Alcatraz contra os bibliotecários do mal

Alcatraz contra os bibliotecários do mal Brandon Sanderson

Resenhas - Alcatraz Contra Os Bibliotecários Do Mal

Chana.Deon 19/08/2023

Engraçadinho
Esse livro me lembrou um pouco Percy Jackson, a história é bem diferente, mas tem uma vibe parecida.

Claudia Souza 03/03/2017minha estante
Não se trata de spoiler e sim o olhar a opinião de uma estudante de Biblioteconomia da Unirio.

Nat 26/04/2016

O órfão alcatraz Smedry não é um garoto comum. Além de já ter passado por vários lares adotivos, ele tem a incrível capacidade de quebras as coisas, mesmo quando não tem intenção. No seu aniversário de treze anos, ele recebe um presente inesperado: um saco de areia, herança de seus pais biológicos. Quando o saco é roubado, outra surpresa vem no encalço do roubo: um senhor que se identifica como sendo seu avô. Assim, Alcatraz descobre que sua família faz parte de uma linhagem poderosa que possui poderes ao contrário (Alcatraz tem o poder de quebrar coisas, seu avô, o de chegar atrasado, e por aí vai). O garoto também descobre que é a única pessoa que pode deter os bibliotecários do mal, uma organização de falsos amantes de livros que disseminam a desinformação para poder dominar o mundo.

Faz um tempo que tenho esse livro. O título me atraiu de cara (sou bibliotecária) e não resisti. Ficou na estante por mais um tempo, porque como a maioria dos meus livros, eu espero uma ocasião específica para ler. No início, a leitura é um pouco arrastada, mas depois melhora, quando o leitor começa a entender mais sobre lentes e a areia e o que são os bibliotecários do mal. Eu adorei uma história que coloca pessoas que trabalham com a informação do jeito contrário, e que são os vilões hahahaha Ansiosa pela continuação.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2016/04/alcatraz-contra-os-bibliotecarios-do.html

lfcardoso 19/03/2014

Uma aventura bem-humorada
Rejeitado por 26 famílias, o desastrado Alcatraz Smedry é um garoto órfão de 13 anos. Independente de sua vontade, ele está sempre quebrando alguma coisa, para desespero dos pais adotivos. No seu décimo terceiro aniversário, Alcatraz recebe um saco de areia como herança de seus pais verdadeiros.
A vida de Alcatraz muda drasticamente quando o saco é roubado. O garoto conhece seu avô paterno, Leavenworth Smedry, e descobre que pertence a uma linhagem de pessoas com poderes peculiares. Quebrar coisas é o poder especial de Alcatraz. O avô tem a habilidade de chegar atrasado. Há ainda os dois primos de Alcatraz, Quentin e Sing. O primeiro consegue falar coisas que não fazem sentido, já o segundo é capaz de tropeçar e cair de cara no chão. A única garota do grupo, Bastilha Crystin, não possui nenhum poder especial mas é boa de briga.
Os vilões da história são os Bibliotecários do Mal. Eles querem dominar o mundo espalhando desinformação e ocultando a verdade. O mundo que conhecemos é uma mentira criada por eles. A maioria das nações é dominada pelos Bibliotecários. Eles querem usar a areia roubada de Alcatraz para derrotar seus inimigos, principalmente a família do protagonista.
Para recuperar sua herança, Alcatraz e seus aliados vão ter que invadir a biblioteca local, um dos esconderijos dos vilões. Bibliotecários furiosos, monstros de papel, dinossauros falantes, perseguições e sessões de tortura são algumas das surpresas que aguardam o protagonista e seus aliados.
No universo do livro, a magia foi substituída pela tecnologia silimática, baseada em areia. Com esse tipo de tecnologia, praticamente tudo é possível: carros que andam sozinho, prédios imensos que ocupam pouco espaço, prisões indestrutíveis e lentes com poderes variados como raios de fogo e tradução de idiomas.
Outro elemento da história que chama a atenção do leitor é o narrador. O próprio Alcatraz, sob o pseudônimo de Brandon Sanderson (isso mesmo, o autor do livro), é quem narra os acontecimentos de sua história. Alcatraz também tenta convencer o leitor de que não é um herói nem uma boa pessoa. Há ainda o uso de metalinguagem, isto é, o narrador explica como a história foi construída e quais elementos narrativos foram usados para esse fim. Não há motivos para preocupações, a narração e as explicações são feitas com humor e ironia.

"Você já está irritado comigo?
Bom. Trabalhei duro – talvez eu explique o porquê mais tarde – para frustá-lo. Uma das maneiras de fazer isso é deixar ganchos nos finais dos capítulos. Esse tipo de coisa força você, leitor, a continuar mergulhado na história."

Talvez o enredo de "Alcatraz contra os Bibliotecários do Mal" possa parecer extravagante ao leitor, mas a sensação de estranhamento desaparece após as primeiras páginas do livro. Com certeza, o leitor irá rir e se divertir com a história do garoto desastrado que combate um grupo de falsos amantes de livros que quer dominar o mundo.

site: http://www.literatsi.com/resenha/livro/alcatraz-contra-os-bibliotecarios-do-mal-2/

Bruna Coutinho 20/05/2013

Bibliotecários são prerigosos,cuidado!
Já sei o que a maioria deve estar pensando: "Ai Suzannah,como você leu um livro com esse titulo e com essa sinopse?" e blá-blá-blá!

Ok,ok.O livro pode não ser "essa Coca-Cola toda",mas te garanto que também não é uma Pepsi! - tem chances de eu ser processada? - Ele pode até começar meio bobo,devagar quase parando,mas ,lá para a metade você já pega o pique do livro e a historia melhora.Teve uma hora que eu me vi comemorando com uma ideia que o Alcatraz teve.

O narrador também é uma comédia a parte.A historia é contada na primeira pessoa pelo próprio Alcatraz.Porem,no meu ponto de vista,o Alcatraz-Narrador é mais engraçado do que o Alcatraz-Personagem.
O narrador faz vários comentários durante a narrativa,mas não atrapalha nada,muitas vezes até melhora a historia.E a historia tem duas surpresas,uma delas você pode ficar muito pê da vida com ela,mas depois passa e a outra é especialmente para aqueles que adoram pular o livro inteiro e ler a ultima pagina.
O livro é infanto-juvenil,mas recomendo a todos.

Rouge 22/10/2012

Um dos livros mais legais que já li

Divertido e surpreendente, muito bem escrito e muito bem pensado.

Alcatraz é o herói da serie, com um talento que nunca achou que pudesse servir para alguma coisa boa. Personagens cativantes e uma aventura emocionante, recomendo muito esse livro. Além de uma boa história, ainda ensina algumas coisas sobre a vida, fazendo voce pensar sobre as coisas que sabe e aquilo que é ensinado a acreditar.

Pena que a série parou no segundo volume, em português

Psychobooks 05/03/2011

Fim de férias eu precisava de um livro leve e divertido para leitura. Já fazia algum tempo que eu tinha recebido Alcatraz contra os Bibliotecários do mal, não tinha me interessado muito por causa da capa e do título, mas resolvi dar uma chance e comecei a ler sem muitas espectativas.

E me surpreendi. MUITO.

Até o momento já foram lançados 4 livros da série nos EUA. Alcatraz e os Bibliotecários do mal é um livro voltado para o público juvenil que gosta de fantasia e é o primeiro da série a ser lançado pela Editora Saraiva através do selo Benvirá.

O livro é narrado em primeira pessoa, porém, há alternâncias na narrativa do próprio personagem principal, Alcatraz. Ele começa narrando no presente, como um adulto escritor do livro, depois passa a narrar os acontecimentos de quando tinha 13 anos e por vezes faz algumas 'observações' dos fatos contados.

Leia mais: http://www.psychobooks.com.br/2011/01/sorteioresenha-alcatraz-contra-os.html

Camila 21/02/2011

Alcatraz contra os Bibliotecário do Mal
Um livro super divertido que conta a história de Alcatraz, um garoto muito diferente e que com certeza não é uma boa pessoa! Alcatraz vive com seus pais adotivos do mês (já que ele vive trocando de pais adotivos) e parece que ele sofre de uma terrível maldição: tudo o que ele encosta se quebra! Em seu décimo terceiro aniversário, Alcatraz recebe uma herança muito estranha! Mais estranha ainda é a aparição de um velho maluco que se diz seu avô e leva para uma batalha mais maluca ainda contra os Bibliotecários do Mal!!
A história é ótima e as interferências do narrador são impagáveis!!!!

www.leitoracompulsiva.com.br