Filosofia das Lógicas

Filosofia das Lógicas Susan Haack

Resenhas - Filosofia das Lógicas

Maurino 27/01/2012

Esta sentença é falsa.
Segundo Bertrand Russel, “uma teoria lógica pode ser testada por sua capacidade em lidar com enigmas”. E ela, de fato, também engendra vários deles. Ora, a idéia preconcebida de que, devido ao seu notório rigor, a lógica estaria além do exame filosófico, não resiste à emergência de certas questões: a imprecisão do princípio da neutralidade do conteúdo dos argumentos; se é ou não possível, ou desejável, a formalização fiel de todos os argumentos informais; se a vaguidade priva certos conceitos de emprego lógico; se a demarcação do âmbito da lógica deve ou não excluir os sistemas incompletos; se a validade é a única virtude importante de um argumento; se o tipo de interpretação dos quantificadores faz diferença para a definição da verdade; as disputas a respeito dos portadores de verdade e as polêmicas quanto aos critérios de formalização ótima são, por exemplo, algumas delas. Susan Haack trata, nesse instrutivo “Filosofia das Lógicas”, dos problemas metafísicos e epistemológicos suscitados pelas lógicas, ou melhor, da interdependência entre formalismo, argumento informal e filosofia. Ela examina, por exemplo, no que tange à interpretação dos termos singulares, as inúmeras controvérsias suscitadas a partir das teorias de Frege, Russel, Quine e Kripke, quanto a se os nomes próprios possuem ou não significado e ao funcionamento das descrições definidas (no quinto capítulo). No sétimo, ela faz um excelente resumo das cinco principais teorias da verdade – com destaque para a teoria semântica de Tarski - e, no oitavo, desenvolve uma empolgante discussão a partir das interpretações de Russel, Tarski e Kripke acerca do Paradoxo do Mentiroso. Há ainda prolíficos estudos sobre quantificadores, Lógica Modal e Lógicas polivalentes. Esse livro é muito bom, embora árduo, e exige do leitor um conhecimento prévio de pelo menos o silogismo aristotélico e a lógica clássica.
iirnrrrr333 28/10/2017minha estante
Muito bom!!!

Kenny 26/05/2023

Excelente livro. A proposta não é ensinar lógica, mas questionar e ter um estudo mais "filosófico" sobre o que é lógica e seus tipos.
Não é um livro para novatos, a dificuldade dos assuntos pode ficar amarga em certos momentos. Recomendo saber alguns resultados básicos de lógica para estudar este livro.