O Último dos Moicanos

Resenhas - O Último dos Moicanos

1 | 2 | 3 | 4

Alex 12/01/2024

Uma aventura durante a Guerra dos 7 anos
O Último dos Moicanos é um clássico da literatura americana, consta em inúmeras listas dos 100 livros a serem lidos. Mas sou sincero em dizer, não é pelo rigor textual, mas sim pelo conteúdo, explico:

O livro é dividido em capítulos longos, com descrições muito pormenorizadas de tudo, a fauna, o comportamento animal, dos índios, das tribos, dos exércitos inglês e francês e assim por diante. Ocorre que em diversos momentos do livro, a impressão que o leitor terá, é que o autor estava fazendo espuma, parece realmente exagerado alguns trechos.

Afora isso, a história em si é excelente. Conta a história de um branco, Olho de Falcão (Olho de Águia, dependendo da edição), que se criou com os indígenas, em especial os dois moicanos que embalam essa aventura, A Grande Serpente e o Alce Ligeiro. Olho de Falcão é um fronteirista, um homem que vive nas fronteiras do território inglês. Possui conhecimento, adquiriu os hábitos dos mateiros, e suas habilidades que o tornam, o herói dessa novela.

Nesse quesito, história, o autor é certeiro, ele mesmo, um descendente de fronteiriços, conhecia muito bem as agruras da vida nessas regiões. Seu avô lhe contava as histórias dos primeiros contatos com os índios. Bem como, tinha profundo conhecimento da cultura de algumas tribos indígenas.

Não é uma leitura leve, nem sequer ligeira, mas é compensadora ao final, pela excelente bagagem e conhecimento adquirido sobre época, entre a colonização e as guerras coloniais dos Estados Unidos.

Caroline Vital 16/12/2023

Livro bom, uma perspectiva de colonizados indígenas americanos... As cenas de violência me surpreenderam muito, não esperava ler tantas atrocidades, narradas tão friamente. É um livro bom, com narrativa um pouco cansativa, mas vale a leitura.

Marília 18/09/2023

Nesse livro a gente vê como a colonização das Américas foi causa de muito sofrimento. E como as coisas eram feitas para agradar as vaidades de alguns privilegiados.

Clio0 03/08/2023

O clássico da literatura estadunidense traz um indígena como personagem principal e a narrativa de seu povo como determinante na formação do país. Esses foram motivos determinantes para a inclusão do livro em muitas listas de "100 livros para ler, etc.". Não que não seja bom, mas sua fama adveio de sua apresentação e composição, e não simplesmente de sua qualidade literária.

Olho de Falcão é o protagonista de uma tribo em extinção que se torna responsável para guiar duas garotas até seu pai. Durante a jornada, são atacados e se envolvem em vários conflitos, culminando em uma batalha.

A trama bem simples demanda mais pela linguagem rebuscada, em parte escolha estilística do autor, parte típica do período. Pode exigir o uso de um dicionário para leitores não acostumados com esse tipo de drama histórico.

É interessante, no entanto pode ser massante para aqueles atrás de algo mais dinâmico ou fantasioso.

alissont 30/04/2023

A despeito de já ter assistido e gostado bastante do filme de mesmo nome, eu desconhecia a existência do livro que o inspirou. Uma grata surpresa ao bater o olho e de imediato a vontade de lê-lo, apesar do pé atrás em virtude de sua temática histórica complicada de entender.

Tal receio, entretanto, logo foi dissipado em virtude da ótima e muito bem contada história, com narrativas tão bem escritas que geram completa imersão na epopéia do grupo, contendo alguns trechos que causam choque imediatado, devido à frieza e natureza concreta da descrição, e outros que geram grandes reflexões, vide sua abstração. Além disso, o carisma dos personagens, especialmente Olho de Falcão, é outro ponto que torna a leitura tão interessante.

Destaque também para a edição, trazendo ótimas notas que facilitam o entendimento do contexto e de algumas nuances do período histórico relatado (só não gostei de alguns diálogos mantidos em francês pelo autor, uma vez que nada sei do referido idioma, rs).

Visto isso, fica claro que "O último dos moicanos" é, sem dúvida, uma leitura extramamente proveitosa. Poderia receber nota máxima, não fossem alguns capítulos que achei um pouco cansativos, ainda que em nada venham a comprometer a experiência.

"O selvagem ignorou os trapos sem valor. Notando que o xale já se tornara presa de outro índio, o sorriso zombeteiro e mal-humorado transformou-se numa expressão de ferocidade. Estourou a cabeça da criança contra uma pedra e jogou os estrebuchantes restos aos pés da mãe. Durante um instante, a mãe ficou parada ali, qual uma estátua de desespero, olhando tresloucada para o filho informe, que há tão pouco tempo aconchegara ao seio e lhe sorrira. Em seguida, ergueu os olhos e face para os céus, como se pedindo a Deus que amaldiçoasse o autor daquela atrocidade. Foi poupada, porém, do pecado de tal pedido, porque, enlouquecido de desapontamento e excitado à vista de sangue, o huroniano fendeu-lhe os miolos com a machadinha de guerra. A mãe arriou e caiu sob o golpe, agarrando na morte o filho com o mesmo amor absorvente que a levara a amá-lo em vida."

Luzia 16/03/2023

Fiéis guerreiros

Sabe aquele livro que lhe indicam na época da escola? É tipo isso. É um clássico da literatura e como tal, tem sua importância para conhecermos um pouco da história da época em questão.
Retrata os conflitos da guerra dos sete anos, travada entre franceses e ingleses e tem os indígenas como seus aliados, onde os personagens lutam com bravura e fidelidade ao seu povo.
É considerado uma uma obra prima.
Apesar de não ser uma leitura tão cativante e fluída, tem beleza no seu enredo e reflete o valor de uma amizade.
E como diz uma citação: conhecer os clássicos é fundamental para ampliar a leitura que eles oferecem ao leitor.

Rê Lima 09/02/2023

Eu nem sei o que comentar sobre esse livro, só que se não fosse uma leitura coletiva, talvez eu o tivesse abandonado. É bom, é? Merece ser um clássico... Eu acho que não.

Lu 06/02/2023

Terrível.
Detestei.
História arrastada, mal escrita, uma lenga lenga... Mesmo com batalhas atrás de batalhas e a descrição da crueldade.
Não gostei não.

Julia.Galuppo 26/01/2023

Finalmente, aos 27 anos, terminei de ler o livro que meu professor da sexta série pediu! Sera que ainda da tempo de fazer o testinho de segunda?

Releitura de um livro. Curto e com pobreza literaria. Nao se empolga com os acontecimentos e a emoção dos personagens nao é captada. Mas a história é interessante, deu vontade de ler o original!

William LGZ 14/08/2022

Não me conquistou mas é digno de todo o prestígio
Um livro com uma ótima escrita e bastante inovador para sua época ao colocar o indígena como peça fundamental da construção dos Estados Unidos como nação, mas que me parou de empolgar depois do seu meio e só foi voltar a fazer isto com sua chocante conclusão dos fatos.

Porém o meu desinteresse pelos acontecimentos a partir da sua segunda metade se deve mais à meu gosto como leitor do que à algum demérito do autor, que continuou se esforçando ao trazer a todo momento importantes reflexões ou situações tensas.

Entretanto, para um clássico me instigar durante sua totalidade é necessária uma maior conexão entre mim e a obra e não consegui sentir isso com essa daqui. Reconheço, no entanto, que mereceu com toda certeza ter sido um marco na literatura americana por tudo que vi.

Pelas justificativas dadas acima, não é um livro que eu realmente sugeriria para qualquer leitor e acredito que se encaixe mais com quem se interesse pelo tema abordado ou tenha experiência com clássicos do tipo, pois a leitura é bastante rebuscada apesar da trama simples. Contudo, vale a pena.

val 03/06/2022

O moicano acaba sendo coadjuvante
A história mostra um conflito longo e desinteressante. Homens brancos associados a índio contra outro grupo indígena. Particularmente, achei enfadonho. O personagem do título pode ser o herói, mas em alguns pontos fica na sombra. Acaba sendo mais a questão do rapto das donzelas. Não era o que esperava.

PITUCALELE 09/02/2022

O último dos moicanos
Livro bom, bem diferente do filme com o mesmo nome.
No meio da guerra entre franceses e ingleses pelo território americano ocupado pelos índios, ocorre o resgate das filhas do comandante inglês, elas foram raptadas pelo índio Magua, feroz, perigoso e traidor. História repleta de aventuras.
Kidakika 25/05/2022minha estante
O filme ao qual você se refere é o de 1994? Ainda não li mas queria saber quais as principais diferenças entre o livro e a adaptação.

PITUCALELE 25/05/2022minha estante
. Algumas semelhanças somente

Fenrir 04/12/2021

Um Drama que fez vc questionar algumas coisas
Relata a história de duas irmãs, Cora e Alice Munro, filhas de um comandante inglês, que lutam para poder voltar para junto do pai. Nesta perigosa jornada são ajudas por Olho de Falcão e pelos seus companheiros Chingachgook e Uncas, os dois únicos sobreviventes da tribo. Mas as suas vidas são postas em risco por Magua, o selvagem traidor índio, que captura as irmãs, querendo que Cora se torne sua mulher...

1 | 2 | 3 | 4