As 100 Maiores Personalidades da História

As 100 Maiores Personalidades da História Michael H. Hart

Resenhas - As 100 Maiores Personalidades da História

Raquel 23/05/2020

Nota:3/3
Um bom livro pra quem gosta de pesquisar sobre História, de entender os acontecimentos da humanidade e sua evolução! Vale a pena a leitura!

Alessandra 23/12/2009

O livro é excelente, de fácil leitura, o autor explica com exatidão o motivo de cada escolha das personalidades, e o porquê da sua posição na lista de acordo com seu grau de influência, este segundo o autor; que classificou todos, ao todo cem de acordo com a sua influência, foram classificados numericamente até completar a lista.
Tiesco 04/07/2019minha estante
Colocar Jesus em segundo lugar foi corajoso, mas sob a ótica do autor, até que faz sentido.

Duda Zapponi 19/01/2012

Estou gostando bastante do livro, apesar de faltarem algumas personalidades essenciais e o autor ter uma ordem de descrição meio absurda. É um livro de história bem escrito e bem humorado.

Social 23/12/2012

Culto aos herois.
Este livro desempenha bem o papel de trazer curtas e incisivas biografias sobr personalidades ao longo da história.

Partindo do critério de priorizar a maior influência, o autor foca na personalidad dos sujeitos, de modo arbitrário muitas vezes.

Merece uma revisão do autor.

Ramires 18/09/2013

Opinião
O livro é incrível. Ele nos dá uma visão geral da história ao redor dos anos. Alguns podem até dizer que é uma enciclopédia de história. O autor traz muitos dados interessantes a respeito dos 100 mais influentes, e tenta de uma forma geral classificá-los de acordo com uma escala de pessoas que foram de alguma forma influenciadas por suas ideias por piores ou melhores que sejam.

marciofleury 21/02/2016

Bom resumo geral de pessoas com significância histórica
Bom livro para se ter um panorama geral de personalidades históricas, mas muito massante e cansativo.
Caim Ferreira 16/12/2017minha estante
O livro é super resumido e conciso e o cara chama de massante e cansativo, vai entender...

Clô 07/02/2019

Interessante
É um livro interessante e repleto de informações bastante úteis porém, em alguns momentos, pode ficar um pouco maçante. Muito recomendado para curiosos sobre ciência e história.

Alisson 25/05/2022

Um ótimo livro para passar o tempo a aprender mais sobre a historia da nossa raça.

Michael Hart – As 100 maiores personalidades da história

Resumo:
O livro aborda a vida de vários tipos de pessoas ao longo da história, de políticos a inventores. Nele o autor conta, em detalhes, a vida de cada personalidade e de que forma as ações do mesmo afetaram a sociedade na qual vivia. O critério utilizado para organizar a colocação na lista se baseia puramente no quanto o personagem foi influente para a história da raça humana, sendo deixados de lado características como integridade, honestidade, crueldade, etc. dos personagens. Tal fato fez com que grandes tiranos, responsáveis por atrocidades, estejam em posições melhores do que pessoas responsáveis por grandes invenções e numerosas benfeitorias.

Os pontos positivos se dão pela quantidade e qualidade das informações apresentadas. O autor possui um profundo conhecimento e senso crítico no que tange a história e geopolítica. Ao falar sobre personagens com ofício militar ou político, descreve com riqueza de detalhes a situação política, social e econômica da região e da época em que a personagem viveu. Isso ajuda o leitor não familiarizado com história ou geopolítica a entender claramente o porquê alguns personagens agiram de determinada forma.

Outro ponto válido a destacar é a perspicácia do autor ao analisar os cenários históricos e tirar conclusões baseadas não apenas na história em si, mas também na lista propriamente dita. Por exemplo: ao falar de Martinho Lutero, o autor destaca o fato de que antes do protestantismo surgir poucos personagens da lista eram oriundos do norte da Europa, sugerindo que a Reforma protestante possa ter tido profunda influência na liberdade intelectual da região.

Um ponto negativo é que apesar da qualidade das informações e da escrita serem boas, em determinados momentos o livro se torna maçante devido ao grande volume de informações. Isso fez com que eu tivesse que fazer algumas pausas e retornar em um momento mais oportuno.

Acredito que mais do que apenas citar diversas pessoas e seus feitos, o livro serve como um bom compilado de histórias de vida das quais podemos tirar ensinamentos e utilizar como base para nos aprofundarmos naquelas que mais nos atraem. Também achei interessante a forma de classificação da lista e os argumentos que o autor utilizou para organizá-la.

Ensinamentos e observações:

• Maomé é praticamente o pai do islamismo e, mesmo assim, até os 40 anos era praticamente desconhecido.
> O sucesso pode demorar a chegar. Nunca é tarde para começar.

• Dentre as maiores personalidades da história, um número significativo de pessoas tornaram-se famosas não por criar, mas por organizar, resumir e/ou comprovar ideias. Darwin, por exemplo, não criou a teoria da evolução das espécies, apenas apresentou o mecanismo (a seleção natural) e as evidencias que a tornaram plausível. Seu próprio avô, anos antes, já havia realizado estudos sobre a evolução, mas não obteve muita notoriedade.
> Talvez sua chance de fazer algo importante não esteja ligado a criar algo do zero, mas a melhorar/elucidar algo já existente.
> Uma boa ideia, às vezes, é deixada de lado por falta de embasamento.

• Grandes invenções e descobertas como o telefone, a penicilina e a seleção natural não receberam muita atenção logo de cara, demoraram algum tempo até ganharem notoriedade, apesar da sua importância.
> Se seu negócio ou sua ideia não está dando certo logo no início, não desanime, nem sempre isso significa que você vai fracassar.

• Semmelweiss foi um medico que publicou um trabalho sobre assepsia quase vinte anos antes de Lister. Mesmo sendo professor e tendo escrito um ótimo livro sobre o assunto, foi ignorado.
> Um ótimo trabalho sem um bom marketing pode tornar todo o esforço obsoleto.

• Mesmo sendo muito rica, a Babilônia foi tomada em 539 a.c. por Ciro, o Grande. Diferentemente de Ciro, o rei da Babilônia não era bem quisto entre seus súditos e quando Ciro invadiu os exércitos se renderam sem resistência.
> Riquezas, se desacompanhadas da lealdade dos súditos, não tem valor.