Léo e as Caixas de Música

Léo e as Caixas de Música Ricardo Prado

Resenhas - Leo e as Caixas de Música

anysmithsfan 25/02/2024

O poder da música em um adolescente é espantoso
Essa resenha será completamente e estritamente pessoal!!
não é um livro ruim, de forma alguma.. até porque junta música, juventude e amizade
assuntos que pelo menos pra mim (enquanto com 14 anos) são muito pertinentes;
mas apesar disso, não consegui me conectar com a história, mesmo falando de um tema (a adolescência mais a música) que amo.
enfim, aquele plot que eu não esperava foi até que um marco sensível e bom pro livro, foi importante pro Léo poder recomeçar a sua vida num novo lugar, se perguntando sobre várias coisas (aqueles momentos reflexivos que temos de vez em quando)
enfim, recomendo o livro com certeza!

obcecada pelo harry 18/10/2023

Acho que a escrita não me segurou tanto, mas o livro em geral é bom. Dá pra conhecer um pouco mais sobre música, se você se interessar, e os personagens são interessantes.

July Valene 14/09/2023

Rock n" Roll
Ricardo Prado falou muito sobre o mundo do rock em um texto com uma leitura fluida, contando história da época, como Leo gostava de rock, e como descobriu mais sobre.
Fazendo ele se aproximar do pai, ter novos amigos.
E com um final lindo, mas triste e surpreendente.

Antonio Maluco 22/07/2022

Filme
O livro conta histórias de uma turma que se reúne pra escutar histórias do rock n roll e tem altas aventuras e eu mudaria duas coisas no livro e se pudesse faria um filme nacional do livro em especial

Ed Carvalho 23/09/2021

Me prendeu no final
É um livro que fala sobre rock n' roll, mas que não é rock n' roll. A parte final, sobre Woodstock é bem interessante, mas os personagens em si parecem muito superficiais. Mas é bom, vale a leitura, sem dúvida.

nanna 03/04/2021

Bom, mas cansativo.
A história desse livro é boa, divertida e traz muitos ensinamentos, mas em muitos momentos não me senti confortável com a escrita do autor e por isso não fiquei presa ao livro.
É um livro bom para jovens (12/13 anos) que gostam de música ou, como eu, se interessam por artistas e bandas de antigamente e querem conhecer mais um pouco sobre.
Os personagens são muito interessantes e, mesmo o autor não tendo se aprofundado tanto na história de cada um, amei ter conhecido um pouco deles, principalmente o Leo, o Felipe e a Helena.
Ronylso 03/01/2023minha estante
Concordo com você, estou lendo o livro mas não me sinto preso a história. O livro em si não se aprofunda nos personagens e sim nas histórias das bandas e tals ! É um livro legal mas não tanto .

Kat 24/10/2020

Livro bom, mas pra mim foi cansativo. Acho que por eu não ser muito fã desse estilo de música e escrita

Lili 30/04/2014

Jovens e música. uma mistura muito saudável.
O livro é basicamente para quem ama música.
Um jovem, conhecido carinhosamente como Leo,filho de um diplomata, que fica morando com sua avó para terminar os estudos antes de ir para Praga morar com seus pais. Sente-se sozinho e rejeitado pelos pais, principalmente o pai, mas tem uma relação linda com sua avó, Helena,que proporciona a ele e ao seu grupo de amigos uma descoberta incrível sobre a música, mais especificamente sobre Rock and rol.
faça uma viagem sobre a vida e a obra de grandes bandas e cantores, e descubra as belezas e tristezas do festival Woodstock.
Minha observação é: eu ainda acredito que jovens possam se reunir para falar de coisas boas e sonhar com o futuro de forma saudável e inocente.

Luciane 16/03/2013

O livro é bem fácil de ser lido. Conta a história de rock clássico de uma forma bem lúdica, além de apresentar um pedacinho da música que representava o momento da história. Gostei.
Este livro é do Grupo Livro Viajante: http://www.skoob.com.br/grupo/1284-livro-viajante

Brendha W. 21/11/2012

Um prato cheio de inspiração para quem admira uma boa música.
O livro conta a história de Leo, um adolescente que mora com a avó, no Brasil. Enquanto seus pais estão distantes, no exterior. Magoado, sozinho e tendo uma relação conturbada com o pai, descobre através de uma coleção de discos - uma "herança" de família, dada pela sua avó -, o mágico mundo da música! Com isso, ele e seus amigos ficam cada vez mais interessados pela história do nosso velho Rock'n'Roll. Se você gosta do assunto e curte as mais diversas bandas do gênero, recomendadíssimo!

Isabella Pina 07/06/2012

Uma viagem musical...
Eu recebi esse livro da Andy sem saber ao certo sobre o que se tratava a história, já que eu não me lembro de ter lido alguma resenha, algum comentário, tirando que vi que alguns blogueiros receberam o livro em Março/Abril (mais um chocolate super bom, mundo injusto). Mas eu nunca cheguei a ler as resenhas. Então, quando a Andy lançou o "Poison Trip" com esse livro, eu pensei: "Ótima oportunidade pra experimentá-lo!!" e lá fui eu.
Gente, que livro apaixonante! Tudo começa com a história de Leo, um menino de 14 anos que foi "abandonado" pelos pais, que foram morar em Praga, pois seu pai é diplomata (ou embaixador?). Ele fica totalmente revoltado com isso, briga mais ainda com seu pai do que o normal - sua relação com pai-filho é o que chamamos de "conturbada" -, além de sentir profundamente magoado e sozinho. Ok, nem tanto, ele não chega a ser um Ethan. Na verdade, Leo logo consegue se adaptar à rotina de morar com a avó, Helena, uma mulher de personalidade forte e muito divertida (eu a adorei *-*) e sua empregada/amiga, Maria (é Maria? Gente, não estou lembrando o.O).
Um tempo depois, Helena resolve fazer uma surpresa para Leo: dá a ele todas as caixas de música suas, de seu avô (já falecido) e de seu pai. Leo, por sua vez, fica completamente encantado, dando um exemplo para nós, bookaholics, é como se alguém tivesse nos dado seus clássicos, obras marcantes e etc. Mesmo eu, que não sou super antenada e crítica em relação à música, me senti maravilhada, só de pensar em tantos e tantos discos! E o melhor, pois não pára por aí: cada disco tem uma opinião de seu pai, comentando sobre o grupo musical, dando links para outros discos que têm algo parecido, é tudo interligado, como uma gigante teia.
Depois de ele ouvir muitas músicas, ler muitas fichas de informação, Leo pensa: "Por que não compartilhar toda essa música maravilhosa com o mundo?" e junta alguns amigos, fazendo uma apresentação sobre o The Who. E a partir daí, nós somos bombardeados de informações musicais, trechos de músicas - achei muito bem sacado isso, eu sempre lia, se conhecia, cantava, super fofo! - e descobrimos sobre diversas bandas, como Rolling Stones, The Beatles e vemos a "cobertura" do Festival de Woodstock, de 1969.
Eu aprendi tanta coisa nesse livro, apesar de não ter guardado muito bem o nome dos músicos, aprendi várias coisas e terminei o livro querendo ouvir tudo isso! Aliás, se você ficou curiosa, tem um site, "Trilhas de uma viagem musical", aonde mostra todas as músicas citadas no livro (poder ouvir sem medo, não é spoiler). Lá também tem os links para as redes sociais e, em breve, mais sobre os outros livros da série (com certeza é um leitura que eu quero ter!). Os personagens são, na maioria, interessantes, apesar de que meus favoritos continuam sendo Leo e a Helena, eles são simplesmente... não sei, têm algo mágico. A narrativa, que é em 1ª Pessoa, contada por Leo e no pretérito, também tem algumas cartas - de seus pais, do Leo mesmo, além das fichas dos álbuns.
Finalizando: é um livro encantador, bonito e, pra quem gosta de música, um prato cheio. O segredo é manter a mente aberta, pois daí você descobre músicas, estilos, cantores e álbuns incríveis.

Psychobooks 03/01/2012

Leopoldo Armandi é filho de um diplomata, aliás, sua família segue essa carreira a 6 gerações.
O garoto de 14 anos acha seu pai muito frio, rígido, metódico e distante do filho. Por isso ele se sente totalmente incompreendido.
Agora, graças a profissão, seu pai e sua mão estão indo para Praga e ele terá de viver com sua avó Helena, a única que o compreende e com uma bondade e coração sem tamanhos.
Graças a Helena (ele não a chama de avó), que o presenteou com uma coleção de vinis, Leo e seu amigo Felipe descobriram novidades “velhas” do rock, estudaram a fundo o movimento e ele criará um vinculo inimaginável com seu pai, graças ao passado do mesmo.
Confesso que julguei mal o livro. Achava que a história principal seria de um garoto rebelde ou algo do gênero que tem sua vida mudada pelo rock.
Bom, teoricamente a história é isso e mais um pouco. Eu jamais imaginava que haveria pesquisas e biografias de artistas e a origem do Rock’N Roll. Mas não pensem vocês que o livro é aquelas coisas chatas. Descobrimos tias informações junto aos personagens do livro, que resolver se juntar todos os domingos e divididos em grupos, apresentar a história de uma banda e selecionar as melhores músicas da carreira, tudo contato por jovens de 14 anos.
Nunca fui muito ligada ao som dos Beatles, conheço e gosto de uma música ou outra, mas graças a esse livro vejo-os agora sobre um ponto de vista totalmente diferente.
Além deles, os personagens trazem a tona histórias do Rolling Stones, The Who, Beatles, o festival de Woodstock e muitos outros clássicos.
Não posso negar que me desliguei um pouco da narração do personagem e de como suas descobertas poderiam ser aplicadas a seu relacionamento com seu pai, pra me atentar somente a vasta pesquisa repleta de curiosidades de um dos gêneros musicais mais populares do mundo. (Assim julgo eu!)

Acesse:

AndyinhA 24/10/2011

POISON TRIP DO MON PETIT POISON

Karol 30/09/2011

Leo e as caixas de música- Livros em Série
Juro que passei uns dez minutos parada olhando para a capa do livro pensando em como começar essa resenha e essa foi a melhor maneira que encontrei. Acho que ela representa bem a confusão que esse livro criou na minha cabeça.

Sou apaixonada por música e por história, então um livro que conta a história da música deveria me agradar muito. Estou no meio a meio com o Leo. Não fiquei louca por ele, mas não deixo de ler a continuação dessa série nem que me paguem. Leo é um garoto de 14 anos que mora no Rio de Janeiro com a sua avó no ano de 1989. Como todo adolescente ele está meio revoltado com a vida e com seu pai, que mudou para Praga por causa do seu trabalho na embaixada. Não faz muito sentido essa revolta toda de Leo com o pai – apesar dele parecer bem chato mesmo – pois ele vive com a sua avó que é uma figura praticamente inexistente na minha cabeça. Helena é uma senhorinha que mora em uma casa boa, que dá uma boa vida ao Leo, que faz tudo que ele quer e que ainda por cima curti rock ‘n roll. Aonde existe uma avó assim que eu quero?! Haha

Apesar da rebeldia claramente mostrada nos primeiros capítulos do livro, Leo é um garoto fofo. Toda narração da sua revolta, que não me prendeu muito, no começo do livro dão lugar a narrativa de uma pessoa com quem acabei me identificando um pouco. Leo ama música e usa dela para se expressar. Ele e seu melhor amigo Felipe não sabem falar em outra coisa a não ser música até uma garota aparecer na história. Natural que os dois, então, resolvam usar a música para chegar até a garota. Leo ganha muitas caixas, invejáveis, de discos que contém anotações e histórias de seus donos, sua avó e seu pai. Essa caixa leva Leo a um tempo que ele – e nem nós leitores- conhecemos, mas ele decide dividir isso com os amigos, chamando a tal garota e outros colegas para um encontro na sua casa. É ai que a coisa fica boa.

Durante o livro, Leo e os outros personagens começam a apresentar os mais diferentes artistas. Eles contam histórias e situações do mundo da música que são muito legais e que qualquer fã de rock gostaria de saber. Além disso, durante todo o livro Leo conecta as suas emoções com algumas músicas que estão todas disponíveis em um site que o autor criou, então se você não conhece muito bem o The Who, por exemplo, pode entrar no site e escutar a música citada e depois continuar lendo o livro e aprender um pouco sobre a banda.

Uma coisa é clara e acho que esse foi o motivo da minha confusão mental sobre o Leo, um garoto de 14 anos entende muito sobre música, e fala coisas que dificilmente um garoto dessa idade entenderia e nesse momento você tem a opção de abstrair esse fato e entrar no mundo da história do rock ou então ficar martelando na sua cabeça ‘um garoto de 14 anos não entende disso! Tá mais que óbvio que o autor entende muito de música.’. Eu acabei resolvendo entrar no mundo do rock e abstrair o fato de que o livro foi escrito por um maestro, ficou muito mais interessante e deixou o enredo até mais curioso.

O livro é super fininho, os capítulos são pequenos, alguns com 3 páginas e outros com meia página, é super fácil ler, bem leve e até engraçado. Se você está esperando por uma grande história de um adolescente complexo, nesse primeiro volume não encontrará, mas se você quer passar seu tempo aprendendo um pouco sobre música de uma forma gostosa, vale a pena comprar o livro. A história de Woodstock me deixou vidrada!

A série tem quatro volumes e, até onde minha pesquisa chegou, os outros volumes não tem nem títulos ou previsão de lançamento. Acelera isso aí, Ricardo Prado!