Morte aos Papagaios

Morte aos Papagaios Gustavo Piqueira

Resenhas - Morte aos Papagaios

Evelin Bianca | @paginasete7 02/03/2020

#10 Morte aos Papagaios
Leitura obrigatória de Teoria? e Crítica do Design, o livro de Gustavo Piqueira não é um livro técnico sobre design. É um livro que busca, com vários toques de ironia e acidez, discutir, refletir e desconstruir algumas ideias tradicionais sobre o design.

Assuntos como repertório, o complexo de glamourização do design, a identidade do design brasileiro, subjetividade e objetividade, relação com o cliente e as verdades absolutas criadas em relação à profissão são abordados pelo autor. Trata especificamente do design gráfico, mas alguns temas gerais conversam com qualquer área.

O autor te propõe refletir e até discordar do que é escrito. Os capítulos são curtos, a leitura é rápida. Recomendado!

161 páginas
Lido: de 21 a 25/04/19

alexandrefontes 04/09/2013

Mastigando percevejos
Esse livro trata basicamente de relatos e questionamentos do designer Gustavo Piqueira, um dos sócios do bem sucedido escritório de design Casa Rex. Não são abordados conceitos técnicos, conteúdo acadêmico ou temas específicos, apenas o design gráfico como um apanhado de experiências profissionais e casuais.

Estava vagando pela biblioteca da faculdade em busca de um livro sobre Grids, quando me deparei com esse simpático livro vermelho encostado em um canto da estante. O título é bastante curioso, o projeto gráfico belíssimo e funcional. Não resisti (o livro de grids teve que esperar).

A leitura foi bastante agradável. Piqueira me conduziu com seu humor irônico e crítico por reflexões sobre os códigos visuais atuais, assim como a carência de sentido de muitos. O Projeto gráfico é muito bem resolvido, as letras são grandes e as páginas tem muito respiro.

Seria injusto não dizer que o livro é um tapa na nossa própria cara, sendo capaz de gerar muitas reflexões positivas para um sentido onde devemos lutar para construir nossa personalidade e valores escapando dos modelos estabelecidos.

Recomendo muito, abre muito a cabeça! 5 estrelas.

Yuna 31/03/2012

Divertido!
Gostei do livro. É divertido, gostoso de ler e diz coisas interessantes para se refletir e questionar sobre a pratica do design. As historias inicias e do final do livro são as melhores.
O livro me inspira a ser verdadeira com a minha inspiração! E rir muito como um todo! Recomendo para meus amiguinhos designers!=)