To Kill a Mockingbird

To Kill a Mockingbird Harper Lee

Resenhas - To Kill a Mockingbird

1 | 2 | 3 | 4 | 5

fefs.saliba 12/04/2024

Não teria como não ser um clássico
é até difícil colocar em palavras o peso que esse livro tem. quando comecei a ler não engatei logo de cara, demorou um pouco para começar a entender a dinâmica e o sentido do que estava acontecendo.

é o dia a dia de uma criança, contado por ela, enquanto ela descobre o que acontece na sociedade ao seu redor. nem tudo é bom, assim como nem tudo é ruim.

muito bonito ver como ela não entende o motivo dos preconceitos que existiam ainda mais naquela época. não se nasce com esse tipo de pensamento, ele é construído em você. depois de tanto tempo, triste ver que isso quase não mudou em vários aspectos, o que torna o livro ainda mais atemporal e essencial.

é uma mistura de diversas críticas ao mesmo tempo e as metáforas usadas são a coisa mais linda do mundo.

não sou de dar 5 estrelas pra um livro, mas esse não teria como receber outra nota.

totyy 13/03/2024

To Kill a Mockingbird
LEIAM!!!!

Acompanhar essa história tão sensível pelos olhos de uma criança foi avassalador, o sol é para todos com certeza é uma leitura obrigatória.

Isabel204 26/02/2024

É intrigante observar os eventos que acontecem na perspectiva de uma criança, mas achei o livro meio infantil. Não vi nada de mais.

Priscilla 04/01/2024

Uma leitura necessária
Esse livro estava na minha lista de leitura há muitos anos, é um clássico da literatura norte americana moderna e foi escrito por uma mulher, Harper Lee, publicado em 1960. Foi a minha primeira leitura de 2024, e fico muito feliz por ter começado por ele.

"To Kill a Mockingbird" é um romance que aborda a sociedade racista do sul dos Estados Unidos na década de 30, através dos olhos de uma menina de 8 anos de idade, Scout.

Acompanhamos a narrativa de Scout Finch, que descreve sua rotina e as pessoas à sua volta: Jem, seu irmão mais velho; Dill, o amigo que visita durante o verão; Atticus, seu pai e advogado; Calpurnia, a criada da casa; entre outros parentes, professores, colegas de escola e vizinhos.
Seus dias são repletos de brincadeiras e leituras, e ela divide seu mundo em dois: o mundo das crianças e o dos adultos, cada um com suas regras.
Mas os dois mundos colidem quando seu irmão parece estar deixando a infância pra trás, e seu pai começa a trabalhar em um novo caso, defendendo um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca.

Muitas vezes, a inocência de Scout não permite que ela perceba o que nós, leitores, conseguimos ler nas entrelinhas: o racismo perpetuado de pais para filhos, o machismo, as normas não ditas da estratificação social.

Esse livro é considerado um "Bildungsroman", conceito forjado pelo filólogo Karl Morgenstern, em 1810, para classificar um romance de formação, que apresenta o desenvolvimento de uma personagem, desde sua infância ou adolescência até atingir um certo grau de maturidade. E é exatamente isso que vemos acontecer com Scout durante a narrativa.

A linguagem é tranquila, mesmo em inglês, e a história nos faz refletir sobre a origem das nossas opiniões e convicções. Super vale a pena a leitura! 4 de 5 estrelas ??

bels 16/12/2023

O Sol é Para Todos é um livro que te faz rir, chorar, se revoltar e refletir sobre as questões abordadas pela autora. Apesar de ser uma obra relativamente datada e localizada em um espaço e contexto (Estados Unidos na década de 40), ainda se faz atual e pertinente.

Torugho 25/11/2023

Abaixo das minhas expectativas
O livro é legalzinho, tem um plot devidamente interessante, mas não vale tanto a pena. A história é, realmente dentro de seu tempo, muito machista e não desenvolve tão bem as personagens e a trama. Não entendi porque é um trabalho tão admirado, as partes que tratam do racismo por elas mesmas são boas mas poderiam ser tiradas do resto do livro e compor um conto independente e, francamente, melhor.

Marcos606 30/10/2023

A passagem da jovem narradora da inocência à experiência quando seu pai confronta o sistema de justiça racista do sul rural da era da Depressão. Ao testemunhar o julgamento de Tom Robinson, um homem negro injustamente acusado de estupro, Scout (escoteira), a narradora, obtém informações sobre sua cidade, sua família e sobre si mesma. Vários incidentes no romance forçam-na confrontar suas crenças, mais significativamente quando Tom é condenado apesar de sua clara inocência. Scout enfrenta seus próprios preconceitos através de seus encontros com Boo Radley, um misterioso recluso que ela inicialmente considera uma criatura assustadora parecida com um fantasma. Ao mesmo tempo, Scout passa por uma desilusão inevitável ao ser exposta à realidade da natureza humana. O racismo arraigado em sua cidade, a condenação injusta e a malícia de Bob Ewell forçam-na reconhecer a desigualdade social e os aspectos mais sombrios da humanidade. Ao longo do livro, seu pai, Atticus, representa a moralidade e a justiça, mas à medida que Scout se torna mais sensível às pessoas ao seu redor, ela vê o efeito de sua luta para permanecer puramente bom em um mundo comprometido.

O livro abre com um dispositivo de enquadramento que faz referência ao irmão de Scout, Jem, quebrando o braço quando tinha treze anos. Scout diz que explicará os eventos que levaram a essa lesão, mas não sabe por onde começar, levantando a questão da influência do passado no presente. Depois de traçar a história de sua família e descrever como seu pai, Atticus, se tornou advogado em Maycomb, Alabama, ela retoma sua narrativa quase três anos antes do incidente, quando ela tinha “quase seis” e Jem “quase dez”. Ela apresenta Maycomb como uma cidade sonolenta e empobrecida, ainda enraizada nos ritmos e rituais do passado. Sua amorosa caracterização da cidade a retrata como um lugar ideal para ser criança, onde Scout e seu irmão brincam na rua o dia todo durante o verão. Essas cenas iniciais de segurança e inocência são posteriormente contrastadas com suas descrições mais maduras e matizadas dos aspectos mais sombrios da cidade e do preço de seu apego ao passado.

A educação moral dela é dupla: resistir a abusar dos outros com negatividade infundada, mas também perseverar quando esses valores são inevitavelmente, e às vezes violentamente, subvertidos. As críticas à tendência do romance para fazer sermões foram acompanhadas de elogios à sua perspicácia e eficácia estilística. Esta combinação de ingenuidade e testemunho atento caracteriza a narração de Scout ao longo de todo o livro.

Lee supostamente baseou o personagem Atticus Finch em seu pai, Amasa Coleman Lee, um advogado compassivo e dedicado e editor de jornal. O enredo foi inspirado em parte por sua fracassada defesa juvenil em 1919 de dois homens afro-americanos condenados por assassinato, o único processo criminal que ele aceitou.

Um personagem do romance, Charles Baker (“Dill”) Harris, é baseado em Truman Capote, amigo de Lee desde a infância e vizinho em Monroeville, Alabama. Lee serviu de base para a moleca Idabel Thompkins no primeiro romance de Capote, Outras Vozes, Outras Salas (1948).

Camila Da Rós 15/10/2023

Em uma visão diferente
Esse livro retrata sobre assuntos importantes, principalmente o racismo, mas de uma forma leve, pelo fato de tudo ser narrado por uma criança. Achei o livro bem interessante por focar essencialmente no desenvolvimento de Scout e Jem! Gostei!!

paula1033 05/10/2023

Sensivel
Livro muito sensível, da para entender perfeitamente o porquê ele é tão popular nos Estados Unidos. Retrata sobre diversos tipos de violência e segregação racial.
É um livro muito curioso também, porque apesar de se tratar de tópicos sensíveis, é retratado de um ponto de vista de uma criança. Ela tem uma visão mais genuína e curiosa das coisas, trazendo pro leitor uma outra perspectiva. O livro traz uma reflexão sobre o modelo de vida social e judicial presente principalmente no Sul dos Estados Unidos.

Luana 28/08/2023

Aos olhos de uma criança
Obra super sensível e que aborda temas extremamente relevantes para os EUA na decada de 30. Apesar de ser um clássico, a obra envelhece bem, pois temos como racismo, justiça e diferença de classe ainda é presente na sociedade.

A narradora é encantadora e muito bem representada em diálogo e formação com o que imaginamos de uma criança de 8 anos. Além disso, temos uma família que foge da curva e que sustentam o discurso da narradora.

Recomendo muito.

melanieteles 28/08/2023

Um dos livros mais lindos que eu já li e definitivamente um dos meus favoritos. Não me prendeu muito no início e o fim deixa um pouco a desejar, mas a história em si é excepcional. Como operadora do direito, a história pra mim se torna ainda mais significativa. 5/5, sem dúvidas.
Lobita_______ 28/08/2023minha estante
Estou querendo ler esse em inglês também, achou o vocabulário muito complicado?

melanieteles 07/01/2024minha estante
só vi agora seu comentário, desculpa ? não tanto o vocabulário, mas a escrita em si é meio difícil, leva um tempo até acostumar, e eles usam vários termos mais antigos que pra nós não faz tanto sentido

fbiaggioni 09/08/2023

Clássico
Um clássico americano que faz por merecer essa posição. História envolvente, emocionante, dramática, triste, cruel, incrível. Uma montanha russa.

Luana 31/07/2023

Me fez refletir muito
Da uma dor no coração só de saber que foi inspirado em memórias reais da Harper Lee. Recomendo demais pra qualquer tipo de leitor.

Bia 29/07/2023

Lindo, fofo
Esse livro tem muita beleza. Não como eu esperava?eis um livro que coloca de fato dentro da cabeça de uma criança, de seu ponto de vista, sua maneira de enxergar o mundo e a sociedade, as convenções sociais.
Que lindo!
Tenho minhas críticas quando a lá questões do ?white savior?, mas a história é linda!

1 | 2 | 3 | 4 | 5