”. Mau é protetor e carinhoso, o quê faz qualquer um desejar um amigo ou irmão como ele; Sniper e seu charme com certeza lembra o amigo “galinha” que todo mundo tem; Shermie, mesmo com uma marra que lembra muito a Docinho de PPG, é divertida, ainda mais quando briga com o Sniper; Hikari é tão tagarela que fala pelos tornozelos, pois os cotovelos não conseguem dar vazão; embora a mania de organização de Ryan irrite um pouco, impossível não se fascinar pelo bom coração que ele tem; até um coração de pedra se comove com o amor proibido entre Maire e Micaela; a forma melosa com que Eric trata a namorada incomoda, mas é recompensada pela displicência dele, que é no mínimo cômica. Até diante da frieza e do desejo de vingança de Li Qiang, fica difícil não gostar dele.

Se teve algum personagem que eu não gostei? Sim teve. Sofie, a antiga Guardiã de Áries e atual responsável por treinar o novo grupo de Guardiões; a forma como ela trata a filha, às vezes é absurda de tão ruim.

E outra personagem que não caiu nas minhas graças foi Anne, a Guardiã de Câncer; embora gire um grande mistério em torno dela (o qual eu já desconfie o que é) ela é muito, mas MUITO chorona. Ela pode ter crescido sem amigos e não saber fazer nada sozinha, mas ela está num nível que é capaz de tirar Jesus Cristo do sério. Embora acredite que ela vá crescer ao longo da trama, não posso ter certeza que eu vá criar simpatia pela personagem.

Só que agora há um problema: meu “monstrinho curioso” não consegue mais dormir. O final do livro não deixou com um gostinho de quero mais: deixou com O gosto. Felizmente a Luciane avisou que não precisaremos esperar muito pelo próximo volume; em abril ele provavelmente estará prontinho para saciar tanto o meu “monstrinho” quanto seus leitores, que assim como eu, estão ansiosos pela continuação da história de “Guardians”!

Alba 22/01/2011

Resenha que fiz para o Psychobooks
Por ser todo baseado em animes e na cultura japonesa, confesso que fiquei com o pé atrás antes de começar a leitura. Nunca fui muito fã de desenhos assim… Assistia Ultraseven quando era beeeem pequena (confessando a idade…), alguns daqueles desenhos japoneses, mas nada de “Cavaleiros do Zodíaco”, “Power Rangers” ou algo do tipo…
O livro é todo baseado no poder dos signos e os elementos que o regem. Terra, Ar, Água e Fogo. Cada personagem tem o poder de um signo, de acordo com sua linhagem. Por exemplo: a filha de uma Guardiã de Leão, fatalmente nascerá sob o signo de Leão, e crescerá para se tornar uma guardiã também.
O cerne do livro é uma barreira entre o mundo em que vivemos e o mundo dos youkais que está se desintegrando. Cada vez que a fenda na barreira se torna maior, mais youkais conseguem atravessá-la, de acordo com o poder que têm. Quanto mais forte o youkai, menor tem que ser o buraco na barreira para que possa atravessar.
E essa é a tarefa de 12 jovens, entre 12 e 27 anos. Fechar a barreira que seus pais – os guardiões antecessores – não foram capazes, por estar em menor número.
Anne é a personagem principal, ela é a guardiã de Câncer, mas já com 21 anos ainda não teve seu poder despertado. Hikari é a guardiã de áries, já tem 17 anos e também não desenvolveu seus poderes.
Com a fenda da barreira cada dia maior e os ataques dos Youkais se intensificando, é de extrema importância que todos os Guardiões já estejam preparados e com seus poderes desenvolvidos para lacrar a barreira.
A Luciane soube rechear todas as relações entre os guardiões com intrigas e paixões. Isso torna a leitura realmente fluída e divertida. Anne não é das personagens mais apaixonantes… Em alguns momentos (tá vai… muitos) me irritei com ela.
Na metade da leitura o livro perde um pouco a fluídez e fica meio repetitivo… Com as lutas entre os guardiões e os youkais se intensificando e os diálogos girando todos em torno das mesmas intrigas e questões não resolvidas do passado.
A maioria das dúvidas que são jogadas durante a história ficam em suspenso para o próximo livro. Acho que isso tira um pouco do encanto da história… É complicado perceber que o livro está terminando… Sabem quando o fim das páginas está se aproximando e a gente percebe que as dúvidas não vão ser todas esclarecidas? Muitas pontas soltas para o próximo livro acaba sendo frustrante.
Acho que mesmo por se tratar de uma série, a obra poderia ser dividida com cada livro tendo o seu próprio final.

Gostou? Quer ler mais? Acesse o blog?

Psychobooks 22/01/2011

Gostou? Quer ler mais? Acesse o blog?

Amanda 17/01/2011

"Há milhares de anos esses seres viviam em nosso planeta, em perfeita harmonia com os humanos". Só que eles decidiram que não queriam mais paz e entraram em guerra com os homens e foram presos em outra dimensão. De tempos em tempos a barreira começa a se abrir e esses seres, os youkais, tentam atravessar e para proteger os humanos deles é que existem os Guardians.

Os guardiões são 12 humanos cada um representante de um signo que tem o poder e o dever de eliminar os youkais e fechar a barreira. Normalmente eles conseguem mantê-la fechada por décadas. Infelizmente da última vez um dos 12 não estava presente e isso gerou graves consequências: dois guardiões mortos, um gravemente ferido e a barreira voltou a abrir após alguns anos.

E é por isso que agora os filhos desses guardiões estão se encontrando para mais uma vez fechar a barreira, treinados plea antiga guardiã de Áries. Ah, eu não contei né, o poder do signo é passado de geração a geração...pois é, são sempre descendentes. Todos os 12 se encontraram no Japão, só que nem todos despertaram a energia necessária para fechar a barreira, o que é um problema. Mais a maior confusão é como existe guardiã de Câncer, afinal o antigo morreu aparentemente sem deixar filhos....

É muito interessante ver o temperamento de cada um influenciado por seu signo, o relacionamento entre eles ou melhor, em alguns casos, a falta de relacionamento uahuah. E ao mesmo tempo em que enfrentam os youkais e tentam proteger os humanos, ainda tem que descobrir como se darem bem ou pelo menos como não matarem uns aos outros.

No meio disso tudo você tenta descobrir qual é o mistério que envolve o antigo guardião de Câncer e porque Anne ( a atual) não poderia ser guardiã. Vai descobrir que a história dessa brasileira, criada quase que presa dentro de casa (é sério!), é ainda mais complicada do que parece. E não para por aí. A vida de Hikari (atual guardiã de Áries) também envolve algum segredo. Afinal porque sua mãe se recusa a todo custo a revelar quem é o pai da japonesa??

Mas pra mim, a melhor é a aquariana (puxando sardinha pro meu lado, claro!). Ela é a mais nova do grupo, tem apenas 12 anos, mas é fofa e corajosa (mais que alguns outros, inclusive) e também tem um temperamento que meio que lembrou eu, sabe como é né uahuahuaha. Eu certamente teria a mesma reação que ela em vários momentos...

" Live se preparava para se defender e contra-atacar...Mesmo sem fazer a menor idéia de como faria isso. Mas iria derrotar aquele youkai, de qualquer maneira..."

"Não tinha residência fixa por mais de dois anos. Dizia-se 'cidadã do mundo'" (A antiga guardiã de aquário)

Eu adorei o livro, e estou me contorcendo de curiosidade pra ler o segundo e o terceiro (esse negócio de série acaba comigo kkkk). É muito fácil de ler Guardians, você começa e não consegue largar o livro. É o tipo de história com personagens que, ok tirando a parte dos poderes, poderiam ser seus amigos, muito reais. Ainda por cima o livro é lindo, cheio de desenhos das cenas :D

Josy-chan 04/02/2011minha estante
Com certeza a Live é a melhor. A personagem mais incrivel da Lucy, e rouba, literalmente TODAS as cenas! *apaixonada pela Live*

Amanda 05/02/2011minha estante
Josy, ela é mesmo maravilhosa!! Estou louca pra ler a continuação e saber mais sobre ela porque a Lu disse que no 2º ela aparece mais :D

Ah, está rolando uma super promoção dos marcadores de Guardian autografados no meu blog

Renata 17/01/2011

Surpreendentemente viciante!!!
Nem sempre conseguimos proteger as pessoas que gostamos. Essa é a pior parte de ser um Guardião. Tem horas em que os super-poderes não valem absolutamente nada... Nem sempre podemos proteger a todos... Mas, ao menos, temos a chance de tentar. E sempre há alguém a quem conseguimos proteger. Não a todos, mas a uma boa parte deles.
Guardians, página 221

Para alguns, signos são meros elementos do zodíaco. Para eles, representam suas maiores habilidades e sua força interior, emanada da energia que lhe rege e é capaz de defender o mundo das maiores ameaças que se possa imaginar. Numa aventura de outro plano, descubra o poder de Guardians!

Anne Soares tem 22 anos e é uma menina frágil, delicada e detentora de uma vida de luxos e privilégios. Durante uma das raras ocasiões de convivência social, Anne recebe três convidados que mudarão a sua vida: Shermmie e Mau, dois jovens guardiões, e um monstro youkai. Apavorada com as surpresas da noite e a revelação de que faz parte de um grupo especial de pessoas destinadas a proteger o mundo do plano dimensional youkai, habitado por demônios e seres malignos que buscam destruir a Terra, Anne se vê numa guerra onde símbolos do zodíaco não são meramente parte do horóscopo.

Com o iminente rompimento da fenda que separa os dois mundos, Anne, Shermmie e Mau vão para o Japão, local onde a barreira se encontra, para se juntarem com os outros Guardiões na missão para selar a barreira de uma vez por todas. Doze signos. Doze guardiões. Doze energias unidas pelas forças de seus elementos. Eles estarão prontos para isso? Será Anne capaz de ser uma guardiã ou o destino lhe reservou surpresas? Eles têm uma missão a cumprir, mas Anne poderá cumprir a sua parte? Nas adversidades e diferenças, eles descobrirão que apenas a união poderá salvá-los!

- De quem é isso? De onde veio esse pingente? RESPONDE!
(...)
- Sempre esteve com você. Embora fraco, ele abriu um sorriso sarcástico Apesar de ser um cachorrinho de rua, você tinha a sua colerinha.
Guardians, página 353

Conheci Guardians através do twitter e pela própria autora *uma fofa, que se tornou uma grande amiga* Luciane Rangel. De nossas conversas, surgiu uma parceria e assim, a oportunidade de desvendar Guardians. Não sabia o que esperar do livro, pois não tinha lido nada além da sinopse. Apenas tinha a noção de que seria transportada para um mundo anime e de cultura japonesa em meio à simbologia do zodíaco. Como grande fã de Os Cavaleiros dos Zodíacos *assumindo a idade e a paixão por Seiya e Hyoga esse desenho e filme (é... comprei os filmes também)*, mas pouco conhecedora da cultura japonesa e animes, me aventurei a ler e garanto, me surpreendi muito.

O livro se baseia em guardiões, detentores dos poderes de seus signos e regidos pelos elementos terra, água, fogo e ar. Cada guardião representa um signo e seu poder foi herdado de família. Assim, uma guardiã de Câncer, é filha de um antigo guardião de Câncer, do qual herdou o poder e o colar do seu signo. Os guardiões atuais sabem do seu legado desde o nascimento, pois estão fadados a lacrar a barreira que seus pais não conseguiram. Eles foram treinados durante toda a vida para este momento, mas somente a união e a força dos doze signos pode resultar em sucesso.

É interessante como Luciane consegue construir tantos personagens com personalidades diferentes e relacioná-los, uns com os outros, cada qual passando por momentos específicos. De um lado, há guardiões prontos e preparados para lutar, por outro, há guardiões esperando sua energia despertar. E é esse disparate entre todos que os une no decorrer do livro.

Apesar de o foco do livro ser a história de Anne, a suposta guardiã de Câncer, que nunca soube nada a respeito dessa vida, o livro narra a história de todos os personagens em momentos específicos no desenrolar do enredo. Conforme as atitudes dos personagens são apresentadas, por meio de flashbacks, suas vidas são explicadas e as passagens começam a tomar sentido. A mudança da narração, do foco de um personagem para outro, também abrange o entendimento da história. Conforme o livro transcorre, a verdade sobre é Anne passa a ser uma incógnita, que depende de revelações do passado para ser revelada.

Com o tempo correndo, os guardiões precisam se preparar para selar a barreira, que a cada dia avança mais e permite que os youkais atravessem para o outro lado. Esse deslocamento dos monstros provoca ataques pelo Japão e leva os guardiões a interferir para proteger os humanos. Com isso, ocorrem muitos confrontos entre guardiões e youkais. Para os fãs de ação e lutas, uma ótima pedida.

A narrativa de Luciane ganha fôlego a partir do meio do livro, quando os confrontos se tornam mais freqüentes, e as tramas e intrigas começam a ser desvendadas (ou seriam formadas? Rsrs). É interessante como, apesar do grande número de personagens, Luciane consegue desenvolver tramas para todos eles, interligando-as com a base da história. As relações entre os guardiões são intensas, com direito a paixões, raiva e mágoas do passado. A leitura ganha um up, se torna mais leve e divertida.

Os personagens são um mix de emoções e personalidades. Tem de tudo: o arrogante, o gostosão, o excluído, o deslocado, o certinho, o estourado, o amável... e por aí vai. É aquela relação de amor e ódio, com personagens apaixonantes e personagens odiados. A Anne, personagem principal, é irritante em certos momentos (quase todos, na verdade), mas tive pena dela, pois suas atitudes são o reflexo do que sofreu durante sua vida. Anne é a prova de como a família e o amor fazem a diferença na vida das pessoas. Sofie, a guardiã da velha geração responsável por guiar os novatos, é uma incógnita, e é no seu passado que residem as respostas para as principais questões na história. Destaque para Mau, Shermmie, Hikari, Sniper, Live e Ryan, guardiões para lá de fofos e divertidos.

As dúvidas e questões do livro chegam ao ápice no seu final, mas as mesmas ficam em aberto para o próximo livro da saga. Dá uma apreensão ver que as páginas estão acabando e as dúvidas continuam ali, te rondando. Gosto de finais eletrizantes, com aquele gostinho de quero mais, pensando O que será que vem pela frente? O que vai acontecer agora?, mas que fica um sentimento de frustração (pela espera), isso não resta dúvidas. O bom de tudo, é que Guardians volume 2 terá muitas tramas e muitas revelações, haja coração!!!

A diagramação do livro é linda. Tem diversas ilustrações de cenas e são de ótima qualidade. Adorava estar lendo e ao virar a página, me deparar com os personagens.

Mesmo nunca tendo me aventurada pelas histórias japonesas, animes e mangás, Guardians me surpreendeu. Primeiro, por ter uma linguagem simples e bem voltada ao público jovem, às situações e os diálogos dos personagens podem ser facilmente reconhecidas pelos leitores. Segundo, a sua composição não requer conhecimentos prévios da cultura japonesa e suas histórias, a narrativa de Luciane é muito bem estruturada, sem pecar em excesso de informações para os que não desconhecem este tipo de leitura (até pensou em um vocabulário para expressões utilizadas *que utilizei muito hehe*). E por último, é uma história de fantasia como outra qualquer, apenas com uma ambientação diferenciada. E cá pra nós, histórias novas e universos diferentes são muito bem-vindas.

A intrigante história de Luciane é capaz de nos transportar para dentro do universo japonês, onde monstros se disfarçam de humanos e querem destruir o mundo. Repleto de ação, mistérios e uma fantasia bem peculiar, Guardians é uma pedida certa de leitura. Virei fã e não vejo à hora de ler a continuação desta ótima história!

Guardians é uma trilogia, sendo que o volume dois tem previsão de lançamento em abril de 2011.

Eles devem proteger o mundo, mas será que eles conseguirão proteger a si mesmos?

~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~

Guria que Lê - http://guriaquele.blogspot.com/
@remallmann

Ray 11/01/2011

Guardians - Lucy Rangel
AH TÁ! São 03:35 da manhã, eu acabo de terminar a leitura do livro e estou REVOLTADA! COMO ASSIM ACABOU AGORA? OK. Eu esqueci que esse é apenas o volume 1 portanto, estou desolada e aflita. Obrigada por perguntar. Hahahaha.
Lucy Rangel, como ela é comumente (e gosta de ser) chamada, escreveu a saga Guardian originalmente na internet, num blog. Conquistou leitores com sua saga completamente imersa na cultura japonesa e uma ilustradora, a Ana Claudia Coelho.
Conheci a Lu via twitter, ela se mostrou super aberta à parceria e aceitou o ‘’Livros Me Mordam’’ como parceiro! \o/ Não tínhamos comentado sobre envio de livro nem coisa parecida, estávamos mais empolgadas que sei lá o que. Porém, um belo dia, ela me pediu meu endereço para enviar o livro. Eu fiquei chocada porque tinha acabado de escrever um e-mail para ela propondo um blog tour entre as parceiras.
Mas ficou decidido que ela me enviaria o livro, eu fiquei super feliz. Até cogitamos a possibilidade de um encontro já que moramos no mesmo estado e assim também faríamos a entrevista com ela.
Como nem tudo são flores e docinhos, Lu passou um mau bocado com o correio e 4 livros foram extraviados. Daí, infelizmente, tive que ficar seu meu ‘’livro real’’. Mas, para a parceria não sofrer atrasos ou danos, a Lu me mandou o arquivo em PDF. E nem adianta que eu não vou passar adiante. MUAHAHAHAHA.
Comecei a ler o PDF na madrugada do dia 29. Li até a 168, eu acho. Depois, nessa madrugada eu terminei o livro e fiquei desolada. Esse é o grande lado ruim do PDF, você vai passando, passando, lendo, lendo e, quando menos espera, o livro acaba. Isso me desespera. Odeio PDFs. Ahuhaua.

Primeira coisa que tenho a dizer: Guardians é DIVERSÃO NA CERTA.
Imagine todos os signos do zodíaco sendo representados por pessoas vindas de todos os cantos do planeta. E cada um deles é extremamente caricato e tem as características do signo de defende e representa? Pois é. Isso é Guardians! Não pense em cavaleiros do Zodíaco, abra seu coração para esses lindos guerreiros super especiais e cheios de talentos. Eles vão te conquistar!
Lucy conhece bem as características do zodíaco e usa, como base, a cultura oriental de mangás e lendas para o universo e ambiente da história. A trama juvenil se passa no Japão e os Guardiões tem que selar uma barreira para evitar que os Youkais passem para o plano dos humanos.
Eu gostei da história porque já tive contato com mangás e animes, me senti bem à vontade com tudo. Além disso me diverti muito com as personagens e seus jeitos, reações e tiradas engraçadas. Não me agüento! HUAHUAHUAHUA
Apesar de achar a geminiana bem diferente de mim. XD
Outro ponto bacana é a excelente revisão. Encontrei pouquíssimos erros no livro. PARABÉNS!
O livro tem a medida certa. Te explica bem as coisas, tem glossário. Te ambienta para que não se perca e nem imagine algo que te tire o foco da história. De início você pode achar uma história juvenilzinha água com açúcar, mas vai ver que Guardians tem um grande poder de conquista!
Recomendo porque é uma leitura que além de te envolver e fazer sentir lá, com eles, querendo mais e mais, é fácil, simples e rápida. A história te faz rir, sentir nervoso e virar as páginas ansiosamente porque as aventuras dessa gurizada é boa demais. Não percam essa oportunidade!

P.S.: Ele é ilustrado! *-* Vários desenhos divertidos! hihihihi. ADORO

Josy-chan 13/11/2010

Perfeito.
Dificil falar de Guardians. É quase uma historia sobrenatural, de tão bem escrita. A diversidade de personagens, a estrutura do texto, o enredo em si, enfim, tudo é tão bem armado, com tanta desenvoltura que o livro se torna inesquecivel.

O tema pode parecer simples a principio. Um grupo de doze jovens, cada um de um signo, tentando proteger a terra do ataque de demonios. Pareceria um simples enredo de uma historia em quadrinhos, nao é? Bom, NÃO É MESMO. Em Guardians, a autora simplesmente consegue a façanha de dominar cada momento, cada situação. Acabamos nos apaixonando pelas situações, que de tão humanas, acabam por tornar aqueles personagens gente de verdade, capaz de despertar em nós sentimentos de amor e odio.

Um livro para se guardar pra sempre.

1 | 2 | 3 | 4 | 5