O Batalhão Maldito

O Batalhão Maldito Sven Hassel

Resenhas - O Batalhão Maldito

Lismar 13/06/2017

Espetacular.
Posso dizer que este é o melhor livro que li neste ano. Sven Hassel, transporta-nos, de maneira sublime, às trincheiras da segunda guerra mundial na pele dos soldados nazistas. A descrição dos combates, o caos nas batalhas, o horror, e a brutalidade da guerra são minuciosas. A imersão é impressionante. Somos levados diretamente ao Batalhão 999, formados por presidiários, loucos e fascínoras, além de pessoas que levavam uma vida normal, até terem de alguma forma cometido um crime grave, como duvidar da vitória alemã, ou da capacidade do Führer. Foram sentenciados à morte, e seu destino é o dito batalhão, que será a linha de frente do exército contra os russos.
A obra é bastante dinâmica. A ação praticamente não para. É tiro, porrada e bomba do início ao fim.

Luiz Miranda 23/12/2017

Insano
O Batalhão 999 era composto por criminosos, covardes, insubordinados e desertores. Suas missões eram suicidas, linha de frente em qualquer situação, verdadeiras buchas de canhão.

Hassel foi soldado nazista e sobreviveu pra contar sua terrível experiência em forma de 14 livros de pura ação e brutalidade. São relatos vívidos e tão incrivelmente absurdos que só poderiam ter sido feitos por quem viu a história de perto.

Esqueça os filmes de guerra, isso aqui faz coisas como "O Resgate do Soldado Ryan" parecer a Disneylândia. É pulp fiction de ação ininterrupta, falo de mais de 200 páginas de combate infernal pontuadas por pequenos intervalos.

Não funcionaria nas mãos de um escritor qualquer, acontece que Hassel não é um qualquer: sua habilidade, memória e imaginação te colocam no meio dos combates e com o coração saindo pela boca.

Claro que há um dilema moral aqui: Hassel foi nazista, e por mais que o livro mostre a todo momento a insanidade da guerra e do nazismo, é duro ter que "torcer" pelo Batalhão Maldito. Confesso que torci mesmo pelos russos e poloneses.

Altamente recomendado pra quem gosta de ação, aventura e guerra.