Hitler

Hitler Ian Kershaw

Resenhas - Hitler

BeatrizFonseca1 18/04/2024

autor vai explicar que o nazismo vai se aproveitar da grande crise econômica, que o mundo passou em 1929, devido a quebra da bolsa de valores, de Nova Yorque pra ganhar cada vez mais influencia poltica na sociedade alemanhã, até chegar ao poder, ele argumenta que Hilter usava da teoria evolucionista de Darwin de forma deturpada,para que a raça ariana fosse considerada superior aos outros povos/etnias. Hilter teve sorte, porque a população mais jovem estava insatisfeita, com outros partidos devido a casos de corrupção e crise no sistema , que fragilizou a democracria, até sua queda, definitiva em 1933, quando Hilter se tornou o chancler, e aboliu todos os partidos políticos e perseguiu judeus e negros . Ian dá muitas explicaçoes, complexas e detalhadas , sobre as eleiçoes, como dados e índices de votos, que cada partido obtivesse, nas eleições, antes de 1933.

Ele argumenta que a questão de Hilter, com relaçaõ a mulheres, sempre foi estranha, embora ele tenha se apaixonada na adolescia, mas nunca chegou a revelar a garota, que gostava dela, talvez por medo de não aceito, mas suas relações com as mulheres, sempre foram frias e distantes, até mesmo com Eva, com quem conviveu muitos anos,até seu suicídio no final da guerra.
Lutou na primeira guerra mundial, como um soldado qualquer, e depois assumiu o cargo de entregador de mesagens, na qual entregava recados de um pelotão para outro e corria sempre grande perigo de ser morto.
Quando Hilter subiu ao poder, investiu muito na produção de carros e de armas, de forma segreda,já que não poderia produza-las devido ao tratado de Versalhes, todavia no aspcto econômico, os donos da as empresas privadas, estavam insatisfeitos com seus posicionamentos e suas ações.
O autor problematiza se Hilter teria ou não batido em sua sobrinha, mas que ele era uma pessoa com a personalidade autoritária e controladora, Ian defende que disso ele não tem nenhuma duvida.
O autor defende que Hilter, criou um programa de eutanasia, de forma ilegal, para que pessoas com deficiências, pudessem serem mortes,um juiz tentou intervir nessas praticas, mas acabou sendo afastado do seu cargo , de forma forçada, pessoas que nasciam nem os membros ou algum algum tipo de deficiência, não tinham espaço no cultura Alemanha de suposta superioridade da raça, é uma obra que nos faz refletir sobre a ética e sobre os valores humanos.
A maioria da população ariana acreditava que os deficientes e judeus tinham que ser eliminados, porque contaminariam, seu sangue

Maiara.Reinert 28/03/2024

Nem acredito que terminei...
Depois de meses lendo, finalmente terminei. E que livro, senhoras e senhores ! Para mim, houve trechos bem chatos, pois se conta inúmeros detalhes políticos que não me interessam muito, porém entendo a sua importância. Enfim, é uma obra magnífica que vale a pena ser lida por todos. Deveria ser obra obrigatória nas escolas públicas, no lugar daqueles livros chatos que nos davam kkk

Mary.Iramaia 21/08/2023

Gente a forma como ele é escrita é uma leitura fluida,gostei muito apesar da história ser horrível a leitura foi ótima recomendo bem grande e denso mais vale a pena.

Vargas 19/06/2023

Já ouvi pessoas dizendo que admiravam Hitler pois ele foi um grande estrategista de guerra... quem afirma algo assim, definitivamente não conhece a história dele e muito provavelmente o admira por todos os motivos e não só por esse, mas não tem coragem de admitir.
Ao ler essa biografia é perceptível que ele era extremamente burro e só conseguiu chegar aonde chegou, porque tinha uma equipe de baba ovo que faria qualquer coisa para não vê-lo dando chilique.
Egocêntrico, arrogante, cruel, desequilibrado, mentiroso, covarde, dissimulado, imaturo, incompetente, amargurado. Ele era podre, e infelizmente conseguiu convencer uma nação com um discurso emocionante.
Conhecer essa parte da história é necessário para que possamos identificar quando um acéfalo esteja ascendendo ao poder. E se ele conseguir chegar lá, devemos saber tirá-lo e devolvê-lo ao limbo de onde nunca deveria ter saído.
O nazismo foi a podridão da humanidade e se você concorda com qualquer ponto desse movimento político, as fezes da barata que eu esmago têm mais valor do que você.
Carol Kowalski 07/02/2024minha estante
Estou lendo a outra biografia dele, e ao que percebi, a única coisa que ele fez foi prestar atenção em como desenvolver um discurso (sem autoritarismo, sempre focando nas pessoas mais humildes, focado TB só nas emoções e nunca na razão...). Ele conseguiu ler muito bem essas entrelinhas entre dois antissemitas que ele gostava, detalhes que outras pessoas não viram ou não tiveram a chance de perceber antes dele. Isso e a característica afetada dele nos discursos, sendo impossível não ser uma figura lembrada em seu entorno. Porém todo o resto foi resultado de uma equipe de vários "hitlers" tentando sufocar o "nada" que eram sendo absolutamente egocêntricos, narcísicos e sádicos.

PedroSF 01/05/2023

O tirano, seu sistema e toda a essência.
Nunca na história tamanha ruína, seja ela física ou moral, foi associada ao nome de um único homem. E é nessa grandiosa biografia que conseguimos ver nos mínimos detalhes o do porque disso. Ao entender e imaginar toda a vida de Hitler, vemos um ser egocêntrico, narcisista, mimado e, claro, totalmente apático para com a vida do outro. Faltam adjetivos para escrever o quão maquiavélica e podre era sua mente. Porém, o livro nos mostra também que não foi só de Hitler que viveu os 12 anos do regime nazista. Ele era a grande imagem, o líder messiânico, mas por trás existia uma imensa máquina, na qual diversas pessoas possuíam papeis fundamentais para a manutenção desse sistema opressor e brutal. As intrigas políticas eram praticamente um teatro, em que todos os atores davam sua alma para o grande senhor como forma de lealdade. Naquela época, frases como "Tenho o direito de pedir a qualquer soldado alemão que submeta sua vida" eram ditas com total convicção e certeza, sem nem pestanejar. Apesar de ser uma leitura muito forte, massiva e detalhada, o autor não poderia fazer diferente, afinal uma realidade tão impactante e sensível como fora essa, merece a devida representação. Não há como colocar em uma simples resenha todos os sentimentos e ideias que as mais de mil páginas me trouxeram, mas convido todos a tentarem entender e ler essa grande obra.

Éllen Marianne 29/05/2022

?Nunca na história tamanha ruína, física e moral, foi associada ao nome de um único homem.?

Uma obra detalhada e completa.

Adiel.Guimaraes 11/01/2022

!!!!
Que as profundezas de desumanidade, nunca antes exploradas como pelo regime nazista, puderam contar com ampla cumplicidade em todos os níveis da sociedade, isso também ficou claro. Mas justifica-se que o nome de Hitler permaneça para sempre como o principal instigador do mais profundo colapso da civilização nos tempos modernos. A forma extrema de mando pessoal que um pouco instruído demagogo de cervejaria e racista preconceituoso, um pretenso salvador nacional narcisista e megalomaníaco, pôde obter e exercer numa terra moderna, economicamente avançada e culta, conhecida por seus filósofos e poetas, foi absolutamente decisiva no terrível desenrolar dos eventos daqueles fatídicos doze anos.

Juli 19/09/2021

UFAAAA
Que livro impactante, por vários aspectos: pela destruição em detrimento à um objetivo; pela banalidade da vida humana na ótica na guerra em específico para os Nazista; pela forma como as pessoas se seduzem facilmente mediante a um bom orador; pela falta de capacidade das pessoas enxergarem as consequências do fanatismo; pelas atrocidades contra a humanidade em especial mulheres, idosos e crianças inocentes; pelo foco absurdo de Hitler durante anos fiel ao mesmo pensamento; pelos mais de 50 milhoes de pessoas que pereceram cruelmente; pela ódio racial contra os judeus e os "diferentes"; pela paranoira da criação da "raça perfeita"; pela doutrinação das pessoas em especial das crianças pelo Estado; pelo uso estratégico, massificante e manipulador da propaganda; dentre outras coisas terriveis, horriveis, inimagináveis...

Foi possivel ter um boa noção de quando o mau esta a caminho e como a história tende a se repetir. Acredito que ter tido acesso a esta leitura me possibilita poder enxergar melhor nossas realidades governamentais atuais que em muitos momentos podem estar usando táticas parecidas "em menores proporções" para se impor e se benificiar da realização de seus ideais vaizos - em um olhar em detrimento do povo, e gananciosos. O poder pelo poder!

Recomedo!

@thereader2408 16/08/2021

A biografia de uma "não pessoa"
Como o demagogo de cervejaria, o vagabundo de Viena, o desajustado social instituiu o terceiro Reich? Fez o mundo tremer nas bases e quase destruiu a Europa? Ian Kershaw, um dos mais importantes historiadores da Alemanha nazista, propõe responder essa questão nessa biografia que é considerada uma das mais completas. A escrita do autor é maravilhosa, ele conduz sua narrativa como uma ficção histórica que é muito boa de acompanhar. Triste saber que tudo foi real e esse homem realmente existiu.

Kershaw apresenta as origens de Hitler, família, educação, primeiros passos como um jovem adulto, primeiras derrotas como artista e arquiteto que queria ter sido, participação na primeira guerra mundial, sua ascensão ao poder até sua queda. Os motivos que levaram essa figura a ascender foram bem específicos. Hitler e o partido nazista foram consequências um conjunto de crises na cultura política ocidental, entre o final do século XIX e o início do XX, e devido ao rancor alemão pelo resultado da Primeira Guerra Mundial. Hitler ascendeu dos escombros de uma nação arrasada e como uma alternativa de recuperação do orgulho alemão.

Ao longo das mais de mil páginas de texto, vemos o esboço do que foi Hitler, uma não pessoa, despreparado politicamente, criatura bizarra e oportunista. Em sua subida ao reichstag (misteriosamente incendiado coincidentemente no mesmo período que Hitler vira chanceler) ele não passou pelas etapas comuns que formavam lideranças políticas. Pouco a pouco ele foi eliminando todas as instituições até que concentrar poderes supremos dando um golpe fatal na instável democracia da República de Weimar. O fim das liberdades democráticas foi aceito em silêncio. Hitler posou como o salvador da Alemanha diante do perigo do fantasma do comunismo e sua popularidade foi para estratosfera. E com grande apoio popular o ditador nazista cometeu grandes atrocidades.

Kershaw nos fez entender de maneira racional como Hitler foi possível e essa leitura nos faz refletir sobre tudo o que o ser humano é capaz e, como um todo, conseguimos questionar a respeito das escolhas que nossas sociedades fazem. Hitler não aconteceu sozinho, não foi por acaso. Livro excelente!

@thereader2408

site: https://www.instagram.com/p/CSpuGwBLfuI/

marta.caregnato 31/05/2021

Leitura necessária
É comum associarmos a figura de Hitler a um monstro demoníaco. Mas, ao ler essa biografia, podemos ver um homem comum, inclusive, semelhante a tantos conhecidos nossos, que são cegados por uma ideologia. No caso de Hitler, o que o levou a ascender ao poder e exercê-lo de forma tão perversa, foram circunstâncias bem precisas, "demagogia, oportunismo e uma boa dose de sorte", como observa Kershaw.
O autor mostra como o legado da Primeira Guerra Mundial tornou Hitler possível. A humilhação da perda da guerra, o Tratado de Versalhes, os problemas econômicos... A Alemanha precisava de um líder que levantasse o ânimo do povo e salvasse o país, e encontra essa figura em Hitler.
Ao longo da vida de Hitler, vemos um indivíduo que mantinha uma atitude fora da realidade e que não aceitava perder. Talvez por ter sido muito mimado pela mãe (embora também tivesse um pai autoritário). Inclusive, diante de uma operação bem sucedida, Hitler atribuía o sucesso a si mesmo. Mas diante de um fracasso sempre encontrava um "bode expiatório" para colocar a culpa ou acusar os outros de traição. Durante seu tempo na prisão, após o fracasso do putsch de 1923, Hitler entendeu que não seria o golpismo que abriria caminho para "a revolução nacional", mas a propaganda e mobilização de massa. E foi nessa época que ele se reconheceu como "o líder predestinado em pessoa".
Em 1925 há a refundação do partido. Um detalhe que é digno de menção se refere às divergências na "ideia" de "nacional socialismo" entre os próprios líderes nazistas. Embora, muitos gostem de associar o nazismo à direita, "Goebbels e outros líderes do Norte se consideravam revolucionários com mais coisas em comum com os comunistas do que com a odiada burguesia". Fato é que Hitler, como oportunista que era, aproveitava todas as oportunidades para conseguir apoio, seja incitando o ódio aos judeus nas cervejarias, seja incitando o ódio aos comunistas entre os burgueses.
O livro é rico de informações e seria impossível resumir aqui. Traz em detalhes informações sobre as operações e pactos durante a Segunda Guerra, mostra as rivalidades entre os membros do partido, traições, o caso Röhm, a noite dos longos punhais, a propaganda transformando mentiras em verdades, a noite dos cristais, o programa de eutanásia, os assassinatos em massa nos asilos, a "ordem negra" de Himmler para "limpar" o Leste, a "solução final" culminando no holocausto, a sorte de Hitler de sair vivo em todas as tentativas de assassinato, dentre outros eventos. Mas o que mais me chamou atenção foi a lealdade incondicional de Goebbels, sua esposa Magda e de Eva Braun, amante de Hitler. Magda foi a que mais me chocou, antes dela se suicidar, ela mata seus seis filhos, pois não conseguia imaginar os filhos vivendo em um mundo sem o nacional socialismo.

Luna. Potter 27/04/2021

Terceiro Reich
Livro grande! Foi um desafio para mim! Mais eu amo livro sobre segunda guerra mundial e esse livro me fascinou nos detalhes e sobre os acontecimentos naquela época! Adorei esse livro! A história de Hitler de quando ele era criança até a sua morte que até hoje não sabemos a verdade é bem contextualizado, logo que eu vi esse livro me senti atraída em ler ele apesar do tamanho... muitas pessoas falaram que eu não iria conseguir ler... Mais eu li tudo!
As fotos que tem nesse livro deixa a gente ainda mais fascinado! Quem gosta desse tipo de assunto vai adorar e nem vai ligar para o tamanho dele.

Naah. 23/04/2021

A outra face
Gostei mais nem tanto .. pude ver a outra face do hitler porem contado por outra pessoa oque não é legal pq as vezes me deparei com partes do livro que pensei será que foi assim mesmo ...

JPHoppe 07/02/2021

Hitler talvez seja uma das personalidades mais conhecidas de todo o século XIX, e talvez aquela que mais contribuiu para configurações no mapa e na sociedade de continentes inteiros. Hitler é referência de como um ser humano pode ser terrível, decrépito, cruel, vil. Frases, gestos e vestuários associados a sua figura hoje estão praticamente extintos. Seu nome está associado diretamente a uma dos maiores genocídios conhecidos na história humana, onde 6 milhões de pessoas foram exterminadas, em nome de uma pureza racial e limpeza étnica.

Como Hitler foi capaz?

A biografia de Ian Kershaw busca responder essa pergunta. Logo nas primeiras páginas, ele discorre das dificuldades em se entender a história. Existe a pessoa Hitler, e existe um personagem Hitler. Ou será que ambos eram a mesma coisa? Praticamente todas as decisões de Hitler tinham um objetivo: o poder. Então, a história de Hitler é, quase que virtualmente a história da busca pelo poder de Hitler.

Pode-se dizer que era um homem apaixonado pelo que acreditava. Também podemos dizer que é terrivelmente perigoso dar asas à paixão de uma pessoa. Hitler foi basicamente criado em um caldeirão cultural, cheio de questões não resolvidas com a situação do país. A Alemanha pelo qual ele lutara na Grande Guerra foi traída. Estava fragmentada. Inflação altíssima. Desemprego. Fome. A Alemanha queria um culpado. Muitos acreditavam que eram os judeus. Hitler também. E ele tinha uma visão. Uma visão que gerou mais de 50 milhões de mortes nos próximos 20 anos.

O perturbador de ler a história de Hitler é ver que, atualmente, há dezenas de histórias em comum. Em momentos de crise, quase sempre surge um político salvador, um líder, que o povo pode confiar que irá restaurar a glória dos dias de outrora. Um líder carismático. Ele irá expurgar os inimigos. Ele representa a nação. Ele conduzirá os Poderes e as Forças Armadas. Suas vitórias são de seu mérito. Suas derrotas são frutos de traição, de obstáculos de seus inimigos, de limitações ao seu poder.

Nós conhecemos a história de Hitler. Nós sabemos o quanto essa ideologia pode ferir o mundo. Hitler não foi um monstro. Ele foi apoiado por vários que acreditavam em sua ideologia, que viam nele a salvação.

No final do epílogo, Ian Kershaw diz:
"A velha Alemanha foi-se com Hitler. A Alemanha que produzira Adolf Hitler, vira o futuro em sua visão, e que o servira tão prontamente e compartilhara de sua húbris, teve também de compartilhar sua nêmesis."

Que não haja novos Hitler. É preciso conhecer a história para jamais repeti-la.

Rosangela Max 12/01/2021

Leitura rica e intensa.
Agora entendo o por que esta é considerada a biografia mais completa sobre Hitler.
São cerca de 1000 páginas recheadas de detalhes (datas, eventos, pessoas, acontecimentos...) que tornam a leitura riquíssima, mas um tanto cansativa.
Recomendo para todos que gostariam de conhecer um pouco mais sobre o perfil emblemático de Hitler e as marcas que suas ações (e, falta de ações) deixaram no mundo.