O Último dos Mohicanos

Resenhas - O Último dos Moicanos

1 | 2 | 3 | 4

Gláucia 20/01/2020

O Último dos Moicanos - James Fenimore Cooper
Livro #24 do projeto 100 filmes da Literatura para o Cinema.

Acho tão problemático esse tipo de livro; a forma como é abordado.
Pobres colonizadores... Esse povo superior tava lá de boas na terra alheia, cheia de nativos, esse povo selvagem, pagão e inferior em absolutamente tudo. O que os pobres ingleses poderiam fazer? Foram atacados no seu legítimo direito de tomar tudo né? Só estavam se defendendo...

Antonio Maluco 21/10/2019

Filme
O livro parece ser bem emocionante e to ansioso em ver o filme do livro

bobbie 12/10/2019

Uma grata surpresa
Adquiri esta edição da Nova Fronteira por oferecer um ótimo preço para um produto de ótima qualidade (capa dura e clássico da literatura norte-americana, na qual sou formado). Desde a faculdade sem ter lido o maior clássico de Fenimore Cooper, percebi que esta era minha oportunidade. O livro narra as aventuras e desventuras dos povos indígenas norte-americanos em suas guerras de período colonial. Que primor narrativo! O leitor se sente na pele dos nativos, vivendo suas estratégias e perigos, enfrentando suas batalhas. Linguagem crua e sem medo de chocar, aliada aos costumes mais naturais das tribos me transportaram facilmente para a narrativa, fazendo com que eu me alegrasse com trechos aparentemente simples e corriqueiros. Praticamente entrei numa máquina do tempo e habitei os Estados Unidos de então. A edição contém muitos erros que, ainda assim, não conseguem apagar a luz do clássico de Cooper.

Sil | @silestalendo 07/10/2019

Um belo contexto histórico
Apesar de ser um livro de ficção, ele tem um fundo histórico muito incrível, que se passa no século XVIII durante a Guerra dos Sete Anos. Aqui, duas moças precisam atravessar o território francês e contam com a ajuda de um oficial inglês, um cantor de música sacra, um caçador ousado e seus dois amigos índios.

A história é bem focada na cultura das tribos indígenas e o contexto por trás do quanto eles estiveram engajados nas disputas por território. Desde o começo, o livro entrega uma aventura muito boa e que quase não dá tempo para respirar.

Além disso, o livro também tem um foco muito grande para os dois moicanos, que são os últimos da sua tribo, e a importância que representam em questões culturais.

E basicamente o que disse acima foram os motivos pelo qual eu não odiei o livro e gerou uma experiência mais positiva do que negativa, mas a partir de agora vou comentar sobre o que não gostei.

O livro em si é basicamente índios lutando e morrendo para ajudar gente branca que sequer retribuiu quando houve a oportunidade. Tudo bem eles serem pessoas boas a ponto de se sacrificar por duas damas ou um cavalheiro, mas no fim das contas senti que o escritor só tentava descartar os personagens menos importantes.

No final, tive ainda uma baita decepção com o rumo que as coisas tomaram e, desculpa, mas não gostei mesmo de como o autor encerrou sua história. Mas, como disse, valeu a leitura de qualquer forma.

Mey 30/09/2019

Apesar de para mim ter sido uma leitura extremamente lenta, o livro não tem esse perfil, pelo contrário, a história é cheia de reviravoltas e embates entre franceses e os índios que são seus aliados com essa comitiva que leva as jovens. A todo momento eu pensava que já estava ao fim e que todos iriam morrer, porque eles se enfiavam em cada enrascada, que MEU DEUS! E em meio a confrontos e uma vingança, o livro segue para um desfecho doloroso, mas muito bonito.

Gostei da história, apesar de ter tido dificuldade em ter uma leitura fluída, achei tudo muito incrível, e como grande fã de romances históricos fiquei deliciada com todas as informações. Mas, para mim, faltou um "romance" na história e acredito que essa sensação de falta aconteceu por causa da adaptação cinematográfica. Antes de ler o livro, eu li a sinopse do filme e fiquei esperando que a história tomasse o mesmo rumo e como isso não acontecia fiquei frustrada. Porém, acredito que se tivesse pegado o livro sem "conhecimento" da história do filme, a leitura teria sido muito mais prazerosa.

O livro é muito bom, mas tem algumas críticas a respeito dos personagens, achei a construção deles um pouco ruim. Primeiro vamos falar das personagens femininas, que são pouco exploradas e servem apenas para serem salvas na história, uma inclusive só sabe desmaiar e chorar, o que eu achei um pouco machista. Segundo, os índios, fiquei com a impressão que eles foram descritos de forma caricata e em alguns momentos desrespeitosa até, principalmente, o Magua, o "vilão" da história, que é visto como alguém cruel, selvagem e vingativo. Apesar desses personagens, preciso dizer que gostei muito dos Moicanos e do caçador Olho de Falcão, que são os verdadeiros protagonistas da história, queria que o autor tivesse contado mais sobre eles.

"O último dos Moicanos" é um ótimo livro, se você não se apegar a adaptação cinematográfica de 1992 a experiência de leitura será ainda melhor.

site: http://agoraqueeusoucritica.blogspot.com/2019/09/resenha-o-ultimo-dos-moicanos.html

prof.vinic 29/06/2019

Ainda não entendo porque os Moicanos não usam moicanos ...
Comecei a ler este livro basicamente por curiosidade, afinal, sempre gostei do filme (aquele lá de 1992). Bem, entre as duas mídias eu diria que apenas a ideia geral do enredo é a mesma, o restante não tem nada a ver. Mas, como não notei isso logo de cara, tenho que confessar que fiquei as primeiras páginas tentando 'enxergar' os personagens descritos como os atores do filme ... não funcionou muito bem e, talvez por isso, demorei a engrenar na leitura. Já fica a dica: não façam igual a mim, esquece o filme (o que é fácil, pois já tem mais de 25 anos!).
Quando finalmente me desliguei no filme e foquei no livro ele começou a ficar um pouco melhor, porém lento de mais para o meu gosto pessoal. Na verdade, só depois da metade a leitura passou a ser voraz, a curiosidade que me levou a pegar este livro para ler duplicou ... triplicou ... até mais do que isso. A cada final de capítulo eu queria saber mais, queria entender melhor e precisava ver aquele maldito Magua sofrer (este sim ficou com a cara do ator no filme até o final na minha cabeça).
O enredo é muito cativante, a forma como os eventos são descritos vão nos atraindo e, em um dado momento, já nos vemos dentro da tribo falando por metáforas e ficando longos períodos em silêncio olhando para frente (sim, esteriótipos!).
Aqui teve aquele sinal de bom livro para mim, os últimos capítulos eu tive que ler tudo de uma única vez ... respeitar minha regra de um capítulo por dia seria impossível neste momento! Mesmo com uma leve confusão no detalhamento das lutas finais - talvez devido a tradução, ou a idade do livro que é de meados do século XVIII - tudo fica claro como a água do rio Hudson ao entardecer de uma primavera (treinando falar por metáforas).
Em suma, não é o filme, mas é tão bom quanto e em algumas partes, até melhor!

Renata Molina 05/05/2017

Com exceção de Shakespeare e Agatha Christie, tenho sérios problemas com a literatura de língua inglesa. Geralmente as histórias ficam bem abaixo de minhas expectativas. Esse daqui não fugiu à regra, o autor enche linguiça demais.
Estevan 05/06/2019minha estante
Você precisa considerar que o livro foi escrito em meados de 1800 e atende ao estilo literário da época. A graça de ler livros como esse, além da estoria por si, reside justamente em se conhecer os aspectos históricos relacionados aos costumes do período tratado e estilo e tendencias tendências literárias do período em que a obra foi escrita.

Sanoli 06/02/2017

site: http://surteipostei.blogspot.com.br/2017/02/james-f-cooper-o-ultimo-dos-moicanos.html

SakuraUchiha 06/04/2015

Uma viagem inesquecível!
James Fenimore Cooper é reverenciado como um dos maiores escritores americanos, e com uma boa razão. O Último dos Moicanos é um conto cheio de heroísmo, de sacrifício, honra, amor e quase todos os outros intensos sentimentos humano.
Sua capacidade de capturar a violência e a vibração das cenas retratadas é incrível. Eu posso sentir o calor de um sol do amanhecer, ver o reflexo da luz solar na floresta, e experimentar a força dos índios. Assim que você virar a última página você vai se sentir movido por esta grande estória ambientada em 1757 nas terras americanas.
Este é um clássico que eu recomendo para quase todo mundo.

skuser02844 06/01/2015

O Último dos Moicanos, de James Fenimore Cooper
Camaradas, quando tinha mais ou menos uns 16 anos, costumava cortar o cabelo ao estilo moicano. Com frequência ouvia a piada: - “Olha, é o último dos moicanos.” Certa vez, descobri que a piada era uma referência ao filme O Último dos Moicanos. O tempo passou, meu cabelo mudou, a piada caiu no esquecimento.

Há alguns meses, estava eu vagando dentro de um dos sebos mais antigos da cidade, eis que me deparo com o bendito
livro no qual deu vida ao filme e motivo de minha chacota capilar. Não hesitei. Perguntei o preço e o adquiri pela bagatela de R$ 4. Vejam só camaradas, apenas R$ 4 pelo fascínio de descobrir o motivo da anedota! Um bom negócio.

O livro provou-se muito bom. Finalizei ele em apenas 2 dias. O tema central é uma guerra no século 18 entre franceses e ingleses com o envolvimento de índios contribuindo do lado gaulês. Os franceses estão de assalto contra o Forte William Henry, controlado pelos ingleses. E o personagem Duncan Heyward, está responsável por escoltar Cora e Alice Munro para a companhia do seu pai no forte citado.

Leia a resenha completa: goo.gl/S2kA2W

site: http://eaijl.blogspot.com.br/

Daniel 02/09/2013

A lá O Guarani
Assim comigo em o Guarani o índio se mostra idealizado, com características que não apresentam na realidade.
Em relação ao filme que assisti muito antes fiquei surpreso quanto as diferenças.
Mas é um livro que retrata bem aquele período de guerras entre ingleses e franceses em que os iroqueses meteram a colher no meio e apresenta belas paisagens.

Panda 11/04/2013

Índios Americanos
Os Índios desta época já estavam acostumados com os descendentes de europeus,evoluídos, alguns até já manejavam espingardas. O final é surpreendente apesar de que o título pra cada pessoa passe uma pré-suposição.

Farlei 09/11/2012

o ultimo dos moicanos
este livro é bom e foi o primeiro desta coleção que eu comprei

1 | 2 | 3 | 4