O Estado e a Revolução - A Revolução Proletária e o Renegado Kautsky

O Estado e a Revolução - A Revolução Proletária e o Renegado Kautsky Vladimir Lenin

Resenhas - O ESTADO E A REVOLUÇÃO - A REVOLUÇÃO PROLETÁRIA E O RENEGADO KAUTSKI

maju 20/01/2022

Uma obra bem didática, uma leitura fácil e eu recomendaria para quem tem interesse em iniciar os estudos marxistas.

aline 14/06/2012

o estado e a revolução
muito bom, gostei bastante.
a resenha foi feita quando cursei a disciplina de teoria política II na ufrn, aprendi muito
talvez eu seja suspeita para falar ( sou socialista ), mas todo mundo deveria ler um livro como este

Romeu Felix 22/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
Fichamento: "O Estado e a Revolução - A Revolução Proletária e o Renegado Kautsky"

O livro "O Estado e a Revolução" é uma obra do líder revolucionário russo Vladimir Lenin, publicado originalmente em 1917, que discute a transição do capitalismo para o socialismo, apresentando as ideias e propostas do Partido Bolchevique sobre a questão do Estado.

O livro começa com uma análise crítica das teorias de Karl Kautsky, líder social-democrata alemão, que, segundo Lenin, tinha traído o marxismo ao defender a possibilidade de uma transição pacífica do capitalismo para o socialismo. Lenin argumenta que essa ideia é baseada em uma compreensão equivocada do papel do Estado na sociedade, pois o Estado é um instrumento de repressão da classe dominante e não pode ser utilizado pela classe trabalhadora para alcançar a emancipação.

O autor propõe, então, uma visão revolucionária do Estado, que envolve a destruição do Estado burguês e a criação de um novo tipo de Estado, o Estado proletário, que represente os interesses da classe trabalhadora e esteja a serviço da construção do socialismo. Segundo Lenin, o Estado proletário deve ser um Estado democrático, no qual a participação ativa da população seja garantida, e que se oriente para a satisfação das necessidades da maioria.

Lenin critica também as concepções social-democratas da "democracia burguesa", argumentando que, para os trabalhadores, a democracia real só pode ser alcançada através da abolição da propriedade privada e da instalação do poder dos trabalhadores. Segundo o autor, a instalação do poder dos trabalhadores não pode ser realizada através de eleições burguesas, mas sim através da luta revolucionária, que envolve a tomada do poder e a supressão da burguesia.

O livro termina com a defesa da revolução violenta como método de tomada do poder pela classe trabalhadora, e com uma análise das tarefas imediatas da Revolução Proletária, como a socialização dos meios de produção e a criação de um Estado proletário capaz de garantir o bem-estar da população e a construção do socialismo.

Em síntese, "O Estado e a Revolução" é uma obra fundamental do marxismo-leninismo, que apresenta uma crítica contundente das concepções social-democratas sobre a transição do capitalismo para o socialismo e propõe uma visão revolucionária do Estado e da luta de classes, que teve grande influência na história do movimento operário internacional.
Por: Romeu Felix Menin Junior.