Escola e Democracia

Escola e Democracia Demerval Saviani

Resenhas - Escola e Democracia

Talita Pilati 20/04/2020

Um breve apanhado sobre as teorias pedagógicas de ensino que nos mostra o quanto as políticas públicas caminharam, mas que têm um longo caminho pela frente para realmente abraçar a escola como um todo.

Pablo 03/05/2021

Essencial para todos educadores
Impressionante apanhado de Saviani, curtinho, mas cada página é uma paulada. O autor faz um breve apanhado das principais teorias educacionais, tanto as que chama de não-críticas quanto as crítico-reprodutivistas, aqui incluído a pedagogia humanista de Paulo Freire, com uma certeira exposição de suas fragilidades e limites. Na segunda parte expõe os princípios da teoria da Pedagogia Hístórico-Crítica de forma concisa, mas muito bem argumentada, e investiga as relações da educação com a política. Li um exemplar de biblioteca, mas gostei tanto que vou comprar um pra mim, livro essencial para ter a mão.

Tefis 06/01/2023

Saviane apresenta de forma excepcional as principais teorias pedagógicas tanto da vertente tradicional quanto da marxista. Após faz uma excelente critica a escola Nova e propõe uma educação revolucionária. Leitura tranquila e didática.