Didascalicon

Didascalicon Hugo de São Vítor

Resenhas - Da arte de ler

Jamile 19/06/2017

Didascálicon - "coisas concernentes à escola"
Em busca do aperfeiçoamento do estudo e da melhor absorção por meio da leitura, fui conduzida a ler três livros relacionados ao tema: Como ler um Livro de Mortimer Adler, Vida Intelectual de Sertillanges e esse foi o terceiro da sequência.
De antemão, posso dizer que os três convergem no seguinte ponto : o excesso de leitura (principalmente sobre temas vulgares) é senão desnecessário, como extremamente danoso ao aprendizado, provocando alienação. Deve-se ler aquilo que é edificante e na medida adequada, buscando reservar tempo para outras atividades.
Quanto ao ponto de condução de vida social, Sertillanges e Hugo, afirmam que é pouco provável conseguir se desenvolver intelectualmente, com excessos de compromissos e relacionamentos. O estudo, a pesquisa e a leitura demandam concentração e sacrifícios, que relações supérfluas e apego a esta vida acabarão por deturpar esses objetivos superiores.
Iniciando em Sertillanges e se complementando em Hugo, a também a relevância do estudo da filosofia como ponto de partida para qualquer estudo em qualquer campo. Já que a etimologia da palavra Filosofia significa "amor ao saber". Pode-se entender por filosofia o estudo da natureza das coisas, dos costumes , razão dos atos e esforços humanos.
Desta forma, fica evidente o quão estúpido é tentar dissociar a filosofia das ciências, que nada mais são do que a parte mecânica do agir humano, que buscam atender necessidades fisiológicas, imitando a natureza (sentido de essência) de tudo que há a seu redor. Outra consequência de se buscar o entendimento em separado é produzir um super especialista que deixa de ser humano, por deixar o estudo da parte moral e teológica da filosofia de lado, e age buscando somente retorno financeiro ou satisfação do ego.
Retomando a característica de imitador do homem, essa foi a ele proporcionada por meio de sua capacidade racional e não deve ser vista como negativa. Enquanto que a todos os elementos da natureza foi determinada uma função, ao homem é dado o desafio de descobrir por meio da inteligência (investigação da verdade e na reflexão sobre os costumes) e da ciência (mecânica), qual sua finalidade em existir.
A primeira parte do livro é dedicada a explicação e desdobramento das ciências (mecânicas) e a segunda trata do estudo teológico.
Diana Helena 18/03/2020minha estante
Adorei as suas observações! Também li o Como ler livros e o A vida intelectual é o próximo da fila, depois do Didascalicon.
Estou na mesma busca que você, o aprendizado através da leitura é o primeiro e fundamental, pena que perdemos isso ao longo das gerações.

Jamile 18/03/2020minha estante
Ah que ótimo Diana! Vamos trocando informações.

Diana Helena 18/03/2020minha estante
Vamos sim! Será ótimo! :)

Pri 02/11/2021minha estante
Adorei, Diana. Obrigada pelas observações.

Pipo 04/10/2022

Precioso livro.
No livro, encontra-se esta brilhante sentença: ´´Abastecido das coisas pequenas, com segurança tentarás as grandes.`` Não há outras palavras que melhor definem esta obra.
Hugo de São Vitor é a personificação do exímio professor: ensina, exorta, corrige, impõe. Não o faz para o próprio conhecimento. Pelo contrário. Fá-lo a fim de que o aluno atinja o suprassumo da inteligência, aliás, que este mesmo aluno repouse na genuína Sabedoria.
Os capítulos são muito bem estabelecidos. A ordem do estudo, da leitura, do aprendizado seguem padrões acertados de disciplinas. Eu mesmo pude perceber o quão errado estava no caminho que me propusera a estudar.
Eis um autor que me ajudará a trilhar o caminho da reta razão.

Hildeberto 21/02/2020

"Didascalicon" foi escrito há cerca de mil anos! É um livro que aborda a natureza do saber e os passos para obtê-lo. Hugo de São Vitor faz uma divisão das principais áreas de conhecimento que existiam na época, mostrando um caminho para os estudantes de então; na parte final, aborda a maneira de entender a Bíblia, que para o autor é a verdade essencial revelada.

A obra não nega a época em que foi escrita. Em todo caso, o livro pode ser de grande valia, por dois motivos principais: por um lado, algumas ideias continuam pertinentes, como o que um estudante deve fazer ou não fazer, como encarar a leitura e a experiência de vida para construir conhecimento, etc.; por outro lado, é uma visão de mundo completamente distinta da em voga na atualidade, o que permite o leitor contemporâneo o acesso a uma outra forma de perceber o mundo.

A tradução é fluída, e as notas do tradutor ajudam muito na compreensão do livro; de todo modo, não é uma leitura tão simples, e é preciso ter curiosidade sobre o tema e um pouco de experiência na leitura desse tipo de obra. "A arte de ler" é um livro que tem muito a ver com outro livro, "Trivium" (da Irmã Miriam Joseph), mais moderno e, portanto, talvez mais indicado para uma primeira leitura desse gênero de texto.

Bruno 21/06/2023

Um dos manuscritos medievais mais lidos até os dias de hoje. Didascalicon apresenta o pensamento do grande Hugo de São Vitor a respeito das disciplinas ensinadas à época.
Coloquei como parte de leitura, ao lado do Como ler livros de Adler e d'A Vida Intelectual de Sertillanges.
Os temas são apenas marginalmente semelhantes. Adler é é prático em seu projeto de leitura e Sertillanges apresenta um verdadeiro manual de posturas intelectuais. Hugo de São Vitor se apresenta como leitura menos prática para a atualidade, margeando temáticas tradicionais do Trivium e do Quadrivium, sem se estender demais em nenhum tópico.
Didascalicon é introdução e organização disciplinar, quase um guia de estudos para o pensamento medieval.
Tem valor histórico, embora com praticidade reduzida em relação aos pares mais atuais.
Leitura obrigatória para quem aprofunda o conhecimento acerca de uma vida de estudos.

Polliana 19/08/2020

Um guia prático de como estudar
Fique realmente muito satisfeita com a leitura deste livro.
Há algum tempo estou buscando conhecimento mais aprofundado das coisas, e sempre me vi perdida em meio a tantas possibilidades. Neste livro encontrei um verdadeiro mestre, e um caminho pelo qual seguir.
Hugo de São Vítor, além de ensinar a forma correta de ler e reter o estudado, ainda nos guia na ordem correta dos estudos, ensina princípios fundamentais, e a como fazer com que tudo isso se torne ação prática em nossa vida.
Algo que também gostei muito é que ele faz como que um passo-a-passo de como ler as Sagradas Escrituras e o "espírito" que devemos ter ao fazer tal leitura.
Graças a Deus encontrei este livro, e, além dele, muitos outros que estão me ajudando a ordenar minha vida.

Grasi Lourenço 11/12/2020

Livro forte
Difícil de ler, mas rico em essência. Persista e não sairá o mesmo de antes.
dallilaegp 24/08/2021minha estante
Estou no início desse livro, estou com muita dificuldade em entender, mas vou persistir!

Phelip 17/04/2021

Particularmente o livro não apresenta nenhuma nova informação ao leitor assíduo, Mortimer Adler e Sertillangues tem propostas melhores sobre a arte de ler.
Mais tem utilidade histórica que prática
Enry 06/09/2021minha estante
O livro deve ter sido de grande valia quando foi escrito. Afinal, no século X ou XI, as obras sobre métodos de estudos não eram tão numerosas quanto hoje. Porém, livros como o do padre Sertillanges e Jean Guitton abordam o assunto de maneira mais profunda e completa. Sem falar nos outros, como o Fixe o Conhecimento, que trazem as melhoras estratégias de compreensão e fixação de conteúdo com fundamentação científica.
Didascalicon teve o seu valor reduzido para o histórico, somente.

Renato.Matos 21/08/2022

Amor a Sabedoria
Não possuo o hábito de resenhar, mas vou tentar. Esse foi meu primeiro livro sobre as Artes Liberais. Fiquei fascinado.Criei um caderno de resumos para os livros que leio graças ao Didascalicon.
A essência do livro é como alcançar a Sabedoria, ou ao menos, amá-la. Hugo descreve as 7 Artes Liberais, explicitamente: o termo Quadrivium, e implicitamente: o termo Trivium.
E anterior a isso, o Quaternário da alma: que são as 4 ciências basilares para se chegar a Sabedoria.
Descreve também a mônada (essência) da alma, e o ternário das potências: concupiscência, irá e razão.
"Quanto mais assimilares coisas supérfluas, tanto menos poderás captar e reter as coisas úteis." (P.133).
"Logo, o princípio do aprendizado está na leitura, e sua consumação, na meditação." (P.141).

Zaqueu 10/09/2022

Introdução para plano de leitura
Já tive a oportunidade de ler A vida intelectual e Como Ler Livros e este livro estava no meu plano de leitura para este ano. Existe um foco maior para o plano de leitura da Bíblia e particularmente gostei bastante.

Pedro 01/10/2021

Caminhos do Saber
O Didascalicon é uma das obras de Hugo de Sao Vitor cujo intuito principal encontra-se no direcionamento do estudante na vida intelectual. Este livro é composto de explicações acerca da filosofia das coisas, suas origens, os tipos de estudantes, tipos de leituras e a ordem de importância entre elas.

Singularmente, o conteúdo vai além de dicas práticas e se aprofunda na teoria das raizes do estudo e em como ele é uma ferramenta de alcance da vida divina. Impossível seria citar todos os ensinamentos do autor, tendo em vista que ele abrange uma quantidade enorme de temas e ramificações, explicando desde a alma até filosofia mecânica.

Um livro relativamente curto, porém denso, o que torna ele grandioso não no sentido físico, mas intelectual.

edivan 10/01/2023

LIVRAÇO!
Não deixe de ler esse! Edifica direta e principalmente seu espírito. A leitura vai nos levar a um nível superior de contemplação.

tiagonbraz 14/02/2022

Didascalicon - Sobre a arte de ler, de Hugo de São Vítor
"Não busque parecer sábio, mas sê-lo."

Já aplicando um dos diversos aprendizados que tive com esta bela obra, deve-se buscar nos livros o princípio, o cerne que rege o texto lido. Toda obra tem um aprendizado central para tua vida - cabe a ti concentrar teus esforços em encontrá-lo. E sim, isso quer dizer que grande parte do livro é "dispensável" - não que estas partes devem ser ignoradas; elas são importantíssimas para que, quando tu encontrares o diamante, ele salte a teus olhos. Assim, tua tarefa como leitor é encontrar e recolher as partes do texto fundamentais para tua vida.
Digo isto por minha experiência neste mesmo livro: as partes I e II são curiosidades, para mim; assim como a partir do livro IV, que ensina o leitor a ler as Escrituras Sagradas - parte interessantíssima, devo dizer, e que me mostrou a grande ignorância com a qual costumava encarar a leitura da Bíblia. No entanto, o verdadeiro ouro do livro está no livro III, onde Hugo discorre sobre a arte de ler, meditar e a atitude que o estudante deve ter - nos estudos e na vida.
Além do aprendizado ímpar que já citei no primeiro parágrafo (a procura pelo princípio), também é importante citar outras orientações, como a importância de meditar. Hugo explica que a leitura é apenas o princípio; ao ler, estamos apenas adquirindo o conhecimento, e ainda resta armazená-lo por meio da meditação. Esta obra incentivou-me a meditar diariamente, e os frutos da prática são dulcíssimos - particularmente ao fixar de maneira mais sólida os aprendizados das leituras feitas. "O princípio do aprendizado está na leitura; sua consumação, na meditação."
Por fim, Hugo de São Vítor lembra que o estudante não deve prestar atenção somente às técnicas de leitura e de estudos, mas também à retidão de sua moral. Neste aspecto, o autor recomenda três preceitos que devem ser seguidos: "primeiro, que ele não tenha por desprezível nenhuma ciência ou escritura; segundo, que não se envergonhe de aprender de ninguém; terceiro, que, tendo alcançado a ciência, não despreze aos demais."

Rodrigo.Mendes 22/05/2023

"Didascalicon" é um livro escrito pelo teólogo e filósofo medieval Hugo de São Vítor. Publicado no século XII, é considerado uma das primeiras obras sobre pedagogia e educação ocidental.

O "Didascalicon" é uma obra abrangente que aborda vários aspectos da educação, desde o propósito e os métodos de ensino até a importância da leitura, escrita, gramática, retórica, matemática, música, astronomia e outras disciplinas. O livro busca fornecer orientações práticas sobre como adquirir conhecimento e desenvolver habilidades intelectuais.

Hugo de São Vítor acreditava que a educação deveria ser holística, envolvendo não apenas o ensino de disciplinas acadêmicas, mas também a formação moral e espiritual. Ele enfatizava a importância do amor ao conhecimento, da disciplina pessoal e da busca da verdade como fundamentos essenciais para uma educação significativa.

Uma das contribuições notáveis de "Didascalicon" é a ênfase na importância da leitura e do estudo de textos clássicos como forma de cultivar a mente e aprimorar o pensamento crítico. Hugo de São Vítor encorajava os estudantes a se envolverem com uma ampla gama de obras literárias e a considerarem diferentes perspectivas.

O "Didascalicon" influenciou a pedagogia medieval e teve um impacto duradouro na tradição educacional ocidental. Sua abordagem holística da educação e sua ênfase na busca do conhecimento e da verdade continuam a ser valorizadas até hoje.

É importante notar que o "Didascalicon" pode ser uma obra complexa e densa, refletindo a natureza da educação e do pensamento medieval. Recomenda-se uma leitura cuidadosa e uma abordagem acadêmica ao explorar esse trabalho.

Yasxyp 05/03/2021

A busca da Sabedoria
Didascalicon me surpreendeu de uma maneira extremamente positiva.
Por ser um livro que trata de alguns assuntos mais densos, como filosofia e teologia, achei que seria uma leitura densa e difícil, mas foi leve e fácil. Realmente parecia que o próprio Hugo de São Vítor estava me direcionando em pessoa, falando todo o caminho que devo seguir para alcançar a mais plena felicidade, através da Sabedoria.
É uma leitura indispensável para todos aqueles que desejam ser fortes em Deus e alcançar virtudes, começando uma vida intelectual.
O Didascalicon é dividido em 6 partes, mais o apêndice. O livro um dá uma introdução sobre q filosofia e a busca da Sabedoria, explicando conceitos filosóficos e a relação com a obra de Deus. O segundo, explica as artes, no caso, as artes liberais. No terceiro, explica-se sobre a ordem de leitura, meditação e afins. Após, os últimos 3 livros explicam o estudo das Sagradas Escrituras, instruindo sobre a ordem e o modo de ler, conceitos e histórias...
Aconselho que leiam e releiam, é uma belíssima edição, com notas de rodapés interessantes e com a tradução bilíngue (latim e português).

dallilaegp 07/09/2021

Boas reflexões...
Achei o início do livro bem difícil, talvez porque não estou acostumada a ler livros mais antigos e não entendo nada de filosofia. Mas os capítulos finais foram de grande valia para minha vida. O autor me levou a reflexões profundas sobre o motivo pelo qual busco a sabedoria, a inteligência...E também sobre esse anseio que temos de querer ler tudo para parecermos mais inteligentes. Muitas vezes focamos mais na quantidade do que na qualidade (e pela motivação errada). Enfim, acho que minha resenha foi muito simples, sou uma iniciante neste tipo de leitura... Mas o que posso dizer é que valeu a pena ler?