A Sociedade Aberta e Seus Inimigos

A Sociedade Aberta e Seus Inimigos Karl Popper




Resenhas - A Sociedade Aberta e Seus Inimigos


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Filino 14/04/2016

Um poderoso ataque à filosofia política de Platão
Um bom livro pode ser medido pelo impacto que provoca no leitor. Não falo de deleite, de prazer, mas de "porrada", mesmo: aquela leitura que mais parece um golpe na boca do estômago, deixando o leitor desnorteado, surpreso e com um ar de interrogação: "como assim?"

"A sociedade aberta e seus inimigos" (volume I) é dessas obras. Trata-se de um torpedo contra o totalitarismo presente na filosofia platônica, que muitos não veem e vários outros teimam em não enxergar. Com uma prosa didática e agradável, Popper disseca o pensamento do ilustre grego sobre a política (centrando suas atenções n'A República) e demonstra que até o "divino Platão" louva atitudes que julgaríamos bastante questionáveis (ou "fascistas", para utilizar um termo em voga).

É um livro indicado para não-especialistas em filosofia e, também para quem nunca leu nada de Popper. Mesmo para aqueles já familiarizados com a filosofia e para os poucos que se debruçam sobre a filosofia grega ou o pensamento popperiano, as notas ao fim da obra (que são numerosíssimas, recheadas de informações e que consomem boa parte do livro) são um aprendizado e tanto. Interessante ressaltar que a leitura das notas é dispensável e não influi na compreensão do texto, caso o leitor não queira enfrentá-las.

Curioso que uma obra dessa magnitude é muito pouco citada em matérias de cursos como Direito, Filosofia ou Ciência Política. Por que será?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR