Um Peixe de Calças Jeans

Um Peixe de Calças Jeans Allan Pitz

Resenhas - Um Peixe de Calças Jeans

cristotola 08/08/2011

UM PEIXE DE CALÇAS JEANS
Um Peixe de Calças Jeans é um livro de coletâneas de pequenas histórias cheias de significado para encantar e fazer refletir crianças e adultos.
A primeira história é a do Peixe de Calças Jeans, que não podia nadar direito, pois tinha as nadadeiras atrofiadas. Então, um velho sábio dá para ele calças jeans, e ele sai boiando e nadando feliz.
O Menino de Algodão conta a história de um menino que sofria muito, com os ventos e chuvas, até que um gênio chega até ele e lhe concede um pedido, e ele pede que todos virem pessoas de algodão como ele por um determinado tempo, e depois desses dias, todos o compreendem e o apóiam.
Menina Cor-de-rosa é a história de uma menina que vivia na floresta encantada, até que dois pombos, um cinza e um branco, vêm zombar de sua pele cor-de-rosa, e ela lhes mostra os lápis coloridos, com as cores dos três, demonstrando que todos eram iguais.
O Sapo que não Comia Mosca nunca ia com seus amigos caçar e cantar sob a luz do luar, até que outro sapo percebe sua infelicidade e o ajuda, ensinando-o a caçar. O sapo aprendeu a caçar rapidamente e, de tanta felicidade, cantou e cantou, mostrando a todos os sapos que o canto mais lindo do brejo só precisava de um amigo para se libertar.
Gigante da Goiabeira era um gigante pequeno, os gigantes maiores sempre zombavam dele. Até que um dia, um senhor plantou uma semente, e no dia seguinte, apareceu uma grande goiabeira, com goiabas de ouro puro. Os gigantes não conseguiam alcançá-las, e não podiam subir nos galhos, senão quebrariam. O pequeno gigante conseguiu subir, pois era pequeno e os galhos não se quebravam com seu peso. Deu todas as goiabas aos gigantes e ficou conhecido, a partir desse dia, como o gigante da goiabeira.

lEIA O RESTANTE EM:

@ARaphaDoEqualize 29/07/2011

[Resenha] Um Peixe de Calças Jeans
RESENHA ESCRITA PARA O BLOG hhtp://equalizedaleitura.blogspot.com

Recebi o livro pelo Book Tour Selo Brasileiro e confesso que quando recebi, pensei: ‘Gente, que livro é esse?’ e ai fui folhea – lo... e mesmo com as minhas pré - opiniões, fui lê – lo.
Um Peixe de Calças Jeans é um livro voltado para o publico infantil e que é dividido em cinco contos: Um Peixe de Calças Jeans, O Menino de Algodão, Menina Cor-de-Rosa, O Sapo que Não Comia Mosca e Gigante da Goiabeira. É um livro com um tema muito atual, por que trata de problemas que várias crianças sofrem e que está sendo muito comentado: bullying. Além de todos aqueles problemas que são comuns e que precisamos erradicar da nossa sociedade, como preconceito, racismo, diferenças físicas e sociais, etc. Um livro voltado para o publico infantil, mas que sinceramente? Tem vários adultos que poderiam voltar a pensar e imaginar como crianças e por um momento realizar a leitura desse livro, para conseguir ampliar seus horizontes e quebrar barreiras.
Foi um livro que me surpreendeu no final. Por que creio que livros voltados para esse público são escassos e nessa idade (entre 4 e 10 anos) é quando se é formado o caráter da criança. E se desde pequena ela tem conselhos dos pais sobre assuntos tão importantes, ouve que as diferenças não são nadas em comparação a outros tantos problemas maiores e piores, e além disso, conscientiza essa criança para a importância de ajudar, ser humilde e aceitar os outros, com certeza estaremos criando adultos com uma consciência única. Sem contar que ter esse momento de incentivo a leitura, com os pais ali ao lado, acompanhando, é muito gostoso. Creio que o objetivo do Allan era apenas passa uma mensagem, mas acabou tendo outras finalidades além daquela esperada.
Apesar de tudo, eu não gostei da formatação do livro. Eu creio que o autor poderia ter investido mais em ilustrações e feito algo mais colorido e pra mim as escolha das fontes em cada conto não foi a das melhores.
Um livro delicado e com uma escrita leve, eu recomendo.

Sam 23/07/2011

Books and Other Things - Resenha: Um Peixe de Calças Jeans
"Um Peixe de Calças Jeans" é um livro fino, de pequenos contos infantis, que tem como propósito fazer as crianças terem umas às outras como iguais, independente de diferenças físicas, mentais, raciais, etc; e com isso, diminuir as ocorrências do bullying.

São cinco contos: "Um Peixe de Calças Jeans", "O Menino de Algodão", "Menina Cor-de-Rosa", "O Sapo que Não Comia Mosca" e "Gigante da Goiabeira", todos com menos de duas páginas, estórias curtas, mas com grandes significados. De acordo com o próprio autor, como é exposto no livro, a "moral da história" está entrelinhas, e é a criança - o livro é recomendado pra crianças de 5 à 9 anos - que deve perceber os valores expostos. Allan Pitz ainda dá sugestões de como as histórias devem ser contadas, e como as crianças devem pensar sobre a história, dizer o que acharam, o que fariam, do que mais gostaram e etc.

Leia o resto da resenha em: http://livroseetecetera.blogspot.com/2011/06/resenha-um-peixe-de-calcas-jeans.html

Vanessa Vieira 05/06/2011

Um Peixe de Calças Jeans_Allan Pitz
O livro Um Peixe de Calças Jeans, de Allan Pitz, é formado por cinco estórias que tem como tema principal extirpar o bullying e a violência escolar. As estórias são: Um Peixe de Calças Jeans, O Menino de Algodão, Menina Cor-de-rosa, O Sapo que Não Comia Mosca e Gigante da Goiabeira, além de dicas de como realizar a leitura do livro para as crianças e experiências do autor com o bullying e o estímulo para escrever o livro. As estórias, em si, retratam o preconceito racial, físico e étnico, de forma clara e descontraída, ensinando o leitor que todos somos iguais e que a diferença e o contraste fazem parte da humanidade, e que todos possuem as suas peculiaridades e não devem ser discriminados por isso.

Apesar de ser um livro destinado ao público infantil, a leitura de Um Peixe de Calças Jeans deveria ser realizada por todos, pois assim, muitas pessoas ignorantes e preconceituosas, mudariam as suas opiniões e deixariam a arrogância de lado. As estórias são inteligentes, leves e criativas, instigando as crianças desde cedo, a ter uma visão ampla e harmoniosa da vida. A escrita de Allan Pitz estimula o subconsciente das crianças e é um livro muito indicado para pedagogos, professores e pais.

A capa do livro é muito bonita e bem elaborada, chamando a atenção do leitor para o conteúdo do mesmo. Allan Pitz nos retrata, em poucas palavras, o bullying que viveu na escola e as consequências disso para a sua infância e o seu temperamento, com as piadinhas sem graça dadas pelos seus colegas, e como isso exerceu grande influência na sua vida para escrever um livro abordando esse tema. Recomendo a todos!

Isabella Pina 26/05/2011

Perfeito para todas idades
Eu recebi esse livro à noite, semana passada. E li no mesmo dia. Digo isso porque, de fato, o livro é curtinho. BEM curtinho mesmo. Mas nem por isso deixa de ser imteressante, bom ou educativo.
São alguns contos curtos, de cerca de duas páginas, cada um com uma letra diferente - sim, eu noto nesse tipo de coisa ;) - e mostrando um tipo de preconceito e de como devemos acabar com o mesmo. Todos são bem simples, afinal, é visando crianças de até, se não me engano, 9 anos. Mesmo assim, não deixa de ser um livro bom para os adultos lerem aos seus filhos e, ao mesmo tempo, pensar se não estão dando algum tipo de mau exemplo ou se não estão fazendo algo errado - mesmo inconscientemente - contra alguém.
Esse livro é perfeito para os tempos de hoje, aonde o “bullying” é uma das coisas que todos temos consciência mas nem sempre lidamos corretamente com ele. E, mais importante: ensina aquelas pessoas, as crianças - o futuro! - de como isso não é uma coisa boa, além de incutir mensagens de paz e não-violência.
É bem curto, então eu recomendo que leiam, porque não perderão tempo algum fazendo-o, além de ter algumas reflexões importantes consigo mesmo ;).

Patrícia 17/05/2011

A oportunidade de leitura desta obra foi proporcionada pelo grupo do Selo Brasileiro.
O livro é infantil e é composto em cinco contos: Um peixe de calças jeans, O menino de algodão, Menina cor-de-rosa, O sapo que não comia mosca e o Gigante da goiabeira. O assunto principal abordado em cada conto é as diferenças dos personagens sejam elas físicas, psicológicas ou estética, o assunto é abordado de forma inteligente e delicada, mostrando a criança que independentemente de qualquer diferença é capaz de agir e interagir da mesma forma, aceitando as diferenças sem preconceitos ou exclusão. O livro é perfeito principalmente se inserindo na educação de criança entre cinco e dez anos, fase onde está a formação a de ideias e personalidade.
Esclarecendo: não é por que é um livro infantil que adulto não possa ler o livro, ele traz o assunto principal hoje debatido nas escolas, o bullying.

Continue lendo: http://www.mixliterario.com/2011/05/resenha-um-peixe-de-calcas-jeans-allan.html

Mi Araujo 12/05/2011

Livro: Um peixe de calças Jenas e outras histórias para unir
Autor: Allan Pitz
Editora: Novo Livro
ISBN: 9788562426780
Ano:2010
Páginas: 26

Sinopse: “A proposta maior deste livro é ajudar na diminuição da ocorrência de bullying (repetidas agressões psicológicas e/ou físicas) não só nas escolas, preparando o futuro cidadão de bem para as diferenças que o mundo oferece, construindo uma nova geração mais fraterna, livre dos bloqueios preconceituosos gradativamente impostos”

Um Peixe de Calças Jeans é um livro infantil muito fofo,ele é bem simples,porém muito bonito,a leitura é bem leve e de fácil compreensão.

O livro é composto por cinco histórias,são elas: Um peixe de calças jeans,O menino de algodão,Menina cor-de-rosa,O sapo que não comia mosca e o Gigante da goiabeira.Todas elas tem um significado. O autor soube trabalhar muito bem com cada uma delas,trazendo-as para a nossa realidade. Essas histórias apesar de serem infantis trazem consigo muitas lições,pois nota-se que o autor não quis apenas escrever um livro infantil,mas sim,mostrar através de palavras bem simples as diferenças de cada ser humano,mostrar que nenhum de nós somos iguais.

continue lendo no blog: http://almadeleitor.blogspot.com/2011/05/um-peixe-de-calcas-jeans-allan-pitz.html

ana paula 11/04/2011

Belíssimas estórias infantis
O tom narrativo de Allan Pitz impressiona. Com lindas estórias sobre união e fraternidade, Um peixe de calças Jeans e outros contos servem de sustentáculo para a educação infantil, explicando sobre o respeito, o amor e a dignidade.
Recomendo demais este livro. Minhas filhas adoraram!

naniedias 17/01/2011

Um Peixe de Calças Jeans, de Allan Pitz
O livro Um Peixe de Calças Jeans e outras histórias para unir é um livro infantil para fazer refletir. Trás várias histórias curtas, com linguagem simples, que, nas entrelinhas, passam mensagens de amor, união, paz, igualdade e respeito ao próximo.
O livro contém as seguintes histórias:
- Um peixe de calças jeans
- O menino de algodão
- Menina cor-de-rosa
- O sapo que não comia moscas
- Gigante da goiabeira

O que eu achei sobre o livro:
É um livro muito fofo!
Com uma temática super interessante e uma proposta maravilhosa - a de diminuir os casos de bullying - o livro traz histórias muito bonitas com mensagens engrandecedores!
O livro é escrito em forma de prosa, mas mais uma vez Allan Pitz nos mostra o poeta que é, pois ele insere na prosa rimas, que dão um ritmo muito gostoso às histórias!
Um livro super gostoso para ajudar na educação de crianças, sem elas filhos, alunos, sobrinhos, vizinhos...

Nota: 9
Dificuldade de Leitura: 2

Leia mais resenhas em: http://naniedias.blogspot.com